Caça ou não eis a questão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta mar 10, 2006 3:09 pm

FBC Escreveu:
Citando:
Citando:
FBC escreveu:

A caça a corricão é aquela em que os cães caçam com o auxílio, ou não, do homem, mas sempre sem o uso de armas de fogo. Como por exemplo a caça á lebre com galgos

Pois é, mas é tambem aquela que incute mais sofrimento, coisa que o advento e a evolução das armas de fogo vieram de certa forma minimizar...

Tiago[/quote

Isso tem mais que se lhe diga!
Sou observador de aves e nos dias de caça costumo encontrar pombos e tordos feridos, algumas vezes já mortos outras ainda vivos – já encontrei muitos!
Ainda à cerca de um ou dois meses encontrei um javali ferido nas margens do rio Águeda (afluente do Douro) vivo mas em mau estado, etc, etc. Isto sim é que é sofrimento provocado pela caça; um sofrimento de vários dias com grandes dores e febres. Na caça a corricão este tipo de situações não acontece. Há, de facto, mais sangue e mais batalha, mas, em primeiro lugar, não é durante a luta que há uma grande dor, pois a libertação de “anestesias” naturais é um truque da natureza para lidar com o problema; em segundo lugar esse tipo de lutas é exactamente o que se passa na natureza: para um javali é totalmente indiferente ser morto por cães ou por lobos! (por acaso se for com cães de presa e faca é uma morte muito mais rápida do que por lobos). Alem do mais a caça a corricão e a cetraria contribuem para a selecção natural e para a saúde da população das presas e a caça a tiro não (ou contribui muito menos).
Em Espanha fez-se uma comparação entre as lebres das zonas onde se caça com galgos e as lebres das zonas onde se caça a tiro e as primeiras são mais rápidas, mais resistentes e mais astutas.

Desculpe lá, mas esta a querer afirmar que não se escapam animais feridos na caça a corricão ou na cetraria?

Todo o tipo de caça (exepto a de espera) é uma selecção dos mais habeis e dos mais fortes.
Esgueiram-se os que melhor fintarem os cães, os que melhor observarem as alterações no terreno, os que escolhem pontos mais altos, etc, etc, etc independentemente do metodo de caça que se pratica.
Por isso esse estudo ou se fez comparando terrenos onde não há cães ou não me parece ter havido rigor absolutamente nunhum... e foi mais um estudo daqueles, Às tantas publicado numa revista tambem daquelas.

Cumps

Tiago
Os animais caçados a corricão ou na cetraria, no máximo podem escapar com ferimentos muito ligeiros, e portanto facilmente recuperáveis. Numa luta entre predador e presa é extremamente difícil que a presa saia muito ferida e fique viva, pois se a presa está muito ferida, o predador acaba por matá-la.
Quanto ao estudo que referi, não me prenuncio em relação há qualidade dele nem aos modos como foi feito, porque desconheço, mas parece-me obvio que a caça com galgos contribui muito mais (e de uma forma mais natural) para a selecção natural das lebres do que a caça ao tiro.
Não sou contra a caça ao tiro, embora salvo em alguns casos, não gosto; simplesmente considero a caça sem armas de fogo uma caça muito mais de acordo com as leis da natureza e logo que contribui para a selecção natural e para a saúde das espécies. Caça esta que tem sido muito atacada por “pseudo- ecologistas” e alguns pseudos caçadores de uma forma extremamente hipócrita.

Quanto ao resto das intervenções “ quem quer fazer desporto pratique tiro ao alvo. . . etc, etc” manifestam um desconhecimento atroz do que é a caça, o mundo rural e as leis da natureza.
Por acaso estive esta manhã numa palestra e um debate sobre o mundo rural, a agricultura, a EU e coisas afins, onde estavam pessoas que sabiam do que falavam e agora venho aqui e vejo cada afirmação que só me faz acreditar que neste mundo globalizado em que vivemos toda gente opina sobre tudo, mesmo pessoas que não fazem a mínima ideia do que estão a falar. Depois, o resultado, é um povo urbano (do alcatrão e da alcatifa) que pensa que os cães nasceram para serem “lulus” e caga*** na Avenida de Roma a tentar acabar com a relação “barbara” que os “campónios” têm com a natureza.
Com tanta ignorância, nem sei se hei-de rir ou chorar.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mar 10, 2006 3:11 pm

amoc Escreveu:Preferia morrer asfixiada, do que correr o risco de levar um tiro e andar dias a penar até morrer…ou ser abocanhada por cães até á morte…
Isso é uma preferência sua. Não válida para toda a vida na terra.

