Caça ou não eis a questão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta mar 10, 2006 1:24 am

bita322 Escreveu: Neste momento continuo sem saber se ha clubes de caça, se ha competições de caça, se ha premios para caçadores, se havendo premios como é que eles são atribuidos, como e quem ajuiza o que é um bom ou mau praticante, se ha orgãos desportivos reguladores da modalidade, qual o objectivo maximo da caça para um praticante da dita modalidade...
Cumps
Em rigor não há em Portugal competições de caça propriamente ditas. Em Espanha sim.
Contudo a meu ver esse tipo de competição em nada dignifica esta actividade, uma vez que o vencedor é aquele que durante um determinado nº de horas conseguir um maior numero de abates. Ora isto para mim não é caçar.
Para mim o acto de caçar não se justifica pelo nº de capturas, mas sim pela qualidade dos lances.
A orografia, a vegetação, as condições climatericas, a forma como os cães evoluem no terreno, a forma como os cães o abordam, a forma como os cães interpretam e se adaptam essas variantes( que podem mudar a cada instante), a forma como os cães fazem a paragem, a forma como os cães esperam pelo caçador, a forma como os cães depois fazem o cobro e um numero infitino de circunstancias, fazem toda a diferença no culminar de um dia de caça.

Ha provas para cães de caça, nomeadamente para cães de parar. As provas de rasto em Portugal não teêm tradição
Estas organizadas pelo CPC ou por clubes. Podemos distinguir vários tipos de provas, com ou sem abate, mas sem duvida a que nos poderá dar uma imagem mais concreta devido aos seus regulamentos, da arte venatória são as Provas de Sto Huberto. Não se pode esquecer que estas são provas ou seja uma tentativa in vitro, de concretizar certos aspectos, da realidade.
Neste site (embora sendo em Espanhol) poderá encontrar a definição de alguns tipos de provas, bem como os seus regulamentos: http://www.field-trial.tk/

Tiago
Última edição por FAbarm em sexta mar 10, 2006 2:12 am, editado 1 vez no total.
A forma é a imagem plástica da função
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mar 10, 2006 1:36 am

FAbarm Escreveu:a que nos poderá dar uma imagem mais concreta da arte venatória são as Provas de Sto Huberto.
Onde as peças são "adormecidas", colocadas no meio de um determinado terreno e depois vão lá com cãezinhos e matam-nas?

É isso que a caça é?

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mar 10, 2006 1:46 am

amoc Escreveu: Pois, mas também existem carnes no talho proveniente de indústrias que tratam os animais em condições. E quantas presas não existem que sofrem nas mãos dos maus caçadores? E quantos cães? Acho que se vamos falar no lado negativo da má industria, então temos de a comprar com o lado negativo da má caça.
Industrias que tratam bem os animais? Lamento desiludi-la mas não há nenhuma industria que trate nenhum animal tão bem como a natureza!

Quantos cães que sofrem em caçadores? Pessoalmente conheço vários caçadores e não vejo nenhum cão a sofrer. Aliás, ja a convidei a vir cá a casa ver a vida cruel que os meus levam.

Há cães maltratados pelos caçadores? Pois os há ... há cães que são abandonados no fim da epoca de caça? Pois os há ... mas usando as suas comparações, compare-os com os que são abandonados nos grandes centros citadinos na epoca de ferias? Ah pois é

Existe o bom e o mau nos dois, e para mim o mais certo seria o lado bom da criação de carne. Se formos a comparar as indústrias boas e os caçadores bons, então prefiro as indústrias boas.
E prefere porque? Diga-me lá o que é uma industria boa e de que maneira é melhor que a natureza?
Há que lembrar que matar um animal com um tiro não é assim tão simples. Dá-se um tiro, o animal morre e pronto. Quantos e quantos (principalmente as vitimas dos maus caçadores, mas não só) não vão parar á boca dos cães ainda com vida? E quantos não chegam ao caçador ainda em sofrimento? E quantos ainda não morrem lentamente durante dias com uma infecção porque nem os cães o encontraram nem o caçador? Para além do sofrimento em que podem deixar os filhos?
Que filhos? Como já lhe disseram a caça decorre num tempo diferente da epoca reprodutiva de modo a evitar essas mesmas situações (perda da prole por perda dos progenitores)?

