solidão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

scrafonso
Membro
Registado: segunda jan 06, 2003 4:04 pm

quinta jan 09, 2003 6:44 pm

Olá a todos

Mais uma vez aqui venho pedir ajuda...
Desta vez queria pedir opiniões e conselhos sobre coisas que poderei fazer para a Moly não se sentir tão sozinha.
Eu trabalho o dia todo longe de casa. Não dá para ir a casa à hora do almoço. A Moly tem que ficar sozinha a maior do dia.
Isto é uma coisa que me custa muito, mas não tenho outra hipótese...
Por vezes peço à minha irmã vai para ir para minha casa só para a Moly não ficar tanto tempo sozinha. Mas, como é natural, nem sempre é possivel para a minha irmã.
Hoje decidi deixar-lhe o rádio ligado (li essa dica aqui no fórum), mas gostava de pedir a vossa opinião acerca de outras coisas que eu possa fazer para ela não se sentir tão sozinha.

Mais uma vez obrigado,
Sónia
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

quinta jan 09, 2003 6:51 pm

Olá!

Pois é sozinha muito tempo...
Pode para além do radio deixar uma peça de roupa sua ela vai gostar e os seus brinquedos. Mas provavelmente ela dorme a maior parte do tempo que não está em casa. è claro que pode sempre arranjar uma outra cachorrinha/o e assim elanunca fica sozinha, foi só uma sugestão.

Alex
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jan 09, 2003 8:05 pm

Sem dúvida que a melhor solução seria outra cachorrinha.
Ou outro animal.O Aragão optou por um gato.
Uma colega minha diz que a cadelinha dela gosta muito da varanda (dá para uma rua com muito movimento).
Também está sózinha todo o dia e entretêm-se a ver o movimento.
_sugo_
Membro Veterano
Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm

quinta jan 09, 2003 9:20 pm

Pois é aisd... mas isso as vezes da varanda pode-se tornar perigoso, já nao era o primeiro a mandar-se...
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quinta jan 09, 2003 10:16 pm

Olá

O problema das varandas para mim, é que na maioria são demasiado pequenas. Cães de raça grande, por vezes nem conseguem se movimentar à vontade, claro que se exceptuam os terraços.

A solidão pode-se combater com companhia, seja ela qual for. Mas, na impossibilidade de ter mais outro animal, deixe brinquedos, especialmente aqueles com que você costuma brincar com ela.

Não desespere, afinal você não sabia que ela iria ficar só durante o dia!?

Tenha calma, e, principalmente, não lhe transmita a sua angústia.

Dê noticias!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jan 09, 2003 10:44 pm

Olá sacrafonso.

O rádio é sem dúvida uma forma de companhia,mas tb deve deixar uma peça de roupa sua e já usada (sem ser lavada)por si,portanto com o seu cheiro,prq dá a senssação ao animal,da presença da dôna(este foi um conselho dado por um vet,qnd adquiri o meu primeiro cão).

Veja se ele tem algum brinquedo favorito e deixe-o sempre ao alcance do animal (isto se não for um daqueles brinquedos q requerem a nossa vigilancia,claro...)

A propósito: que idade tem o seu cão ? e há qnt tempo o tem?

boa sorte,

L.C.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jan 09, 2003 10:48 pm

Só agora é q reparei q a Xanda teve a mesma opinião q eu lhe dei.
Portanto...está a ver...já somos duas. ;)

Mais uma vêz,boa sorte :)
varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

quinta jan 09, 2003 11:13 pm

Pois é, eu também "sofro" do mesmo problema. Eu e quase todas a pessoas que têm emprego e não têm ninguêm que fique em casa.
Os cães acabam por sofrer bastante, e nós também porque estamos no trabalho e de 5 em 5 minutos nos lembramos do nosso cachorro sozinho em casa, da angustia que deve estar a sentir.

Tenho seguido algumas dicas que me deram e juntei a alguma experiência já obtida com outros cães meus e acho que tenho conseguido minimizar o problema, embora tenha consciência que é muito tempo para o cachorro (neste caso cachorra) estar sozinha em casa.

Acordo 1 hora mais cedo do que antes de adquirir a Maravilha. Assim tenho tempo para brincar um pouco com ela antes de sair de casa (e limpar os xixis e cócós que ela fez durante a noite).

Faço sempre a saída de casa muito mais importante do que a entrada. Quando entro em casa, durante 5 minutos, faço de conta que ela não está lá, nem olho para ela. Tem resultado muito bem, embora me custe bastante.

