Olá a todos,
Eu sei que existem milhentos tópicos sobre ração mas não é sobre marcas que peço conselho...
O meu gato (Vasquinho) tem sensivelmente seis meses (não posso precisar pq foi recolhido da rua muito pequenino). Entretanto dou-lhe a ração seca da Purina ProPlan Kitten. Ontem falei com uma vet que conheço, mas não a que o acompanha, e ela disse-me que já poderia mudar para ração de adulto, desde que uma nova gama da Purina (extreme care?), que contém os mesmo níveis de proteína que a Kitten.
Este conselho foi dado baseado em dois factores:
- o facto de o gato ser Europeu Comum (o que para mim significa "rafeiro puro");
- o facto desta ração ter a mesma percentagem de proteína que a Kitten
Ora, a minha questão é, serão estes os factores fundamentais para avaliação? Será esta mudança benéfica? Será conveniente?
Alimentação de gatinho com 6 meses...
Moderador: mcerqueira
Pois se fosse igual não existiam duas rações para adulto e para kitten.MJSC Escreveu:
Este conselho foi dado baseado em dois factores:
- o facto de o gato ser Europeu Comum (o que para mim significa "rafeiro puro");
- o facto desta ração ter a mesma percentagem de proteína que a Kitten
Ora, a minha questão é, serão estes os factores fundamentais para avaliação? Será esta mudança benéfica? Será conveniente?
A mim a justificação de ele ser europeu não me diz nada porque, as rações foram feitas para todos os gatos. Só concordaria com ela se o animal estivesse gordo e anafado, estivesse com um porte já de adulto, o que não acredito com seis meses.
Se esse concelho fosse dado tendo o animal 10 meses, e estando como eu referi atrás, compreenderia esse conselho,.... assim eu não o faria e continuaria com o kitten,... mudaria era de marca,... :p
Penso que até 1 ano deveria dar kitten. Não tem apenas mais proteina, tem mais cálcio, mais vitaminas está preparada para as necessidades que o crescimento requer, para já não falar que o seu estomago ainda requer cuidados especiais e necessita de digestões mais facilitadas, coisa que a ração para gatinhos prevê.
Eu não mudava a ração.
Eu não mudava a ração.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 01, 2005 3:01 pm
- Localização: 2 Cães (Maria e Óscar);1 gato (Vasquinho);1 peixe (Sebastião)
Muito obrigada Uaimori e Luísa.
Eu também penso que o melhor para ele será a gama "Kitten"...mas tentei saber mais opiniões.
Para mim foi muito importante que a Uaimori tivesse dado a sua opinião, porque, embora não o tivesse referido atrás, o termo de comparação relativamente à idade/ raça da vet que me aconselhou foi:
- se o gato fôr Persa, tem que continuar com a gama "Kitten" até ao ano de idade, alegando que estes gatos são mais sensíveis e mais propensos a problemas de estômago que o Europeu Comum (vulgo rafeiro);
Eu também acho que qualquer gato com menos de 1 ano de idade é ainda um gatinho e, independentemente da raça, deverá ser tratado como tal, mas poderia estar a escapar-me algum pormenor relativamente a este assunto, não é?
Entretanto hoje já falei com o "meu" vet e ele é da mesma opinião...não mudar a ração!
Outro dos factores que me levava a não querer mudar era o facto de ter dado ao Vasquinho a ração Kitten da Eukanuba até há 1,5 meses atrás, isto é, mudei muito recentemente de ração e estar outra vez a fazer uma alteração não me agrada muito.
Uaimori sugeriu-me mudar a marca da ração. Existe alguma razão em especial para essa sua sugestão?
Eu também penso que o melhor para ele será a gama "Kitten"...mas tentei saber mais opiniões.
Para mim foi muito importante que a Uaimori tivesse dado a sua opinião, porque, embora não o tivesse referido atrás, o termo de comparação relativamente à idade/ raça da vet que me aconselhou foi:
- se o gato fôr Persa, tem que continuar com a gama "Kitten" até ao ano de idade, alegando que estes gatos são mais sensíveis e mais propensos a problemas de estômago que o Europeu Comum (vulgo rafeiro);
Eu também acho que qualquer gato com menos de 1 ano de idade é ainda um gatinho e, independentemente da raça, deverá ser tratado como tal, mas poderia estar a escapar-me algum pormenor relativamente a este assunto, não é?
Entretanto hoje já falei com o "meu" vet e ele é da mesma opinião...não mudar a ração!
Outro dos factores que me levava a não querer mudar era o facto de ter dado ao Vasquinho a ração Kitten da Eukanuba até há 1,5 meses atrás, isto é, mudei muito recentemente de ração e estar outra vez a fazer uma alteração não me agrada muito.
Uaimori sugeriu-me mudar a marca da ração. Existe alguma razão em especial para essa sua sugestão?
Eu tenho sempre a disposição dos meus gatos, a Hill's de varios sabores para eles não enjoarem, com ração da mesma marca misturada, para as bolas de pêlo e para os dentes. Têm também á disposição a ração Nutro. No meu caso são as rações que eu gosto mais, a Hill's é das rações que em minha opinião faz melhor ao pêlo.
Considero a polina razoavel,... mas que os gatos gostam do sabor gostam,...
Considero a polina razoavel,... mas que os gatos gostam do sabor gostam,...

