"A Encantadora de Cães"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

segunda fev 27, 2006 9:30 am

Gostaria que, quem já leu, comentasse este livro, " A Encantadora de Cães".
Se utilizaram outros livros de treino com os vossos animais, agradecia que dissessem quais, e os resultados obtidos.
marciamachado
Membro Veterano
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

quinta mar 02, 2006 10:56 am

Onde obtive resultados espectaculares com o método descrito no livro "A Encantadora de Cães" foi em relação ao comportamento entre as minhas duas cadelas. Tenho uma cadela Labrador de 4 anos e em Setembro trouxe para a minha casa um cadela Pastor Alemão com a mesma idade, que estava com o meu pai. As duas cadelas sempre se conheceram desde pequenas, pois passavam alguns fins-de-semana juntas. O comportamento da P.A. relativamente à Labrador era, o que pudemos chamar, de dominante. Quando chamavamos a Labrador, a P.A. imediatamente lhe "mordia" no dorso. Apesar de verbalmente contrariarmos este comportamento nada se alterou. Outra situação que ocorria era quando mandava uma bola para a Labrador ir buscar. Nesta situação a Labrador passou a nem sequer dar um passo, pois já sabia que P.A. lhe rosnava e mordia no dorso (levemente), se esta se dirigisse à bola.
Vendo que a situação não melhorava e que não me agradava nada. resolvi contrariá-la da pior forma, prendi a P.A. e levei-lhe ao pé a Labrador. O resultado foi desastroso, envolveram-se numa luta bastante má, mesmo com a P.A. presa, não conseguindo eu separá-las. A partir daí as lutas eram constantes motivadas por coisas insignificantes, do tipo eu chamar a Labrador e dar-lhe uma festa.
Estive quase a ponderar desfazer-me da P.A. ou afastá-las por uns tempos. Algumas pessoas diziam-me que não deveria intervir, pois as lutas decidiriam quem seria a líder, e quando isso ficasse decidido cessariam. Não acreditei muito nisso, e além disso já tinha as cadelas todas mordidas e não estava mais para tolerar aquela situação. Uma amiga aconselhou-me então este livro, apliquei todas as regras que ele aconselhava para resolução deste tipo de problemas. Segundo a autora, as lutas entre cães para estabelecimento de liderança, não têm qualquer sentido porque esse cargo deve ser sempre ocupado pelos humanos e nunca pelos cães. Deveria então mostrar-lhes que eu era a líder e que o lugar não estava vago para mais ninguém. E através do livro foi o que fiz. A autora refere mesmo que após 15 dias de aplicação do seu método, os problemas de liderança desaparecerão. E foi o que aconteceu, não houve mais lutas, nem sinais fortes de dominância. Parecia um milagre. É claro que todos os dias tenho que aplicar as regras simples do método, porque segundo a autora e pelo que já constatei, os cães estão permanentemente a ver se podem subir na hierarquia, e a minha cadela P.A. é um claro exemplo disso. Mas mais contente fiquei quando há uns meses dei com as minhas cadelas a brincar uma com a outra. Coisa que nunca pensei que fosse acontecer.
Recomendo vivamente a todos os amantes de cães que leiam o livro, pois vão compreender os comportamentos dos vossos animais e saber como lidar com eles. As situações que pareciam perdidas afinal têm uma solução fácil que passa apenas por um conjunto de regras que temos que aplicar no nosso dia-a-dia, tudo porque os animais não falam a nossa língua, nós é que temos que falar a deles.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quinta mar 02, 2006 12:01 pm

Eu li o livro e usei nos meus cães.
Obtive resultados significativos ;)

A escritora desse, Jann Fennel, escreveu um outro, que logo que possa vou comprar, agora não me lembro o nome ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
marciamachado
Membro Veterano

sexta mar 10, 2006 10:07 am

Mais alguém leu o livro? Em que situações obtiveram resultados?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mar 10, 2006 11:10 am

Este parece-me um tema interessante e adorava que pessoas realmente experientes o podessem discutir.

Já li o livro três vezes. Aluguei N documentários sobre lobos e cães, li com fartura. Pesquisei na Net opiniões sobre esta senhora e falei com os meus pais que vivem em Londres e me confirmaram que realmente é considerada uma pessoa muito prestigiada pelo seu envolvimento com os cães.

Posto isto decidi aplicar o método. Estou fascinada. Para já, estou de facto impressionada como se podem resolver certas situações de forma tão simples. No meio disto tudo, até eu aprendi a não ser tão impaciente.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
marciamachado
Membro Veterano

sexta mar 10, 2006 11:44 am

LuMaria,
Talvêz ajudasse dar a alguns exemplos da sua experiência com este métodos.
Pois ... gritos, pancada e impaciência, não entram neste método :)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mar 10, 2006 11:58 am

Não grito Marcia, esse nunca foi um defeito. Odeio gritos. Mas sou muito impaciente, se já podia ter ontem não entendo porque é que hoje ainda não tenho.

Básicamente já consegui que aguardem pacientemente a minha passagem e só depois passam elas. Consegui controlar a saida para a rua. Onde moro habita uma colónia de gatos e cada vez que saio a porta a rua está pejada de gatos. As cadelas ficavam possuidas e controlá-las implicava um enorme esforço fisico. Agora ficam excitadas mas os latidos e a perseguição acabaram.
A minha loira, que me mordeu às uns tempos e volta e meia rosnava, acabou com isso.
Estou a notar grandes progressos nos encontros com cães desconhecidos e a minha cadela mais velha. Depois de colocar em prática algumas dicas noto que ela passa e ignora e se o outro cão vem ter com ela a aceitação está muito melhor. Continúa a ter um péssimo relacionamento com boxers. Tenho dois na rua e não tolera sequer a visão deles. Com o tempo, penso que as coisas melhorem.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”