Amoc, compreenda uma coisa, se Deus não nos quisesse predadores tinha-nos feito com paineis solares na cabeça ao invés de cabelos.
A Amoc pode não gostar, pode ter as suas próprias ideias como qualquer um de nós, mas isso não a faz dona da razão.
Somos animais, somos predadores, comemos. A sua forma de comprar no supermercado porque há-de ser melhor do que caçar o animal?
Pode dar as suas razões, mas insistir de tal forma como se a sua visão fosse a mais evidente das certezas é disparate pegado, até porque os argumentos são pobres.
Lembre-se, somos animais, com poder de escolha, mas animais, como qualquer outro animal à face da terra.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
FBC
Membro Veterano

sexta mar 10, 2006 3:19 pm

Publicada: Sex Mar 10, 2006 10:50 Assunto: todos somos caçadores......
--------------------------------------------------------------------------------

Olá a todos os animais da espécie humana,

Só escrevo para relembrar a todos o que somos.....

Somos Animais!

Já agora, Será um jogo de futebol uma caçada?
pensem no espirito da matilha...num jogo de futebol.....e o GOLO!!!...
...a pontaria certeira .... o tiro!!!!"tiro certeiro".......

TUDO ISTO FAZ-me lembrar um gatinho a brincar com a bola.....porque o gato brinca com a bola?

Pk é o I N S T I N T O de caçador...do gato, das pessoas, dos leões..etc.

MESMO OS QUE NÃO SE DIZEM CAÇADORES.....O SÃO!!! AINDA QUE NÃO CAÇEM

Canary
Concordo
Todos nos somos animais, todos somos predadores (directamente ou indirectamente) e Todos nós temos instinto natural para a caça, em média mais os homens que as mulheres (desculpa lá Cindelp!), o que se vê em muitos jogos e brincadeiras de criaças (e não só).
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta mar 10, 2006 3:22 pm

Ola Amoc,

É utopico pensar que se vai acabar com a caça, se eu preferia que ela não existisse, preferia, tal como preferia que não existissem touradas, circos com animais etc etc
Mas encarando o facto de que é dificil ou impossivel acabar, mais importante do que lutar a favor do seu fim , será certamente mais produtivo e mais realista lutar para que existam condições melhores.
Se não podemos acabar com a caça, podemos e devemos isurgir-nos contra quem a pratica desrespeitando as regras.
Quem sabe se um dia se conseguir acabar com os maus caçadores, não seja um passo para se poder um dia quem sabe acabar com a caça.
Ás vezes é começando com lutas menores que se conseguem feitos maiores ;-) Isto se se puder considerar que acabar com a caça venha a ser considerado um feito, não tenho conhecimentos suficientes para o afirmar. Há argumentos a favor da caça que me deixam a pensar um bocadinho...
Pôr a carroça á frente dos bois geralmente tras efeitos contrarios aos pretendidos.
Cumps
FBC
Membro Veterano

sexta mar 10, 2006 3:25 pm

Repetida
Última edição por FBC em sexta mar 10, 2006 3:30 pm, editado 1 vez no total.
FBC
Membro Veterano

Repetida
Última edição por FBC em sexta mar 10, 2006 3:29 pm, editado 1 vez no total.
FBC
Membro Veterano

E o mais curioso é que nunca se lembram da pesca ... onde o sofrimento dos peixes é muito maior (asfixia) ... será que é por não serem fofinhos e não terem os bébés na toca?

Saudaçoes,
Nanci
[quote
]

Exactamente! o que prova, mais uma vez, a inorme hipocrisia dos "antis"
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta mar 10, 2006 4:22 pm

FAbarm Escreveu:
texuga Escreveu:
Caçar é sim uma arte, quando se pratica por necessidade, como os nossos antepassados, isso sim, caçar mamutes com lanças... Agora... caçar com armas de fogo onde o caçador está refundido atrás de um qualquer arbusto para não ser visto pela desgraçada da presa??? Sinceramente, haja pachorra...

