Caça ou não eis a questão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
zezere
Membro
Registado: sexta jan 28, 2005 6:03 pm
Propriedade Partilhada: Lolly - Epagneul Breton
Laika -

sexta mar 10, 2006 8:57 pm

[quote=FBC]
Depois, o resultado, é um povo urbano (do alcatrão e da alcatifa) que pensa que os cães nasceram para serem “lulus” e caga*** na Avenida de Roma a tentar acabar com a relação “barbara” que os “campónios” têm com a natureza.
Com tanta ignorância, nem sei se hei-de rir ou chorar.
[/quote]

Francisco,

Não posso concordar mais consigo. Mais que uma discussão entre pró e anti caça o que vejo neste longoooo tópico são posições que se baseiam numa imagem idealizada do que é a natureza, que me desculpem se alguém se sentir ofendida. Vejo aqui tomarem-se posições que reflectem o cada vez maior fosso entre as populações citadinas e as rurais ou de raizes rurais. E dou um exemplo, quando se fala em deixarmos de comer carne para evitar o sofrimento animal pergunto-me se têm alguma ideia do que os agricultores fazem para impedir que herbívoros destruam as suas colheitas. Garanto-vos que não lhes pedem educadamente que o não façam. Os métodos costumam ser mais "directos" e sim, envolvem sofrimento animal. Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento do mundo rural vos poderá dizer isso.

E já que falamos do decréscimo dos animais selvagens, que tal falar da utilização de pesticidas que destroiem os insectos, todos os insectos, alguns dos quais indispensáveis á alimentação de outros animais? Que tal falar do lento envenenamento de muitos animais, das mutações, da diminuição da sua capacidade reprodutiva? Que tal falar do abandono da agricultura, das enormes extensões de terrenos que até á alguns anos eram cultivadas e que agora são pinhais ou ainda pior eucaliptais? Sabem por acaso que alimento pode crescer no solo de um eucaliptal? Pois é, nenhum. Sabem por acaso que os longos séculos de "convivência" entre os animais e o homem levou aqueles a tornarem-se dependentes da agricultura praticada por estes, pelas sementes que lançava ao solo, pela terra revolvida que expunha alimento, pela água que corria para regas mesmo em tempo de seca?

Sabem, a caça não me choca. Chocam-me os maus caçadores como me chocam os maus condutores, os maus advogados, médicos, as más pessoas enfim. Mas se a caça for a salvação para um mundo rural que vejo cada vez mais moribundo e desconhecido, pasto de chamas e de incúria, olhado de lado pelos "políticamente correctos" deste país, então vos garanto que mesmo não praticando me tornarei a sua maior apoiante.

Até porque sem caça como poderia ver em acção os "canitos" da minha paixão, não é Francisco ;) ?

Fiquem bem
amoc
Membro
Registado: segunda mar 06, 2006 4:41 pm

sexta mar 10, 2006 9:15 pm

CindelP Escreveu:
amoc Escreveu: Sem dúvida que a natureza trata bem os animais. Mas os caçadores não.
Não conhece empresas que se dedicam á criação exclusiva de animais ao ar livre? Dê uma olhadela pelo lindo Alentejo. Se quiser posso-lhe dizer, mas com uma pequena pesquisa na net chega lá.
Então mostre lá sff.
.
Estes foram os primeiros que me apareceram á frente. Se calhar até existem exemplos melhores.

http://www.charito.pt/bovinos.php

http://www.quintasantaclara.com/porco.asp

Se achar necessário posso procurar mais.

CindelP Escreveu:
Vamos imaginar explorações, em regime extensivo .. sem duvida que é o meio mais etico de criar animais para consumo, proporcionando-lhes qualidade de vida.

Agora, essa qualidade de vida, nunca é comparavel à vida na natureza.

É o mesmo que comparar a vida num aquario à vida no oceano ...
Acho que razão. Mas se o animal da natureza morrer á primeira.
Lembre-se também que estamos a falar de animais que vivem em cativeiro durante milénios e que se habituaram ao comodismo que os humanos lhe proporcionaram.
Seria como largar um cão na natureza. Certamente é mais feliz com os humanos e dificilmente se desenrascaria sozinho. As vacas e porcos (quando bem tratadas) que vivem em meio rural são felizes, aprenderam a sê-lo. Além disso não vivem em constante stress causado pelos predadores e pela busca de alimento.