Comprei uma variada gama de brinquedos e ossos para ela se entreter. Enquanto está a brincar não está a estragar a mobília e tem menos possibilidades de se magoar ou engolir algum pedaço de madeira.

Como o "ataque" aos móveis, mesmo assim, é inevitável, tenho deixado uma caixa de madeira para ela usar e abusar.

Quando estou em casa, ocupo a maior parte do tempo a educá-la, a dizer-lhe o que ela pode e não pode fazer.

Isto, tudo somado, tem funcionado para aí a 85%, o que já não é mau. Mas daqui até aos 12 meses pelo menos, espero que a situação se agrave. Só me resta estar com a Maravilha durante a maior parte do tempo de que disponho e tentar educar as regras da casa.

Abraços para todos.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta jan 10, 2003 8:37 am

O meu cao nao tem, nem nunca teve problemas com o estar sozinho. Ele fica sozinho oito horas por dia. Contudo, ha algumas coisas que eu faco consistentemente: Primeiro, antes de sair de casa passo pelo menos meia hora com o cao. Quando vou sair nao me despeco do Oscar e tento agir o mais naturalmente possivel para nao lhe dar a impressao que ele tem de me seguir. Quando chego a casa, nao cumprimento logo o Oscar, mas espero alguns minutos ate ele acalmar. Logo que se senta, chamo-o e faco uma grande festa.
Ja tenho lido varias vezes que caes que sofrem de ansiedade durante a separacao tem comportamentos destruitivos nao por terem saudades ou estarem aborrecidos, mas porque esta frustrados pelo facto de o dono ter saido e nao os ter levado, o que e uma situacao que o animal nao compreende. "Como e que o meu dono me fez uma enorme festa e depois saiu pela porta?, tenho de ir atras do meu dono!" Para animais dominantes que creem que tem de tomar conta do dono, a situacao em que o dono sai sem o animal e uma situacao de grande stress. Tambem temos de ter o cuidado de nao deixar o cao associar a imagem do dono a chegar a porta com uma recompensa ou um premio pelo qual se ansia todo o dia.
Lembre-se que o cao nao tem consciencia do tempo. Talvez seja uma boa ideia treinar o cao a pequenas ausencias de cada vez e recompensa-lo muito de cada vez que o cao fica calmante a espera e que recebe o dono com toda a calma. Isto e algo que se consegue com muito amor, compreensao e paciencia.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jan 10, 2003 10:01 am

Olá

Eu tenho alguma dificuldade em responder a este tópico, porque à partida não concordo que os cães fiquem sozinhos em casa por longos períodos de tempo. Eu costumo dizer "Preso por ter cão, mas não me importo". Que quero eu dizer com isto? Quando assumi a responsabilidade de ter um cão cá em casa sabia de antemão que isso me iria prender e condicionar a minha vida.

Admito que algumas pessoas consigam ter habituado o cão a ficar sozinho, mas devem ser raríssimos os casos em que o cão se conforme a essa situação.
Conheço inúmeros casos em que as pessoas estão plenamente convencidas que os seus cães se habituaram à solidão. Mas quando se lhes diz que o cão não parou de ladrar (chorar) ou de uivar durante a ausência do dono, essas mesmas pessoas ficam admiradíssimas e até acham que é exagero de quem lhes chama a atenção.

Há pessoas e pessoas, há de tudo neste mundo. Um vizinho meu tinha um cão que ficava sozinho hooooras seguidas a ladrar, para mal dele e de quem o ouvia. Era um horror. Chamou-se-lhe a atenção, mas de nada valia. Ele tinha a sua vida e o cão, que remédio, tinha que ficar sozinho em casa. Entretanto o cão morreu (de velho) e eu até senti um certo alívio (nunca me confortei com a morte de ninguém, vejam lá). Pensei eu: bom, isto deve ter-lhe servido de emenda.
Mas não. Já tem outro cão, desta vez um simpático labrador que, coitado para ele e para nós, passa a vida a uivar.
Uma outra vizinha minha tem um caniche que diz "o meu cão está perfeitamente habituado a ficar sozinho em casa". Pois, ele de facto não foge, está trancado...mas enquanto só, não para de ladrar (chorar).

Isto de ter o prazer da companhia de um cão só quando nos dá jeito não é tão invulgar como isso. Eu sinto-me à vontade para dizer isto porque se não tivesse disponibilidade para lhes dispensar atenção, preferia não os ter recebido cá em casa.

