Atitude de gata akuando da adopção de outro - estou com os nervos em franja

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

quarta mar 08, 2006 4:02 pm

Sim, eu acho k o principal problema da Xena é o medo (tal como eu) pk ela ontem tinha um miado assustado (revoltado tb, mas ela nem devia saber k existiam outros gatos no mundo) e provavelmente chegava-se a mim pk ela foge sempre p/ mim cada vez k sente perigo, so k tb deveria sentir o cheiro do outro.

Ontem, deixei de raciocionar, acho k ainda hoje não recuperei o tico e o teco, mas como eu vou a uma associação de gatos e sou alergica a pulgas coloco nas pernas e nos braços um spray repelente de incetos, á partida a roupa absorve esse cheiro, e como gosto de estar à vontade com eles, estou e dp chego a casa, tiro a roupa, enfio-a rapido na makina (se tiver pulgas, morrem) e vou imediatamente p/ a banheira, por isso a Xena nunca sentiu o cheiro... mas e se um dia o sente? Será k me atacava?
XenaBastet
Membro Veterano

quarta mar 08, 2006 4:06 pm

Lu, com os nervos com k estou, não pode ser valium 5 mg deve ter k ser mesmo valium 25.
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quarta mar 08, 2006 4:26 pm

Sim, eu acho k o principal problema da Xena é o medo (tal como eu) pk ela ontem tinha um miado assustado (revoltado tb, mas ela nem devia saber k existiam outros gatos no mundo) e provavelmente chegava-se a mim pk ela foge sempre p/ mim cada vez k sente perigo, so k tb deveria sentir o cheiro do outro.
;) Exactamente!
Ontem, deixei de raciocionar, acho k ainda hoje não recuperei o tico e o teco,
Então recupere o tico e o teco para funcionar: JÁ!!!! Gosta da sua Xena, não gosta?
mas e se um dia o sente? Será k me atacava?
E qual era o pior cenário? Ficar cheia de marcar de um ataque de gato? Bem... desde que não fosse uma modelo internacional... não haveria problema nenhum... :lol: :lol: :lol:

E ria... leve a vida com a levesa que ela merece. Encare TUDO que lhe acontece como uma experiência bem vinda... de braços abertos! Se correr tudo bem, ainda bem; se correr tudo mal,... ainda bem. Por todas as experiências que passar tem algo a aprender... Por favor, aprenda-o com um sorriso ;)

p.s.: Não há mais nenhuma estoriazinha para animar a XenaBastet, LuMaria :o
XenaBastet
Membro Veterano

quarta mar 08, 2006 4:39 pm

É verdade Patricia, arranhões da Xena já levei mts mas nunca dela assanhada e foi essa imagem k me fez tremer nas bases. Em casa já não ando de lentes, passei aos oculos... se algo correr mal... k do mal seja o menor.

Já me aconselharam a utilizar uma bisnaga p/ a "por na linha", mas nesta altura do campeonato penso k o mais sensato talvez seja um jornal. A agua de bisnagada deve assusta-la mais e o k eu kero não é assusta-la mais mas sim mostrar-lhe k kem manda sou eu.
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

quarta mar 08, 2006 5:02 pm

Na minha opinião, aquilo que faria é restringir a gata a um sitio com a sua caminha e bacio. Por exemplo na cozinha, onde faz as suas tarefas normais e pode estar um pouco com ela, ignorando-a, mas estando lá.

Não a deixe vaguear, nem esteja muito sujeita ao estado de ataque da gata.

Depois, tem realmente de se acalmar e de não mostrar medo. Não concordo com a água e jornais, pois eles não lidam bem com esse tipo de coisas.

Ela precisa de sossego, paz e acima de tudo que a deixem em paz.

Acredite que de tudo o que possa fazer, esta é a melhor maneira de reagir com um gato. Paz, sossego e não insistir com eles.

Ignore-a ! Faça as suas tarefas, sempre com a tal manta por perto caso ela vire bicho.
Se ela começar a querer atacar, bata as palmas e repreende-a alto "Xo", sem medos. Se ela continua, amande a manta para cima dela.

Tudo lhes passa de nós lhes dermos paz e sossego !

Acima de tudo, não os junte, nem passe muito tempo com um ou com outro. Faça a sua rotina e deixe-os sossegados !

Não se sujeite a muito stress ! Vá para casa a pensar, bem se esta miuda não se comportar ... Mas não insista com ela ! Ignore-a 100 % !

Dá-lhe o comer ! Limpa o bacio ! Nada de festas, ou palavras ou seja lá o que fôr.

