Estamos feitos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda mar 06, 2006 6:16 pm

Só ainda não percebi uma coisa.

Os gatos foram encontrados vivos e depois morreram?

Já li em vários sitios essa noticia e não encontro resposta á minha duvida.

Será que abateram ou morreram?

A resposta a isto pode ser muito importante, na minha opinião
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mar 06, 2006 6:29 pm

lagutrop Escreveu: Só ainda não percebi uma coisa.

Os gatos foram encontrados vivos e depois morreram?
amus Escreveu: (...)
Os gatos infectados com o H5N1 - a estirpe mais perigosa do vírus - continuam vivos, afirmou Hans Seitinger, responsável pelo sector agrícola daquela província, citado pela agência noticiosa austríaca APA e pela rádio pública ORF.
;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda mar 06, 2006 7:17 pm

Obrigada Leo.

Hoje não estou muito boa e isto está a deixar-me ainda pior.

Imagino o que acontecerá a muitos gatos quando esta noticia começar a ser mais conhecida
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda mar 06, 2006 9:28 pm

pois , tenho 3 gatos de rua, porke não os posso ter em casa ao mesmo tempo que os cães, e os gatos têm a sua liberdade, e agora? estou sujeita a tudo. ainda por cima na semana passada apareceu-me um gato morto á minha porta. com um saco plástico ao pé, ou seja puseram-me ali
:o :o :o :o
mas quando saio para trabalhar fica tudo na rua.
:o :o
Acho sobretudo piada à expressão Tenho 3 gatos de rua

Já se deu conta da contradição? Como pode dizer Tenho e são de rua?

Depois espanta-se com o que lhes acontece? Haja pachorra!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Bianah
Membro Veterano
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

quinta mar 09, 2006 8:56 am

As consequências... :evil:
Gripe das aves - Receio de contágio leva a abandono
Gatos vítimas de fobia

Os gatos só apanham a doença em contacto com aves infectadas
O receio da gripe das aves está a levar muitos portugueses a abandonarem os seus gatos e a deixarem de alimentar os vadios. Quem o diz é a Associação Animal que teme que o desprezo que as pessoas começam gradualmente a manifestar pelos gatos possa vir a criar situações de perigo.

“É preciso evitar comportamentos cruéis. O abandono é um acto irresponsável porque leva a que os gatos tenham de caçar na rua e a ficar mais expostos”, diz Miguel Moutinho, da Animal. “Há, por exemplo, pessoas que até estão impedidas pelos vizinhos de alimentarem gatos”, conta.

As recentes notícias chegadas da Alemanha que dão conta de três gatos contaminados pelo vírus H5N1 estão a assustar os portugueses, mas Miguel Moutinho garante que não há motivo para alarme. “Estamos a falar de um vírus aviário e não felino. Um gato só pode apanhar a doença se comer uma ave infectada ou estiver em contacto com ambiente contaminado. Mas isso também o homem.”

Outra das situações que preocupa a Animal tem a ver com um eventual abate que seja necessário efectuar no nosso País, casa se verifique um surto de gripe das aves. “Internacionalmente as leis não estão a ser respeitadas. Existe a recomendação clara para que os animais sejam preservados de todo o sofrimento, mas o que sei é que há aves queimadas vivas ou sufocadas dentro de sacos.

Na semana passada, a Animal enviou mesmo uma carta ao Director-geral de Veterinária, Agrela Pinheiro, para que salvaguarde o bom cumprimento das normas internacionais previstas .

http://www.correiodamanha.pt/noticia.as ... l=192&p=94

:evil: :evil:
anokaxita
Registado: segunda mar 06, 2006 4:06 pm

sábado mar 11, 2006 8:49 pm

ola..
Eu ainda nao deixei de alimentar a minha gata com carne de aves, pois o gato que foi encontrado comeu uma carcaça de ave infectada.
O que me faz tanta impressão é como as pessoas andam a abandonar os animais o virus nem sequer chegou a Portugal se gostassem tanto dos seus gatos não os abandonavam e vi nas noticias que na Almanha as pessoas andavam a levar os gatos para serem abatidos, o que é uma crueldade. O gato morreu por ter comido uma carcaça de ave :evil:
anokaxita

sábado mar 11, 2006 8:51 pm

ola..
Eu ainda nao deixei de alimentar a minha gata com carne de aves, pois o gato que foi encontrado comeu uma carcaça de ave infectada.
O que me faz tanta impressão é como as pessoas andam a abandonar os animais o virus nem sequer chegou a Portugal se gostassem tanto dos seus gatos não os abandonavam e vi nas noticias que na Almanha as pessoas andavam a levar os gatos para serem abatidos, o que é uma crueldade. O gato morreu por ter comido uma carcaça de ave :evil:
anokaxita

sábado mar 11, 2006 9:08 pm

ola otra vez..
Desculpem max é que o meu computador bloqueou e a mensagem foi em duplicado! :|
Domaris
Membro
Registado: domingo fev 26, 2006 3:30 pm

sábado mar 11, 2006 10:04 pm

O problema é que este tipo de notícias vai levar a que apareçam mais gatos abandonados por pessoas mal informadas, o que infelizmente corresponde à grande parte. :(
Domaris / Ana
almira
Membro
Registado: domingo ago 15, 2004 2:28 pm

domingo mar 12, 2006 4:29 pm

Não sei se tem a ver com estas notícias, mas na zona de setúbal têm aparecido muitos gatos abandonados. Mesmo os de raça. Sabe-se que são abandonados porque vêm ter com as pessoas, miam e pedem miminhos. São animais habituados a companhia humana e têm dificuldade em arranjar comida. Desde o mês passado já recolhemos dois persas, uma cruzada de bosques da noruega, cinco europeus e estamos a tentar apanhar uma que parece persa e está grávida. Anda muito assustada e ainda não conseguimos. Já arranjámos alguns donos, mas se a moda pega vai ser muito complicado. Não entendo as pessoas. Se é por medo da doença, eles na rua continuam a propagá-la, se for caso disso e os riscos ainda são maiores.