A mensagem já vai longa e a rabugice também. É só mais um àparte.
O que é certo é que esta situação não se alterará substancialmente. As sugestões que foram dadas atrás parecem-me as mais correctas.
Logo de novinhos, direi mesmo, logo nos primeiros dias, os cachorrinhos devem ser habituados a pequenas ausências do dono, que gradualmente irá aumentando a duração.
Isso de eles não terem a noção do tempo como alguém referiu, enfim, é discutível.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta jan 10, 2003 10:16 am

Olá

Pois amigo Nel.... não basta gostar. Já falámos destas coisas inúmeras vezes . Não basta gostar , não basta querer , não basta gostarmos muito de animais e ter um grande , grande "amor" por eles . Basta que saibamos quais as necessidades da espécie que escolhemos para animal de companhia e proceder em conformidade .
Já exprementou os peixinhos vermelhos?
Um abra&ccedil;o
Nanico
Membro Veterano

sexta jan 10, 2003 10:21 am

Nel,

Sou a primeira a concordar que um cao sozinho em casa todo o dia nao e uma situacao ideal. Mas por vezes, nao ha solucao para esta situacao.

Nao pense que alguma vez deixei o meu cao sozinho por "gosto". Sei que o meu cao nao ladra ou gane durante a minha ausencia, porque uma vizinha minha tem a chave da minha casa e o meu numero de telefone. Se alguma vez a minha vizinha me telefonar largo tudo e vou para casa. Todos os meus vizinhos sabem que o oscar esta sozinho e estao habituados a ve-lo dormir a janela, um dos meus vizinhos e veterinario. Toda a gente sabe quem tem a minha chave, no caso de acontecer alguma coisa ao Oscar, ou se ele, pela primeira vez ganir ou ladrar durante a minha ausencia.

Gosto muito, muito, muito do meu cao, de certeza nao menos do que o senhor gosta dos seus. Mas as minhas circunstancias sao diferentes das suas. O que posso fazer pelo meu cao e ensina-lo que as minhas ausencias sao normais e que nao sao uma razao de ansiedade.

Perdoe-me o desabafo, mas este ponto de vista tambem e uma rabujice minha. :p
Nanico
Membro Veterano

sexta jan 10, 2003 10:30 am

Conheco muitos caes que estao todo o dia com os donos em casa e que sao caes que passam menos tempo a passear na rua e a brincar com com o dono do que o meu. Tambem conheco pessoas que nao podem sair de casa sozinhas por dois minutos. Cada historia tem a sua vertente e para mim o que interessa nao e tanto a presenca do dono, mas a qualidade do dono.
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

sexta jan 10, 2003 10:31 am

Olá a todos!

Não posso deixar de concordar com o Nel. Se não fosse o facto de o meu pai estar em casa durante o dia, pensava duas vezes antes de ter adquirido o meu Golden.

Já me custa deixá-lo sozinho das 7h da amnhã (hora a que saio de casa) até mais ao menos às 11h q é qd o meu pai acorda!.

Mas acho que ninguem duvida de que gosta muito da sua menina e que a compensa "devidamente" a sua ausência quando está com ela.

É pena que não vivamos num mundo ideal em que pudessemos andar com os nossos cães para todo o lado....

Rute ;)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jan 10, 2003 11:16 am

Olá Nanico

Olhe que a minha mensagem não lhe era dirigida a si em exclusivo. Foi orientada para a generalidade das pessoas e, dentro destas, quem quiser que enfie a carapuça.
Se o seu cão não se queixa durante as longas oito horas de ausência, eu não tenho o direito de duvidar disso. Mas que isso constitui um caso raro, pode ter a certeza absoluta que é. Aliás, umas pessoas minhas amigas têm dois cães que ficam, não tanto tempo, mas algumas horas sozinhos sem aparentes problemas, mas foram sujeitos a uma aprendizagem para o efeito desde cachorros.

O que referi e não altero a minha opinião sobre este assunto é que, mesmo ensinando ou habituando o cão a ficar sozinho, isso não deixa de ser uma violência para o bicho. Quando muito ele poderá não ladrar ou uivar, mas lá que ele deve sofrer, bom disso não tenho díuvidas.
O problema é maior quando as pessoas se estão marimbando, passe a expressão, para o sacrifício do bicho. E isto, infelizmente, é vulgaríssimo acontecer.

Por vezes, para compensar o cão da ausência, dá-se-lhe muitos miminhos, como que a dizer-lhe: "deixa lá, ficaste sozinho, mas gosto muito de ti". Isto funciona mais, quando muito, em relação ao descaro da nossa consciência. Não repara o mal.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”