Pêlo Cairn Terrier - É um disturbio hormonal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

terça jan 17, 2006 12:29 pm

Como não existe um fórum especializado nesta raça, venho aqui pedir alguns conselhos.

No domingo reparei que a Ailsa tinha falta de pêlo nos dois lados das costas, so tem mesmo o sub-pêlo porque o pêlo mais comprido tinha desaparecido :o. Estive a analisar e a pele dela estava com um bom aspecto (não estava vermelha nem tinha aspecto de ter ácaros, nem está seca) Penso que se fosse ácaros era alastrado a todo o corpo ou não??

Entretida a brincar com eles vi que ela e o Kimba ao brincarem, ele dá-lhe com a pata exactamente no sitio onde tem a falha do pêlo. Além de a ferrar nesse sitio. Em limpeza ao sitio onde dormem tirei montinhos de pêlo da Ailsa no sitio do Kimba :o Deduzo que durante o dia ou a noite eles brinquem naquele sitio (ele deitando-se e ela ali do lado dele).

Gostaria da vossa ajuda sobre como proceder nesta situação, ou seja, sabem se existe algum produto no mercado que se coloque para permitir que o pêlo seja mais registente e cresça mais rápido???

A Ailsa vai começar a andar com uma camisola vestida, assim sempre a protege mais.

Eles andam sempre na brincadeira e não há maneira de pôr termo a isto porque muitas vezes é ela que o desafia, mas esta situação desanima um pouco porque o pêlo dela é lindissimo.

Bem mas não descartando a hipótese de ser ácaros ou qualquer alergia, na 6f vai ao médico.

Obrigado desde já. E desculpem o testamento
Última edição por ailsa em terça fev 21, 2006 10:27 am, editado 1 vez no total.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jan 17, 2006 7:33 pm

Olá Ailsa,

Será na brincadeira ou ela própria arranca os pelos da zona? Não é comum andar a coçar e a lamber esse local, mas às vezes... É que parece estranho para ser resultado da brincadeira entre os dois...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça jan 17, 2006 10:29 pm

Luzinha linda, não substimes o poder da baba de um SB 8) 8) 8) :p Isto para não falar no poder de massacrar de um SB :D :D :roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano

quarta jan 18, 2006 9:26 am

Claro que não substimo. Mas é um SB com fixações, porque embirrou com um local especifico? Para mim não faz grande sentido. Mas tudo é possivel.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ailsa
Membro Veterano
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

quarta jan 18, 2006 9:40 am

A Ailsa tem falha de pêlo nos dois lados do lombo não num só lado, isto porque depende do lado que ele a apanha. Isto é ela encosta-se à parede e fica ali "presa" por ele. Depois vinga-se e ferra-lhe as patas de trás (mas os dentes dela não têm o poder dos dele)

Nunca a vi a coçar nem a arrancar os pêlos daquela zona. Se fosse ela a arrancar os pêlos existiriam no lugar dela dormir e não no dele.

Eu levo mais para a situação de ser ele a morder-lhe e arranca-lhe os pêlos pelo que vejo sobre a brincadeira dos dois. Ainda ontem estive novamente a analisar e ela não tem qualquer tipo de vermilhão na pele originado por algum ácaro ou fungo.

Hoje vou-lhe comprar uma camisola a ver se a protege um pouco.

Lembrei-me de lhe colocar um pouco de Betadine bem disolvido na àgua a ver se ele deixa de ir morder-lhe naquele sitio. Acham que pode resultar??
LuMaria
Membro Veterano

quarta jan 18, 2006 9:52 am

ailsa Escreveu: Lembrei-me de lhe colocar um pouco de Betadine bem disolvido na àgua a ver se ele deixa de ir morder-lhe naquele sitio. Acham que pode resultar??
Vai colocar o Betadine dissolvido em água no pelo da ailsa? Dissolvido em água porquê? E não funciona para afastar o SB. Eles gostam do cheiro e do sabor do Betadine. Ralhe forte e feio quando o vir ser bruto com a Ailsa e se calhar era boa ideia não dormirem juntos...
ailsa
Membro Veterano

quarta jan 18, 2006 10:10 am

A ideia do Betadine era para o afastar mas se eles gostam do cheiro nada feito :? No pêlo não junto da pele, dissolvido em àgua porque sempre foi assim que me ensinaram (o vet) a colocar, nunca o Betadine "puro".

Quanto ao eles não dormirem juntos é possível, mas também estariam separados durante o dia (só pelas grades das escadas), já me lembrei desta solução.

Vou experimentar a camisola, se não resultar utilizo a separação. Mas mesmo assim ela vai ao vet para ver e para falar da esterilização.

