Répteis na natureza...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
vnessa
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: sexta fev 24, 2006 8:12 pm
Localização: 2 gatos, 3 gatas, 2 yorkshire terrier , 1 pittbull, 4 porquinhos-da-índia

domingo mar 05, 2006 4:43 am

Que fique bem claro k não estou a criticar nínguem. Apenas gostaria de saber a vossa opinião visto que gostam de animais. Eu nc tive répteis, apenas tou a pensar em colocar uns camaleões no algarve para fazer reprodução pois lá estão em vias de extinção, mas num terreno onde eles estejam livres. Das tartarugas não falo, mas quem tem lagartos e iguanas não pensam que esse tipo de animais é para estar no seu habitat e não presos?! N pensam que ao os comprarem podem estar a contribuir para o comércio ilegal destes animais. onde são trazidos em caixas fechadas que mal conseguem respirar. E tb ouvi falar de o stress que estes animais sofrem kd lhes pegam... Ilusidem-me se estiver errada....
marcomira
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: quarta mar 01, 2006 5:26 pm

domingo mar 05, 2006 4:58 am

vanessa.........
os reptei como todos os outros animais da natureza nao devem ser apanhados em qualquer situaçao possivel, mas existem criadores de variadas raças de repteis sendo por isso uma completa ideotiçe apanhar o que quer que seja ser vivo da natureza mas sim adoptalo numa loja de animais .......o que e completamente diferente de apanhar um animal na natureza percebes
vnessa
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: sexta fev 24, 2006 8:12 pm
Localização: 2 gatos, 3 gatas, 2 yorkshire terrier , 1 pittbull, 4 porquinhos-da-índia

domingo mar 05, 2006 5:19 am

k eu saiba em portugal não existiam iguanas. então cm é k elas vieram cá parar?!! e eu sei de pelo menos 2 pesssoas k trouxeram iguanas para portugal e dp as venderam ás lojas de animais. Vieram em más condições e dizem gostar de animais. NÃO estou a k quem tem lagartos por exemplo os ande a apanhar na natureza. NEM estou contra a quem os tem.
P_R
Membro Veterano
Mensagens: 1922
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

domingo mar 05, 2006 10:06 am

vnessa: nunca ouviu falar em criadores de repteis? Eu conheço alguns que fazem reprodução de, principalmente cobras e DB's, em cativeiro...
Com isto nao estou a dizer que algumas lojas nao vendam apanhados na natureza, mas garanto-lhe que a esmagadora maioria os compra criados em cativeiro...

NAo sabia que existiam iguanas em portugal? E nao existem, em estado selvagem!! Mas em cativeiro desde os meus dois ou tres anos de idade que ouço falar nelas... Hesistem criadores em cativeiro de iguanas. As que vê nas lojas de animais sao, salvo raras excepçoes, criadas em cativeiro!
P_R
Membro Veterano
Mensagens: 1922
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

domingo mar 05, 2006 10:10 am

e mais uma coisa...
Nao tente ser boazinha em repovoar o algarve de camaleoes com especies nao endémicas. Isso pode trazer um grave desikilibrio ecologico.

Para se fazer a repovoação de camaleoes no algarve teria de ser com a nossa especie de camaleoes e essas nao se vendem em cativeiro a nao ser em contrabando. Logo, para fazer a repovoação de camaleoes do algarve, teria de os apanhar na natureza, ou comprar apanhados (coisa que tanto critica) e isso é crime punivel por lei!!!
canary
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

domingo mar 05, 2006 10:50 am

Olá! a todos

Escrevo só p/ dizer que gostei mt deste último comentário....

P_R...estiveste bem... ;)
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo mar 05, 2006 2:00 pm

O que eu acho é que havia topicos completamente desnecessários se as pessoas se preocupassem mais em ler alguns tópicos antigos...

Mas a "preguicite" fala mais alto...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
coldblood
Membro Veterano
Mensagens: 1935
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Localização: http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQVQg
Contacto:

domingo mar 05, 2006 2:11 pm

Umas fotos de quintas de criação....


Lagartos

Imagem

Imagem

Imagem

Serpentes
Imagem

Imagem
Última edição por coldblood em domingo mar 05, 2006 5:06 pm, editado 1 vez no total.
RCorreia
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quarta dez 14, 2005 12:25 am

domingo mar 05, 2006 3:01 pm

Que fique bem claro k não estou a criticar nínguem. Apenas gostaria de saber a vossa opinião visto que gostam de animais. Eu nc tive répteis, apenas tou a pensar em colocar uns camaleões no algarve para fazer reprodução pois lá estão em vias de extinção, mas num terreno onde eles estejam livres
Cara Vnessa, penso que deveria, rever de novo as suas noções do que é gostar de animais, que a mim me fazem lembrar os ridiculos debates de há uns anos atrás, sobre as touradas. ;)
Gostava de lhe perguntar, se não tem qualquer animal de estimação????? :o , porque se me diz que o lugar de um reptil, deveria ser na natureza, então o que fazem os cães e os gatos nas nossas casas????.....teriamos de abdicar dos animais de estimação!!!!!!!

