Criadores

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
carlavaz
Membro
Registado: sexta jul 25, 2003 9:38 am

quinta mar 09, 2006 7:51 am

Olá a todos!

Tenho pesquisado bastante e uma coisa que me intriga é a escassez de informação que há sobre os criadores e criação de Coelhos Domésticos, que noutros países vão desde os Anões aos Gigantes, em Portugal. Será que há assim tão pouca gente interessada em criar estes animais tão especiais?
(Atenção que eu estou a falar de criadores e não de criadeiros!!)
Em fazer o apuramento das raças, divulgar os resultados, trocar experiências, participar em exposições, defender uma posição que devia ser de topo para esta espécie!
Se há, porque é que não se mostram?

Porque é que cada vez que queremos adquirir um animal ou mesmo pedir somente informações sobre a espécie, temos que levar, principalmente nas lojas, com proprietários ou com funcionários que não sabem distinguir entre um Berlier e um Lion Head ou outra raça qualquer?
Para eles, bem como para a população em geral, é tudo igual!!
Na grande maioria das vezes não sabem sequer informar sobre os cuidados básicos de alimentação, higiene ou saúde de que estes animais precisam para viver!
Acho que há aqui uma grande lacuna que precisa ser colmatada. Quanto mais não seja para evitar que as pessoas passem numa montra e comprem uma ou mais "bolinha de pelo tão linda" e depois cheguem a casa e não saibam o que fazer com os animais. E quando, tardiamente, vão há procura de informação, não há!!!!
É claro que podem sempre fazer uma pesquisa na net que vão encontrar imensos sites super completos de excelentes criadores.................alemães, franceses, ingleses, etc.... mas...........e portugueses?!
Se eu estou errada ou mal informada peço desde já as minhas mais sinceras desculpas e já agora, se não for pedir demais, esclareçam-me por favor!
Beijos,
Carla
:D :D :D :D
carlavaz
Membro

sexta mar 10, 2006 9:30 am

Bom dia!

Então amiguinhos?
Ninguém tem nada a dizer sobre isto? ;)

Beijos,
Carla
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

sexta mar 10, 2006 9:53 am

Olá Carla...

Acho que aqui na arca há uma criadora de coelhos anãos... Lion qualquer coisa (desculpa mas não me recordo do nome completo...) O seu nick é Kitten... Espero que ajude alguma coisa... Podes tentar contactá-la por PM... ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
carlavaz
Membro

sexta mar 10, 2006 12:04 pm

Olá Trucas, bom dia!

Sempre no activo... ;)

Já tenho o contacto da Kitten e espero trocar informações e experiências com ela com frequência, já que me parece uma pessoa "à maneira"! :D

Sabes, o que me dá ideia é que em Portugal há muitos criadeiros. Como os Coelhos são uma espécie bastante fácil de multiplicar e não há legislação que se aplique nem controle efectivo na criação e venda, há por aí muito "boa gente" que não olha a nada desde que entre algum no bolso! :evil: É gente sem escrúpulos e principalmente sem qualquer respeito pelos animais.

Vai ter que haver um grande trabalho de fundo para limpar o mercado e para sensibilizar os compradores para este problema que é de todos porque, no fim, são os compradores que levam para casa animais doentes, fragilizados muitas vezes pela consanguinidade e que morrem pouco tempo depois sem razão aparente.

Para isto tb é necessário que os verdadeiros criadores se mostrem, e provem às pessoas que é possível ter um Coelho Anão, seja de que raça for, na família, feliz e saudável, durante muitos anos.

Isto é o princípio para acabar com os criadeiros, penso eu.

Beijos,
Carla
Trucas
Membro Veterano
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

sexta mar 10, 2006 4:42 pm

Oh Carla...

Concordo totalmente com o que disseste, mas o problema é esta mentalidade pobrezinha que existe no nosso país... :(

Quando alguém vê outra pessoa a fazer uma coisa nova e a dar-se bem, mesmo que não perceba nada do assunto também se mete a fazer o mesmo, sem procurar minimamente informar-se por forma a não cometer erros excessivos (sim porque errar todos nós erramos...), e depois dá no que dá... A criação de animais é disso talvez o melhor exemplo, seja de coelhos, de cães ou daquilo que calhar...

