Alimentação de gatinho com 6 meses...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
MJSC
Membro Veterano
Registado: terça fev 01, 2005 3:01 pm
Localização: 2 Cães (Maria e Óscar);1 gato (Vasquinho);1 peixe (Sebastião)

quarta fev 22, 2006 10:21 pm

Olá a todos,

Eu sei que existem milhentos tópicos sobre ração mas não é sobre marcas que peço conselho...

O meu gato (Vasquinho) tem sensivelmente seis meses (não posso precisar pq foi recolhido da rua muito pequenino). Entretanto dou-lhe a ração seca da Purina ProPlan Kitten. Ontem falei com uma vet que conheço, mas não a que o acompanha, e ela disse-me que já poderia mudar para ração de adulto, desde que uma nova gama da Purina (extreme care?), que contém os mesmo níveis de proteína que a Kitten.

Este conselho foi dado baseado em dois factores:
- o facto de o gato ser Europeu Comum (o que para mim significa "rafeiro puro");
- o facto desta ração ter a mesma percentagem de proteína que a Kitten

Ora, a minha questão é, serão estes os factores fundamentais para avaliação? Será esta mudança benéfica? Será conveniente?
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta fev 23, 2006 12:42 am

MJSC Escreveu:

Este conselho foi dado baseado em dois factores:
- o facto de o gato ser Europeu Comum (o que para mim significa "rafeiro puro");
- o facto desta ração ter a mesma percentagem de proteína que a Kitten

Ora, a minha questão é, serão estes os factores fundamentais para avaliação? Será esta mudança benéfica? Será conveniente?
Pois se fosse igual não existiam duas rações para adulto e para kitten.

A mim a justificação de ele ser europeu não me diz nada porque, as rações foram feitas para todos os gatos. Só concordaria com ela se o animal estivesse gordo e anafado, estivesse com um porte já de adulto, o que não acredito com seis meses.
Se esse concelho fosse dado tendo o animal 10 meses, e estando como eu referi atrás, compreenderia esse conselho,.... assim eu não o faria e continuaria com o kitten,... mudaria era de marca,... :p
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta fev 23, 2006 9:45 am

Penso que até 1 ano deveria dar kitten. Não tem apenas mais proteina, tem mais cálcio, mais vitaminas está preparada para as necessidades que o crescimento requer, para já não falar que o seu estomago ainda requer cuidados especiais e necessita de digestões mais facilitadas, coisa que a ração para gatinhos prevê.
Eu não mudava a ração.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
MJSC
Membro Veterano

quinta fev 23, 2006 10:33 am

Muito obrigada Uaimori e Luísa.

Eu também penso que o melhor para ele será a gama "Kitten"...mas tentei saber mais opiniões.
Para mim foi muito importante que a Uaimori tivesse dado a sua opinião, porque, embora não o tivesse referido atrás, o termo de comparação relativamente à idade/ raça da vet que me aconselhou foi:

- se o gato fôr Persa, tem que continuar com a gama "Kitten" até ao ano de idade, alegando que estes gatos são mais sensíveis e mais propensos a problemas de estômago que o Europeu Comum (vulgo rafeiro);

Eu também acho que qualquer gato com menos de 1 ano de idade é ainda um gatinho e, independentemente da raça, deverá ser tratado como tal, mas poderia estar a escapar-me algum pormenor relativamente a este assunto, não é?

Entretanto hoje já falei com o "meu" vet e ele é da mesma opinião...não mudar a ração!

Outro dos factores que me levava a não querer mudar era o facto de ter dado ao Vasquinho a ração Kitten da Eukanuba até há 1,5 meses atrás, isto é, mudei muito recentemente de ração e estar outra vez a fazer uma alteração não me agrada muito.

Uaimori sugeriu-me mudar a marca da ração. Existe alguma razão em especial para essa sua sugestão?
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta fev 23, 2006 8:14 pm

Eu tenho sempre a disposição dos meus gatos, a Hill's de varios sabores para eles não enjoarem, com ração da mesma marca misturada, para as bolas de pêlo e para os dentes. Têm também á disposição a ração Nutro. No meu caso são as rações que eu gosto mais, a Hill's é das rações que em minha opinião faz melhor ao pêlo.

Considero a polina razoavel,... mas que os gatos gostam do sabor gostam,... ;)
MJSC
Membro Veterano

sexta fev 24, 2006 10:47 pm

Obrigada Uaimori.

Hoje falei com o vet com mais calma e decidi que vou mudar para a gama Kitten da Eukanuba. Era a que ele comia e estava tudo perfeito.

Depois logo se vê! Também considero que essas rações são muito boas!

Acabei por fazer um disparate ao querer canalizar as compras de ração para a mesma loja. :roll:

Muito obrigada.
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

sábado fev 25, 2006 10:27 am

Sou exactamente da mesma opinião que a Uaimori pois a ração que gosto mais de dar às minhas gatasé hill´s é de facto um espetáculo para o pelo e pele delas a maggie costuma ter um niquinho de caspa quando deixo de lhes dar hill´s e ela desaparece assim que começa a comer de novo...

Já a gora eu como acabei de esterilizar a maggie ontem estando as duas já esterilizadas gostava de saber o que acham que é melhor se é dar já uma gama de comida para gatas exterilizadas ou ainda não e dar a Hils de adulto que é o que tenhop estado a fazer.
Dou de adulto à maggieporuqe ela tem há 8 meses e está já completamente desenvolvida, e o vet aconselhou me a deixar de dar kitten para evitar que engorde e pasar a dar uma gama para esterilizados, é o after care da ProPlan para a maggie que está em recuperação da operação...
o que acham ?
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

terça fev 28, 2006 11:33 pm

Já a gora eu como acabei de esterilizar a maggie ontem estando as duas já esterilizadas gostava de saber o que acham que é melhor se é dar já uma gama de comida para gatas esterilizadas ou ainda não e dar a Hills de adulto que é o que tenhop estado a fazer.
Dou de adulto à maggie porque ela tem já 8 meses e está já completamente desenvolvida, e o vet aconselhou-me a deixar de dar kitten para evitar que engorde e passar a dar uma gama para esterilizados, que é o after care da ProPlan para a maggie que está em recuperação da operação...
o que acham ?

Poxas:( obrigado a todos pelas resposta :cry: :(
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta mar 01, 2006 9:15 am

Olá Zuca!

Isto nem smp se pode responder qd se quer ;)

Na minha experiência pessoal, posso dizer que aos meus gatos (ambos castrados) dou ração de manutenção, vulgo normal, nunca dei nada específico para gatos castrados.

O macho desde os 4 meses que come ração de adulto e assim continuou depois de castrado... a única coisa que alterno é nas marcas. Nesta altura de mudança de pêlo passo para a hill's de Borrego ou para a Skin care.

De resto... RC Fit 32 e tá muito bom.
Responder

Voltar para “Gatos”