Quanto á sua ideia de repovoar o Algarve com camaleões :o !!!!.......deixa-me perplexo.
... Faz a minima ideia de que camaleão existe no Algarve?
... Qual a sua subespecie?
...Se ao introduzir novos individuos, ainda que da mesma especie, está a introduzir parasitas ou outros seres patogenicos, que podem em poucos anos, acabar com toda a população algarvia de camalões?
....Imagine que introduzia uma especie diferente, e que esta levava á extinção centenas de especies de insectos(que não estavam habituados á sua predação), e que estes insectos estão practicamente na base de uma pirâmide alimentar :o
......acabaria por afectar o nosso querido e raro camaleão, e practicamente toda a fauna algarvia :o :o

....não me leve a mal,e sim foi uma critica ;) , mas algumas pessoas que se afirmam como defensoras dos direitos dos animais, não têm a minima noção de como funciona a mãe natureza, nas complicadissimas interações tróficas.

Cumps,

_______________________________________________________
Rui Correia
vnessa
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: sexta fev 24, 2006 8:12 pm
Localização: 2 gatos, 3 gatas, 2 yorkshire terrier , 1 pittbull, 4 porquinhos-da-índia

domingo mar 05, 2006 5:52 pm

Eu sou algarvia. Kd era pequena vi-a imensos camaleões, agora se vir um já é de mais. Para kem não sabe algumas pessoas de lá esttão a tentar repovoar o algarve destes animais. Como é óbvio não vou colocar especies diferentes, nem me vou por á caça deles...O que estou a pensar fazer é assim que eles entrem no terreno vedá-lo para estarem mais protegidos de predadores e esperar k eles se reproduzam, o que eu sei k vai levar muito tempo. Mas mais do que protegê-los de predadores é protegê-los do Homem com as sua destruição maçina de mato no algarve para construção de hotéis. Ainda está perplexo. Axa k então o melhor é cruzar os braços? São tão defensores dos reptéis que preferem o desaparecimento do camaleão por ex..... Não se tratam de me armar em boazinha ou não. Se não fosse pessoas assim já não existiria o lince ibérico por exemplo! Definitivamente não compreenderam! E não queiram comparar um cão que desde á milhares de anos é domesticado pelo Homem. Ao largar um cão domesticado no mato ele provavelmente não saberia sobreviver tão bem como uma cobra. Mas NÃO estou a dizer k kero k os soltem tdos agr. Quanto a tópicos mais interessantes...penso que este forúm existe para esclarecer dúvidas e trocar opiniões.PREGUICITE!!!?
P_R
Membro Veterano
Mensagens: 1922
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

domingo mar 05, 2006 6:49 pm

de facto nao podemos ficar de braços cruzados. Mas para isso teriam de se reunir conferencias com biologos peritos no nosso ambiente e manifestaçoes. NAo é so ter-se vontade! há que saber fazer as coisas...

ao fechalos no seu terreno, dado que sao animais territoriais, ainda pode ser pior, dependendo da area do terreno, pois podem surgir lutas pelo territorio.

Eu nao sou defensor dos repteis, sou defensor de todos os animais. da mais pequena aranha, á maior das baleias, e tenho especial predelecção por repteis, mas não é só fazer o que achamos certo pois muitas das nossas actitudes podem ser com a melhor das intensoes mas pode dar o pior dos disparates!

Não digo que até fazer um programa de reproduçao e libertaçao seria má ideia, mas tem de ser muuuuuito bem pensado e controlado por peritos no assunto!

Por fim, agradeço a admiro, com a maior das sinceridades, a sua preocupação pelo camaleao algarvio, mas nao somos homnipotentes o suficiente para melhorarmos todo o mundo á nossa volta. MAis vale deixar essa parte do trabalho para especialistas e entretanto se organizarem manisfestaçoes e equacionar e apresentar propostas ao ICN, que creio nao estar de olhos fechados para este assunto tao delicado!

