Em rigor não há em Portugal competições de caça propriamente ditas. Em Espanha sim.bita322 Escreveu: Neste momento continuo sem saber se ha clubes de caça, se ha competições de caça, se ha premios para caçadores, se havendo premios como é que eles são atribuidos, como e quem ajuiza o que é um bom ou mau praticante, se ha orgãos desportivos reguladores da modalidade, qual o objectivo maximo da caça para um praticante da dita modalidade...
Cumps
Contudo a meu ver esse tipo de competição em nada dignifica esta actividade, uma vez que o vencedor é aquele que durante um determinado nº de horas conseguir um maior numero de abates. Ora isto para mim não é caçar.
Para mim o acto de caçar não se justifica pelo nº de capturas, mas sim pela qualidade dos lances.
A orografia, a vegetação, as condições climatericas, a forma como os cães evoluem no terreno, a forma como os cães o abordam, a forma como os cães interpretam e se adaptam essas variantes( que podem mudar a cada instante), a forma como os cães fazem a paragem, a forma como os cães esperam pelo caçador, a forma como os cães depois fazem o cobro e um numero infitino de circunstancias, fazem toda a diferença no culminar de um dia de caça.
Ha provas para cães de caça, nomeadamente para cães de parar. As provas de rasto em Portugal não teêm tradição
Estas organizadas pelo CPC ou por clubes. Podemos distinguir vários tipos de provas, com ou sem abate, mas sem duvida a que nos poderá dar uma imagem mais concreta devido aos seus regulamentos, da arte venatória são as Provas de Sto Huberto. Não se pode esquecer que estas são provas ou seja uma tentativa in vitro, de concretizar certos aspectos, da realidade.
Neste site (embora sendo em Espanhol) poderá encontrar a definição de alguns tipos de provas, bem como os seus regulamentos: http://www.field-trial.tk/
Tiago