Leitura interessante sobre veganismo

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta mar 03, 2006 4:50 pm

bita322 Escreveu: Ok já sabemos que ha interesses industriais por de tras de muita coisa, mas bolas será que até aos medicos que aconselham o consumo do leite, lhes foi feita uma lavagem cerebral por essas ditas industrias?
Repare bita, eu adoro os médicos, claro. Preciso muito deles. Mas nem tudo o que me dizem, eu sigo, porque sei que se por um lado há um interesse muito grande em desenvolver a indústria de fármacos, as investigações no campo das curas para doenças, etc, por outro, há uma barreira que separa tudo isto: aquilo que se costuma dizer: "uma no cravo, outra na ferradura".
Os fármacos, curam-nos de uma doença e provocam-nos outra, a médio ou a longo prazo; ao contrário, uma alimentação rica em todos os nutrientes (e isto requer tempo, paciência e dedicação da nossa parte), não só nos poderá evitar essas doenças, simplesmente não as provocando, como nos fortalece todo o nosso sistema imunológico.
Um médico, quando confrontado com a alternativa a uma suplementação vitamínica, em vez de recorrer a um anti inflamatório ou antibiótico, fica tremendamente irritado. Deus no céu e eles na terra.
(uma vez disse à minha médica: Dra. estou a tomar suplementos vitamínicos - ao que ela respondeu: Para quê? Está tudo nos alimentos / Tempos mais tarde e porque estava grávida, quis receitar-me Ácido Folico, ao que lhe disse: Dra. mas eu tomo levedura de cerveja, que é bastante rica em Ácido Fólico; não disse que estava tudo nos alimentos? Ficou bastante irritada, deu-me mesmo uma boa descasca, insinuando que me "pusesse no meu" lugar)

De qualquer maneira, bita, já há muita gente, inclusivamente bebés que não podem beber leite de vaca e os médicos já se vão habituando. Já existe o leite de soja para amamentação, em alternativa ao outro.

Quanto ao cálcio, ele está presente em todos os vegetais de folhas verdes, como espinafres, bróculos e outros. Também nas sementes e no tofu. Na quinoa. Os leites de soja vêm suplementados, também.

Sabe-se que o excesso de proteína, é a principal causa de osteoporose. A proteína retira cálcio dos ossos. Uma vez que o leite é muito rico em proteína, a conjugação proteína+cálcio, talvez não seja das melhores.

Os vegetais são, por excelência, a melhor fonte de cálcio. Ou mesmo as sementes, entre outros minerais e vitaminas. Por outro lado, não nos podemos esquecer, que uma boa assimilação de cálcio, depende de outras vitaminas, como a D, por ex. Por isso, é sempre a alimentação boa, que ganha esta corrida.
(é difícil não me alongar, peço desculpa)
bita322 Escreveu: Madonna já agora se quiser responder, não consome apenas carne ou também não consome peixe e se não consome peixe se quiser pode dizer-me porque?
Sou ovolactovegetariana (como ovos, manteiga e queijo).
Dou peixe diariamente ao meu filho e admito que o faço, por temer alguma carência. Há alimentos que ele ainda não pode ingerir e outros que não encontro, ou se encontro, tenho que percorrer seca e meca. Para conseguir reunir tudo o que está no peixe, teria que fazer um apanhado de sementes, algas e couves. Tenho medo de falhar, só isso.

Devo confessar e perdoem-me os mais radicais, mas não tenho o mesmo tipo de consciência por um peixe, como tenho por uma vaca, embora isso não me dê o direito de o comer. Mas aqui, está em causa a sobrevivência do meu filho e as circuntâncias e local onde nasceu: um país pouco informado e desprovido, onde a cultura da carne, está acima de qualquer outro padrão alimentar, que se queira inserir.

bita322 Escreveu: É que estamos aqui apenas a debater o consumo da carne e os seus maleficios, mas os vegetarianos por norma também não consomem peixe, gostaria de saber quais são os maleficios que o peixe tras para a saude.
Sei que o peixe liberta uma hormona antes de morrer, hormona essa que é prejudicial ao humano.
O peixe faz parte da alimentação macrobiótica, aquela que mais se aproxima da vegetariana. A nutricionista que acompanha o meu filho, é precisamento do Instituto Macrobiótico de Portugal.
Desconheço malefícios, apenas conheço e aceito o conceito ético: o direito a viver.
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta mar 03, 2006 5:20 pm

