Persa / Gato Sagrado da Birmânia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

terça mar 14, 2006 1:59 pm

Fikei curiosa quando vi um topico acerca da idade doa animais e fui vendo até chegar ás raças. Como mts de voces já sabem, eu adoptei um gato com 8 meses. Foi-me dado como sendo persa e é essa a descrição no boletim do gato. Não sei se já vos aconteceu, mas parece-me k os vets podem ter um grande conhecimento e experiencia na saude e bem estar do gato, mas kd chega à parte das raças e suas caracteristicas, a coisa muda de figura.

Eu não percebo mt de raças pk p/ mim a melhor raça é a k é amada, bem tratada e saudavel.

Aki está a minha duvida. O meu gato é um persa ou um sagrado da birmania? Não k eu ligue mt a raças, mas kero saber o k tenho em casa.

Eis a foto do Bongo (esta foto está mt escura, foi tirada com o tlm e de noite e não liguem aos nós, essa é uma tarefa a k me vou dedicar assim k puder e k as devidas apresentações Xena & Bongo estejam comcluidas).

Imagem

E uma das coisas k li acerca do gato sagrado da birmania:
Imagem

O k acham? O Bongo é um persa ou um sagrado da birmania?
ruca_acur
Membro
Registado: sábado jul 24, 2004 2:10 pm

terça mar 14, 2006 4:38 pm

Isto é um SAGRADO DA BIRMÂNIA.
Têm a coloração como os siameses.Têm que ser colorpoint.
Nota-se alguma diferença?

Imagem
XenaBastet
Membro Veterano

terça mar 14, 2006 4:44 pm

Obg pela resposta.

A diferença k eu vejo é mais nas orelhas, não são tão arrebitadas, e o pelo k me parece mais abundante, mas as cores são mt parecidas com as dos siameses e kd chegar a casa ja vou ver as patinhas, mas penso k sejam tipo luvas brancas. Vou tentar tirar uma foto melhor p/ mostrar.
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

terça mar 14, 2006 5:00 pm

que não me apeteça trabalhar ainda vai, mas enviar isto duas vezes... :oops:
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça mar 14, 2006 5:17 pm

Boas Xena,

Não me leve a mal o que lhe vou dizer... mas pelo pouco que percebo de persas, acho que tem um gato bonito, que até pode ter LOP de persa, mas que da raça tem muito pouco... parece que terá sido uma cruzamento de um sólido ou bicolor com um colourpoint (ver tópicos da uaimori a propósito)...

Mas as características mais marcantes da raça parecem estar pouco presentes... mas repito que é um gato bem bonito :)
XenaBastet
Membro Veterano

terça mar 14, 2006 5:24 pm

Patricia, obg pelos sites, já tinha cuscado alguns e na realidade, parece-me uma mistura de persa com sagrado Birmanes.

Amus, claro k não levo a mal, o meu menino é lindo, saudavel e um amor, é o k mais me interessa num animal. A questão da raça é só por curiosidade.

Num dos sites vi uma foto parecima com o Bongo:
Imagem
mas o Bongo tem uma "coleira" de pelo branco à volta do pescoço.

Omessa, estou super curiosa.
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

terça mar 14, 2006 5:31 pm

Ana,

é tirares uma foto gira com o miudo e enviar para as pessoas que mantem e perguntar... Digo eu ;)
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça mar 14, 2006 11:14 pm

amus Escreveu: Boas Xena,

Não me leve a mal o que lhe vou dizer... mas pelo pouco que percebo de persas, acho que tem um gato bonito, que até pode ter LOP de persa, mas que da raça tem muito pouco... parece que terá sido uma cruzamento de um sólido ou bicolor com um colourpoint (ver tópicos da uaimori a propósito)...

Mas as características mais marcantes da raça parecem estar pouco presentes... mas repito que é um gato bem bonito :)
Amus si senhora,... :D :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

O seu gato é filho de um persa colourpoint com um persa bicolor, que obrigatóriamente tinha já antecedentes colourpoints, pois o gene é recessivo, este é um cruzamento proibido, pois não são permitidos persas colourpoints bicolores. Resumindo,... o seu gato é um colourpoint bicolor preto.

Qualquer gato colourpoint com um bicolor preto poderia dar essa coloração, que é o caso do sagrado do siamês, etc etc,...