É uma pena que assim seja,... Mas ao menos de vez em quando lá aparece uma luz ao fundo do túnel... Desejo-te muita sorte nesta nova aventura coelhal... :lol:

E não te esqueças quando tiveres o novo elemento da família animal, faz favor de colocar aqui a foto que é pra nós o conhecermos...

Sempre que puder eu ajudo no que fôr preciso... Jocas ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta mar 10, 2006 6:19 pm

Olá

Tenho que esclarecer aqui uma coisa, eu não sou criadora!!! Tenho 2 coelhas e 1 coelho lion's e de quando em vez, esporadicamente, tenho uma ninhada de coelhos. Fiz 1 ninhada com cada coelha e só lá para Setembro volta a haver coelhinhos cá em casa.

Quem tem 3 coelhos não se pode intitular Criador, no entanto faço os possiveis para que as minhas ninhadas tenham o máximo de qualidade possivel, devo no entanto dizer que tudo quanto aprendi foi com a Búzio, essa sim Criadora de coelhos lion's e beliers (os meus lion foram-me oferecidos por ela) e forista aqui na arca, essa sim com profundos conhecimentos do que faz e que não se importad de ensinar e partilhar os conhecimentos.

Aprendi com ela que criar coelhos, não é só juntar o macho e a fêmea e vender os coelhitos a seguir acabados de desmamar. Criar coelhos (assim como qualquer outro animal) é em 1º. lugar ter um cuidado extremo na selecção dos progenitores, ter o máximo dos cuidados higiénicos e essencialmente não fazer contas ao que se gasta (quem fizer contas, comprando claro boa alimentação, vacinas e uma vez ou outra vet não chega a criar coelhos, ou então tem que vende-los por preços proibitivos) e essencialmente, gostar dos animais que criamos!!!!

Eu hoje até ouvi dizer que havia uma loja que tinha micro-coelhos à venda!!!!!!!!!!!!!

Já agora Carlavaz, o que acontece com os coelhos, acontece com todos os animais, as pessoas acham que podem "enriquecer" a criar animais, mas quem gosta, tem cuidados e trata bem, só consegue é "empobrecer". Lol
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
carlavaz
Membro

sexta mar 10, 2006 11:01 pm

Trucas só ainda não pus aqui nenhuma foto porque infelizmente a minha máquina teve um acidente comigo... :D
Agora está em "recuperação" numa loja da especialidade :D
Também estou com imensa vontade de fazer umas fotos com esta menina. Ela é super divertida e activa. É um bálsamo para a alma vê-la correr e saltar e brincar e comer, comer, comer... e pedir miminhos!

Kitten, ninguém empobrece a criar seja o que for, desde que o faça com amor e muita responsabilidade. Não interessa se cria duas vezes por ano ou mais. Para mim, és mais criadora do que a besta que deixa animais todos os meses na loja de onde eu resgatei a minha coelhinha. Os ganhos materiais não interessam para nada. A experiência enriquece-nos como pessoas, bem como o saberes que estás a contribuir para a preservação de uma espécie. Para já não falar na quantidade de pessoas com os mesmos objectivos que se vão conhecendo pelo caminho.
Eu tb não tenho intenções de fazer criação exaustiva de coelhos, como tb não a faço com os periquitos. No entanto, já muita gente tem exemplares saídos das minhas gaiolas. E tento sempre saber como estão os meninos e morro de saudades de cada um deles. Muitos deles foram criados por mim à mão e foram entregues perfeitamente sociabilizados.

Por falar na loja, hoje quando lá passei na hora de almoço, reparei que a outra coelhinha já lá não estava. Não sei se foi comprada por alguém ou o que é que lhe aconteceu... :?

Beijos,
Carla

Amanhã passo lá e vou tentar saber.
Trucas
Membro Veterano

sexta mar 10, 2006 11:52 pm

Kitten:

Desculpa a minha confusão... Mas lí em qualquer lado que tinha coelhos e tinha feito criação e pronto... Armei logo confusão... Mas não foi intencional...

E ainda bem que conhece uma criadora (ao contário de criadeiros, que é o que por aí`há mais... :( ), a quem se pode pedir informações e ajuda... Da próxima vez já sei!