PS: os caes vadios sao da pior praga que pode aparecer num ecossistema, pois estes reproduzem-se com maior facilidade que uma cobra e causam muitos mais estragos que a maioria destas, nao sendo contudo de todo uma actitude sensata abandonar uma cobra nao endemica num ecossistema estranho!
RCorreia
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quarta dez 14, 2005 12:25 am

domingo mar 05, 2006 8:07 pm

Vnessa!!...não me leves a mal, pela inofensiva critica, e se de alguma forma fui rude, peço desculpa, não era a minha intenção, mas tal como tu, faço parte das pessoas que se preocupam .

Não acho de todo, que este seja um tópico desinteressante, muito pelo contrário ;) .

È de louvar a tua atitude, em relação aos camaleões, a preservação do seu habitat é fundamental para o sucesso e continuidade da especie, mas tal como te deves aperceber, o algarve foi´durante muitos anos, e ainda é um dos melhores exemplos das politicas de ordenamento do territorio em Portugal.........em resume, são inexistentes.
As pessoas ainda não se aperceberam que a proteção do meio ambiente, é a maior aliada, do turismo, e assim se vai destruindo a eito o que em Portugal há de bonito para se ver.
Se tens a oportunidade de dar uma ajuda a estes magnificos repteis, podes contar com todo o meu apoio e simpatia, já trabalhei em varios projectos de conservação, pelo ICN, e acredita que so não se faz mais, porque não há verbas....infelizmente.

A libertação de animais em zonas novas, tem de ser feita com cabeça tronco e membros, esta provado que na maioria dos casos, os bichos sofrem uma mortalidade elevadissima. Mas a sua maior ameaça, é presisamente a destruição do habitat.

Se possuis terrenos tens primeiro que fazer uma avaliação, da vegetação do mesmo, se não for a indicada, nem daqui a 100 anos, os camaleões se vão estabelecer lá........é fundamental que haja um coberto arbustivo por debaixo da copa das arvores, até cerca de 2/3 metros de altura.
O primeiro passo seria plantares especies de arbustos tipicamente mediterrânicas...tais como a Aroeira pistacia lentiscus, a madressilva Lonicera sp. , o medronheiro Arbutus unedo, etc. criando zonas de maior e menor densidade. A recuperação do coberto vegetal possibilita a que todas as comunidades de insectos que servem de alimento aos camaleões se desenvolvam.
O segundo passo, seria vedares todo o terreno, de modo a não permitir a entrada de pessoas, e principalmente gatos e cães, que ao contrário do que pensas, se adaptam muito bem, e são um verdadeiro perigo para fauna selvagem....so para teres uma ideia, matilhas de cães assilvestrados em Portugal atacam rebanhos de ovelhas fazendo centenas de euros de prejuizo, e chegam a ser inclusive perigosos para o homem, pois ao contrário dos lobos não têm medo deste.
O terceiro passo, e talvez o mais ambicioso, tentar criar corredores entre o terreno e outras zonas de abundancia de camaleões, para que haja uma troca de genes e aumente a variabilidade genetica da população,....protegendo-os assim da consaguinidade.

....quanto ao lince Ibérico, infelizmente o problema é bem mais grave, mas a base da sua peservação assenta nas medidas que apontei para o camaleão.....de nada vale preservar uma especie, se não preservarmos tambem o seu habitat

..........se precisares terei todo o gosto, em ajudar

cumps
_______________________________________________________
Rui Correia
vnessa
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: sexta fev 24, 2006 8:12 pm
Localização: 2 gatos, 3 gatas, 2 yorkshire terrier , 1 pittbull, 4 porquinhos-da-índia

domingo mar 05, 2006 9:04 pm

Agradeço imenso a sua ajuda. E n foi de todo rude. Vou de td seguir os seus conselhos. Ainda bem k me disse k arbustos deva plantar, não sabia que eles tb gostavam dessas especies. É que lá eu costumava-os ver sempre nas figueiras. Já pesquisei e n encontrei nd sobre a sua reprodução, cm se processa, qual a época... Poderia-me dar umas dicas. dsk a insistência. Obg. Cumps
RCorreia
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quarta dez 14, 2005 12:25 am

segunda mar 06, 2006 12:53 am

Podes encontrar camaleões em diversos sitios, mas que permitem maiores densidades, é o tipo de vegetação de que falei, são mais facilmente vistos nas figueiras, porque é uma arvore de folhagem pouco densa e permite uma melhor observação .

Quanto á sua reprodução, as copulas t~em lugar de agosto a setembro e as posturas são feitas de setembro a outubro em buracos escavados pelas femeas. Ao fim de 258-366 dias de incubação, ou seja no ano seguinte , a partir de agosto nascem os pequenos camaleões. Reproduzem-se logo no ano seguinte, quando ja t~em cerca de 15-16 cm

cumps

________________________________________________________
Rui Correia
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”