FBC Escreveu:Pelas discussões que costumo ter relacionadas com este assunto, chego sempre à conclusão que o que incomoda os “defensores dos direitos dos animais” (não digo isto com menosprezo pois considero-me um acérrimo defensor dos animais) é o prazer que o caçador sente ao caçar. Mas, atacar o prazer dos outros, só por si e sem mais argumentos, é algo de desprezível como argumentação.
Pois é Francisco, é gentinha que cresceu na cidade e com os "principios" que a nossa sociedade pseudo-metropolitana tenta nos incutir, bem como as famosas quintas pedagogicas ...

E o mais curioso é que nunca se lembram da pesca ... onde o sofrimento dos peixes é muito maior (asfixia) ... será que é por não serem fofinhos e não terem os bébés na toca?

Saudaçoes,
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

sexta mar 10, 2006 9:15 am

Pois é Francisco, é gentinha que cresceu na cidade e com os "principios" que a nossa sociedade pseudo-metropolitana tenta nos incutir, bem como as famosas quintas pedagogicas
Apesar de ter nascido na cidade, provenho de uma familia de caçadores, e apesar de ñ ser nehuma conheçedora absoluta na materia, tenho os meus conheçimentos é por isso que, eu acho, que as pessoas deviam primeiro ter algum conheçimento na materia, para então depois poderem debater. Uma coisa é a opinião que cada um tem sobre o assunto, outro é dizerem coisas sem nexo. Essa então de matar as femeas e deixar filhos orfão.... :roll:

Não falam da pesca, pk provavelmente somos um pais de pescadores e falar mal sobre essa pratica seria ofender as pessoas que lhes coloca o peixinho na mesa. É que se ñ houver caça, ñ faz diferença, vão ao talho, por isso podem falar mal do caçador ou da caça, mas sem a pesca ñ há peixinho para ninguem, logo..é melhor não falarem do tema :lol: :roll:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mar 10, 2006 9:47 am

Obrigado pela definição de "arte". A vida é sob todos os aspectos o bem mais precioso que qualquer criatura tem. Acabar com ela não pode ser uma arte. Mas lá está, no mundo dos animais irracionais tudo é diferente. Tudo é permitido, afinal são apenas "peças".

Mas também isto não interessa para nada.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sexta mar 10, 2006 10:50 am

Olá a todos os animais da espécie humana,

Só escrevo para relembrar a todos o que somos.....

Somos Animais!

Já agora, Será um jogo de futebol uma caçada?
pensem no espirito da matilha...num jogo de futebol.....e o GOLO!!!...
...a pontaria certeira .... o tiro!!!!"tiro certeiro".......

TUDO ISTO FAZ-me lembrar um gatinho a brincar com a bola.....porque o gato brinca com a bola?

Pk é o I N S T I N T O de caçador...do gato, das pessoas, dos leões..etc.

MESMO OS QUE NÃO SE DIZEM CAÇADORES.....O SÃO!!! AINDA QUE NÃO CAÇEM

Canary
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta mar 10, 2006 11:28 am

CanarY por mais que me esforce, não consigo perceber a sua logica!

Somos todos animais, ok estou de acordo, agora o futebol , a bola na baliza e o gatinho a brincar com a bola....... e o remate ...somos todos caçadores!!!????
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
canary
Membro Veterano

sexta mar 10, 2006 12:09 pm

Vou tentar explicar de outra maneira:

OS SERES HUMANOS SÃO SERES SEXUADOS, AINDA QUE SE ABSTENHAM DA PRÁTICA DO SEXO.

Canary
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mar 10, 2006 12:16 pm

OK, respondendo de uma forma normal e educada: Somos predadores natos, se utilizamos isso ou não, não impede que continuemos a ser predadores. Qualquer predador sente gozo a caçar, quanto mais não seja pelo nivel de adrenalina que sobe e isso não é vergonha nenhuma e está longe de ser maldade.
Verifica-se pela resposta acima, que o forista está com a adrenalina nos pincaros.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta mar 10, 2006 12:25 pm

Que tem isso a ver com a caça?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta mar 10, 2006 12:25 pm

canary Escreveu: Vou tentar explicar de outra maneira

Canary

Aqui está uma resposta profunda à minha pergunta! Estou impressionada!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

sexta mar 10, 2006 12:37 pm

:lol:
canary
Membro Veterano

sexta mar 10, 2006 12:51 pm

....olá!

