Caro Vasco,
Respeito muitos os Criadores e detesto os reprodutores. Creio que posso agradecer o meu "peluchinho" a um criador. O Oscar e um cocker spaniel ingles, de cor dourada. Quando ele foi encontrado e me disponibilizei para o vir buscar a Portugal e adopta-lo, nao queira saber o que ouvi sobre os cockers dourados e o "sindroma do cocker"...Parece que andam por ai muitos bichinhos parecidos com o meu que atacam qualquer pessoa, mesmo o dono, sem aviso e que mordem a serio. Dois veterinarios que conheco mostraram-me cicatrizes que garantiram terem sido provocadas por cockers. Para preparar a vinda Oscar li tudo o que me apareceu sobre cockers e de cada vez me assustava mais.
Quando conheci o Oscar, reconheci um animal traumatizado, dominante levado da breca, e teimoso que nem um burro mas simplesmente amoroso! O Oscar e de inteira confianca com desconhecidos, veterinarios e mesmo com criancas. (Mas nao se fie com gatos, galinhas e coelhos) .
Ja me garantiram que o Oscar e "puro". O que isso quer dizer nao sei e interessa-me muito pouco. Se ele fosse o rafeiro mais rafeiroso tambem gostava dele igual , tinha vindo busca-lo na mesma e se calhar nao tinha de ter tantos cuidados com o pelo dele nem era tao teimoso...
Mas o que quero transmitir e o seguinte: E gracas a um Criador que tenho um animal em casa lindissimo, com o feitio de um doce, de uma raca e cor que foi muito popular nos anos setenta e oitenta e que agora esta, pelo menos na Holanda quase em vias te extincao.
Foram os "reprodutores" que criaram o "sindroma do cocker". Para ter uma ninhada de cockers dourados, tanto a mae como o pai tem de ter esta cor. Dado que a cor dourada e um gene recessivo, criam-se mais possibilidades de produzir uma ninhada de dourados se membros da mesma familia se cruzarem muitas vezes. Se pensarmos que os primeiros cockers dourados surgiram nos anos quarenta por acidente e quantos milhares destes animais foram "produzidos" nos anos setenta e oitenta, e assustador!
Assim, adimiro quem teve coragem de Criar o Oscar, eliminando animais agressivos da linha familiar.
Para grande pena minha, li recentemente que o "sindroma do cocker" esta a aparecer nos Golden Retriever. Por isso, Criadores, nao me desiludam!
...Vou a correr de vassoura na mao ate Portugal e dou-vos uma sova!
:p