A discussão vai longa mas interessante :-)

Sim ha muita gente alergica á lactose, lembro-me de ha uns anos atras ter visto uma entrevista em que a mãe de uma criança aínda bébe contava que a criança simplemente vomitava todo o leite que lhe dava, a criança começou a ficar desnutrida corria para o hosppital vezes sem conta e não havia medico que a "curasse".
Até ao dia que recorreu a um nutricionista e descubriram a alergia, passaram a dar á criança leite de soja e resolveram o problema.

A Madonna continua a introduzir na alimentação do seu filho peixe, por temer alguma carencia, mas não será de alguma forma isso um pouco contraditório com o que defende, sendo a alimentação vegetariana efectivamente mais saudavél, e sabendo que a alimantação na infancia é importantissima , não seria o mais obvio ela ser assim logo desde tenra idade?
Se pode haver o risco de carencias tendo uma alimentação vegetariana na infancia não estará logo aí um contra nessa alimentação?
E já agora por pura curiosidade, nunca irá dar carne ao seu filho nem que seja apenas para experimentar?
As crianças são curiosas, os meninos na escola são "mausinhos" já pensou como irá reagir quando o seu filho lhe pedir para experimentar carne? (isto é pura curiosidade só responde se quiser como é evidente que a edcação do seu filho só a si diz respeito ;-) )
Cumps
Madonna
Membro Veterano

sexta mar 03, 2006 5:37 pm

casadiscaes Escreveu: E já agora... todas as fontes ciêntificas referem que a situação ideal é 15% de carne e o restante de origem vegetal, pelo com que base é que considera o vegetarianismo mais saudável? é que nem históricamente há uma passado vegetariano na evolução do homeme nem este está adaptado para uma alimentação exclusivamente vegetariana...
Com as mesmas bases, quando afirma aqui o ideal 15% de carne e o restante de origem vegetal.

Porque obviamente confio mais na opinião de Einstein, por ex, do que na sua e porque obviamente há um passado vegetariano na história.

Também obviamente não pretendo desenvolver este assunto consigo, por ter tido uma má experiência no passado e por saber, que tanto a sua, como a minha posição, são irredutíveis.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mar 03, 2006 5:55 pm

casadiscaes Escreveu: E já agora... todas as fontes ciêntificas referem que a situação ideal é 15% de carne e o restante de origem vegetal
Antes de mais....ImagemOlá Gonçalo!!!!!!

O que interessa não é a carne, são os nutrientes. Se esses nutrientes estiverem presentes na nossa alimentação é indiferente se aparecem sob o formato de entrecosto, bife ou soja. Continúo a achar que uma dieta deve ser bem feita, seja ela qual for e são raras as pessoas que se preocupam com isso? Preocupa-se com a sua Gonçalo? Come o que deve?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Madonna
Membro Veterano

sexta mar 03, 2006 6:15 pm

bita322 Escreveu: A Madonna continua a introduzir na alimentação do seu filho peixe, por temer alguma carencia, mas não será de alguma forma isso um pouco contraditório com o que defende, sendo a alimentação vegetariana efectivamente mais saudavél, e sabendo que a alimantação na infancia é importantissima , não seria o mais obvio ela ser assim logo desde tenra idade?
Se pode haver o risco de carencias tendo uma alimentação vegetariana na infancia não estará logo aí um contra nessa alimentação?

Percebo o que diz. Há de facto um contra senso, naquilo que defendo.
O meu maior receio, são as carências de vit. B12.
Nos adultos, as carências são reparáveis. Nas crianças, não.
Portugal não é um país, onde possamos ser vegetarianos em "segurança". Em França, por ex., todos os produtos alternativos, estão ao dispor de quem os quiser adquirir, assim como a informação.
Para conseguir adquirir as Nori (algas), tenho que encomendar e esperar umas 3 semanas, assim como outros produtos, que muitas das vezes nem os conhecem (em Portugal).
Sei de uma família de hindus, que sofre de anemia crónica. Queixam-se que passam fome, muitas das vezes, pois Portugal não tem os seus alimentos.
Eu tomo suplementos vitamínicos e minerais, o meu filho só toma vitamínicos e bastante incompletos, porque suplementos completos para crianças, só a partir dos 5 anos. Isto em Portugal. Eu tenho as quantidades diárias (apontadas em mapa), necessárias à idade dele, recomendadas por um nutr. vege francês, simplesmente, não as encontro em Portugal, sob a forma de suplemento. Tenho receio de encomendar via internet, tendo em conta a resposabilidade que isso importa.
Faço aquilo que outra nutricionista que conheço me disse para fazer: dou o peixe e acabo com o problema.

