Podenga Pelo curto - limite médio de vida???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Domaris
Membro
Mensagens: 161
Registado: domingo fev 26, 2006 3:30 pm
Localização: a minha linda gatinha Nina

domingo fev 26, 2006 5:01 pm

Olá,

A minha podenguita, a coisa mais linda mais meiga que eu tenho, já está com 14 anitos. Ainda me lembro quando veio para a minha casa, um pedacito de gente, parece que foi ontem. É hiper-inteligente e linda. Agora está a ficar velhota e eu temo o dia em que ... nem consigo falar nisso. Mas gostaria de saber se alguém tem ideia do limite de idade nestes cães.

É uma cadelita que desde que nasceu é alimentada com ração em lata (que ela adora, apesar de adorar tudo), foi sempre muito bem tratada, tem um pelo curto brilhante e lindo, uns olhos do mais mego que há, mas tenho notado que está menos activa (o que é normal) e por vezes anda mais triste. Não pode ser por falta de mimo, pois tem 3 pessoas que a mimam. É só velhice... :cry:

Desculpem este meu desabafo, não imaginam o quanto eu amo a minha Fanny.

Domaris
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo fev 26, 2006 5:49 pm

já foi ao vet saber se está tudo em ordem? não me parece que por aqui haja videntes. a morte e a vida dependem de muita coisa, como sejam os cuidados de saúde
anjjazul
Domaris
Membro
Mensagens: 161
Registado: domingo fev 26, 2006 3:30 pm
Localização: a minha linda gatinha Nina

domingo fev 26, 2006 6:19 pm

Ela tem sempre sido seguida pelo vet. E também não acredito em videntes. A minha questão foi posta para saber a experiência de outras pessoas que tenham tido um animal desta raça.

Domaris
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

terça fev 28, 2006 11:53 pm

por regra os canitos pequenos duram mais tempo k os grandes, mas a sua já é velhinha. a minha fifi morreu com quase 15 anos mas ela tinha um tumor mamário. se a sua está perfeitamente saudável então não tem que ter extra preocupação. no entanto tem de estar preparada para tudo. um conselho: disfrute dela ao máximo!!! leve-a de férias, compre-lhe presentes, tire-lhe mtas fotos!!!
por mto k nós queiramos, eles ñ vivem para sempre. mas é mto bom k já esteja ciente disso, pois assim a dor será menor, acredite. a minha mãe ñ estava nem um pouquinho preparada para o k aconteceu e por isso andou muito mal. mas eu, que já tinha conversado sobre isso, aceitei melhor.
boa sorte com a sua menina. se ler o tópico 'chegou a hora da minha fofinha' verá k a fofinha durou 18 anos!!! fikei assim :o
felicidades
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Trucas
Membro Veterano
Mensagens: 2677
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

quarta mar 01, 2006 12:03 am

Olá!

Realmente cada caso é um caso... Embora normalmente a esperança de vida dos cães em geral ronde os 15/16 anos, é como a Yola diz, os mais pequenos têm tendência a viver mais... Eu conheci um caso de uma pequinês que viveu 23 anos :o , embora nos dois últimos anos de vida ela já nãp conseguisse comer nada sem ter passado antes no 1-2-3 por falta de dentes, e no último ano ter ficado cega... Mas ainda assim ela brincava com os donos e era feliz... Faleceu durante o sono, de uma forma muito pacífica...

Mas realmente não há nada como estarmos prevenidos e não se trata de "desejar" o pior, mas se nos mentalizarmos para o pior, quando as coisas acontecem a nossa reacção pode ser muito mais favorável... Assim sendo vá aproveitando os bons momentos, e quando fôr a hora da sua menina partir que o faça de forma pacífica e sem sofrer... Entretanto desejo boa sorte pra vocês!!! ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
havana
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm
Localização: 1 cadela, 2 gatas, 2 tartarugas

quarta mar 01, 2006 8:21 am

É isso mesmo, concordo com a trucas, eu tive um vizinho que teve um menino que raça pequena, era de raça mas não sei como se chama que durou 18 anos, no entanto já estava cego também, mas habituou-se a viver assim e não teve problemas com isso.
Por norma temos que estar preparados e saber que infelizmente ou não, eles duram menos que nós e se lhe dermos uma vida saudável, feliz e mimada, a lei da vida é essa e ao menos que parta sem sofrimento mas feliz que ter tido uma família que o amou do principio ao fim.
Boa sorte com a menina.
Zahira
Membro Veterano
Mensagens: 2614
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm
Localização: 1 yorkshire e 1 coelho anão

quarta mar 01, 2006 9:48 am

Pois...tem k estar preparada.

Mas será k alguma vez estamos preparados? Eu acho k ñ, por mt k nos mentalizemos, k um dia ela/ ele vai morrer, k ñ vai viver sempre connosco e etc..., acho k chega akela hora,,e toda a mentalização vai por água a baixo. :?

Por isso, ñ pense no futuro e desfrute o presente ;) para que kuando ela virar estrela, ela vá feliz. Viva com ela como se fosse o ultimo dia da vida dela....ou o seu ;)

Boa sorte para as duas:)
zeus-jogi
Membro
Mensagens: 110
Registado: terça fev 14, 2006 9:27 pm
Localização: 1 retriever do labrador-|zeus| e uma caturra

quarta mar 01, 2006 1:35 pm

o pior nesta parte da vida dos nossos amigos caes é velos sofrer, e todos tememos a sua morte.
bem para mim o pior nessa parte da vida de um cao é a cegueira e a decadencia.

boa sorte e muita saudinha para o seu canito ;)
Responder

Voltar para “Cães”