aquario - novos habitantes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
anima
Membro Júnior
Registado: quarta nov 16, 2005 2:34 pm

segunda mar 13, 2006 8:53 pm

Oi! :D

Como alguns já devem saber, eu tinha um neon sozinho no meu aquário, mas, como já tinha dito, resolvi comprar mais. Agora tenho algumas duvidas... como tratar deles? é que existem lá 2 peixes de 2 espécies que não sei como tratar deles...
Mas vamos ás fotos, porque já procurei pela net e nao encontrei os nomes de alguns:
Aqui está a minha 1º grande duvida, este peixe que, pelo que sei, faz o trabalho de limpa-fundos, eu perguntei ao funcionario da loja e ele disse que demorava muito tempo a crescer, e que nem cresce muito, é verdade? aqui ta a foto dele

Imagem
outra
Imagem

Sobre este peixe eu tenho muitas duvidas: o que é que ele come? eu tenho umas pastilhas em casa que são para esses tipos de peixes (sera viformo) mas já ouvi que se deitava de dia, outros dizem que é de noite... e ainda de quanto em quanto tempo... tenhem mesmo de me ajudar!!! ele também come flocos???

Depois tenho um limpa vidros e tenho as mesmas duvidas sobre ele: a comida é a mesma (sera viformo)?? deito de noite ou de dia???
aqui ta a foto dele

Imagem

Comprei também 2 neons mas o funcionario deu-me 1(fiquei com 3) e mais o meu fiquei com 4. Ainda nao consegui tirar uma foto em cardume, mas vou tentar! aqui tá a foto, vejam só a diferença entre o meu antigo e 1 dos novos!!!

Imagem

E também tenho um espada, quer dizer, uma espada! é uma femea nao é? aqui ta a foto:

Imagem

As minhas duvidas sao mesmo da alimentação... podiam-me também dizer se o espada come flocos? nao necessito de deitar comida especial, é a mesma dos neons, nao é?
E outra coisa, eu comprei uma espada porque ouvi dizer que, algumas femeas na loja estam grávidas, e como eu vi que na loja o macho andava sempre a perseguir esta femea, resolvi traze-la e dar-lhe paz no meu aquario... poderá ela tar gravida???

Eu tenho mesmo muitas duvidas, principalmente sobre o limpa vidros e o limpa fundos... ajudem-me!!

Outra coisa, o meu limpa fundos parece ter uma barbatana "cortada", vejam as fotos:

Imagem
outra
Imagem

É alguma doença? Pode mata-lo?
Muito obrigado desde já!
bye_xinha
Membro Júnior
Registado: quinta fev 10, 2005 2:08 am

segunda mar 13, 2006 9:45 pm

oi...pelo k sei esse limpa fundos de k falas é um tubarão....axo eu....mas podes ver melhor aki...
http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... d_peixe=28

http://www.aquariofilia.bio.br/labeo.htm
bye_xinha
Membro Júnior
Registado: quinta fev 10, 2005 2:08 am

segunda mar 13, 2006 9:48 pm

os meus peixes comem todos os mesmo (tenho varios tipos de tetras, e ja tive limpa vidros e limpa ffundos), pelo k sei, apenas os limpa fundos devem de ter mais uma pastilha de fundo...de resto aki em casa comem flocos e tubifex...
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

terça mar 14, 2006 2:50 pm

Pois...
Era exactamente o que eu ia a dizer...
Esse peixinho que diz que comprou sendo um limpa fundos é um Tubarão.
Eu agora estava aqui a ver nos meus livros de Aquariofilia, só que estou com muita pressa e não o encontro, mas sei que eles são do genero, territoriais e podem matar outros peixes. Basta a gente se lembrar que são tubaroes e pronto. Dá para ver o esquema...né?
Mas se fosse eu ia á loja reclamar. Não quer dizer que tenha que devolver o peixe. Mas se quiser, até pode imprimir a pagina do site e mostrar lá na loja e exigir que lhe troque por Neons... Por exemplo.
Se foi ele que disse que era um limpa fundos a culpa é dele e tem direito a trocar, e veja qual o nome que eles têm lá.. ou que lhe deram...
Ás vezes nas lojas de animais tenta-se vender sem explicar o que poderá acontecer. Eu trabalho numa (mas vou-me despedir) porque eu informo as pessoas do que é ter um casal de hamsters, e depois vao ter k comprar mais gaiolas porque vao ter que separar o pessoal todo, claro que os meus patroes querem é k eu venda e n explique o resto. E isso n faz parte de mim, informar mal os clientes!!
Enfim.. tenho k ir trabalhar!
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
anima
Membro Júnior

