Tartaruga!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

suzie
Membro Júnior
Registado: domingo mar 24, 2002 12:24 pm
Localização: 2 Tartarugas, a Anastácia e a Stinky; 1 europeu comum pirata, a Emma

terça abr 09, 2002 3:27 pm

Isso quer dizer que se eu agora começar a dar a comida na quantidade correcta ela deixa de engordar? De que maneiras elas podem fazer exercício (para além de caça aos guppies)?

Obrigada.

Beijinhos, Suzie :D
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça abr 09, 2002 4:21 pm

Sim, desse modo ela deixara de engordar. Mas vê-se se uma tartaruga está gorda se entre as patas da frente o pescoço... digamos que parece que está inchado...

Para fazerem exercicio, de vez em quando enche a banheira da casa de banho com água (ATENçÂO À TEMPERATURA. Deverá ser 24 ou 25 graus), e deixa-as nadar um bom bocado. E quando lhe deres comida, não lhe des logo à boca, obriga-as a "caçar" a comida.
suzie Escreveu: Isso quer dizer que se eu agora começar a dar a comida na quantidade correcta ela deixa de engordar? De que maneiras elas podem fazer exercício (para além de caça aos guppies)?

Obrigada.

Beijinhos, Suzie D
suzie
Membro Júnior
Localização: 2 Tartarugas, a Anastácia e a Stinky; 1 europeu comum pirata, a Emma

terça abr 09, 2002 4:52 pm

Ok, então já fui ver e gorda ela não está. Eu pensei que sim, porque as zonas laterais da carapaça (entre as patas traseiras e as dianteiras) pareciam estar a "esticar".

Obrigada, beijinhos

Suzie :D
KROZ
Membro Veterano

terça abr 09, 2002 5:57 pm

Não dá para ver se estão gordas pela carapaça. Mas de qualquer forma, o exercicio só faz bem!
suzie Escreveu: Ok, então já fui ver e gorda ela não está. Eu pensei que sim, porque as zonas laterais da carapaça (entre as patas traseiras e as dianteiras) pareciam estar a "esticar".

Obrigada, beijinhos

Suzie D
KROZ
Membro Veterano

terça abr 09, 2002 5:58 pm

Não dá para ver se estão gordas pela carapaça. Mas de qualquer forma, o exercicio só faz bem!
suzie Escreveu: Ok, então já fui ver e gorda ela não está. Eu pensei que sim, porque as zonas laterais da carapaça (entre as patas traseiras e as dianteiras) pareciam estar a "esticar".

Obrigada, beijinhos

Suzie D
suzie
Membro Júnior

terça abr 09, 2002 9:57 pm

Sim, mas o sítio entre as patas da frente e o pescoço não está inchado. Isso quer dizer que ela não está gorda, não é?

Obrigada!

Até breve!
KROZ
Membro Veterano

quarta abr 10, 2002 12:23 am

certo!
suzie
Membro Júnior

quarta abr 10, 2002 3:17 pm

Oi, obrigada por tudo.

Hoje passei no Horto do Campo Grande para ver se tinha tartarugas e das pequeninas tinha apenas corcundas do mississipi, depois tinha uma de tamanho médio (de outra espécie) e duas enormes. Mas não comprei nenhuma, apenas uma pedra para o aquaterrário.

Por agora é tudo, vou dando notícias.

peguissa
Membro Júnior
Registado: sexta jan 04, 2002 10:38 pm
Localização: cadela(yorkshire), pássaro-rouxinol do japão, 2tartarugas de faces rosadas, peixes tropicais

sexta abr 12, 2002 9:39 pm

olá :D
Eu tive duas tartarugas de faces rosadas, elas sempre comeram camarões como alimento principal, embora concorde que é o mesmo que comer enlatados a vida inteira. De vez em quando dava-lhes uns petiscos (carne picada por exemplo) e elas adoravam. Ao fim de mais ou menos três anos estavam grandes demais para morarem num pequeno aquário de 30 cm. Por isso decidi levá-las para um lago onde já havia imensas da mesma espécie e de tamanhos idênticos.
A minha pergunta é: será que fiz bem? é que elas sempre estiveram num aquário com termostato e nunca tinham hibernado. Tive a preocupação de as levar para o lago no Verão. Ali elas são alimentadas com camarôes frequentemente mas podem tb comer caracois e plantas. Isto é bom certo?
Obrigada pela atenção e beijs ;)
Pat
peguissa
Membro Júnior
Registado: sexta jan 04, 2002 10:38 pm
Localização: cadela(yorkshire), pássaro-rouxinol do japão, 2tartarugas de faces rosadas, peixes tropicais

