Caça ou não eis a questão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mar 08, 2006 1:00 pm

Eu não posso concordar com a caça quando vejo 4 ou 5 caçadores, a exibirem orgulhosamente os 36 javalis que caçaram nessa tarde, como eu já vi numa foto de uma amiga minha, aqui há uns anos, o pai dela e outros 3 ou 4 caçadores todos orgulhosos com o seu feito...
Uma arma de fogo e um animal, nunca é uma luta justa, luta justa é sim um leão e uma gazela, um tem força, outro tem velocidade e destreza, ganha o melhor...

O Homem é o único ser vivo que não possui defesas naturais, em comparação com os restantes animais, o Homem é uma aberração ;)

Agora se me disserem se gosto de carne de caça... gosto sim, e se possível prefiro essa à de talho, é muito mais saborosa... Perguntam-me se tenho pena dos animais de cativeiro, sim, tenho, e muita, mas não consigo deixar de comer carne, sinto necessidade de comer carne, o meu organismo "pede" carne, e nunca comi nada que a substituísse, portanto vou continuar a fazê-lo, e não é hipocrisia, é uma necessidade...

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
amoc
Membro
Registado: segunda mar 06, 2006 4:41 pm

quarta mar 08, 2006 3:42 pm

Zahira Escreveu: Amoc, não fale do que não sabe. Quando lhe digo que apresento alguns é porque são pessoas com quem convivo diariamente e com quem já cheguei a ir á caça centenas de vezes por isso conheço muito bem os seus habitos em relação ao assunto.
A Zahira não entendeu o que eu quis dizer. :? Quando eu digo que sabe bem que isso é impossível, é porque sabe que dificilmente eu irei aceitar a sua proposta. Primeiro porque não irei fazer quilómetros para comprovar uma coisa que vi num fórum. Depois mesmo que o fizesse, e dado que não gosto da caça, dificilmente iria convosco até lá. E mesmo que fosse, pode sempre haver a tendência de ser mais certinhos na presença de estranhos.
Eu acredito que o seu marido seja um caçador correcto. Nunca disse o contrário. Nem nunca disse que não acreditava que os seus amigos não o fossem. O que eu quero dizer é que a maioria que eu conheço, e as pessoas com quem falo também não conhecem caçadores correctos, que cumpram todas as normas. Com isto não queria dizer que não acredito que existam. Penso é que são muito poucos.
Zahira Escreveu:
Outra afirmação feita sem conheçimento de causa. Quem lhe disse a si k a origem de ter um cão, não cadela, é a caça? Não sei se sabe o Perdigueiro é um cão com instinto de caçador, mesmo k nunca tenha ido á caça não perde esse instinto. A questão foi juntar o util ao agradavel, um cão de companhia e de caça. Teria mais sorte? o que sabe voçe da sorte do meu cão? Mais uma vez lhe digo, nunca fale de um coisa sem conhecimento de causa
.
Esta afirmação é com conhecimento de causa. Não estava a falar do seu cão. Estava a falar da cadela que estava sempre a parir, da tal senhora do caçador. O marido dela comprou a cadela para a caça, e por esse motivo também não a quer esterilizar.
Zahira Escreveu: Felizmente que nem todos os caçadores são como o seu avô :roll: Pelo menos os que eu conheço.
Felizmente que não. Mas infelizmente todos os que eu conheço são. E atenção que nenhum é amigo do meu avô.
Zahira Escreveu: Agora pergunto eu....como é que uma pessoa tão defensora dos animais que passou a vegetariana, consegue cozinhar carne para o marido? :o não tem pena do animal que foi morto, por alguem não por si claro :roll: , k cozinha para ele? ou ele vai jantar ao restaurante todos os dias? :o
Nunca me disse defensora dos animais. Não me considero defensora.
Sim, gosto de animais e trato muito bem todos os que me vêm parar ás mãos. Também ajudo todos aqueles que posso, e sofro por aqueles que não posso ajudar.
Defensor dos animais para mim são aqueles que trabalham em associações e lutam todos os dias contras as leis que estão mal neste país. Contra as pessoas que maltratam os animais. Esses sim são defensores. Os meus parabéns para eles. Espero que um dia também o seja…

Quanto a cozinhar carne, não me faz confusão nenhuma. Primeiro porque raramente o faço. Ele a maioria das vezes cozinha para ele. Outras vezes também come como eu. E mesmo quando cozinho, sei que se não o fizesse ele comia na mesma. O mais que posso fazer é tentar puxá-lo para ser também, como tenho feito. Não é só pelos animais, é também pela saúde.