terça mar 14, 2006 5:24 pm

Oi! O funcionario nao disse que era um limpa fundos, so disse que demorava muito a crescer e que nao crescia muito. Eu é que o vi a limpar e fundo e pensei que fosse um limpa fundos...

Quanto as outras duvidas, principalmente da alimentação, podiam ajudar-me??
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 14, 2006 8:04 pm

Mas lá está!! Omite informações que eu acho que devia transmitir. Por exemplo dizer que ele é um pouco mauzinho com outros peixes, perguntar que tamanho tem o aquário (independentemente de quanto ele vai atinguir) e outros peixes que tenha para ver se são compativeis...
São estas pequenas coisas que eu mesma pergunto aos clientes... Só que sei que as pessoas querem é ganhar dinheiro e percebo que a Senhora não tenha comprado por mal, gostou dele, e ele realmente é bonito. Mas convém sempre a gente se informar sobre os peixitos que quer!! ;) :)

Em relação á comida. Podem ser os normais flocos. Pode dar comida propria pra eles congelada, tipo artémia ou outra coisa qualquer mas que seja para os peixes. Há grande variedade de comida para eles. Até em granulado. Para o tubarão, ele suporta os floquinhos, nem que quando vá pôr a comida no aqua, quando deitar a comida, mexa com o dedo na agua pra alguns floquinhos irem pra baixo!! :)

EDIT: Encontrei aquilo que queria no meu livrinho. Vou passar para aqui tudo o que diz:

Alimentação: Omnivoro. Alimentos vivos, congelados, flocos e vegetais.
Conhecido também pelo nome comum de labeo-de-cauda-vermelha, este peixe, muito popular, pode causar o pânico no aquário - agressivo e violento com os outros da sua especie, aterroriza os seus companheiros. Crie um grupo de 5-6, mas só com outras especies que sejam suficientemente grandes para se defenderem sozinhas. Para controlar a sua agressividade, coloque-os num aquario grande com muitas pedras, plantas e madeira, para que cada peixe possa estabelecer o seu territorio e os seus refugios. De corpo negro e cauda vermelha, é um peixe muito bonito, mas osa quariofilos devem ter em conta a sua natureza pouco docil.
Nota: Depois de habituado ao aquario, levanta poucos problemas quanto á alimentação ou qualidade da agua!
Catarina Duarte

ccsantos
Membro
Registado: quinta mar 20, 2003 3:00 pm
Contacto:

terça mar 14, 2006 11:10 pm

Um tubarão bicolor ... é este o nome pelo qual conheço esse pretinho com as barbatanhas vermelhas.

Eu tenho um, no início tirou o meu pleco do local dele (atras de um tronco) mas o pleco mudou de local e agora dão-se bem, nunca foi agressivo com nenhum peixe.

Eu dou-lhe comida normal (flocos) mas é necessário deitar um pouco a mais do que os outros peixes comem porque eles só comem o que cai no fundo. De vez em quando (mais ou menos 1 vez por semana) dou aos meus uma pastilha de fundo pois eles deliciam-se com isso e não me estragam tanto as plantas (ele adora roer as minhas plantinhas)

Uma coisa é certa ele é optimo a tirar os limos dos vidros e caracois foi coisa que nunca mais parou no meu aqua ;)

Quanto aos neons, eu nunca tive mas já ouvi dizer que querem um PH um pouco mais baixo do ideal para os restantes peixes que tem... já ouvi dizer que não é boa ideia misturar mas já ouvi falar de pessoas que os conseguiram adaptar ...
ccsantos
Membro
Registado: quinta mar 20, 2003 3:00 pm
Contacto:

terça mar 14, 2006 11:14 pm

ahh quanto ao tamanho, eles crescem um bocadito, o meu triplicou num ano... Que tamanho tem o seu aqua?
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 14, 2006 11:59 pm

Olá!