Ignorar, dar paz e sossego !
patricias
Membro Veterano

quarta mar 08, 2006 5:06 pm

Então faça um basé!!! Comece a bater os pés e a gesticular alto... Assim ela vai compreender... espero eu! E se não compreender...? Ela é que vai ficar a perder!!!

MAS NÃO DEIXE QUE ELA COMPREENDA QUE PODE MANDAR!!!

Quem é que lhe dá a comida?

Quem é que limpa os cocós dela?

Quem lhe dá o mimo quando ela quer?

Essa pessoa TEM de dar também a educação! Tem de ser a Xena a entender isso e você também.

Vai-lhe custar? Sem dúvida nenhuma. Mas é para o bem da vossa vida. Se quiser fechesse na casa de banho e chore, mas à frente dela... NÃO!!!Tem de ter o controle de tudo.

Eu comprei uns pulverizadores (de plantas) para mandar aos meus... tenho-os para lá.... já faz tanto tempo que não os uso que devem de ter aranhas a sair em vez de água!!! :lol:

Vá... vamos a relaxar... faça uma pausa... diga uma piada... ouça outra... dentro de algum tempo tem de ir para o "inferno" e tem de ir ao seu melhor nível.

Bjs ;)
XenaBastet
Membro Veterano

quarta mar 08, 2006 5:16 pm

Eu tinha pensado em deixar a Xena sossegada numa divisão, o problema é k a minha casa tem poucas portas (a da rua, da wc e a do quarto) o resto é dividido por arcos. Resolvi deixar o Bongo no quarto e a Xena no resto (a wc está sempre fechada k as torneiras são dakelas tipo alavanca e a Xena já uma vez ao passar por baixo, abriu a torneira). O gato, não sei se é por ser macho e enorme mas tem um cheiro mt activo, a Xena deve senti-lo a leguas, ainda mais com a possibilidade de ir cheirar ao pe da porta. Espero é k ela não se resinta (deve resentir) por não ir dormir p/ o quarto, coisa k fazia sempre. A cama não era minha, era nossa.

Pois é verdade, está kuase na hora de regressar a casa, e eu estou mais calma, mas com a agilidade k ela tem deve ser dificil atirar o cobertor e faze-la permanecer lá.

Enfim...

Se eu ficar sem net, estarei de volta amanha, keira Deus k traga boas noticias, entretanto vou vendo as vossas respostas. Eu k achei k nenhum gato se viraria e atacava o dono assim... afinal não sou modelo unico.

Mais uma vez mt obg por td
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

quarta mar 08, 2006 5:49 pm

Gato no quarto é uma má ideia, pois ela realmente vai resentir ...

A manta não é só para a cobrir, mas para faze-la fugir ! Algo grande a vir ao seu encontro ...

Bem, então deixe-a no resto da casa ! Ignore-a ! Trate dela e a ignore !

O gato, a mesma coisa, trate dele e ignore !

Paz e sossego ! Vá com isso na cabeça, nada de festas, nada de palavras, nada de nada ! Paz e sossego ...

Caso ela comece com a história de ataque, umas palmadas e um berro, não se comporta, mande a manta.

Depois mais nada ! Paz e sossego ! Não há conversa nem cá mimos !

Os gatos são até parecidos com as pessoas. Quando estão de cabeça quente, o melhor é deixar arrefecer !
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta mar 08, 2006 5:56 pm

O gato persa está castrado?

E a Xena?

Lembre-se que a gata já lá estava em casa por isso não pode ser ela que fica fechada.

O facto dela não gostar de festas não é nada estranho.
Cada gato tem a sua personalidade e há muitos que por muitos anos que vivam connosco não gostam de colo.

O Valium pode ter o efeito contrário e em vez de acalmar a gata agitá-la ainda mais.

Ponha uma musiquinha ambiente suave, porque os gatos gostam, e acalme-se.

Não espere que os gatos gostem um do outro daqui a uma semana. Se calhar nem daqui a um mês.

E se a sua resposta para as minhas 1ªs perguntas foi Não, trate desses assuntos rapidamente .
XenaBastet
Membro Veterano

quarta mar 08, 2006 5:59 pm

É o k vou fazer... dar-lhe sossego, o espaço dela, o tempo dela e sem falinhas manças senão nunca mais levo o barco a bom porto. Tá bem k não chega lá num dia mas atrasar com palermices não pode ser.
Ela demanha parecia k estava a começar com o cio, o vet disse k agora talvez ela o aceitasse mas eu acho mt cedo p/ além de estarem os 2 "inteiros". E dp, acho k a Xena não vai achar graça kd vir um gatão tamanho familia. Se ela é a rainha da cocada vai ter k passar a coroa... não vai ser facil.

Bom, vou p/ casa enfrentar a situação.

