experts ajudem-me: será mesmo persa??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta mar 17, 2006 1:03 am

esta gatinha foi encontrada na rua (vejam tópico 'benvinda ao clube dos desesperados') e por ixo n conheço os seus antepassados. como foi a minha 1ª experiencia com gatos, gostava de perguntar aos experts na materia se acham k esta gata é mesmo persa. se kiserem eu tiro-lhe novas fotos, esta ja tem algum tempo, pa se ver melhor.
conto com a vossa ajuda
bgd

Imagem
Última edição por YolaeFifi em sexta mar 17, 2006 4:47 pm, editado 1 vez no total.
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
vanessards
Membro
Registado: quarta dez 21, 2005 4:55 am

sexta mar 17, 2006 2:10 am

olá!!

Muitos parabens pela menina!!
Tem graça que ela é muito parecida com a minha Iris que é persa e também é toda azul!!! A diferença que vejo á partida é o nariz que na minha é mais subido e espalmado e talves um pouco nos olhos...
De qualquer maneira, se nao é persa deve andar muito perto, mas os experts que se cheguem á frente... ;)

bjos
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sexta mar 17, 2006 5:03 pm

É uma persa sim,... de companhia, mas tem um bom stop, e umas orelhas muito bem colocadas e pequenas e com uma boa cabeça. Parece-me quadrada e não triangular. Bem bonita essa persa, apesar de ser de companhia,...

Há cada besta!!!!!!!!! :evil: :evil:

Já agora em que sítio do país a encontrou???? é só para tirar dúvidas e se eu souber de alguma criadora que vendeu uma gata dessa côr para essa zona, chegarmos ás bestas dos donos , e pelo menos ficarem queimados no meio,... :evil: :evil:
ulisseia
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 3:37 pm

sexta mar 17, 2006 5:30 pm

Só queria dizer que a menina é liiiiiiinnnnnda!

Quanto ao resto já não sei. Dê-lhe uns amassos por mim! LOL
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

terça mar 21, 2006 10:19 pm

foi encontrada em loures, mas n vale a pena remexer no assunto, até porque já passaram 2 anos. só me interessa que ela esteja bem. mas obrigada pela preocupação. :D
agora estava a pensar fazer uma criação de gatos, se arranjar interessados nos bebes. apenas uma ninhada. o que acha? o que é preciso?
comp,
yola
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mar 22, 2006 12:31 am

Yola,

De gatos não percebo muito, mas percebo o suficiente, aliás, já li o suficiente, para saber que a gravidez/parto dos persas não costuma ser fácil :? :? E um agravidez não tem vantagens nenhumas :| ...
Mas espere pela opinião da uaimori, ela é uma verdadeira expert ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Katz
Membro Júnior
Registado: sexta fev 24, 2006 5:17 pm

quarta mar 22, 2006 11:08 am

Realmente é linda. Parabéns!

Porém:

Sei que ter crias de gatinhos, cachorros, etc., é gostoso. Ficamos encantados com aquelas criaturas pequenas, vendo-as crescer, desenvolver, e sentimos quando elas vão para um novo dono – e sempre achamos que vão para um bom lar.

Agora, fazer criação de animais descontroladamente, e que seja uma só vez – por favor não. Animais sem (e com) registo já existem em demasia, alguns com sorte, em bons lares, e outros lamentavelmente à espera de um lar, carinho, alimentação, etc..

Dê uma oportunidade aos que NÃO têm donos e já existem, e talvez não sejam “tão bonitos” como um Persa (pessoalmente não sou fã por causa dos cuidados especiais que precisam). Deixe as criações aos que entendem deste assunto, que tentam manter as diferentes raças com as características específicas. Já há animais em excesso precisando desesperadamente de dono.
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

quarta mar 22, 2006 11:34 am

YolaeFifi, é mt bom ter gatinhos bebes e acompanha-los desde pekenos, mas apoio o Kats a 100%, com tanto bebes e não só, à espera de um lar, de carinho e de alguém k os estime, p/ kê mandar mais pekerruchos ao mundo? Eles irão ocupar o lugar de outros mais necessitados.
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta mar 22, 2006 12:47 pm

Boas,

Faça uma pesquisa por parto ou gravidez persa e veja alguns dos posts da uaimori... e depois diga-me se ainda tem vontade de cruzar a sua persa...

