Brigas de periquitos durante a criação.... Urgente!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
aricarv
Membro Júnior
Registado: quarta mar 15, 2006 8:08 am

quarta mar 15, 2006 9:33 am

Olá pessoal!

Creio que coloquei o primeiro post na zona errada....
As minhas desculpas.....
E desculpem estar aqui a repetir esta questão como meu primeiro post, mas tenho uma pequena questão urgente...

Então é assim, eu tenho um casal de periquitos, que sempre se deram bem (apesar de "ele" ser um bocado chato com a coitadinha da fêmea...), e no dia 29/01/2006 (o famoso dia da neve.... nunca mais me esqueço....) nasceu o primeiro rebento de uma postura de 5 ovos.
O último nasceu no dia 16/2/2006, e ficaram 4 lindos periquitos....
A mãe sempre lhes deu de comer, e ultimamente era só o pai, pois a mãe parece ter-se recusado a dar de comer e só fica á porta do ninho...
E aí é que bate a questão, pois ela já não o quer dentro do ninho, nem sequer lá perto, e os pequenos não páram de piar....
Até me dói a alma!!!!

O problema é que o macho já levou cada sova que até já fez sangue, e ontem tive de os separar, pois de certeza que se matavam!!!!

Deixei foi a mãe com os pequenos....

Será que fiz bem ou mal????

Eu já tive imensos periquitos, mas todas as criações morriam, e esta é a unica que se aguentou tanto tempo, por isso gostava que os 4 rebentos sobrevivessem......

Alguém me pode ajudar??????
O que faço????
É que nunca mexi no ninho com medo de eles recusarem depois os pequenos....

Desde já obrigado
Budgerigarman
Membro
Registado: domingo mar 12, 2006 12:24 pm

sábado mar 18, 2006 2:53 am

Fizeste bem. tenho 1 periquita que só quer o macho para acasalar e assim que põe os ovos ataca o macho com ferocidade e tenho sempre de os separar. ela, no entanto, cria a ninhada mesmo sem o macho, até perde peso com a azáfama! penso que foi por ela ter sido habituada muito às pessoas e só mais tarde teve contacto com os da sua espécie. :)
aricarv
Membro Júnior
Registado: quarta mar 15, 2006 8:08 am

segunda mar 20, 2006 7:17 pm

Hoje morreu um dos pequeninos.... :cry: :cry: :(

A fêmea matou-o já fora do ninho.....

Passei a medidas drásticas, mesmo com os outros 3 pequeninos ainda no ninho!!!!!!

A mãe e o pai ficam juntos com um separador a dividir a gaiola da secção dos pequenos e a deles....

Assim, se quiserem, dão-lhe de comer mas não podem fazer mal......

Será que vai resultar????? :cry: :?:
SousaTuga
Membro Júnior
Registado: quarta mar 15, 2006 5:27 pm

segunda mar 20, 2006 10:24 pm

ñ sei talves resulte.mas se tiveres tempo podx tratar dox pequenostes à mão, embora dê mt trabalho.
Budgerigarman
Membro
Registado: domingo mar 12, 2006 12:24 pm

sexta mar 24, 2006 2:43 am

Assim que as crias saiem do ninho ela os ataca de imediato ou passado alguns dias? Se for este o caso se vires que elas debicam ochão da gaiola retira-as de perto da mãe. Em princípio já aprenderão a comer sozinhas.
Responder

Voltar para “Periquito”