Nós aqui no fórum....não tratamos assuntos superficiais....mas sim assuntos profundos....(tá visto;))

Já agora, permitam-me um comentário em relação ao que escreveu a LuMaria....: só pk dei um exemplo a falar de sexo...é falta de educação??!!!!Não compreendo o mal que tem o exemplo que dei!!!
porque não há-de ser um exemplo normal?

Além disso parece-me que me fiz entender bem com o exemplo...o que prova que foi um bom exemplo.

Mas tb quero aqui referir que no essencial do que tenho lido da lumaria concordo inteiramente ....

Abraço

Canary
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta mar 10, 2006 1:49 pm

Muito obrigada pelos esclarecimentos Fabarm.
Na minha perspectiva de não caçadora, a unica coisa que não me chocaria ver numa caçada seria muito certamente observar o desempenho dos cães, ve-los em pleno trabalho.
Apesar do conceito de caça não me agradar, acredito que para quem tem caes de caça deve ser de facto interessante poder proporcionar aos cães a possibilidade de os ver em pleno desempenho das suas funçoes.
Esperemos que o conceito de caça espanhola não chegue ate cá ;-)
Cumps
amoc
Membro
Registado: segunda mar 06, 2006 4:41 pm

sexta mar 10, 2006 3:02 pm

É por isso que muitas pessoas não comentam temas polémicos.
Porque sabem que as pessoas não sabem respeitar a opinião dos outros, e muito menos argumentar sem insultar.
Querem ter razão, façam-no com inteligência e educação e respeito pelos outros.
Insultar para intimidar, pelo menos comigo nunca funcionou.

CindelP Escreveu:
amoc Escreveu: Pois, mas também existem carnes no talho proveniente de indústrias que tratam os animais em condições. E quantas presas não existem que sofrem nas mãos dos maus caçadores? E quantos cães? Acho que se vamos falar no lado negativo da má industria, então temos de a comprar com o lado negativo da má caça.
Industrias que tratam bem os animais? Lamento desiludi-la mas não há nenhuma industria que trate nenhum animal tão bem como a natureza!

Sem dúvida que a natureza trata bem os animais. Mas os caçadores não.
Não conhece empresas que se dedicam á criação exclusiva de animais ao ar livre? Dê uma olhadela pelo lindo Alentejo. Se quiser posso-lhe dizer, mas com uma pequena pesquisa na net chega lá.
CindelP Escreveu:
Quantos cães que sofrem em caçadores? Pessoalmente conheço vários caçadores e não vejo nenhum cão a sofrer. Aliás, ja a convidei a vir cá a casa ver a vida cruel que os meus levam.

Há cães maltratados pelos caçadores? Pois os há ... há cães que são abandonados no fim da epoca de caça? Pois os há ... mas usando as suas comparações, compare-os com os que são abandonados nos grandes centros citadinos na epoca de ferias? Ah pois é
Eu não me referia só aos cães que sofrem. Mas também ás presas. Já agora fale nelas também.
Não sei porque os caçadores tentam incutir ás pessoas que caçar é simplesmente dar um tiro no animal, e pronto ele morreu.

Quanto aos cães é verdade. Sim, existem montes de pessoas que abandonam, mas ninguém aqui disse que eles estão bem. Uma boa culpa desses abandonos é dos criadeiros, de donos irresponsáveis que deixam os seus rafeiros cruzar. Mas estes também são atacados pelos mesmos que atacam a caça.
E já agora, não é por alguém roubar que a mim também me dá o direito de o fazer também. Pelo menos não sigo essa política.

CindelP Escreveu:
Que filhos? Como já lhe disseram a caça decorre num tempo diferente da epoca reprodutiva de modo a evitar essas mesmas situações (perda da prole por perda dos progenitores)?
Pois, e quem não sabe que existe uma época de caça? Mas quem não sabe também que nem todos a respeitam? E quem não sabe que existem sempre animais que se atrasam (ou antecipam) na reprodução?
CindelP Escreveu:
Pois é Francisco, é gentinha que cresceu na cidade e com os "principios" que a nossa sociedade pseudo-metropolitana tenta nos incutir, bem como as famosas quintas pedagogicas ...

E o mais curioso é que nunca se lembram da pesca ... onde o sofrimento dos peixes é muito maior (asfixia) ... será que é por não serem fofinhos e não terem os bébés na toca?
Preferia morrer asfixiada, do que correr o risco de levar um tiro e andar dias a penar até morrer…ou ser abocanhada por cães até á morte…
Responder

Voltar para “Cães”