Depois, o resultado, é um povo urbano (do alcatrão e da alcatifa) que pensa que os cães nasceram para serem “lulus” e caga*** na Avenida de Roma a tentar acabar com a relação “barbara” que os “campónios” têm com a natureza.
Com tanta ignorância, nem sei se hei-de rir ou chorar.
[/quote]
Francisco,
Não posso concordar mais consigo. Mais que uma discussão entre pró e anti caça o que vejo neste longoooo tópico são posições que se baseiam numa imagem idealizada do que é a natureza, que me desculpem se alguém se sentir ofendida. Vejo aqui tomarem-se posições que reflectem o cada vez maior fosso entre as populações citadinas e as rurais ou de raizes rurais. E dou um exemplo, quando se fala em deixarmos de comer carne para evitar o sofrimento animal pergunto-me se têm alguma ideia do que os agricultores fazem para impedir que herbívoros destruam as suas colheitas. Garanto-vos que não lhes pedem educadamente que o não façam. Os métodos costumam ser mais "directos" e sim, envolvem sofrimento animal. Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento do mundo rural vos poderá dizer isso.
E já que falamos do decréscimo dos animais selvagens, que tal falar da utilização de pesticidas que destroiem os insectos, todos os insectos, alguns dos quais indispensáveis á alimentação de outros animais? Que tal falar do lento envenenamento de muitos animais, das mutações, da diminuição da sua capacidade reprodutiva? Que tal falar do abandono da agricultura, das enormes extensões de terrenos que até á alguns anos eram cultivadas e que agora são pinhais ou ainda pior eucaliptais? Sabem por acaso que alimento pode crescer no solo de um eucaliptal? Pois é, nenhum. Sabem por acaso que os longos séculos de "convivência" entre os animais e o homem levou aqueles a tornarem-se dependentes da agricultura praticada por estes, pelas sementes que lançava ao solo, pela terra revolvida que expunha alimento, pela água que corria para regas mesmo em tempo de seca?
Sabem, a caça não me choca. Chocam-me os maus caçadores como me chocam os maus condutores, os maus advogados, médicos, as más pessoas enfim. Mas se a caça for a salvação para um mundo rural que vejo cada vez mais moribundo e desconhecido, pasto de chamas e de incúria, olhado de lado pelos "políticamente correctos" deste país, então vos garanto que mesmo não praticando me tornarei a sua maior apoiante.
Até porque sem caça como poderia ver em acção os "canitos" da minha paixão, não é Francisco

Fiquem bem