É o mesmo que comprar a vida de um oceano a um aquário bem grandinho. Dependendo das espécies não vejo mal nenhum. Acho alguns até agradeciam. Teriam vida de reis. Sem predadores, com alimento sempre á mão, e a poderem procriar descansados.
CindelP Escreveu:
Falemos nas presas então ... Sem duvida que muitas vezes, falham os tiros certeiros e a presa cai viva ... o cãozinho vai lá buscar, traz e o caçador torce o pescoço. O que tem de especial?
Estou a falar daquelas que o caçador dá um tiro e que o cão não chega a encontrar a presa. Mesmo as presas que trás ao dono existe sempre um período de sofrimento desnecessário (porque ás vezes demora largos minutos).
CindelP Escreveu: Se for às comunidades rurais de certeza que encontrará formas de matar animais domesticos (galinhas,porcos ..) muito menos "correctas" que estas.
Ninguém disse que não.
Lembre-se que este tópico é para falar de caça. Se for para falar de como as comunidades rurais matam os animais, de como as más industrias maltratam as animais, de como a pesca é cruel abre-se outro. Quem não gosta de caça diz simplesmente que não gosta. Porque se fossemos dizer neste tópico todo o que não gostamos que façam aos animais, nunca mais daqui se saia.

E volto a repetir, não vamos justificar um acto errado com outro pior.
CindelP Escreveu:
Pois, mas isso é a amoc ... na Natureza todos os dias morrem animais abocanhados
É por esse, e por outros motivos que são animais irracionais.
Não têm outra maneira de o fazer. O ser humano tem.
Não é justificação.
CindelP Escreveu:
por outros, ou que "andam dias a penar" .. enquanto que animais a morrerem asfixiados, às dezenas e centenas, uns em cima dos outros como na pesca não conheço. A amco conhece?
Não. Mas sinceramente não percebi o que quer dizer com isso…!?!?!
CindelP Escreveu: Mas já agora, que ainda não percebi, o que é que lhe incomoda tanto na caça?
O que me incomoda na caça? Que se continue a matar animais de uma maneira primitiva quando já não é necessário. Que não haja mais fiscalização a fim de evitar que tantos animais sofram nas mãos de pessoas que se dizem caçadores (porque esses não o são).

Claro que existem casos bem piores, de autêntico desrespeito e maus-tratos aos animais. Esses também me incomodam. Alguns até me põem doente só de pensar. Mas esse assunto não está aqui a ser discutido.

Quer saber com essa pergunta se o divertimento dos caçadores me incomoda?

Sim, também me incomoda, e faz-me uma certa confusão que alguém possa achar divertido matar, causar sofrimento a outro ser.
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sexta mar 10, 2006 9:42 pm

Boa noite,

Pelo que li da ultima mensagem da amoc, ela é vegetariana. (ela diz:... nem que comesse carne...).

Ela é o exemplo duma pessoa coerente, e por isso respeito as ideias dela (salvaguardando que só li a ultima mensagem...).

Não posso é aceitar as ideias de alguém...que vai ao supermercado comprar o seu bifinho.....e depois vem criticar quem caça...

canary
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mar 10, 2006 9:56 pm

amoc Escreveu: Estes foram os primeiros que me apareceram á frente. Se calhar até existem exemplos melhores.

http://www.charito.pt/bovinos.php

http://www.quintasantaclara.com/porco.asp
Se achar necessário posso procurar mais.

Sem duvida que são alternativas a explorações intensivas, mas como disse no meu post anterior:

Vamos imaginar explorações, em regime extensivo .. sem duvida que é o meio mais etico de criar animais para consumo, proporcionando-lhes qualidade de vida.

Agora, essa qualidade de vida, nunca é comparavel à vida na natureza.

É o mesmo que comparar a vida num aquario à vida no oceano ...

As vacas e porcos (quando bem tratadas) que vivem em meio rural são felizes, aprenderam a sê-lo. Além disso não vivem em constante stress causado pelos predadores e pela busca de alimento. (...) Dependendo das espécies não vejo mal nenhum. Acho alguns até agradeciam. Teriam vida de reis. Sem predadores, com alimento sempre á mão, e a poderem procriar descansados.
Vivem felizes ... vivem como sempre tiveram que viver. Mas vivem sempre a contra-relogio ...