Zahira Escreveu:
Já agora para ter uma ideia do que se come..

http://www.themeatrix.com/portuguese/

Depois diga-me se vale ou não a pena caçar
O vídeo está muito giro. Muito bem feito. :)

Respondendo á pergunta, não. Acho que não. Vale a pena tratar os animais que temos em cativeiro em condições e ao ar livre, vale a pena respeitá-los. Isso é que os governantes deveriam de corrigir. Mas infelizmente a vida está para os grandes…

Já que não podemos deixar todos os animais viver livremente, na minha opinião caçar, a menos que arranjassem outra solução para garantir que os cães não são usados como máquinas (ou pior, lixo), que os caçadores respeitassem a época de caça e os animais a caçar, que respeitassem a quantidade, etc… Caçar só se puser em causa alguma espécie. E a caça feita por autoridades competentes (e decentes) para garantir que não acontecem situações como as que se vêm hoje em dia.
Para mim isto seria o correcto. Sei que é injusto para uns, mas infelizmente é a velha história… por causa de uns padecem os outros…
:?
amoc
Membro

quarta mar 08, 2006 3:59 pm

FBC Escreveu:
Acho que é uma pena os animais de aviário não poderem conhecer o que é viver em liberdade. Mas ao menos podemos deixar os que vivem em liberdade, vive-la em paz.
Pois, mas por cada javali que se come (que viveu em liberdade) é menos um porco que se come (que viveu em cativeiro em condições que todos nós conhecemos) e se a caça ao javali aumentar, como tem acontecido nos ultimos anos, a criação de porcos diminui ( se num restaurante pedir javali já não pede porco). è claro que não é possivel (infelizmente) deixarmos de comer porcos e alimentarmo-nos só de javalis caçados.
Eu, pessoalmente, tento comer sempre animais caçados ou criados em semi liberdade.
Não é por esse motivo que vou achar que a caça está bem. Então deveria tratar-se os animais em cativeiro em condições. A caça na minha opinião continua errada. Mas se quiser, sim, do mal o menos.
FBC Escreveu: Quantos aos cães, não há nada que um cão de caça goste mais do que caçar ( e mesmo muitos cães que não são considerados de caça)
Não tenho a menor dúvida. Estamos de acordo. Basta conhecer um bocadinho os cães para perceber o quanto eles gostam de caçar. Não condeno usar cães na caça (desde que bem tratados claro).
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta mar 08, 2006 4:07 pm

Eu não posso concordar com a caça quando vejo 4 ou 5 caçadores, a exibirem orgulhosamente os 36 javalis que caçaram nessa tarde, como eu já vi numa foto de uma amiga minha, aqui há uns anos, o pai dela e outros 3 ou 4 caçadores todos orgulhosos com o seu feito...
eu tambem detesto esse tipo de caça (mas se n~~ao poser em causa a populaç~~ao de javalis nao posso ser contra) e sou um amante da caça a corricao que ´´e a caça mais justa que existe, no entanto e esta ultima (a caça a corricao) que esta a ser mais perseguida pelos pseudo defensores dos direitos dos animais e com o epoio de alguns pseudo caçadores (que no fundo nao passam de atiradores)
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mar 08, 2006 4:19 pm

FBC,

Que tipo de caça é essa? Não conheço, ou se calhar até conheço, mas não com esse nome!!!

Já agora, é como a caça em coutadas, os animais são libertados para morrer... Não concordo, detesto :evil: :evil: Eles não têm hipóteses, é como na largada de pombos... :evil: :evil: :evil:

Se querem caçar façam-no em terreno livre, sem que os animais estejam confinados a um espaço restrito, sempre têm a hipótese de fugir e os caçadores têm de se esforçar para os encontrar e para os matar!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
amoc
Membro

quarta mar 08, 2006 4:24 pm

LuMaria Escreveu:
amoc Escreveu:Estará a quer fazer querer que todas as pessoas que comem carne seriam capazes de matar?
Todos nós somos capazes de matar! Até eu que deixei a carne. Chama-se instinto de sobrevivência. Até carne humana já se comeu para salvar a propria vida.
Quando é a nossa vida que está em jogo, é o animal que nós somos que nos salva. Sentiria-me profundamente idiota, se morresse à fome porque não sou capaz de matar.

Quanto a ter preguiça de aprender a comer sem carne ou não ter paciência nem tempo para cozinhar coisas diferentes... Já ouvi desculpas bem mais válidas e menos futeis.

Olhe LuMaria, que eu saiba não fui agressiva nem grosseira consigo. Portanto agradeço que não o faça comigo. O facto de não termos a mesma opinião ou não estar a entendermo-nos, não implica que passemos á batatada e sejamos rudes.

