"ROTTWEILER AJUDA CRIANÇAS!"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MJSC
Membro Veterano
Mensagens: 311
Registado: terça fev 01, 2005 3:01 pm
Localização: 2 Cães (Maria e Óscar);1 gato (Vasquinho);1 peixe (Sebastião)

segunda fev 27, 2006 11:42 am

Olá,

Vejam esta notícia, publicada hoje no JN. ;)

Imagem
Henriques da Cunha Foto


..."Casal de cães é usado para desenvolver a auto-estima infantil Criadores do projecto querem desmistificar a imagem negativa associada à raça

Jill, de três anos e meio, foi a primeira cadela a integrar o projecto

TERAPIA ANIMAL

"Eu dou-lhe uma festinha e ela lambe-me toda".
Com a pequena mãozita trémula esticada e encostada à cadela rottweiler, Manuela exemplifica o que acaba de dizer. E ri muito. Um riso que contagia mas que só há pouco tempo se começou a ouvir. Apesar dos seus quatro anos, a vida não lhe tem dado grandes motivos para alegrias. A menina foi retirada aos pais e a uma vida de grandes carências, sobretudo afectivas, e integrada na Fundação Luíza Andaluz, em Santarém. Há um mês conheceu dois cães que, lentamente, procuram devolver-lhe a afectividade perdida.

Esta é uma das principais metas do projecto "Rottweilers de Terapia", criado há cerca de três anos por João Gradiz e Diogo Rato. Desmistificando a imagem de perigosidade que a sociedade tem da raça, João Gradiz sustenta que "um rottweiler só é agressivo como resposta à própria agressividade". Considera mesmo que se trata de "um cão dócil e capaz de grandes feitos". Como auxiliar crianças em situações sociais complicadas.

Instrutor canino há mais de seis anos, foi com a sua cadela, Jill, de três anos e meio, que iniciou o projecto. Jill foi submetida a testes de sociabilidade e passou em todos, com distinção.

João Gradiz começou o trabalho na sua própria casa, com os quatro filhos. A presença da cadela foi ajudando a solucionar pequenas questões de instabilidade emocional ou perda de rendimento escolar. Estendeu então o raio de ajuda a outras crianças, no seu círculo de amizades.

"Os resultados foram sempre muito positivos", conta. Um outro cão, Drako, hoje com pouco mais de um ano, foi associado ao projecto. O casal começou a trabalhar com uma criança de 12 anos, portadora de trissomia 21. Ao fim de quatro meses, surgiram alguns resultados o menino começava a registar melhorias a nível de desenvolvimento motor, enquanto o seu ânimo crescia.

Há um mês, com a aval da psicóloga da instituição, os dois cães começaram a trabalhar com crianças da Fundação Luíza Andaluz. Catarina Marcelino, coordenadora pedagógica da instituição, confessa que, no início, mostrou algumas reservas, sobretudo pela imagem que tinha da raça rottweiler. "Mas a psicóloga da fundação disse-me que ia ser óptimo para as meninas e fiquei convencida", conta.

Uma das crianças tinha fobia a animais. O medo era tal que gritava e tentava fugir sempre que os cães apareciam. Hoje, já consegue aproximar-se dos cães e até tocar-lhes. "Estes cães têm a particularidade de, numa primeira fase e até pelo seu tamanho e porte, imporem respeito. Mas depois, são tão sociáveis e meigos que acabam por conquistar", explica João Gradiz.

Expo Criança
O projecto 'Rottweilers de Terapia' será apresentado, de 15 a 19 de Março, no Centro de Exposições de Santarém, durante a realização da Expo Criança. Vasco Gracias, responsável pela organização do certame, explica que a apresentação surge pelo interesse que o projecto tem no desenvolvimento de crianças. "Desde o seu início que a Expo Criança procura dar relevo a este tipo de projectos, cuja acção é o apoio à criança", explica, sublinhando que "nas anteriores edições (e nesta também) temos tido a apresentação da hipoterapia como forma de ajuda. O caso dos rottweilers parece-nos bastante positivo"..."
in JN - 27-02-2006

http://jn.sapo.pt/2006/02/27/pais/rottw ... ancas.html
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda fev 27, 2006 11:44 am

Cá está um bom exemplo de "pedagogia" correcta. Venham mais! ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
fuega
Membro Veterano
Mensagens: 259
Registado: terça set 21, 2004 5:55 pm
Localização: cão - braco alemão (Berg)

segunda fev 27, 2006 11:49 am

Acho que o grande problema das raças ditas perigosas é só se dar importância às notícias que se referem a ataques e coisas do género... se todas estas iniciativas fossem publicadas, se calhar as pessoas já não teriam a ideia de existirem raças perigosas, mas talvez donos que não sabem educar da melhor forma os seus cães...

