Ensinar um cão a nao caçar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta jan 09, 2003 3:09 pm

O instinto de caça do Oscar (o meu cocker spaniel peluchinho e mais querido do mundo) ja me deu varios problemas. Nunca o posso ter a solta: na nossa rua andam sempre galinhas a passear. Normalmente os caes correm atras das galinhas, eleas fogem cada uma em sua direccao e o cao fica sentado feito parvo. Agora o meu Oscar, de cada vez que pode apanha uma galinha. Ja fui tres vezes feita parva ao veterinario com uma galinha toda sanguinolenta, so para pagar 25 euros e para ouvir que ja so esta boa para a canja. O dono das galinhas esta consciente de que as galinhas estao na rua sujeitas a todos os riscos, mas que acha uma falta de caridade mete-las numa capoeira... :?: (Ai os holandeses!!!!!!) :?: :?: .
Tambem tenho um problema em casa, porque mesmo que o Oscar tolere a Beatriz, de cada vez que pode abocanha-a (gracas a deus nao lhe morde, so ma traz, mas a triste da coelha tambem ja teve de ir varias vezes ao veterinario porque entra em estado de choque)... Ultimamente o Oscar so entra na cozinha (territorio da Beatriz) de trela, o que eu acho uma tristeza, porque gosto de o ter sempre comigo.
Mas aqui vai a minha pergunta: Ha alguma maneira de ensinar um cao a nao caçar? Ja me sugeriram aqui que fosse com o Oscar a um treino de caes de caça, mas, evidentemente, eu nunca seria capaz... (se calhar ja me "holandizei"...
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quinta jan 09, 2003 3:22 pm

De uma Joana para outra ;) :

Também eu tenho um cachorro, um Perdigueiro Português, o qual eu tive de "ensinar a não caçar" o nosso papagaio. O que eu tenho feito, e com alguns resultados, é tratar o Zé Mª (papagaio) com se de o líder da matilha se tratasse, ou seja, quando chego casa o Zé Mª é o primeiro a recebr festas, é também o primeiro a recebr comida, e por aí fora. De qualquer modo, o Zé Mª também não se deixa intimidar pelo Igor e sempre que se sente ameaçado, bica-o! No entanto, sempre que vou à rua, e ele vê pássaros ou gatos, ou o que quer que mexa, é ver os "genes" a virem todos ao de cima, e aí só mesmo repreendendo-o.

De qualquer modo, penso haver aqui na Arca forenses bastante mais habilitados a ajudá-la, pois como referi, esta é apenas a minha experiência :)
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta jan 09, 2003 3:34 pm

Nanico,

Voçê até o pode controlar se lhe administrar um treino adequado para isso, mas nunca se esqueça que o instinto fala primeiro e vem sempre ao de cima.

Aconselho-a a não confiar a 100%, nem a facilitar, pois nunca se esqueça que os instintos estão sempre primeiro.

Eu tenho uma Welsh Terrier e garanto-lhe que tudo o que mexe num instante se vai ( menos o Luzo e o Oscaar ) :roll: :roll:

Para a outra Joana (Ladybird)

Já vi o seu filme :o :o
Tive um perdigueiro durante 14 anos e olhe que nunca conseguimos ter pássaros, ia a gaiola e os pássaros, por mais alto que estivesse. :roll: :roll:

Pode-se dar por muito feliz com o seu Igor :D :D
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta jan 09, 2003 7:24 pm

Um cão de caça com um coelho! :D

Não tenho experiência nesta matéria, mas tente fazer o que já disseram, pode ser que resulte, mas como disse a pakika, lutar contra instintos não é nada fácil.

Olhem eu juntar um ratito daqueles malhados com o meu Spot. Bem que podia fazer criação de ratos para poder ter sempre um em casa! :D
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta jan 09, 2003 8:06 pm

E verdade que um cao de caca e um coelho na mesma casa e uma combinacao que nao lemra ao diabo e que da azo a muitos episodios tipo Tom e Jerry :p
Desde miudinha que a minha mae me avisava que quando eu tivesse "filhos" que ia ver o que era sofrer... Mae, estas a ler isto? Tinhas razao!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta jan 09, 2003 8:28 pm

Olá Nanico

Essa das galinhas andarem soltas na rua já parece na minha aldeia. Mas não a aldeia de agora e sim a de há umas décadas atrás.
Também me faz lembrar aquele episódio do cão que matou o gato.
Põe-se sempre a velha questão. O cão anda sem trela? E as galinhas? Perdão, bom, claro, as galinhas não faz muito sentido que andem de trela.:lol:

Bom, vamos lá a magicar: se as galinhas andarem soltas na rua, que até é giro, dá um certo colorido, o cão terá que andar de trela. Se o cão não andar com trela, tem que se lhe dizer que é feio atacar as galinhas. :lol:
Mas deve ser difícil. É o mesmo que treinar um pardal a não voar.

Não leve a mal eu estar a levar isto para a brincadeira, mas já me fartei de rir ao ler o tópico.
Eu tenho o mesmo problema com os meus cães, que são caçadores por instinto. Eu bem lhes digo para não irem atrás dos pássaros, dos gatos e de tudo o que mexe, mas não há volta a dar-lhe.
A solução mesmo, agora falando mais a sério, é andar com ele pela trela nos locais onde possa haver problemas (para terceiros e para ele próprio).
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta jan 10, 2003 12:13 am

É curioso mas os meus cães e para quem não sabe são cães caçados, não querem saber de galinhas e afins...

E esta hem?

Cumprimentos

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta jan 10, 2003 12:17 am

É curioso mas os meus cães e para quem não sabe são cães caçados, não querem saber de galinhas e afins...

E esta hem?

Cumprimentos

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
Responder

Voltar para “Cães”