Provavelmente todos nós somos capazes de matar por instinto de sobrevivência, como ultimo recurso. Não está provado (nem seria possível provar) portanto não se pode falar pelos outros. Mas mesmo que assim seja, nem todos nós somos capazes de matar quando não temos necessidade absoluta de o fazer.
Carne humana já se comeu sim, para salvar a vida. Mas depois de a pessoa ter morrido sem que quem a comeu a tenha matado.
Agora se alguma pessoa (sem falar em tribos canibais) matou um humano para não morrer de fome, é lá com ela. Não seria capaz de matar outra pessoa para não morrer á fome. Nunca mais teria paz de espírito.
Se a LuMaria se sentiria idiota por morrer á fome para não ter de matar é lá consigo. E tem o seu direito de achar os outros idiotas. Mas isso não quer dizer que tenha razão.
Todos nós temos a nossa razão, não quer dizer que seja sempre a mais correcta.

A LuMaria já tentou chamar-me hipócrita, e agora não vejo necessidade em chamar-me preguiçosa e fútil.
Se não concorda comigo ou não acredita no que digo, diga simplesmente isso. Não vejo necessidade em insultar os outros.
Ninguém falou que tinha preguiça em aprender. Simplesmente é uma aprendizagem que leva o seu tempo. É preciso estudar os alimentos e a sua conjugação, é preciso aprender a cozinha-los. Depois é preciso habituar o corpo a esses alimentos. Legumes e vegetais quando não somos habituados de tenra idade a comê-los, em adulto geralmente custa bastante.
Sinceramente fico é com a sensação que a Luísa ou não é vegetariana. Ou é, e teve quem a ajudou, ou nunca foi carnívora. Porque não consegue entender o que diso, e dá a entender que para si foi muito simples e básico. Se assim é, dou-lhe os meus parabéns porque é a primeira pessoa que encontro que diz que mudar de carnívoro para vegetariano sem ajudas, não custou nada.
E se assim é, lembre-se que não somos todos iguais.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta mar 08, 2006 4:31 pm

Pois é... os anos passam e os argumentos são sempre os mesmos.

Não vou discutir aqui nada, apenas relembrar que a caça é uma actividade regulamentada e legal. Se levanta questões morais, haverá outras tantas actividades que as levantam de igual forma.
Uma coisa seria agradavel, que os argumentos de quem é anti-caça fossem sólidos e fundamentados ao contrario do que leio, pois com um simples sopro caem por terra.

Passem bem e continuem a brincar às casinhas.

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta mar 08, 2006 4:41 pm

Gostava apenas que um caçador me explicasse em que se baseiam para denominar a caça como um desporto.
Obrigada.
Cumps
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mar 08, 2006 4:53 pm

Amoc, se fui indelicada consigo peço desculpa porque não era a intenção e também não me parece que o tenha sido. Não chamei ninguém de idiota, apliquei o termo a mim e a mais ninguém e numa determinada situação.
Continúo a achar certas atitudes hipócritas sim e enquanto não houver uma explicação coerente assim será. Todos nós uma ou outra vez somos hipócritas não é um insulto à pessoa, mas sim a determinada situação.
Eu sei que as pessoas são diferentes, mas o deixar de comer carne se não for por imposição não me parece que seja fonte de tão grandes problemas assim.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

quarta mar 08, 2006 6:15 pm

A Zahira não entendeu o que eu quis dizer. Quando eu digo que sabe bem que isso é impossível, é porque sabe que dificilmente eu irei aceitar a sua proposta. Primeiro porque não irei fazer quilómetros para comprovar uma coisa que vi num fórum.
È pena ;) teria todo o gosto em recebe-la e tentar com k visse k nem todos os caçadores são como os que conheçe ;)
Esta afirmação é com conhecimento de causa. Não estava a falar do seu cão. Estava a falar da cadela que estava sempre a parir, da tal senhora do caçador. O marido dela comprou a cadela para a caça, e por esse motivo também não a quer esterilizar.
Peço então desculpa, pensei k se referia ao meu cão :?

Repare na caça, dá-se a opturnidade do animal fugir. Se algum caçador lhe dizer que acerta em todos os animais que aponta estara á mentir. Quantos e quantos caçadores experientes eu já vi falhar a peça.?

Todo o animal que é caçado é para consumo, quer da pessoa k o caça ker de outros.É a actividade mais actiga que há, pois não podemos eskeçeer k os nossos antepassados eram assim k sobreviviam e se nunca tivessem caçado, e já na altura tb usavam armas, não as de fogo mas setas, hoje em dia não havia humanidade. Alem disso continua a existir animais.

