Resgate de coelhinha

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
carlavaz
Membro
Registado: sexta jul 25, 2003 9:38 am

quinta mar 02, 2006 5:33 pm

Olá a todos!

O meu nome é Carla e moro na cidade de Castelo Branco. Desde há algum tempo que ando a estudar a possibilidade de adquirir Coelhos Anões e/ou Porquinhos da India como pets, pelo que tenho recolhido toda a informação que encontro disponível sobre este assunto!! Hoje, quando fui buscar o meu filho à escola passei por uma loja de animais (péssima) aqui da zona e qual não é o meu espanto quando me deparo com uma "gaiola" sujissima e quase sem ventilação orgulhosamente exposta na montra, dentro da qual estavam dois Coelhinhos Anões bébés com dois Porquinhos da India adultos. Como era hora de almoço e a loja estava fechada não pude fazer nada. Depois de almoço, resolvi vir trabalhar mais tarde e passei na loja para dar uma verdadeira "prensa" no dono da loja por causa das condições em que ele tinha os animais! Pelo menos consegui fazer com que ele separasse as duas espécies mas, quando ele abriu a "gaiola"... meus amigos...ia desmaiando com o cheiro!!! Contudo, fiquei com tanta pena dos animais que combinei ir amanhã buscar uma das coelhinhas (são duas fémeas da mesma ninhada). o que eu não consegui foi encontrar gaiolas para coelhos em castelo branco. De momento estão esgotadas! Só para a semana! Como situação provisória pensei em colocar o bichinho dentro de uma arca em verga (sem tampa) com cerca de 1 mt x 50 cm e uns 40 cm de altura, só por uns dias. Pelo menos parece que fica melhor alojada do que naquele sitio imundo!!! Só fico é com pena da outra pobrezinha... Gostaria muito de saber a vossa opinião, por favor!
Obrigada,

Carla
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

quinta mar 02, 2006 6:08 pm

Olá CarlaVaz:

Bem haja pela sua coragem!!!

Não tenho coelhos mas faço-lhe só uma sugestão... Como a arca onde pretende improvisar a dormida é em verga, arrisca-se a que a bichinha a roa e ainda ingira algum bocado...

Sugiro-lhe antes que quando não a puder estar a vigiar, a coloque por exemplo dentro da banheira (com uma boa manta no fundo pra não apanhar frio e material para fazer um ninho quentinho). Quando precisar da banheira pode então colocá-la na dita arca, mas com vigilância... É que certos animais são muto traquinas... ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
carlavaz
Membro

quinta mar 02, 2006 6:40 pm

Olá!

Desde já agradeço a tua colaboração! :) Penso que com o tamanhinho dela e a estrutura da arca isso não é muito possivel de acontecer... :D De qualquer forma, já mandei construir uma gaiola em madeira e rede com 1,20mt x 70 cm x 70cm, que estará pronta amanhã à tarde. Como vou buscar a bichinha na hora de almoço ela só ficará na arca aí umas 4 horitas... Também já marquei consulta na vet para o final da tarde para ela observar a bichinha e proceder à devida vacinação e desparasitação, se bem que o tipo da loja diz que os coelhitos são lá entregues já com a 1ª vacina. Eu não acredito pq ele está a vender cada um a 30€, só a vacinação fica em 20€... :? se acrescentarmos a desparasitação... A não ser que seja o "criador" se assim se pode chamar..., a vacinar os bichinhos... já não sei qual a pior situação, nem quem é o maior culpado se o dono da loja ou o suposto criador de quem, só para referir, o dono da loja diz não ter sequer o telef...
No mínimo estranho, não?
Trucas
Membro Veterano
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

quinta mar 02, 2006 6:49 pm

Muito estranho mesmo... Pena é não poderes ficar com as duas coelhinhas... Acho que os coelhos também gostam de viver com companhia... Pensa nisso... ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
carlavaz
Membro

quinta mar 02, 2006 7:08 pm

Eu tb adorava poder ficar com as duas mas, neste momento a minha situação financeira é bastante precária e o ficar com uma já vai ser um esforço bastante grande. É mesmo por uma questão humanitária. de qualquer forma, já estou a passar a msg entre as pessoas conhecidas para ver se mais alguém se toca...

Vou dando notícias sobre este caso.
Obrigada
carlavaz
Membro

quinta mar 02, 2006 10:53 pm

Oi pessoal!
Aqui estou eu novamente a melgar mais um bocadinho mas, estou tão preocupada com o bem estar da bichinha que não consigo deixar de pensar nisso!

No fundo da gaiola pensei adaptar uma "grade" de protecção com uma malha muito fina, por forma a criar um espaço onde é colocado o maaterial absorvente. desta forma o xixi passava para baixo e o fundo da gaiola mantinha-se sempre seco. claro que esta grade seria revestida com uma boa camada de feno de forma a ficar bem fofinha :D vi este método num site mas, gostava de saber a vossa opinião :D
Obrigada
carlavaz
Membro

sábado mar 04, 2006 10:02 pm

Olá a todos!

