Bom dia a todos,
Geralmente não costumo interferir neste tipo de tópicos, porque como não sou nenhuma 'expert' na matéria, considero que o melhor será não me pronunciar.
De qualquer modo, não custa nada relatar um pouco da minha experiência:
Há doze anos atrás, quando me ofereceram a minha Laika, eu não percebia nada de vacinas, alimentação, blá, blá, blá e como tal, a Laika sempre comeu comida caseira. Comia de tudo, à excepção de guloseimas e carne de porco, pois na altura era o que o vet. não recomendava ( também, que raio de vet era aquele...). Sempre foi uma cadela saudável( pelo menos, as análises assim o dizem). Com a minha entrada aqui para o forúm, aprendi imenso; a leitura de imprensa especializada também deu um empurrão e hoje percebo que a alimentação que eu lhe dava não era a mais correcta. Presentemente, a Laika come ração misturada com comida enlatada, visto que, nunca se conseguiu habituar apenas à ração. Mas do mal o menos...
Quanto ao Berg e à Sasha, ambos com um ano e meio de idade, sempre comeram ração. Começei por lhes dar Royal Canin Maxi Júnior e os resultados eram excelentes. Cães vivos, saudáveis, pêlo brilhante, etc, etc.
Farta de gastar uma pipa de massa em ração, e como sou teimosa que nem um burro e tenho de ver para crer, pensei: - Ah, isto secalhar é só marketiing, vou experimentar outra ração.
Então, esta inteligência saloia, resolveu experimentar Pedigree Raças Grandes... os cães gostaram da ração e eu encantada da vida pelo dinheirinho que ia poupar.
Pois é, só que passado pouco tempo começei a detectar no meu Berg (setter) um resultado desastroso. Na Sasha não notei nada de especial, mas no Berg, o pêlo ficou baço, caía e dava ideia que estava pegajoso. Dei-lhe banho, pensando que fosse sujidade... e nada. O pêlo estava uma m****.
Ok, mudei para Royal Canin outra vez e cheguei à conclusão que o problema era mesmo da ração.
Há algum tempo aqui no fórum falou-se de rações, nomeadamente na ração Acana Premium.
Entretanto, como o Xabita estava a dar esta ração aos seus cães, falei com ele, para me informar se estava satisfeito com os resultados. A resposta foi afirmativa e eu resolvi experimentar, visto que, comprando como criadora (120Kg no mínimo), a ração ficaria menos dispendiosa. Assim, tenho ração para cerca de 6 meses, e os meus cães estão óptimos.
Um casal meu amigo, tem uma cadela Boxer, e dá-lhe a ração Orlando. Por muito que eu lhes diga que não presta, a resposta que obtenho é que a Luna gosta e que está boa de saúde. Quanto a isso não vou discutir, pois daquilo que vejo a Luna é uma cadela robusta (mais que a minha Sasha) com o pêlo brilhante e saudável. Mas o que é certo, é que enquanto os meus cães fazem 3 a 4 poias por dia, a Luna faz 7 ou 8 e gases então nem se fala - é uma autêntaica bomba atómica. De facto, exteriormente nada revela em seu desfavor, só que interiormente, o seu organismo deve ser um grande turbilhão.
Desculpem o testamento
Saudações,
Filipa.