Carla:

Lamento o acidente da sua máquina... Espero que ela recupere bem depressinha, que é para vermos a sua belezura (a da coelha, entenda-se :lol: :lol: :lol: )

Quanto à criação, tudo o que disseram é bem verdade... Eu nunca tive coelhos, mas já tive cães quando era miúda (Pointers), que tiveram muitos filhotes lindos, (a minha cadela teve 3 ninhadas, que foram devidamente espaçadas e muito vigiadas...), e também fiz criação de hamsters por várias ocasiões distintas e com animais diferentes, mas nunca com a intenção de ganhar dinheiro. Acho sim que é uma experiência cativante e muito emocional...

Quanto à outra coelhinha da loja... Sinceramente acho que a bichinha não teve um final feliz, não sei explicar, mas é um pressentimento meu... E se assim fôr é de lamentar... :cry:
anadi
Membro Júnior
Registado: terça set 21, 2004 9:59 pm

quinta mar 16, 2006 10:54 pm

Olá a todos os amigos dos animais!
Durante alguns meses tentei recolher informações sobre coelhos orelhudos, para adquirir um casal. Foi difícil, mas consegui obter preços numa loja na net. Achei caro e procurei um "criador". Encontrei e fiz mais de 500 Km para os ir buscar. Para poder escolher os animais fui convidada a visitar as instalações. Contrariamente ao que parece acontecer com frequência, tal como foi referido neste espaço, todos os coelhos estavam devidamente acomodados, muito "limpinhos" e bem de saúde. Claro que não são animais que possam receber a toda a hora o colo dos seus donos, mas estavam muito bem cuidados. Relativamente aos cruzamentos, é certo que não são feitos com uma base científica. Pelo menos posso garantir que naquele espaço os animais estão bem.

Aqui em casa, na companhia da minha família e de todos os animais que temos (são alguns!!) vão continuar muito bem!

Agrada-me que as informações sobre coelhos agora sejam mais frequentes.
europeu
Membro Júnior
Registado: sexta jan 04, 2002 10:56 am

sexta mar 17, 2006 6:27 pm

quanto a coelhos temos que admitir que em Portugal não uma tradição de criação de coelhos como animais de companhia mas sim para consumo.
A maioria dos coelhos que vemos por ai sao rafeiros pois os que têm pedigri atigem preços altissimos a partir dos 100 euros ja para não falar dos aldrabões que vendem crias de coelhos «normais», fazendo-os passar por coelhos anoes etc...etc...etc...
eu tb tenho uma coelha anâ arraçada com coelho normal. embora o coelho seja um animal indémico de portugal e que por volta da ultima desglaciação se espalhou pelo resto do mundo ainda vai levar muito tempo até que se leve a criação de coelhos a sério
europeu
Membro Júnior

sexta mar 17, 2006 6:27 pm

quanto a coelhos temos que admitir que em Portugal não uma tradição de criação de coelhos como animais de companhia mas sim para consumo.
A maioria dos coelhos que vemos por ai sao rafeiros pois os que têm pedigri atigem preços altissimos a partir dos 100 euros ja para não falar dos aldrabões que vendem crias de coelhos «normais», fazendo-os passar por coelhos anoes etc...etc...etc...
eu tb tenho uma coelha anâ arraçada com coelho normal. embora o coelho seja um animal indémico de portugal e que por volta da ultima desglaciação se espalhou pelo resto do mundo ainda vai levar muito tempo até que se leve a criação de coelhos a sério
europeu
Membro Júnior

sexta mar 17, 2006 6:28 pm

kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta mar 17, 2006 6:38 pm

Olá europeu

Depende do que considera criar coelhos a sério.
Para mim a sério é vender coelhos com 6 semanas e não com 2.
Para mim a sério é ter bons progenitores e fazer com 1 coelha 3 ninhadas por ano.
Para mim a sério é não enganar ninguém.
Isso para mim é criação a sério.

Quanto aos pedigrees, isso é para rir não? os meus coelhos têm pedigree e para que lhes serve se não há uma entidade que certifique que efectivamente eu tenho coelhos lionhead?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
carlavaz
Membro

sexta mar 17, 2006 6:55 pm

Desculpem mas tenho andado com problemas sérios para resolver e montes de trabalho e não tenho dado muita atenção ao forum nem a este tópico que, ainda para mais, fui eu que o abri!
De qualquer forma, tenho passado os olhos assim um bocadinho na diagonal... ;)

Eu tb vi essa barbaridade das duas semanas e não resisti a uma resposta, embora noutro tópico. O do coelho constipado.

Gosto da tua atitude Kitten!

Beijos,

Carla
Responder

Voltar para “Exóticos”