Para além de que nenhum criador deixa o seu macho cruzar fora... excepto os de meia tigela... mas isso já é outra história... lembro.me de uma caso de alguém que mandou a gata a cruzar num desses gatis e qd veio até trazia uma doença de pele... :?
XenaBastet
Membro Veterano

quarta mar 22, 2006 1:15 pm

Ontem fui ao vet com a Xena e com o Bongo e apareceu lá um casal com uma persinha laranjinha bebe, uma coisa linda, linda de derreter, mas eles contaram k antes da Fiona (bebe persa) compraram uma persa k teve k ser abatida pois tinha a sida dos gatos e cada minuto k vivesse a mais seria de sofrimento e agonia p/ a gatinha.

Por isso, antes de cruzar, convém saber mt bem o k se está a fazer. Eu não precebo nada de criadores mas sei k existem mts dignos do nome e outros k só à chapada. Não interessa a dignidade ou as caracteristicas do animal, interessa k seja felpudo p/ ser vendido como persa.

Não estou a dizer k é o seu caso, apenas estou a pedir-lhe k se cruzar, se deve informar ao maximo sobre o k pretende p/ não surgirem disabores.
amus
Membro Veterano

quarta mar 22, 2006 1:15 pm

Boas Xena,

Não é só cruzar... por acaso fez os testes do fiv ou da felv ou pif aos seus gatos antes de juntar?

Além da doenças um persa de criação precisa de ter determinadas caracteristas ou pelos menos de ascendentes c essas característica e da gatinha encontrada não se sabe nada...

Relativamente à gata abatida por ter fiv... no comments :o
XenaBastet
Membro Veterano

quarta mar 22, 2006 1:37 pm

Olá Amus,
Por akilo k percebi acerca do abate da gatinha, a vet disse k ela já estava td desfeita por dentro, já não comia, não andava, nada. Não se falou mt do assunto pk eles entretanto entraram.

Kd a Xena veio p/ mim, não percebia nada de gatos nem das suas doenças. Mas kd a Xena ficou doente, a vomitar por tds os lados e sem reacções, foram-lhe feitos varias analises, uma delas, a do fiv.
Kt liguei p/ adoptar o Bongo, foi uma das 1as coisas k perguntei, pk, tal como disse ao Sr., se a Xena tivesse, se o Bongo tb tivesse eu não me importava. Mas não tendo a Xena, o Bongo tb não poderia ter e o Sr. mostrou-me e deu-me o boletim de saude do Bongo e respectivas analises efectuadas.

Uma pessoa vai aprendendo, e o problema p/ mim não era, de todo, tratar de um gato doente, mas em vez de um, o mais certo seria ficar com dois a sofrerem na minha frt. E um deles, por culpa minha.
amus
Membro Veterano

quarta mar 22, 2006 2:53 pm

Ora muito bem Xena ;)

Fossem todos os donos assim e uma percentagem dos abandonos era muito menor... essa atitude e a preocupação de castração dos gatos são sem dúvida algo que deva fazer qd se vai adoptar um 2º animal...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mar 22, 2006 3:11 pm

Pois... alguém se está a esquecer que para procriação, nem que seja por uma única vez para fazer o gostinho à vista... :roll: deve ser sempre feita com critérios e um deles, além dos exames aconselhados NUNCA se deve esquecer o exame do PKD (exame renal) que muitos persas têm a doença já enraizada... e lá virão mais inocentes ao Mundo dos doentes a transmitirem/passarem a infermidade aos filhos, netos, bisnetos, etc...!!! :roll: :roll: :roll: :(

Já digo como alguém já o disse:

Para quê virem mais animais ao Mundo dos srd's? Sim porque um animal que não tenha registos, isto perante a conformidade dos pedigrees...é SRD e ponto final. Tenha ele as carecterísticas de Persa ou o que quer que seja!
Já para não falar nos cuidados e riscos da gata durante a fecundação, gestação e parto!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
XenaBastet
Membro Veterano

quarta mar 22, 2006 3:20 pm

Amus,

Confesso k ainda estou em fase de aprendisagem e mt ainda tenho eu k aprender, por isso, estou sempre a melgar o vet e por isso, comecei a participar na arca (tb p/ aliviar o Roberto, senão ele um dia muda de instalações, não me diz onde ficam as novas e ensina a Xena e o Bongo a irem sozinhos e a deixarem-me em casa sem tlm).

Faço o melhor k posso, pk ver um gato a sofrer, e ainda pior, se por culpa minha, não é opção e abandona-los, mt menos.

O Bongo foi castrado ontem e correu td bem. A Xena tb foi p/ a vacina e consulta anual e estava td bem com ela (foram ambos p/ virem os 2 com o mesmo cheiro a vet ;) ) e daki a 3 semanas o vet pediu p/ ligar p/ marcar tb a esterelização da Xena. Nessa altura já o Bongo está mais k cicatrizado, aliás, este Sáb. já lhe tiro o funil, e então passamos p/ a Xena.
Responder

Voltar para “Gatos”