Sou contra sim a caçar animais em via de extinção, isso sim é caça por divertimento.
Já agora, é como a caça em coutadas, os animais são libertados para morrer... Não concordo, detesto Eles não têm hipóteses, é como na largada de pombos...
Xuga, mesmo nas largadas os animais conseguem fugir. Raramente ou nunca são largados um numero de peças e o mesmo numero exacto apareçe morto. Eu por acaso vi isso numa largada de Perdizes, em que foram largadas, se ñ me engano, 180 e só 100 foram mortas, as restantes 80 ficaram em liberdade ;)
Gostava apenas que um caçador me explicasse em que se baseiam para denominar a caça como um desporto.
Obrigada.
Cumps
Bita, a caça é um desporto tal e kual como é o atira aos pratos, como o tiro ao alvo e etc..É uma actividade em que ñ só existe esforço fisico como existem regras ;)
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

quarta mar 08, 2006 6:19 pm

Zahira Escreveu:
Já agora, é como a caça em coutadas, os animais são libertados para morrer... Não concordo, detesto Eles não têm hipóteses, é como na largada de pombos...
Xuga, mesmo nas largadas os animais conseguem fugir. Raramente ou nunca são largados um numero de peças e o mesmo numero exacto apareçe morto. Eu por acaso vi isso numa largada de Perdizes, em que foram largadas, se ñ me engano, 180 e só 100 foram mortas, as restantes 80 ficaram em liberdade ;)
Estas perdizes de cativeiro que acabam soltas, não são nada "saudáveis" para uma eventual população de perdizes selvagens que exista na área
;)
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

quarta mar 08, 2006 6:20 pm

;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mar 08, 2006 6:29 pm

Bita, a caça é um desporto tal e kual como é o atira aos pratos, como o tiro ao alvo e etc..É uma actividade em que ñ só existe esforço fisico como existem regras
A única diferença é que o alvo é um ser vivo e talvez merecesse mais respeito do que ser considerado "peça".
Bem sei que é uma questão de semantica, mas como é a falar que a gente se entende, esta designação parece pouco digna para a morte de um animal.
Sei que há males maiores, mas esta de desporto também não entra.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta mar 08, 2006 6:42 pm

Reformulo então a minha questão:
Quais são as regras do dito desporto?

A caça é reconhecido como desporto por qual entidade?

Existem torneios ou campeonatos entre clubes? e se sim como é que isso se processa? Ganha quem tiver mais presas? quem tiver cumprido escrupulosamente as regras? Quem é que ajuiza a competição caso esta exista?

Quem avalia o desempenho dos atletas?

O que é considerado um bom atleta praticante de caça?

E ja agora qual é o objectivo maximo de um praticante da dita modalidade?
Cumps
amoc
Membro

quarta mar 08, 2006 9:50 pm

Tudo bem LuMaria, acredito que não tenha sido sua intenção. ;)

Eu não chamo hipocrisia. Acho que não é o termo mais correcto. Talvez outro nome qualquer…
Para ser hipocrisia não haveria ninguém no mundo que gostasse de animais, o que não é verdade.
Para ser hipocrisia teria que dizer que gostam muito dos animais e depois trata-los mal, isso sim seria hipocrisia. Seria mostrar que gostam quando no fundo não gostam.

Quem compra e come carne não tem culpa que quem a produz não tenha tratado dignamente os animais abatidos. Comem para viver, porque lhe incutiram esse costume. O facto de comer carne não significa que se divirta a matar animais e que se estivesse na indústria de criação de animais para abate os trataria da mesma forma. É isso que distingue quem gosta ou não de animais.
Não temos culpa que no mundo se faça as atrocidades que se fazem aos animais por diversão, para o bem-estar do homem, para se conseguir mais lucros. Não se pode colocar todos dentro do mesmo saco.
Mesmo que o homem deixasse de matar animais, os próprios animais continuariam a matar-se uns aos outros. Infelizmente é a lei da vida deste planeta. Não gosto da ideia mas não estou contra (que remédio… :roll: ). Mas o ser humano tem cabecinha, sentimentos e tecnologia para poder fazer as coisas sem causar sofrimento (ou pelo menos muito pouco). Se não o fazem não é por isso que me sinto mal comigo própria. Sei que compro coisas que podem muito bem provir de animais que sofreram e foram torturados para eu as ter (como a ração que dou aos meus cães), mas eu não tenho culpa disso. Tenho que ter as coisas e sei muito bem que poderia as ter sem que esses animais tivessem passado por isso. A culpa é de quem os torturou e das autoridades que não fazem nada para corrigir. Evito sim comprar coisas que provêm de animais que não era necessário matar, como vestuário e calçado em pele, marfim, óleo de vison, enfim… derivados de animais que não são usados para alimentação. É isso que me distingue dos outros. Não mato, não maltrato, não torturo, e evito “coisas” de animais para fins supérfluos. Trato os animais com amor e respeito, e tenho a certeza que se todos fossem como eu, pelo menos nesse aspecto o mundo seria melhor.

E já agora, não vamos justificar um acto errado dizendo que existem outros piores. Se ambos estão errados devem ser ambos corrigidos.

Com isto já me alonguei demais. Peço desculpa se me tornei maçadora.
:oops:
Responder

Voltar para “Cães”