bita322 Escreveu: E já agora por pura curiosidade, nunca irá dar carne ao seu filho nem que seja apenas para experimentar?
As crianças são curiosas, os meninos na escola são "mausinhos" já pensou como irá reagir quando o seu filho lhe pedir para experimentar carne? (isto é pura curiosidade só responde se quiser como é evidente que a edcação do seu filho só a si diz respeito ;-) )
Cumps
Não, não tenciono dar-lhe carne. Acredito que sendo educado mediante determinados valores, verá as vacas, porcos, cabritos e outros, como os cães e os gatos lá de casa. Da mesma forma como a mim nunca me deram cão a provar e da mesma forma como, mesmo tendo sido omnívora, sempre perguntei à minha mãe, porque tínhamos de comer as vaquinhas, ao que a minha mãe respondia: não penses nisso!
O meu filho não me perguntará o mesmo... mas perguntar-me-á pelo peixe, ao que tenho de ter muito cuidado a explicar.

É verdade sim senhora, os meninos na escola são muito crueis. Mas bita, também foram muito crueis quando eu também era criança e isso não fez mudar os meus ideais, nem me fez uma pessoa igual a eles. Não por razões de vegetarianismo, mas porque defendia os animais, eu era constantemente alvo de chacota.

Nunca mais me esqueço deste episódio:
Vinha eu da escola, mais duas coleguinhas, quando olho para o chão e vejo imensos bichinhos conta e minhoquitas. Pedi-lhes: olhem para o chão e tenham cuidado, não pisem os bichos.
Começaram a pisá-los de propósito :cry:

Há crianças más, culpa dos pais, também.
Eu quero que o meu filho seja uma pessoa sensível, ainda que isso lhe possa causar alguma infelicidade nesta sociedade em que vivemos.
Ele tem as condições criadas para isso.
Se um dia quiser comer carne :roll: ... muito sinceramente, custa-me a crer... já demonstra características ligadas à ternura, afecto e respeito e é tão pequenino...
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sexta mar 03, 2006 10:46 pm

LuMaria Escreveu:Antes de mais....ImagemOlá Gonçalo!!!!!!

O que interessa não é a carne, são os nutrientes. Se esses nutrientes estiverem presentes na nossa alimentação é indiferente se aparecem sob o formato de entrecosto, bife ou soja. Continúo a achar que uma dieta deve ser bem feita, seja ela qual for e são raras as pessoas que se preocupam com isso? Preocupa-se com a sua Gonçalo? Come o que deve?
Olá Luisa ;)

Não e bem assim.... não fomos feitos para digerir tudo... aliás, estudos recentes provam sem sombra de dúvida que necessitamos de alguns nutrientes por "intreposta pessoa"... nomeadamente quanto aos acidos gordos essenciais...

nomeadamente:
REVIEW: Conjugated Linoleic Acid:
Historical Context and Implications1

M. F. WEISS*, F. A. MARTZ*,2, PAS, and C. L. LORENZEN**
*Department of Animal Science and **Department of Food Science, University of Missouri,
Columbia 65211
Conjugated Linoleic Acid Content of Pasture Finished Beef and Implications for Human Diets

A Report of Results From a Grant Awarded to the University of Missouri, Columbia, MO.