O que acho que a amoc ainda não percebeu é que esse "constante stress" causados pelos predadores faz parte dos animais; é esse mesmo stress que os permite sobreviver, seja para fugir ao homem, ao lince ou à aguia.
Esses animais só são felizes nesses mesmos ambientes, com esse stress que está inerente a esse estilo de vida.

A vida é para ser vivida como tem que ser ... eles sabem disso. Nós nao somos donos do mundo nem muito menos devemos ter a rudeza de acharmos que uma perdiz está melhor num mundo sem predadores do que num mundo actual ...

Uma coisa somos nós, outra coisa são eles ...

Estou a falar daquelas que o caçador dá um tiro e que o cão não chega a encontrar a presa. Mesmo as presas que trás ao dono existe sempre um período de sofrimento desnecessário (porque ás vezes demora largos minutos).
Realmente acontece.

Mas acha que nesses largos minutos a perdiz está realmente a sofrer? Já ouviu falar nos reflexos de vida ? No estado de choque?

De qualquer das formas, antes provocar stress nesses largos minutos, do que carregar porcos durante horas em camiões, amontoa-los em matadouros, coloca-los em fila indiana e mata-los ... isso sim é stress, isso sim é um fim muito pouco digno!
Ninguém disse que não.
Lembre-se que este tópico é para falar de caça. Se for para falar de como as comunidades rurais matam os animais, de como as más industrias maltratam as animais, de como a pesca é cruel abre-se outro.
Apenas refiro a pesca e as matanças tradicionais, já que teimam em fazer passar os caçadores como "os piores do mundo" ... Referir a pesca e afins é uma maneira de talvez abrir os olhos, afinal, quer queiramos quer não, isto é tudo relativo!

Envocar as explorações de pecuaria: pois a caça é, pelo menos para mim, uma alternativa viavel, à realidade de ter fabricas de carne, onde os animais apenas vegetam e comem.
O que me incomoda na caça? Que se continue a matar animais de uma maneira primitiva quando já não é necessário.
Pois ... mas a questão, é que para mim, é necessario. Não pelas razões ecologicas ou de maneiro do meio, mas porque como já referi antes, anter comer uma perdiz selvagem, que teve uma vida digna, do que comer uma galinha que apenas "vegetou e comeu".

Mas isto sou eu ...

NAnci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sexta mar 10, 2006 10:03 pm

Querida amoc,

disseste: "...O que me incomoda na caça? Que se continue a matar animais de uma maneira primitiva quando já não é necessário..."

e tb disseste noutro teu comentário...que não entendias que com tantos milénios de evolução, o homem continuasse a agir......ainda..etc...etc....

Eu tenho uma EXPLICAÇÂO para isso:

Repara que tu disseste e mt bem, que há uma evolução de milhoes de anos na humanidade....etc....

ORA, é precisamente por isso que somos como somos!
A caça foi tão importante para o ser humano, ao longo de milhões de anos, que está gravada no nosso cerebro de TAL MANEIRA....que é um comportamente inato (podemos dizer primitivo).

E não são 500 anos ou 1000 anos....que vão alterar isso!!

Mas é provável que daqui a uns milhares de anos (se ainda aqui estivermos)....esse comportamento inato desapareça.....e com isso a amoc ficará mais feliz concerteza.
Só espero que haja mt animais...nesse futuro longínquo...e que tenhamos conseguido preservar o ambiente...

Canary
amoc
Membro

sexta mar 10, 2006 10:35 pm

canary Escreveu:
Mas é provável que daqui a uns milhares de anos (se ainda aqui estivermos)....esse comportamento inato desapareça.....e com isso a amoc ficará mais feliz concerteza.
Só espero que haja mt animais...nesse futuro longínquo...e que tenhamos conseguido preservar o ambiente...

Canary
Duvido…a continuar assim, se a Coreia ou o Irão não resolverem largar uma bomba nuclear, ou Osama bin Laden não espalhar uma peste química, parece-me mais provável morrermos todos engolidos pela nossa poluição, ou esturricados pelo sol, ou á sede, ou no meio de tempestades…

É incrível a evolução do homem no último século. (Foi só um desabafo :D )
amoc
Membro

sábado mar 11, 2006 12:12 am

CindelP Escreveu:
Vivem felizes ... vivem como sempre tiveram que viver. Mas vivem sempre a contra-relogio ...
Não percebi o que quer dizer com o contra-relogio. Ando mesmo lerda… :D
CindelP Escreveu:
O que acho que a amoc ainda não percebeu é que esse "constante stress" causados pelos predadores faz parte dos animais; é esse mesmo stress que os permite sobreviver, seja para fugir ao homem, ao lince ou à aguia.
Esses animais só são felizes nesses mesmos ambientes, com esse stress que está inerente a esse estilo de vida.