-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 01, 2005 3:01 pm
- Localização: 2 Cães (Maria e Óscar);1 gato (Vasquinho);1 peixe (Sebastião)
Obrigada Uaimori.
Hoje falei com o vet com mais calma e decidi que vou mudar para a gama Kitten da Eukanuba. Era a que ele comia e estava tudo perfeito.
Depois logo se vê! Também considero que essas rações são muito boas!
Acabei por fazer um disparate ao querer canalizar as compras de ração para a mesma loja.
Muito obrigada.
Hoje falei com o vet com mais calma e decidi que vou mudar para a gama Kitten da Eukanuba. Era a que ele comia e estava tudo perfeito.
Depois logo se vê! Também considero que essas rações são muito boas!
Acabei por fazer um disparate ao querer canalizar as compras de ração para a mesma loja.

Muito obrigada.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz
Sou exactamente da mesma opinião que a Uaimori pois a ração que gosto mais de dar às minhas gatasé hill´s é de facto um espetáculo para o pelo e pele delas a maggie costuma ter um niquinho de caspa quando deixo de lhes dar hill´s e ela desaparece assim que começa a comer de novo...
Já a gora eu como acabei de esterilizar a maggie ontem estando as duas já esterilizadas gostava de saber o que acham que é melhor se é dar já uma gama de comida para gatas exterilizadas ou ainda não e dar a Hils de adulto que é o que tenhop estado a fazer.
Dou de adulto à maggieporuqe ela tem há 8 meses e está já completamente desenvolvida, e o vet aconselhou me a deixar de dar kitten para evitar que engorde e pasar a dar uma gama para esterilizados, é o after care da ProPlan para a maggie que está em recuperação da operação...
o que acham ?
Já a gora eu como acabei de esterilizar a maggie ontem estando as duas já esterilizadas gostava de saber o que acham que é melhor se é dar já uma gama de comida para gatas exterilizadas ou ainda não e dar a Hils de adulto que é o que tenhop estado a fazer.
Dou de adulto à maggieporuqe ela tem há 8 meses e está já completamente desenvolvida, e o vet aconselhou me a deixar de dar kitten para evitar que engorde e pasar a dar uma gama para esterilizados, é o after care da ProPlan para a maggie que está em recuperação da operação...
o que acham ?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz
Já a gora eu como acabei de esterilizar a maggie ontem estando as duas já esterilizadas gostava de saber o que acham que é melhor se é dar já uma gama de comida para gatas esterilizadas ou ainda não e dar a Hills de adulto que é o que tenhop estado a fazer.
Dou de adulto à maggie porque ela tem já 8 meses e está já completamente desenvolvida, e o vet aconselhou-me a deixar de dar kitten para evitar que engorde e passar a dar uma gama para esterilizados, que é o after care da ProPlan para a maggie que está em recuperação da operação...
o que acham ?
Poxas:( obrigado a todos pelas resposta

Dou de adulto à maggie porque ela tem já 8 meses e está já completamente desenvolvida, e o vet aconselhou-me a deixar de dar kitten para evitar que engorde e passar a dar uma gama para esterilizados, que é o after care da ProPlan para a maggie que está em recuperação da operação...
o que acham ?
Poxas:( obrigado a todos pelas resposta

Olá Zuca!
Isto nem smp se pode responder qd se quer
Na minha experiência pessoal, posso dizer que aos meus gatos (ambos castrados) dou ração de manutenção, vulgo normal, nunca dei nada específico para gatos castrados.
O macho desde os 4 meses que come ração de adulto e assim continuou depois de castrado... a única coisa que alterno é nas marcas. Nesta altura de mudança de pêlo passo para a hill's de Borrego ou para a Skin care.
De resto... RC Fit 32 e tá muito bom.
Isto nem smp se pode responder qd se quer

Na minha experiência pessoal, posso dizer que aos meus gatos (ambos castrados) dou ração de manutenção, vulgo normal, nunca dei nada específico para gatos castrados.
O macho desde os 4 meses que come ração de adulto e assim continuou depois de castrado... a única coisa que alterno é nas marcas. Nesta altura de mudança de pêlo passo para a hill's de Borrego ou para a Skin care.
De resto... RC Fit 32 e tá muito bom.