sexta abr 12, 2002 9:40 pm

olá :D
Eu tive duas tartarugas de faces rosadas, elas sempre comeram camarões como alimento principal, embora concorde que é o mesmo que comer enlatados a vida inteira. De vez em quando dava-lhes uns petiscos (carne picada por exemplo) e elas adoravam. Ao fim de mais ou menos três anos estavam grandes demais para morarem num pequeno aquário de 30 cm. Por isso decidi levá-las para um lago onde já havia imensas da mesma espécie e de tamanhos idênticos.
A minha pergunta é: será que fiz bem? é que elas sempre estiveram num aquário com termostato e nunca tinham hibernado. Tive a preocupação de as levar para o lago no Verão. Ali elas são alimentadas com camarôes frequentemente mas podem tb comer caracois e plantas. Isto é bom certo?
Pat
elsa79
Registado: domingo mar 24, 2002 11:05 pm

sábado abr 13, 2002 9:18 am

Olá Pedro,

Devo admitir k estou completamente fascinada pelas respostas k consegues dar ao pessoal!!! És veterinário ou cena do género? Eu adorava saber tanto sobre as minhas adoradas tartarugas, espectáculo!
AH! Desculpa lá aquilo das tartarugas marinhas, eu quis responder na hora e nem pensei o k estava para ali a dizer. Sabes, as tartarugas são o meu hobbie, o meu animal preferido, faço colecções de coisas sobre elas (artesanato, vídeos, fótos, livros, tudo o k encontro), posso mesmo afirmar k sou louca por elas, mas no meio disto tudo sinto-me 1 ignorante porque realmente não sei nada desses aspectos k tu sabes. :cry:
Keria fazer-te uma pergunta. A minha tartaruga tem cerca de 5 anos e sempre foi habituada a comer os camarões secos k estão à venda em todo o lado, mas no verão passado eu tive de me ausentar por 4 meses e infelizmente ela ficou ao cuidado dos meus pais. Na altura eu tinha camarões para ela, mas também andava a experimentar dar-lhe uns sticks da Vitakraft ("Pellets", diz aqui "calcium & phosphorus - multi-vitamin & mineral"), k normalmente só encontro à venda no hipermercado Jumbo. Acontece k entretanto os meus pais começaram a dar-lhe mais destes sticks do k camarões... Ou seja, neste momento ela rejeita completamente os camarões e só quer os sticks, e tenho a sensação k aquilo não é tão bom para ela... Não sei bem explicar! Podes aconselhar-me ao k lhe poderei dar +? :roll:
Obrigado!! :lol:
KROZ
Membro Veterano

domingo abr 14, 2002 1:58 am

Claro que fez bem! Só não entendi que lago era esse... o único problema que poderá haver é um cruzamento não desejado entre as suas tartarugas com espécies portuguesas, levando à criação de uma espécie hibrida e ao desaparecimento das tartarugas portuguesas. Mas como não percebi ao certo que lago era esse não posso adiantar mais nada...

peguissa Escreveu: olá D
A minha pergunta é será que fiz bem? é que elas sempre estiveram num aquário com termostato e nunca tinham hibernado. Tive a preocupação de as levar para o lago no Verão. Ali elas são alimentadas com camarôes frequentemente mas podem tb comer caracois e plantas. Isto é bom certo?
Pat
KROZ
Membro Veterano

domingo abr 14, 2002 2:08 am

Não, não sou veterinário :o)