A vida é para ser vivida como tem que ser ... eles sabem disso. Nós nao somos donos do mundo nem muito menos devemos ter a rudeza de acharmos que uma perdiz está melhor num mundo sem predadores do que num mundo actual ...
Claro que percebi que faz parte dos animais. Não acho que sem stress eles não são felizes. Nós também já tivemos predadores. E sinceramente prefiro passar um dia inteiro a dormir ou a ver TV, do que passá-lo a fugir de alguém que me quer comer. Acho que somos bem felizes sem predadores.
Assim como a vaca ou a galinha são felizes criados no campo. E sim têm uma vida social como nos animais selvagens. Pude constatar isso porque também cresci no campo no meio dos animais. Vi os galos a disputar a liderança. Vi algumas galinhas a fazer ninho escondido de todos. Vi as galinhas a procurar alimento para os filhos, a ensiná-los e a defendê-los. Vi outras galinhas a alertar a presença de estranhos ás restantes, que por sinal avisavam outras. Vi autênticas disputas para a obtenção do melhor alimento. Pude constatar que em alguns casos havia hierarquia. E quem diz galinhas diz patos, coelhos e vacas.

Depois um animal que nunca conheceu a vida selvagem não é assim tão infeliz. Seria se tivesse sido selvagem e de repente tivesse que viver em cativeiro.
Se a CindelP nascesse numa grande quinta com mais pessoas, e ninguémn desse a conhecer a vida exterior (nem a si nem aos outros), pode ter a certeza que mesmo condicionados aquele espaço, seriam felizes. Não haveria diferenças porque não conheciam outro modo de vida. E teriam na mesma vida social. Provavelmente não exactamente da mesma forma, mas muito idêntica.
CindelP Escreveu:
Realmente acontece.

Mas acha que nesses largos minutos a perdiz está realmente a sofrer? Já ouviu falar nos reflexos de vida ? No estado de choque?

De qualquer das formas, antes provocar stress nesses largos minutos, do que carregar porcos durante horas em camiões, amontoa-los em matadouros, coloca-los em fila indiana e mata-los ... isso sim é stress, isso sim é um fim muito pouco digno!
Sinceramente acho. A Nanci nunca esteve com um cão atropelado nas mãos? Em estado de choque?
Pode-se ver o terror e sofrimento nos olhos. Se se tocar numa parte ferida eles têm reacção.
Assim como já tive um pato bravo ferido nas mãos, e olhe que ele reagia bem ao toque nas feridas.
Não falo no stress. Falo nas dores que os animais sofrem. O stress é o de menos.
Pelo menos falo por mim. Já senti algumas dores físicas e não desejo a ninguém. Já o stress é desagradável mas aguenta-se.
Acredito que no primeiro impacto não sintam nada. Isso também acontece a nós. Mas passados uns instantes parece que as dores vêm a dobrar.
CindelP Escreveu:
Pois ... mas a questão, é que para mim, é necessario. Não pelas razões ecologicas ou de maneiro do meio, mas porque como já referi antes, anter comer uma perdiz selvagem, que teve uma vida digna, do que comer uma galinha que apenas "vegetou e comeu".

Mas isto sou eu ...

NAnci
Já eu não penso assim. Por isso este mundo não é um tédio. Somos todos diferentes.
Preferia comer uma galinha que viveu no campo e morreu com pouco sofrimento, e pensar que deixei algures uma perdiz continuar livre. A ideia de que a galinha apenas "vegetou e comeu" é errada.
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

domingo mar 12, 2006 1:44 am

Se o seu cão for um Perdigueiro Português, esta caracteristica é natural e normal na raça. Transcrevendo do Estalão de Trabalho: "Cobra em terra e na água entregando com facilidade a peça ao condutor, sem a danificar."
Eu sei Tiago ;) foi só para mostrar k ñ são todos os cães de caça, como alguem disse ;) Mais uma vez pagam todos na mesma moeda :roll:De kualker modo, obrigada por esclareçer
A menos que o primeiro tiro fosse sempre fatal (em segundos), porque aí, provavelmente não havia nada melhor. Mas como isso não acontece sempre, por esse motivo a caça é criticada. Na pesca não á mesmo alternativa (penso eu).
ou ao 2º tiro. Pois ñ, na pesca ñ há alternativa e o peixinho sabe tão bem :roll: no entanto...triste e DOLOROSA forma de morrer tem o peixe :?