Na próxima semana, depois do estudo feito ;) e de todas as hipoteses esgotadas, dou novidades ;)
ailsa
Membro Veterano

terça fev 21, 2006 10:38 am

Pois é esta falha de pêlo da Ailsa é segundo o vet um disturbio hormonal, mal o vet a viu disse logo que era um disturbio endocrino. A falha de pêlo é simétrica e a pele está a escurecer.

Ou seja é uma hormona que está a ser produzida a mais ou a menos. A primeira questão que me foi colocada foi se pensava em esteriliza-la e eu disse que sim que pensava nisso já algum tempo. Segundo o vet (e tendo por base dois casos idênticos mas em machos) com a esterilização a produção hormonal voltará ao normal e com aproveitando a anestesia fazia uma biopsia à pele para depois analisar.

Referi ao vet que isto aconteceu quando o Kimba veio para minha casa tendo assim associado às brincadeiras entre eles, mas o vet disse que não tinha nada a ver com esse facto a única possibilidade (tendo o Kimba como ligação) é o facto de ela nunca ter convivido com machos e a chegada dele na altura do cio podia ter provocado este disturbio.

Alguém aqui conhece um caso idêntico a este?? Resultou com a esterilização??

Se não quisesse fazer a esterilização teria de ser internada para fazer análises que consiste em retirar sangue de 6h em 6h.

Que fariam, esterilizavam sem fazer as análises??? Fariam as análises primeiro??? Nunca tive um caso destes por favor ajudem-me não sei o que pensar.
LuMaria
Membro Veterano

terça fev 21, 2006 10:44 am

Olá,

Que idade tem a Ailsa?
ailsa
Membro Veterano

terça fev 21, 2006 10:48 am

Fez 3 anos a 30 de Outubro
LuMaria
Membro Veterano

terça fev 21, 2006 11:05 am

Se não me engano, nos ultimos tempos a Ailsa viu a rotina dela alterada por dois SB, não foi?
A alimentação não sofreu nenhuma alteração? Mais um mimo porque está triste, uma visita ao prato do SB...
A esterilização costuma resolver problemas hormonais, mas esse será mesmo um problema hormonal? Eu defendo a esterilização, mas esse também pode ser um disturbio comportamental, que só se manifestou agora com a vinda dos novos amigos. Ou já estou a baralhar as adopções de SB?
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça fev 21, 2006 11:15 am

Bom, os cães às vezes têm mania estranhas, a minha kees na altura do cio aparece com uma pelada de cada lado da barriga, simétricas também, mesmo junto à articulação das coxas.
Depois de exames à pele e ao pêlo o vet também começou a inclinar-se para um disturbio hormonal, até que eu descobri o que é. A teckel que entra em cio na mesma altura (aliás todas entram) deita-se em cima da barriga da outra e arranca o pelo, quando já não tem pelo de um lado passa para o outro.
Assim que acaba o cio o pelo volta a crescer novamente.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
ailsa
Membro Veterano

terça fev 21, 2006 11:19 am

Sim a rotina dela mudou com a vinda da Boneca e posteriormente pelo Kimba, mas mudou só em termos de não estar só porque tudo o resto permanece igual, até tem dado mais passeios devido ao Kimba. Para evitar criar triteza em algum deles passeios sempre ao mesmo tempo, brinco com um brinco com o outro........

Os mimos continuam iguais, não noto nela tristeza está sempre alegre, refilona e na brincadeira com ele, ainda ontem à noite estive perto de 15mn a aprecia-los na brincadeira, so os dois nem quiseram brincar comigo ;).

Nem um nem outro vão visitar a vasilha alheia mesmo se um deles terminar de comer mais cedo, cada um espera que o outro termine e depois sim cada um vai visitar a vasilha do outro. Ela rosna-lhe se ele se aproximar mais do que deve. A alimentação não sofreu alterações, nem existe perda de apetite nem nada.

Vou esteriliza-la uma vez que já tinha pensado nisso, se entretanto o pêlo não crescer aí faço-lhe as analises. Eu so não quero partir para o erro de não fazer as análises anterior à esterilização. Parece que qualquer opção que tome não é a correcta :?
LuMaria
Membro Veterano

terça fev 21, 2006 11:25 am

Muito honestamente, mesmo que feliz, a rotina dela mudou e isso pode-se reflectir de várias formas. Porque não a observa com mais atenção e disfarçadamente?

Mas a decisão é sempre sua. Quanto à esterilização, concordo a 100%.
ailsa
Membro Veterano

terça fev 21, 2006 11:41 am

Lu pode-me tratar por tu tá ;)

Aceito perfeitamente que a mudança também esteja a influênciar. Mas se fôr esse a causa a falta do pêlo é dela arrancar??? ou passa também pelo disturbio hormonal???

Desculpem tantas perguntas mas estou preocupada e confusa.

Os vets (o que a consultou e o dono da clinica que entretanto chegou) falaram simplesmente no disturbio hormonal principalmente pela simetria das falhas.
Responder

Voltar para “Cães”