Mt Obg a tds pela disponibilidade com k me deram o vosso conhecimento e experiencia.

Amanha trarei noticias, aceitaveis, espero.

Ate amanha
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta mar 08, 2006 6:37 pm

Os dois inteiros?

Então é preciso ainda mais cuidado senão vão nascer várias Xeninhas.

Provavelmente essa situação deve-se mesmo a isso.

Um gato inteiro a invadir o espaço de uma gata com cio. :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
XenaBastet
Membro Veterano

quinta mar 09, 2006 9:53 am

Bom dia,
Já falei com o vet p/ tratar já da castração do Bongo. Tive algum receio de fazer-lo logo pk eram mts mudanças de uma vez só, mas já k ele está mais k ambientado, vou fazer já a marcação. Hoje kd ligar ao vet p/ contar como está a correr a apresentação, já marco.

Acabei por não dar o valium, chega de mudanças e de sensações estranhas.

Bom, ontem entrei em casa, andei por lá na boa, falei com ela pk ela não me atacou, até me pediu festas, tratei da comida, sentei-me no sofa a ver tv, e kd abri um maço de tabaco o barulhinhodo plastico fe-la vir p/ o pe de mim pedir brincadeira (encontrei um beneficio no tabaco) e td estava dentro dakilo k se pode chamar normal. O meu amigo foi buscar o Bongo ao quarto, ao colo e a Xena ficou a olhar, mas sem atitude de atake e kd se encaravam o Bongo até desviava o olhar, td sem confrontos. Até o Bongo ir p/ o chão e se dirigir p/ a comida, aí sim a Xena refilou (agora parece uma gatinha abandonada a comer, deve ter medo k o outro coma a comida dela). Hoje de manha foi td normal tb mas o meu amigo disse p/ trocar, ou seja, deixar a Xena no quarto e o Bongo na sala, não gostei mt da ideia pk ela é k ficou confinada ao espaço mais pek. mas ele disse k ela tem k se habituar a dividir espaços, até pk ontem ela entrou no quarto a medo, kd o Bongo estava ao colo, sempre atenta, tal e qual como se estivesse a entrar em territorio k já não é dela.

Eu já estou mais calma, espero k hoje ela esteja calma como ontem. Não me parece k keiram o confronto... desde k o Bongo não se aproxime da comida.

Acho k dei mais um passo e a minha Xenita tb, o Bongo está na boa.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mar 09, 2006 9:57 am

Boa Xena ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

quinta mar 09, 2006 10:23 am

Xena:

Até que enfim algumas boas notícias!!! ;)

Parece que as coisas se estão a ncaminhar no bom sentido... Ainda bem! Apesar de não lidar muito com gatos, acho que tens por aqui excelentes conselhos... Agora é ter coragem e segui-los! Não desanimes e acima de tudo mantém a calma, pois apesar de nós por vezes não nos apercebermos os animais sentem a nossa ansiedade, muitas vezes antes mesmo de nós nos darmos conta de que estamos ansiosos...

Coragem e vai dando notícias! ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
patricias
Membro Veterano

quinta mar 09, 2006 10:58 am

AINDA BEM!!!! :lol:

Eu estou com o seu amigo! Quando adoptei o Lucky fiz uma coisa que sempre "ouvi" aqui que não se devia fazer: deixei-o entrar pelo próprio pé, cheirar onde queria cheirar; ir para onde queria ir! E mais, quando a Tri começou a bufar, eu ralhava com ela! Era o que me faltava, deixar que a rainha da cocada manda-se lá em casa. Sou eu que limpa os cocós (às vezes é o meu namorado que os limpa), sou eu que lhe paga o comidinha, que os leva ao vet.... Sai todo do meu bolso, portanto! Que dita as regras lá de casa sou eu (e ouço o que o meu namorado tem a dizer, mas a decisão é minha)!

Atenção Xena: o processo ainda não passou, é provável que ainda sinta retrocessos no comportamento da Xeninha... :?

Hoje aconteceu "outra": o raio do Lucky, que regra geral não é de morder, estava-se a "afiambrar" às costas da Tri. Era o que faltava! Quando eu não estou, não vejo, eles que se entendam. Mas agora à minha frente... :o Levou logo um raspanete.

Vou ver se encontro um livro muito bom (que eu tenho a sensação de que foi uma das Lu's que indicou aqui à tempos) hoje à noite, casa. Foi um livro que "me abriu os olhos" para a forma de estar a criar as minhas crianças lá de casa.

Bjokas,
Patrícia

p.s.: Xena, já lhe respondi ao pm. Mais uma vez, desculpe-me por não ter respondido logo.
Responder

Voltar para “Gatos”