No entanto uma cruza entre um gato persa e um sagrado ou um siamês, daria sempre umas orelhas muito maiores, e colocadas de maneira diferente, assim como a estrutura facial e, tipo de corpo, etc, etc. Eu aposto mais naquilo que referi ser um filhote de um persa bicolor com um persa colourpoint,... ;)

Um colourpoint é a definição de uma coloração de pêlo, não está restrito ao siamês,... significa pontas coloridas e, esta coloração existe em várias raças.

O gene colourpoint é um gene recessivo, por isso é a junção de dois genes, recessivos,existentes nos dois PROGENITORES,... por isso é que muitas vezes gatos comuns podem dar colourpoints, a que vulgarmente se chamam siameses,... e que na realidade não são,... são isso mesmo,... colourpoints, pois é preciso mais que uma coloração para definir a raça de um gato,...

UM COLOURPOINT É SEMPRE UM INDIVÍDUO HOMOZIGÓTICO EM TERMOS DE COLORAÇÃO ;)
Última edição por uaimori em terça mar 14, 2006 11:32 pm, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mar 14, 2006 11:25 pm

Olá Xena.

Quando diz que o gato consta como Persa no boletim, que boletim é esse? :? Refere-se ao registo do gato (LOP)?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta mar 15, 2006 9:40 am

uaimori Escreveu:
Amus si senhora,... :D :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

O seu gato é filho de um persa colourpoint com um persa bicolor, que obrigatóriamente tinha já antecedentes colourpoints, pois o gene é recessivo, este é um cruzamento proibido, pois não são permitidos persas colourpoints bicolores. Resumindo,... o seu gato é um colourpoint bicolor preto.
Tenho uma boa professora :lol: :lol: :lol: e gabo-me de ser um bom aluno :D ... como vês tudo o que dizes eu oiço e apreendo ;)

Xena... volto a repetir... tem um gato bonito...
XenaBastet
Membro Veterano

quarta mar 15, 2006 10:23 am

Bom dia,

Mt Obg a tds pelas respostas. O Bongo é um gatão lindo e mimalha como eu nunca vi. Fiquei curiosa pk ele tem realmente corpo de persa mas as cores do sagrado da birmania, inclusive as patitas brancas e a gola branca. Ontem, kd cheguei a casa fui ver nos livros k tenho acerca de gatos e raças e em algumas fotos parecia sagrado birmanês noutras persa. Mas como não pretendo fazer criação, até pk a castração está p/ breve, e a esterelização só está á espera de mais estabilidade na adaptação, era apenas uma curiosidade minha.
Tal como sei k a Xena é de mãe siamesa e pai desconhecido. A mãe fugiu de casa na epoca do cio, pelo menos foi o k me contaram. Daí tb gostar de saber algumas coisas acerca do Bongo.

Uaimori, mais uma vez, demonstra uma sabedoria fantastica acerca dos gatos e prazer em partilhar essa sabedoria. E o Amus está no caminho certo e bem avançado.
Uaimori, ainda não tratei do pelo do Bongo pk a apresentação daqueles dois pestinhas ainda está a decorrer e eu não tenho tido tempo. Já me aconselharam a cortar akeles nós todos aquando da castração e dp, claro, não voltar a deixar emaranhar o pelo. Já tenho td o que recomendou no outro topico.

Leo, o boletim é o de vacinas, não tem nada a ver com registo do gato. Até pk quando o fui buscar eu nem tinha visto o gato. Só perguntei pela saude e pela personalidade do Bongo. Keria uma companhia para a Xena e fiquei fascinada com o pelo dos persas, mas p/ mim tanto fazia a cor ou caracteristicas fundamentais da raça já k não tenho intenção de ter filhotes dos meus meninos. Há tantos gatos abandonados a precisar de lar k seria uma injustiça deixar vir mais. O k mais me fascinou p/ o ir buscar foi a calma e serenidade k o dono falou acerca do gato e k se constata no dia a dia.

No boletim de vacinas da Xena colocaram Europeu Comum. No do Bongo está Persa. Para mim tanto faz, foi apenas uma curiosidade kd vi o site do sagrado da birmania e pensei "olha, este é mais parecido com o Bongo do k um persa". Daí ter pedido ajuda p/ identificar.

Mas repito, os meus gatos são lindos, e p/ mim a raça DaDaDa é a melhor (amaDA, estimaDA, cuidaDA).

Obg por me ajudarem a colmatar a minha curiosidade com a vossa sabedoria.
Responder

Voltar para “Gatos”