Almira
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo mar 12, 2006 7:03 pm

todos os pretextos servem para largarem os animais
anjjazul
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

terça mar 14, 2006 4:01 pm

Olá a todos.

Recebi este apelo, atribuído à Associação ANIMAL, por e-mail e achei que devia publicá-lo aqui...

"Leia e Divulgue o Esclarecimento da ANIMAL sobre a Gripe Aviária e sobre a Relação da Gripe Aviária com os Gatos (Documento Anexo)

:: Se souber de algum caso de maus tratos ou abandono de gatos, aves ou outros animais por receio da Gripe Aviária, por favor comunique-o à ANIMAL e às autoridades

:: Deixar de alimentar gatos que vivem na rua por receio da Gripe Aviária é um acto cruel e irresponsável, que levará esses gatos a, tentando sobreviver, caçarem e ingerirem aves, caso em que realmente ficarão expostos à Gripe Aviária

:: Matar ou abandonar gatos, aves ou outros animais por receio da Gripe Aviária é um acto ainda mais cruel e irresponsável, que poderá não só causar muito sofrimento a esses animais como poderá também pôr, eventualmente, em causa a saúde pública humana e animal

Se souber de algum caso de maus tratos ou abandono de gatos, aves ou outros animais que esteja relacionado com a Gripe Aviária, por favor comunique-o imediatamente à ANIMAL (através do 222 038 640 ou do [email protected]) e denuncie-o imediatamente às autoridades veterinárias e policiais da área.»

Em anexo vem um Documento em Acrobat Reader. É um bocado extenso, por isso vou só copiar esta parte que me parece a mais significativa:

«Depois da morte de um gato positivo ao vírus H5N1 na ilha de Ruegen, na Alemanha, têm sido relatados inúmeros casos de abandono e maus-tratos a gatos domésticos, em Portugal e noutros países da União Europeia.
A este respeito, cabe salientar que as abordagens sobre a Gripe Aviária e os Gatos têm sido de dois tipos:
- A abordagem mediática tem sido alarmista, exagerada em relação à realidade do problema e completamente desajustada em relação à realidade portuguesa;
- A abordagem política tem sido condicionada pelo “politicamente correcto” e pela “crise económica”, permitindo em regra a proliferação de uma “ficção biológica” com contornos e analogias com muitos exageros e com pouca racionalidade.
É preciso fazer um esforço para tentarmos substituir a ficção instalada sobre a relação da Gripe Aviária com os Gatos, em que presentemente nos encontramos, pela realidade científica.
Quando se deu a morte do gato na ilha alemã, já teriam morrido na ilha, em meados do mês de Fevereiro, mais de 100 aves selvagens, muitas das quais infectadas com o H5N1. Os vírus
Influenza A têm sido identificados em mamíferos terrestres e aquáticos, incluindo em humanos, suínos, equinos, felinos, cães, focas e baleias, bem como em numerosas espécies de aves. Os estudos epidemiológicos e filogenéticos sugerem que todos os vírus Influenza A dos mamíferos
são originários de vírus aviários ancestrais.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, não existem evidências de que os gatos domésticos tenham um papel no ciclo de transmissão do vírus H5N1. Os gatos são susceptíveis ao vírus, mas, até à data, nenhum caso humano foi conotado com a exposição a um gato doente. Não existem surtos reportados em gatos domésticos.
Ao contrário das aves domésticas e selvagens, não existem evidências de que os gatos domésticos sejam um reservatório do vírus. E as evidências apontam para que os gatos afectados tenham sido contaminados pela ingestão de carne crua de aves.
A OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) relembra ainda que, até hoje, todos os casos naturais em felinos afectados
1) não levaram a nenhuma mudança na epidemiologia da doença,
que permanece fundamentalmente uma doença aviária, e
2) não levaram a nenhuma mudança viral reconhecida na epidemiologia ou mutação que pudesse levar a um aumento da virulência do vírus para felinos ou outros mamíferos.
A OIE recomenda às pessoas que têm gatos que consultem um médico veterinário nos casos em que surjam sinais de gripe em gatos que vivam livremente em áreas onde o vírus tenha sido detectado.
Os avisos do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) relativos aos cuidados a ter com gatos domésticos aplicam-se somente a áreas de vigilância (raio de 10Km de uma infecção em aves por H5N1).»
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

terça mar 14, 2006 4:16 pm

Isto k se está a passar com o abandono de gatos deixa-me com uma série de questões. Estamos mais cultos, somos mais informados (dizemos nós) e depois cometem-se barbaridades da era das cruzadas.
Tomara os nossos animais k não sejamos nós a pegar-lhe doenças. Estamos mt mais expostos k eles. Kem tem animais e os deixa ir p/ a rua, continue a alimenta-los, desta forma eles não terão necessidade de procurar alimento.

Esta vontade do ser humano querer ser visto como culto deve ocupar tanto tempo k se esquecem de se cultivar.

Daki a nada, anda p'raí td aos tiros aos passaros e a td o k mexe e não seja humano... estamos bonitos, estamos. Vivemos numa sociedade k cada vez k surge algo menos agradavel tem k se colocar a culpa em algo.
Pois... é mais facil matar um gato indefeso e apontar o dedo a algo do k olhar p/ o proprio humbigo e procurar soluções.

Ainda bem k já um local p/ expor situações destas. Espero é k as pessoas adiram e acima de td k não metam as culpas em kem as não tem.
Responder

Voltar para “Gatos”