Uma curiosidade. Como mata (o seu marido) os animais vivos que a sua Perdigueiro lhe entrega? Dá-lhes outro tiro?
K fike bem claro, e pareçe k ainda ñ perçeberam, eu ñ sou caçadora l
Amoc..considero-a uma pessoa inteligente, por isso, acha que se o perdigueiro trouxer um animal ao caçador ainda vivo, ele lhe dá outro tiro? :o
E isto para ñ falar da forma como eles morrem e do k eles sofrem :?

Prefiro 1 dia inteiro numa ida á caça do k estar 1 hora a ver uma matança de porco :?
amoc
Membro

domingo mar 12, 2006 7:05 pm

Zahira Escreveu:
Uma curiosidade. Como mata (o seu marido) os animais vivos que a sua Perdigueiro lhe entrega? Dá-lhes outro tiro?
K fike bem claro, e pareçe k ainda ñ perçeberam, eu ñ sou caçadora l
Amoc..considero-a uma pessoa inteligente, por isso, acha que se o perdigueiro trouxer um animal ao caçador ainda vivo, ele lhe dá outro tiro? :o
Eu não disse que é caçadora. Se reparar pus (o seu marido).
Não disse que matava com um outro tiro, apenas questionei. Eu até desconfio como ele o faz.
Contudo, não me respondeu á pergunta.
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

segunda mar 13, 2006 12:34 am

Eu não disse que é caçadora. Se reparar pus (o seu marido).
Não disse que matava com um outro tiro, apenas questionei. Eu até desconfio como ele o faz.
Contudo, não me respondeu á pergunta.
Se vocês desconfia, pk é k eu vou lhe responder? :o

No entanto de uma coisa pode ter a certeza, é da maneira mais rápida para acabar com o suposto sofrimento que o animal possa estar a sentir. Como alguem já lhe disse, após o tiro o animail passa á fase de estado de choke.

Eu só ñ perçebo o seguinte. Sendo uma "defensora" do sofrimento animal, pok fala tanto, contra a caça e ñ fala de outras situações. Tipo pesca, tipo animais do circo(uma situação que todos achão piada em ver no espectaculo e ñ vos passa pela cabeça o k akeles pobres animais sofrem, por x uma vida inteiral.)
amoc
Membro

segunda mar 13, 2006 2:13 pm

Quando eu digo que desconfio, quero dizer que acho que sei como o faz. (Não foi no mau sentido que o disse)
Não vou dizer qual é a maneira que acho, porque posso estar enganada, e quem fez primeiro a pergunta fui eu. Não vejo o mal em a Zahira dizer qual é.

Como já disse mais atrás e se a Zahira leu com atenção. Eu não me considero defensora. Apenas expus aqui a minha opinião. Dado que não concordo com certos argumentos que usam. Apenas contra-ataquei certos argumentos que para mim não estavam a ser bem analisados. Expus o meu ponto de vista, assim como outros expuseram os deles.
Acho que tenho razão, assim como quem gosta da caça também acha que tem.
Isso não faz de mim uma defensora. Como disse expus uma opinião, não ando a lutar contra a caça.
Como também disse mais atrás, não falo na pesca, nos animais do circo (que estes, a mim até me dá vómitos), e em tantos outros porque este é um tópico sobre a caça. Da mesma forma que não falo nas reservas naturais e tantas outras coisas que se fazem de bem pelos animais.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda mar 13, 2006 2:59 pm

FAbarm Escreveu:
Os cães de quase todos os caçadores são bem tratados.
Isto já começa a ser perseguição.

Tiago
Tem a certeza? Então vá para os lados de Sobral de Montagraço e veja o que acontece aos cães dos caçadores!!!!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

segunda mar 13, 2006 6:12 pm

imarcelo Escreveu:
FAbarm Escreveu:
Os cães de quase todos os caçadores são bem tratados.
Isto já começa a ser perseguição.

Tiago
Tem a certeza? Então vá para os lados de Sobral de Montagraço e veja o que acontece aos cães dos caçadores!!!!
E qual a percentagem dessa gente num universo de 300.000?

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
Responder

Voltar para “Cães”