"ROTTWEILER AJUDA CRIANÇAS!"

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Responder
MJSC
Membro Veterano
Mensagens: 311
Registado: terça fev 01, 2005 3:01 pm
Localização: 2 Cães (Maria e Óscar);1 gato (Vasquinho);1 peixe (Sebastião)

segunda fev 27, 2006 11:47 am

Olá,

Vejam esta notícia, publicada hoje no JN. ;)

Imagem
Henriques da Cunha Foto


..."Casal de cães é usado para desenvolver a auto-estima infantil Criadores do projecto querem desmistificar a imagem negativa associada à raça

Jill, de três anos e meio, foi a primeira cadela a integrar o projecto

TERAPIA ANIMAL

"Eu dou-lhe uma festinha e ela lambe-me toda".
Com a pequena mãozita trémula esticada e encostada à cadela rottweiler, Manuela exemplifica o que acaba de dizer. E ri muito. Um riso que contagia mas que só há pouco tempo se começou a ouvir. Apesar dos seus quatro anos, a vida não lhe tem dado grandes motivos para alegrias. A menina foi retirada aos pais e a uma vida de grandes carências, sobretudo afectivas, e integrada na Fundação Luíza Andaluz, em Santarém. Há um mês conheceu dois cães que, lentamente, procuram devolver-lhe a afectividade perdida.

Esta é uma das principais metas do projecto "Rottweilers de Terapia", criado há cerca de três anos por João Gradiz e Diogo Rato. Desmistificando a imagem de perigosidade que a sociedade tem da raça, João Gradiz sustenta que "um rottweiler só é agressivo como resposta à própria agressividade". Considera mesmo que se trata de "um cão dócil e capaz de grandes feitos". Como auxiliar crianças em situações sociais complicadas.

Instrutor canino há mais de seis anos, foi com a sua cadela, Jill, de três anos e meio, que iniciou o projecto. Jill foi submetida a testes de sociabilidade e passou em todos, com distinção.

João Gradiz começou o trabalho na sua própria casa, com os quatro filhos. A presença da cadela foi ajudando a solucionar pequenas questões de instabilidade emocional ou perda de rendimento escolar. Estendeu então o raio de ajuda a outras crianças, no seu círculo de amizades.

"Os resultados foram sempre muito positivos", conta. Um outro cão, Drako, hoje com pouco mais de um ano, foi associado ao projecto. O casal começou a trabalhar com uma criança de 12 anos, portadora de trissomia 21. Ao fim de quatro meses, surgiram alguns resultados o menino começava a registar melhorias a nível de desenvolvimento motor, enquanto o seu ânimo crescia.

Há um mês, com a aval da psicóloga da instituição, os dois cães começaram a trabalhar com crianças da Fundação Luíza Andaluz. Catarina Marcelino, coordenadora pedagógica da instituição, confessa que, no início, mostrou algumas reservas, sobretudo pela imagem que tinha da raça rottweiler. "Mas a psicóloga da fundação disse-me que ia ser óptimo para as meninas e fiquei convencida", conta.

Uma das crianças tinha fobia a animais. O medo era tal que gritava e tentava fugir sempre que os cães apareciam. Hoje, já consegue aproximar-se dos cães e até tocar-lhes. "Estes cães têm a particularidade de, numa primeira fase e até pelo seu tamanho e porte, imporem respeito. Mas depois, são tão sociáveis e meigos que acabam por conquistar", explica João Gradiz.

Expo Criança
O projecto 'Rottweilers de Terapia' será apresentado, de 15 a 19 de Março, no Centro de Exposições de Santarém, durante a realização da Expo Criança. Vasco Gracias, responsável pela organização do certame, explica que a apresentação surge pelo interesse que o projecto tem no desenvolvimento de crianças. "Desde o seu início que a Expo Criança procura dar relevo a este tipo de projectos, cuja acção é o apoio à criança", explica, sublinhando que "nas anteriores edições (e nesta também) temos tido a apresentação da hipoterapia como forma de ajuda. O caso dos rottweilers parece-nos bastante positivo"..."
in JN - 27-02-2006
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

segunda fev 27, 2006 4:53 pm

Eu já tomei conhecimento de uma associação com as mesmas características chama-se "Associação Pitt Bull do Oeste".


É bom saber que a comunicação social vai publicando notícias positivas desta raça e não só negativas e dramáticas como é seu hábito.


Comp,
Susana
<p>susana</p>
arca_user
Membro Veterano
Mensagens: 221
Registado: segunda set 26, 2005 5:15 pm

quarta mar 01, 2006 12:41 am

é sempre bom "ouvir" noticias assim!!!

e de certeza que vai ajudar um pouco a tirar a ma fama dos nossos meninos!!
herculles
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: sexta dez 23, 2005 2:54 am

domingo mar 12, 2006 3:00 pm

isso mi prova que o cão é inocente e seu dono culpado ,apesar de ter um pastor alemão também sofro preconceito só por causa de pessoas inresponsaveis treinan seu cão inadeguamente para ser um verdadeiro asassino.,só porque cão é grande ,forte e tem uma boca grande,isso não significa que ele "marta alguem ". :x
Responder

Voltar para “Rottweiler”