Personnel: Fred Martz, Professor Emeritus, Animal Science
Marion Weiss, Dept. Animal Science
Robert Kallenbach, Dept. of Agronomy
Carol Lorenzen, Dept. of Food Science & Nutrition (Meat Science)
Mary Hendrickson, Dept of Rural Sociology
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 03, 2006 10:51 pm

Madonna Escreveu:Porque obviamente confio mais na opinião de Einstein, por ex, do que na sua e porque obviamente há um passado vegetariano na história.
Está enganada... há períodos em que sazonalmente o homem teve que se contentar com vegetais... ou por razões climatéricas ou geográficas e também houve mesmo razãoes ideológicas até na antiguidade clássica, mas foram sempre excepções... como prática continuada o vegetarianismo nunca fez parte da evolução do homem. E que eu saiba Einstein não era vegetariano embora Hitler o fosse...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Madonna
Membro Veterano

sábado mar 04, 2006 1:08 pm

casadiscaes Escreveu: Está enganada... há períodos em que sazonalmente o homem teve que se contentar com vegetais... ou por razões climatéricas ou geográficas e também houve mesmo razãoes ideológicas até na antiguidade clássica, mas foram sempre excepções... como prática continuada o vegetarianismo nunca fez parte da evolução do homem. E que eu saiba Einstein não era vegetariano embora Hitler o fosse...
É triste de se saber, que se não fossem as técnicas desenvolvidas para caçar, os povos vegetarianos nunca seriam dizimados.
O Homem omnívoro percebeu que a lançla afiada, não servia só para caçar, mas também para matar, com o intuito de conquistar território... para caçar! O Homem vegetariano, era sedentário, não precisava de procurar caça, ao contrário do omnívoro.

E além disso, o que tenta provar, argumentando que o vegetarianismo não faz parte da história? Que está errado, por assim dizer?
A guerra, também faz parte da história... do Homem, claro. Quer defendê-la, também?
casadiscaes Escreveu: E que eu saiba Einstein não era vegetariano embora Hitler o fosse...
E sabe muito mal, pode crer. E não é só este pormenor (importantíssimo, por sinal), mas como outros.
Einsten, é um dos maiores impulsionadores do vegetarianismo. As frases mais marcantes, são deste grande Senhor.
O que eu acho, é que pretende estar do contra, nada mais. O que eu acho, é que adora carne e não lhe passa pela cabeça, algum dia viver sem ela.
Coma-a, que eu não tenciono recriminá-lo, mas não deixe que isso interfira numa abertura dos seus horizontes.
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

sábado mar 04, 2006 1:26 pm

Para quem quiser aprender...

Transcrição de texto da autoria de Colin Spencer, indicando que os primeiros homínideos eram vegetarianos e explicando como, quando e porquê os nossos antepassados começaram a comer carne.

Desenvolvimento dos primeiros primatas: http://www.centrovegetariano.org/index. ... cle_id=375
Quando os nossos antepassados começaram a comer carne:
http://www.centrovegetariano.org/index. ... cle_id=376

Quanto à dieta de Hitler, para quem também quiser aprender um pouco mais:
http://www.veg.ca/newsletr/mayjun96/hitler.html
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

sábado mar 04, 2006 1:29 pm

E, já agora, apenas um pensamento de Harvey Diamond:

"Coloque uma maçã e um coelhinho no berço de uma criança pequena. Se a criança comer o coelhinho e brincar com a maçã, eu compro-lhe um automóvel novo." :p
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

sábado mar 04, 2006 1:44 pm

Madonna Escreveu:
A guerra, também faz parte da história... do Homem, claro. Quer defendê-la, também?
Sempre que necessário, sobretudo a guerra à estupides... e já agora madona... que parte somos predadores é que não percebeu?
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

sábado mar 04, 2006 1:46 pm

Fsetter Escreveu:Desenvolvimento dos primeiros primatas: http://www.centrovegetariano.org/index. ... cle_id=375
Quando os nossos antepassados começaram a comer carne:
http://www.centrovegetariano.org/index. ... cle_id=376
se de facto quiser aprender: http://www.beyondveg.com/nicholson-w/hb ... ew1b.shtml

Já agora... os primeiros primatas eram omnívoros, e só há um grande primata vegetariano e mesmo esse apenas em cativeiro... está mais que provado que no estado selvagem também é omnívoro...

Aliás, é triste ver pessoas a tentarem re-escrever a história natural para promoverem aquilo que acham que deve ser... e ainda vêm com pseudo-moralismos éticos... por isso são tão pouco dignos de crédito...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

sábado mar 04, 2006 2:49 pm

Lá se vai o mito... :D
A Scary Food Danger You'd Never Suspect

You're supposed to eat five a day for good health, but beware! There could be danger in your salad bowl and fruit cup.