Eu sempre tive Neons, e sempre os tive com pH neutro e sempre se deram bem.
Catarina Duarte

llhum
Registado: quarta jan 11, 2006 9:25 am

quarta mar 15, 2006 2:04 pm

o teu peixinho é um tubarão bicolor k tal como os neons e os espadas comem flocos a membrana da barbatana dorsal ta rasgada mas n é problematico . o espada é uma femea pk n tem a barbatana da cauda em forma de espada se assim fosse era um macho
anima
Membro Júnior

sexta mar 17, 2006 6:21 pm

Oi!

Infelismente 1 dos neons que comprei morreu, parece que já veio com pouca saude da loja! Agora tenho 3 neons.
O "tubarão" bicolor esta óptimo e já o vi a comer flocos que caiem no fundo! O limpa vidros também parece que nao está muito bem, está sempre no fundo e nao limpa o vidro... o que será?
A espada já tem companhia, comprei mais 3 espadas (1 macho e 2 femeas) e fiquei com 1 macho e 3 femeas, mas os novos passam o dia metidos no esconderijo no meio das plantas! o que será?

xau
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 17, 2006 7:23 pm

Anima, os Octto. Affinis que tens (limpa vidros) são muito activos de noite e basta chegares perto do aquário para se esconderem... De noite, (luz apagada) consegues vê-los a limpar os vidros e as plantas... Os meus eram umas maquinas, e o melhor é que não destroiem as plantas!

Deixa os peixes novos ambientarem-se ao novo espaço. É normal que por vezes fiquem escondidos!!

Vê se consegues comprar mais neons.

Bjs! :)
Catarina Duarte

anima
Membro Júnior

sábado mar 18, 2006 1:02 pm

Oi!

O limpa vidros está sempre parado no fundo (de dia) e nao anda pelos vidros a limpar, como fazia na loja quando o comprei... espero que nao seja mesmo nada!

Os espadas é que andam sempre escondidos, já tou a ficar com saudades da "actividade" dos peixes de água fria...

Também tou a ficar preocupado com o meu neon mais antigo (o maior e que já tinha á mais de 1 ano) porque ele parece que foi "atacado" por outro peixe... perdeu algumas escamas na zona da cabeça e nao se mexe como antes, está sempre junto dos espadas... para além de que o meu aquário está a tornar-se um monte de comida "desperdiçada"! os peixes nao a comem ela cai no fundo e o meu peixe tubarao bicolor nao consegue comer todos os flocos!!! depois a comida fica coberta por uma coisa branca... nao sei o que se passa! se me poderem ajudar...

xau
anima
Membro Júnior

segunda mar 20, 2006 5:55 pm

Oi!

Morreu mais um dos neons e uma espada!
Sendo assim agora tenho

:arrow: 3 espadas (2 machos e 1 femea)

:arrow: 1 neons, e aí é que tá! Andei a comprar mais dois neons para fazer companhia ao meu neon antigo e acabei por ficar com 1 neon, mas nao é o antigo!! Gostava tanto do antigo... nao sei mas acho que ele adorava muito mais a companhia dos peixes de água fria ao contrario do que dizem no forum...

:arrow: 1 tubarao bicolor

:arrow: 1 limpa vidros

nao sei o que fazer... cada vez morrem mais peixes... podem-me dar lguns conselhos de como tratar os peixes?

xau
anima
Membro Júnior

segunda mar 20, 2006 5:56 pm

Oi!

Morreu mais um dos neons e uma espada!
Sendo assim agora tenho

:arrow: 3 espadas (2 machos e 1 femea)

:arrow: 1 neons, e aí é que tá! Andei a comprar mais dois neons para fazer companhia ao meu neon antigo e acabei por ficar com 1 neon, mas nao é o antigo!! Gostava tanto do antigo... nao sei mas acho que ele adorava muito mais a companhia dos peixes de água fria ao contrario do que dizem no forum...

:arrow: 1 tubarao bicolor

:arrow: 1 limpa vidros

nao sei o que fazer... cada vez morrem mais peixes... podem-me dar lguns conselhos de como tratar os peixes?

xau
Responder

Voltar para “Peixes”