Desconheço esses sticks, mas creio que são um complemento e não comida "normal". Pode voltar a dar os camarões. Quando ela tiver fome come-os! Para além dos produtos normais à venda nas lojas (que não recomendo) existem outos mais naturais, que já referia, tais como a carne picada (vaca), aparas de bifes (vaca), camarões fescos (congelados), pescada, alface, plantas aquáticas, peixes de água doce vivos ou mortos (de preferência vivos), artémia congelada, etc. Enfim, tudo o que está na nossa mesa serve para elas, desde que seja dado na forma natural. Até granulado de cão ou gato elas comem se estiverem habituadas. E é bem melhor que os camarões... Pode tentar dar várias coisas para ver o que ela gosta.

elsa79 Escreveu: Olá Pedro,

Devo admitir k estou completamente fascinada pelas respostas k consegues dar ao pessoal!!! És veterinário ou cena do género? Eu adorava saber tanto sobre as minhas adoradas tartarugas, espectáculo!
AH! Desculpa lá aquilo das tartarugas marinhas, eu quis responder na hora e nem pensei o k estava para ali a dizer. Sabes, as tartarugas são o meu hobbie, o meu animal preferido, faço colecções de coisas sobre elas (artesanato, vídeos, fótos, livros, tudo o k encontro), posso mesmo afirmar k sou louca por elas, mas no meio disto tudo sinto-me 1 ignorante porque realmente não sei nada desses aspectos k tu sabes. cry
Keria fazer-te uma pergunta. A minha tartaruga tem cerca de 5 anos e sempre foi habituada a comer os camarões secos k estão à venda em todo o lado, mas no verão passado eu tive de me ausentar por 4 meses e infelizmente ela ficou ao cuidado dos meus pais. Na altura eu tinha camarões para ela, mas também andava a experimentar dar-lhe uns sticks da Vitakraft ("Pellets", diz aqui "calcium & phosphorus - multi-vitamin & mineral"), k normalmente só encontro à venda no hipermercado Jumbo. Acontece k entretanto os meus pais começaram a dar-lhe mais destes sticks do k camarões... Ou seja, neste momento ela rejeita completamente os camarões e só quer os sticks, e tenho a sensação k aquilo não é tão bom para ela... Não sei bem explicar! Podes aconselhar-me ao k lhe poderei dar +? roll
Obrigado!! lol
Shingen
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado mai 04, 2002 3:01 am

Os gammarus não são saudáveis, não têm qualquer tipo de vitamina e como alimentação base são desastrosos. Existem muitas tartarugas que sobreviveram alguns anos com uma alimentação à base de gammarus, mas mas "alguns anos" é tristemente curto para uma tartaruga.
Os pellets da reptomin são para mim os melhores do mercado. Existem outros mas o melhor é simplesmente ler o rótulo e avaliar os nutrientes. Quanto maior a variedade e quantidade de vitaminas melhor o produto.
No entanto se gosta da tartaruga não há dúvida que o melhor é variar.

Caro dreadzone, é a primeira vez que ouço falar na possibilidade de lhes dar caracóis sem casca, especialmente no caso das graptemys que possuem a particularidade de possuir um bico específicamente desenhado para esmagar cascas de pequenos crustáceos. Que aliás são dos principais alimentos no seu habitat selvagem e que são ricos em cálcio.
O que o leva a pensar que foi essa a morte da tartaruga em causa?

Concordo com o Kroz que a introdução de espécies estranhas num ambiente como o caso desse lago pode ser prejudicial às espécies naturais do local. Discordo em relação ao problema do cruzamento entre elas, parece-me muito improvável dado que são géneros diferentes, e a acontecer seria algo muito pontual. NO entanto, se as suas tartarugas sobreviverem (o que é possível) estarão em directa competição pela comida. Têm havido vários registos de locais onde as tartarugas de orelhas vermelhas são abandonadas pelos donos e tornam-se espécie dominante dificultando muito a sobrevivência das espécies nativas. Depende também obviamente do tamanho do lago. de qualquer modo é irresponsável abandonar um animal de estimação, lamento dizer-lhe isto assim, mas estas tartarugas não pertencem aos habitats do nosso país.
KROZ
Membro Veterano

domingo mai 05, 2002 11:35 pm

Não sei se as tartarugas de espécies diferentes se cruzam ou não... mas é preferível não arriscar!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”