Beijinhos.
Joana.
havana
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm
Localização: 1 cadela, 2 gatas, 2 tartarugas

segunda fev 27, 2006 11:57 am

É isso mesmo, ataques todos as raças dão e têm.
O importante é que venham mais notícias destas, para as pessoas verem o que é ser beijada por aquelas beiças :lol: :lol: :lol: :p
Lequinhas
Membro Veterano
Mensagens: 3529
Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd

segunda fev 27, 2006 2:11 pm

Palmas...muitas palmas!!!! :lol: Mais iniciativas assim é que se querem e escritas no jornal para todos lerem! :lol:
<p><a href="http://www.refugiodaspatinhas.org/">htt ... /</a>&nbsp; <a href="http://www.abra.org.pt/html/index.php"> ... p</a>&nbsp; <a href="http://lojinhasaast.blogspot.com/">http ... ot.com/</a> <a href="http://www.animaisderua.org/">http://ww ... nbsp;&nbsp; <a href="http://www.liberta-me.org/">http://www. ... /</a>&nbsp; <a href="http://ajudaalimentaranimal.blogspot.co ... rmelha.com http://ajudaalimentaranimal.blogspot.com</a>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://qoasmi.hi5.com/">http://qoasmi.h ... nbsp;&nbsp; <a href="http://ocantinhodamilu.net">http://ocantinhodamilu.net</a></p>
Zahira
Membro Veterano
Mensagens: 2614
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm
Localização: 1 yorkshire e 1 coelho anão

segunda fev 27, 2006 10:32 pm

ora até k enfim uma noticia boa Imagem

venham mais ;) à k acabar com a mania k os rott são "potencialmente perigosos" :roll: :lol:
JvAsCo
Membro Veterano
Mensagens: 411
Registado: domingo jan 22, 2006 11:17 am
Localização: 1 Beagle, o Simão
Contacto:

segunda fev 27, 2006 10:41 pm

Não se deve apenas ligar às más noticias publicadas pelos media, mas sim com mais importancia às boas.
patsanto
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça dez 13, 2005 10:31 pm

terça fev 28, 2006 12:03 am

É engraçado como esta notícia n deu na tv... cm só dão as coisas más...:?
snoppy
Membro Veterano
Mensagens: 243
Registado: quinta mar 04, 2004 9:08 am
Localização: Kaya & Shiva & Chocolate

terça fev 28, 2006 5:03 pm

Boas!!!

Ainda bem que existem mais pessoas a fazer este tipo de trabalho. Trabalho este que só vem desmistificar o mau nome de raças ditas como potencialmente perigosas. Eu tenho o conhecimento de uma Associação que faz este tipo de trabalho com rott´s e pit´s e recentemente com uma doberman, acho que têm já 6 pit´s 1 rott e 1 doberman a fazer terapia com pessoas com deficiências, é a Associação Pit Bull Oeste www.pitbulloeste.com . Tenho seguido o trabalho deles e acho de louvar o que fazem , vou deixar um link para verem as fotos que tem uma das pessoas que pertence á Associação Pit Bull Oeste , fotos chocantes de pit´s e rott´s a atacar… :lol:

Podem ver fotos de algumas sessões em:

Terapia 2
Bruce a Fera

;)

http://spaces.msn.com/edgarloreti/photos/?_c02_owner=1

P.S. : Podem também ver uma reportagem que foi feita sobre o trabalho que eles tem vindo a desenvolver na resvista Cães e Mascotes do mês de Março.

Jokas

Ana B.
<a class="postlink" target="_blank" href="http://imageshack.us/"></a><a href="http://www.pitbulloeste.org">www.pitbulloeste.org</a>
Zahira
Membro Veterano
Mensagens: 2614
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm
Localização: 1 yorkshire e 1 coelho anão

terça fev 28, 2006 8:37 pm

Parabens Snoppy ;)

Estive a ver o site e as reportagens estavam belas.

ainda bem k colocou este site aki. Ele devia ser divulgado por mt mais sitios.

Acredite, apartir de agora sempre k me vierem com a conversa da xaxa do Poetencialmente perigoso, espeto com o site na cara dessa gente ignorante ;)

Obrigada ;)
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

terça fev 28, 2006 10:29 pm

fui ver o pitbulloeste e até chorei de emoção quando vi a cadelinha Pepa, que adoptou um gatinho... até lhe deu de mamar... :cry: tão linda:D
tenho de divulgar essas fotos..
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Zahira
Membro Veterano
Mensagens: 2614
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm
Localização: 1 yorkshire e 1 coelho anão

quarta mar 01, 2006 9:51 am

Sim senhora, ;) acho k o site está mt bem conseguido. Vale a pena dar uma espreitadela ;)
snoppy
Membro Veterano
Mensagens: 243
Registado: quinta mar 04, 2004 9:08 am
Localização: Kaya & Shiva & Chocolate

quarta mar 01, 2006 6:22 pm

Boas! :)

Fico contente por terem gostado!

Estas pessoas fazem um trabalho de muito valor! Se poderem divulguem este site! E participem no forum! Todas as opiniões são benvidas!

A intenção da APO é apenas mostrar k o Pit Bull é um cão como outro qualquer se for tratado com respeito e com carinho. :)

Desde já agradeço em nome da APO o apoio demonstrado,

Obrigada,

Jokas

Ana B.
<a class="postlink" target="_blank" href="http://imageshack.us/"></a><a href="http://www.pitbulloeste.org">www.pitbulloeste.org</a>
Zahira
Membro Veterano
Mensagens: 2614
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm
Localização: 1 yorkshire e 1 coelho anão

quarta mar 01, 2006 10:27 pm

Ñ tenho um pitt nem um rott mas vou passar a frekentar esse site ;)

è importante k as pessoas deixem de ter essa ideia dos potencialmente perigosos ;)
Responder

Voltar para “Cães”