A minha coelhinha já está em casa desde ontem à noite e, segundo a vet, parece bem de saúde embora um bocadito magrita... :? mas é claro que com o plano alimentar que elaborámos pra ela, depressa atingirá o peso normal :D
Foi desparasitada e vamos aguardar 15 dias pra ela fortalecer e poder fazer a 1ª vacina em total segurança ;)
A gaiola que foi construida pra ela ficou um miminho, super acolhedora e com espaço pra tudo o que é necessário, inclusivé pra ela puder brincar!!! :D e saiu bem mais económico do que as gaiolas disponíveis nas lojas... Assim que puder disponibilizo fotos pra vocês verem.
Beijos pra todos
lovingcats7
Membro
Registado: segunda ago 22, 2005 3:59 pm
Localização: Cadela, 2 Gatos, Aves, Peixes, 8 Porquinhos da Índia, 13 Hamsters e 1 Coelho Anão

sábado mar 04, 2006 11:17 pm

Olá Carlavaz...

Compreendo-a perfeitamente.... pois moro na mesma cidade que a senhora.... e também conheço essa loja k realmente deixa muito a desejar em relação ás condições a que sujeitam os animais... Mas olhe que essa situação (juntarem coelhos e porquinhos nakela imundice) é frequente.... eu estudo no liceu e kaundo lá passo é sempre a mesma coisa..... e até o aspecto dos animais muitas vezes é horrível..... nota-se k não estão ali nada bem...

Até tenho pena d frequentar akela loja (porque é a única k vende a marca de ração para os meus porquinhos-da-Ìndia que gosto).... mas não conheço mais nenhuma na cidade que venda... Mas a minha porquinha também lá foi comprada, pk estava num autêntico cubículo com mais 5 porquinhos.... Na altura tive pena mas só pude "salvar" akela....

Mas axo muito bem o que fez.... Parabéns ;)

Cumprimentos ;)
Suri
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

domingo mar 05, 2006 12:23 am

Cara carlavaz

Muitos Parabéns pela sua atitude!!

Certamente que tratará muito bem da coelhinha e ela será muito feliz.
Espero que a outra menina também tenha sorte.

Só uma achega relativamente ao fundo da gaiola. Eu já experimentei a rede para o xixi escorrer e ficar tudo bem seco, mas não gostei nada do resultado.
Prefiro por areia de gato no fundo e cobrir com uma boa camada de feno.

Os coelhos escolhem o seu cantinho do xixi e fica muito facil de limpar.
É que tenho 3 coelhos e todos têm o hábito de esgravatar o fundo da gaiola e deitar-se no fundo e com a rede eles não gostavam nada. E a areia absorve muito bem.

Boa sorte e muitos parabens pela sua atitude!

Cumprimentos
Suri
bombo
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas

domingo mar 05, 2006 4:36 pm

Parabéns...a coelhinha ta boa?? olha e os outros bichinhos ja sairam d la?? tns la passado? vai dando notícias...e alerta ao dono da Loja que o que ele faz aos bichinhos é mt prejudicial para eles..!!!
Bruno
carlavaz
Membro

segunda mar 06, 2006 11:01 pm

Olá a todos!

Primeiro que tudo quero agradecer-vos pelo vosso apoio e pelas vossas dicas ;)
A coelhinha, pelo menos por agora, parece-me bem! Tem comido bem e está tranquila e bem disposta na nova casinha :D O facto que mais me surpreendeu foi o ela ter-se habituado desde o 1º momento a fazer o xixi e alguns cocós no wc que pus no canto da gaiola, o que facilita, em muito, a limpeza e faz com que ela esteja sempre sequinha :D Claro que abandonei de imediato a ideia da grade no fundo da gaiola!
Tenho passado lá na loja e está tudo na mesma. Pelo menos o tipo manteve coelhos e porquinhos separados. Mas, infelizmente, a imundice é a mesma... :( Por mais que se avise, o tipo tá-se bem a lixar para os animais que lá tem! Quer é ganhar o dele à custa dos pobres bichinhos e o resto que se dane!!! Trabalhinho de limpeza e investimento nas condições, nem vê-los!... :x
A outra coelhinha continua lá. Ainda ninguém a levou... Acredito que não durará muito tempo, pelo menos naquelas condições... :(

Vocês têm conhecimento de alguns criadores portugueses de coelhos anões? Parece que a maior parte se virou para a criação de porquinhos da india e chinchilas e deixaram os coelhos para trás...
Beijos pra todos e vão dando notícias!
Trucas
Membro Veterano

segunda mar 06, 2006 11:45 pm

Olá Carla:

Foi muito bom ler notícias tão agradáveis acerca da sua coelhinha... Saiu a sorte grande à bichinha pois arranjou uma dona 5 estrelas!!! :lol:

Pena é que os restantes animais lá continuem no meio da porcaria e sem condições nenhumas... O dono dessa loja merecia passar uns tempitos também fechado no meio do seus próprios dejectos a ver se gostava, e assim talvez aprendesse alguma coisa... :evil: Mas não podemos mudar o mundo... :?

Faço votos para que tudo continue a correr bem com vocês (já pensou num nome prá bichinha?) e fico ansiosa à espera das fotos prometidas... Jocas ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”