Xuga
Miras telescopicas e caçadeiras podem ser utilizadas de forma legal no exercicio da caça... mas eu sei muito bem que a Sra. gosta mais de caçar patos em jardins públicos só com cão ;)

Tiago
;)

Nem mais, e tive pena de não conseguir matar o pato ao pontapé, aí é que tinha piada...
:roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta mar 10, 2006 4:31 pm

texuga Escreveu: Nem mais, e tive pena de não conseguir matar o pato ao pontapé, aí é que tinha piada...
As palavras são suas :?

Bom fds

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
amoc
Membro
Registado: segunda mar 06, 2006 4:41 pm

sexta mar 10, 2006 4:42 pm

LuMaria Escreveu:
amoc Escreveu:Preferia morrer asfixiada, do que correr o risco de levar um tiro e andar dias a penar até morrer…ou ser abocanhada por cães até á morte…
Isso é uma preferência sua. Não válida para toda a vida na terra.
Assim como a caça é uma preferência da CindelP.
Foi na mesma base que comentei. Se uns acham mais cruel a asfixia outros não.

Nos peixes, não temos outros meios para os matar sem menos sofrimento, ou chamaria aflição (pelo menos que eu saiba). E volto a dizer, não é por uns errarem que a nós nos dá o direito de o fazer.

Não vejo a razão só do meu lado. Não estou totalmente contra os caçadores, os bons claro. Compreendo alguns dos pontos de vista deles.
Agora não aceito argumentos do tipo, os outros são piores. Justificar um acto errado com outro pior não me parece o melhor caminho.

Tudo bem que somos predadores. Infelizmente é assim. Temos que nos comer uns ao outros. Mas um lobo ou um leão não tem outra forma de matar senão usando dentes e garras. Milénios de evolução já nos deveriam permitir ter atitudes mais civilizadas. O homem dispõe de meios e inteligência para matar com menos sofrimento para o animal. E se calhar no futuro nem sequer matar (pelo menos tenho essa esperança).

Ninguém aqui está a atacar só a caça. Claro que existem montes de coisas piores. Mas muito piores infelizmente. Agora não é por isso que vou dizer que está bem.
Hipócrita? Não me sinto (nem que comesse carne)… vejo-me obrigada a compactuar com muitas coisas que estão horrivelmente mal. Mas sei que isso é inevitável se quiser continuar viver em sociedade. Não sinto que isso faz de mim uma pessoa pior, porque sei que aquilo que compro poderia ter sem tanto sofrimento para os animais.
Cada vez compreendo melhor o que leva algumas pessoas a refugiarem-se num canto do mundo, bem longe de qualquer civilização e nunca mais aparecerem.
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

sexta mar 10, 2006 5:58 pm

Nos peixes, não temos outros meios para os matar sem menos sofrimento, ou chamaria aflição (pelo menos que eu saiba). E volto a dizer, não é por uns errarem que a nós nos dá o direito de o fazer.
Ora ai está. Enkuanto que na caça existe varias maneiras de matar, alguma rápidas outras talvez mais lentas. na pesca ñ existe essa possibilidade. Ou seja, um peixe sofre mt mais, no entanto só falam da caça ñ sei pk :roll:

Alguem me esclareça se tiver enganada, ñ sei se é assim com todos, mas o meu Predigueiro não mata a caça kuando a apanha ainda viva. Ele simplesmente "abocanha" e trás ao dono. Nunca é ele k mata o animal com a boca. Eu julgo que serão todos assim, pelo menos o meu e os dos meus amigos são.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta mar 10, 2006 7:20 pm

Zahira Escreveu: Alguem me esclareça se tiver enganada, ñ sei se é assim com todos, mas o meu Predigueiro não mata a caça kuando a apanha ainda viva. Ele simplesmente "abocanha" e trás ao dono. Nunca é ele k mata o animal com a boca. Eu julgo que serão todos assim, pelo menos o meu e os dos meus amigos são.
Se o seu cão for um Perdigueiro Português, esta caracteristica é natural e normal na raça. Transcrevendo do Estalão de Trabalho: "Cobra em terra e na água entregando com facilidade a peça ao condutor, sem a danificar."

Ha no entanto raças com boca mais dura, como é o caso de Braco Alemão...