Illnesses linked to fresh produce are on the rise. Fruits and vegetables are now responsible for more large-scale outbreaks of food-borne illnesses than meat, poultry and eggs, reports The Wall Street Journal. Fully 12 percent of food-borne illnesses are caused by fruits and vegetables, up from 1 percent in the 1970s.

Why is lettuce more dangerous than hamburger? There are several reasons, including centralization of produce distribution, an increase in produce imports and the popularity of pre-chopped, ready-to-eat fruits and vegetables. In November 2005, 250,000 bags of Dole packaged salads were recalled due to E. coli bacteria, while in 2003, green onions imported from Mexico are thought to have caused the largest hepatitis A outbreak in U.S. history in which 500 people were sickened and three died.

The fruits and veggies causing the most problems are:

* Tomatoes
* Melons, especially cantaloupes
* Lettuce
* Sprouts
* Green onions

How do fruits and vegetables become tainted? It's tough to trace the specific origin, but it is known that once the protective skin is broken, it's easier for bacteria to enter, reports The Wall Street Journal. In the case of tomatoes, the bacteria can penetrate through the stem or cracks in the skin. Bacteria from irrigation water, manure or wildlife can seep through the cracks and crevices of a cantaloupe rind.

What can you do to protect yourself and your family? The Partnership for Food Safety Education offers these tips:

* Refrigerate all cut, peeled or cooked fresh fruits and vegetables within two hours of purchasing.
* Before and after preparing food, use hot water and soap to clean cutting boards, peelers and other surfaces and utensils that touch fruits and vegetables.
* Do not use the same cutting board for fruits and vegetables and for meat without cleaning with hot water and soap before and after food preparation.
* Cook or throw away fruits or vegetables that have touched raw meat, poultry, seafood or their juices.
* Remove and throw away bruised or damaged portions of fruits and vegetables when preparing to cook them or before eating them raw.
in http://netscape.compuserve.com/homereal ... dpoisoning
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Madonna
Membro Veterano

sábado mar 04, 2006 3:10 pm

casadiscaes Escreveu:
Madonna Escreveu:
Sempre que necessário, sobretudo a guerra à estupides... e já agora madona... que parte somos predadores é que não percebeu?
Ouça, eu não percebo o que escreve, desculpe lá e também não percebo o que pretende.
Sou vegetariana há muito tempo e adquiri um novo estado, o qual me agrada bem mais. Não pretendo impingir nada, por isso coma o que lhe apetecer, que é para o lado que durmo melhor. Se acha que se sente bem assim, parabéns. Também nunca experienciou o outro lado, por isso, permanecerá nessa teimosia... problema seu.
Quanto à história e quanto à guerra e à estupidez, não atire pedras, porque tem telhados de vidro.
Sou obrigada a responder-lhe assim, porque não me dá outra alternativa.

Eu tenho respondido, apenas à curiosidade de alguns forenses, nada mais.
Quanto à comunicação consigo, já lhe disse que tenho uma má experiência no passado e não tenciono repeti-la. Além disso, já me desdobro para vir aqui, portanto não vou dedicar o pouco tempo que tenho, na retórica.

Fique bem!
Madonna
Membro Veterano

sábado mar 04, 2006 5:37 pm

Fsetter,

Prepare-se, porque a minha experiência diz-me, que as intervenções que se seguirão, serão para chamar este lynk de tendêncioso e fonte pouco credível, uma vez que o site é vegetariano ;)

Caso isso se venha a confirmar, ou caso não, queria dizer que há bem pouco tempo, a rtp 2 passou um documemntário interessantíssimo (o qual tenho gravado), dedicado precisamente à história do Homem. O artigo do site não é a descrição do documentário, ou vice versa, no entanto, em linhas gerais, o relato é o mesmo.

Um pormenor que me chamou a atenção, referia-se ao facto de, a dada altura em que o Homem descobriu, que se o pau onde se apoiava, tivesse uma extremidade mais afiada, poderia servir-lhe para melhor se defender. Depois disso apercebeu-se que poderia caçar bem melhor.
A seguir, tornou-se violento. Muito violento, começando a dizimar outros.

O que veio a seguir, já todos sabem!
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”