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
amoc
Membro
Registado: segunda mar 06, 2006 4:41 pm

sexta mar 10, 2006 7:22 pm

Zahira Escreveu:
Ora ai está. Enkuanto que na caça existe varias maneiras de matar, alguma rápidas outras talvez mais lentas. na pesca ñ existe essa possibilidade. Ou seja, um peixe sofre mt mais, no entanto só falam da caça ñ sei pk :roll:
Pois, mas para além da caça, existe outras formas de matar menos dolorosas.
Mesmo as “maneiras rápidas de matar” na caça podem falhar, e serem bem duradouras.
A menos que o primeiro tiro fosse sempre fatal (em segundos), porque aí, provavelmente não havia nada melhor. Mas como isso não acontece sempre, por esse motivo a caça é criticada. Na pesca não á mesmo alternativa (penso eu).
Zahira Escreveu: Alguem me esclareça se tiver enganada, ñ sei se é assim com todos, mas o meu Predigueiro não mata a caça kuando a apanha ainda viva. Ele simplesmente "abocanha" e trás ao dono. Nunca é ele k mata o animal com a boca. Eu julgo que serão todos assim, pelo menos o meu e os dos meus amigos são.
Não sou a melhor pessoa para responder. Mas atrevo-me a dizer que é suposto o cão entregar a caça ao dono o mais intacta possível. Se estiver viva é entregue viva.
Mas nem todos os cães estão bem treinados, e existe sempre aqueles que resolvem acabar o trabalho pelo caçador.
Corriam-me se estiver enganada

Uma curiosidade. Como mata (o seu marido) os animais vivos que a sua Perdigueiro lhe entrega? Dá-lhes outro tiro?
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta mar 10, 2006 7:31 pm

FAbarm Escreveu:
texuga Escreveu: Nem mais, e tive pena de não conseguir matar o pato ao pontapé, aí é que tinha piada...
As palavras são suas :?

Bom fds

Tiago
Nem mais :lol: Eu sou muit'a má... :evil:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mar 10, 2006 7:52 pm

amoc Escreveu: Sem dúvida que a natureza trata bem os animais. Mas os caçadores não.
Não conhece empresas que se dedicam á criação exclusiva de animais ao ar livre? Dê uma olhadela pelo lindo Alentejo. Se quiser posso-lhe dizer, mas com uma pequena pesquisa na net chega lá.
Então mostre lá sff.

Vamos imaginar explorações, em regime extensivo .. sem duvida que é o meio mais etico de criar animais para consumo, proporcionando-lhes qualidade de vida.

Agora, essa qualidade de vida, nunca é comparavel à vida na natureza.

É o mesmo que comparar a vida num aquario à vida no oceano ...
Eu não me referia só aos cães que sofrem. Mas também ás presas. Já agora fale nelas também.
Não sei porque os caçadores tentam incutir ás pessoas que caçar é simplesmente dar um tiro no animal, e pronto ele morreu.
Falemos nas presas então ... Sem duvida que muitas vezes, falham os tiros certeiros e a presa cai viva ... o cãozinho vai lá buscar, traz e o caçador torce o pescoço. O que tem de especial?

Se for às comunidades rurais de certeza que encontrará formas de matar animais domesticos (galinhas,porcos ..) muito menos "correctas" que estas.

Pois, e quem não sabe que existe uma época de caça? Mas quem não sabe também que nem todos a respeitam? E quem não sabe que existem sempre animais que se atrasam (ou antecipam) na reprodução?
Não, não há animais que se atrasam ou que se antecipam na reprodução ...

Na natureza não há lugar para tal luxo. Os que nascem antes, em geral morrem pois em geral não há alimento para eles (ou para os progenitores), e os que nascem depois da epoca acabam tambem tendo um taxa de mortalidade elevada, pois ou não atingem X tamanho para sobreviverem ao inverno ou atrasam-se na migração, o que lhes acaba proporcionando também a morte ...

Se bem que as proprias datas de caça contemplam intervalos de segurança, como deve saber.

Preferia morrer asfixiada, do que correr o risco de levar um tiro e andar dias a penar até morrer…ou ser abocanhada por cães até á morte…
Pois, mas isso é a amoc ... na Natureza todos os dias morrem animais abocanhados por outros, ou que "andam dias a penar" .. enquanto que animais a morrerem asfixiados, às dezenas e centenas, uns em cima dos outros como na pesca não conheço. A amco conhece?

Mas já agora, que ainda não percebi, o que é que lhe incomoda tanto na caça?

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Responder

Voltar para “Cães”