Tartaruga esquesita...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Titatugu
Membro Júnior
Registado: domingo mar 19, 2006 4:48 am
Localização: 1 gato persa, 1 gata europeia comum, 1 gato persa cruzado com ciames e uma tartaruga

domingo mar 19, 2006 5:02 am

Olá.
Desde ja quero dar os parabens pelo fórum que esta 5 estrelas e ja mto me tem ajudado!!!
O meu problema é o seguinte
Ofereceram-me uma taratruga do mississipi (chama-se Bócas) no dia 25/2/2006, ela vinha num aquario pequeno e estava em água fria; a comida que me deram era os camarões secos pequeninos.
Mal a vi apaixonei-me... Ela é linda!
Uma vez que nada sabia sobre tartarugas, vim á net pesquisar... E, para ser sincera, assustei-me com a quantidade de coisas que são necessárias... Então, pus mãos á obra e arranjei um aquario de +/-60L, um termometro, um termostato, um filtro interno, uma bomba de oxigenio(era dos meus falecidos peixinho), comida de gatinho bebe, sticks, e uma outra comida da Friskies para tartarugas, além de uma pedra de calcio ´so ainda não comprei a lampada pk estou sem dinheiro, mas tenho-a sempre a apanhar luz solar c o aquario destapado.
Montei tudo e qual não é o meu espanto ao ver que, nem com a "casa" toda equipada(água a 24ºC), a minha Bócas nao reage a nada... Não come, não nada, não faz nada de nada a não ser estar deitada na pedra... ate parece hidrofóbica... No outro dia até ja estava colada á pedra... Tb ja experimentei dar-lhe carne e fruta, mas ela parece que está de dieta... ( Começo a ficar realmente mto preocupada, pk cm não percebo nada destes fofinhos, tenho medo de estar a errar....
Alguém me pode ajudar??? Com urgência? Please....
Desde já obrigada
EmysOrbicularis
Membro
Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm

domingo mar 19, 2006 10:45 am

A tua tartaruga pelo que descreves parece estar doente, tem os olhos inchados? posta umas fotos para te podermos ajudar melhor.
klk0
Membro
Registado: quarta fev 22, 2006 10:59 pm

domingo mar 19, 2006 11:24 am

Geralmente isso acontece pois precisam de um certo tempo para se habituarem ao novo espaço, no entanto parece que isto ja vem a contecer desde algum tempo, certo?

tenta por uma foto dela, pode ser que esteja doente!
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

domingo mar 19, 2006 4:06 pm

Montei tudo e qual não é o meu espanto ao ver que, nem com a "casa" toda equipada(água a 24ºC), a minha Bócas nao reage a nada... Não come, não nada, não faz nada de nada a não ser estar deitada na pedra... ate parece hidrofóbica... No outro dia até ja estava colada á pedra... Tb ja experimentei dar-lhe carne e fruta, mas ela parece que está de dieta... ( Começo a ficar realmente mto preocupada, pk cm não percebo nada destes fofinhos, tenho medo de estar a errar....
Alguém me pode ajudar??? Com urgência? Please....
Se é o que eu estou a pensar uma foto não vai ajudar mto, porque o que ela (pode) ter não se vê e tem de agir rápido:( digo isto baseado na minha experiência e das conclusões que tirei doque escreves-te :?

Quando dizes que ela parece hidrofóbica é exactamente o quê???
Ela não vai para dentro de água certo??

Se a colocares dentro de água o que é que acontece, ela nada ou fica a flutuar parada???

O estado dela é catatónico??? cabeça caída, sem movimento???

Responde a esta perguntas para que nós possamos tentar ajudar a tua nova amiga ;)
Titatugu
Membro Júnior
Localização: 1 gato persa, 1 gata europeia comum, 1 gato persa cruzado com ciames e uma tartaruga

domingo mar 19, 2006 6:11 pm

Olá.

Ela está sempre em cima da pedra, é rarissimo sair de la, fica lá horas a fio com a cabeça e patas todas esticadas. Se lhe fizer festinhas na cabeça ela aceita mto bem e ate dá o jeitinho para lhe coçar o queixo. Todos os dias pego nela e ponho-a na água, ela fica um bocado a boiar, depois vai ao fundo, a deitar umas bolinhas pequeninas pelo nariz e dp lá começa a nadar, mas mto desajeitada... Por vezes anda a nadar no fundo e vem a nadar super rapido para cima. Ela ás vezes nada meia de lado, e pelo que eu li aqui no forum isto pode ser sinal de doença respiratoria... A respiração dela não é ruidosa.
Qto aos olhos estão normais.

A sério, ajudem-me porque estou mesmo mto preocupada com a minha lindinha...

É verdade, eu estudo numa escla superior agrária e ja pensei em leva-la lá á veterinária. Como é k a transporto?
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 19, 2006 6:55 pm

Pelo que entendi ela não ficou assim de repente pois não??

Quando ela está na pedra tem a cabecita para cima certo? não deixa cair a cabeça pois não?

Às vezes o que acontece é devido a uma mudança súbita de temperatura, (durante o transporte, limpeza do terrário, etc) elas entrarem em choque, ficam catatónicas e não conseguem manter a temperatura do corpo :( Mas isto é de súbito e não ao longo de dias!!!

Mas o que me parece (não tenho a certeza!) é que a tua tartaruga está é um pouco enfraquecida.

Tás a dar-lhe vitaminas???

O facto dela sair da água pode ser por vários factores. Se ela está fraca pode ter dificuldade para vir ao cimo respirar (elas tb se podem afogar).
Qual é o nível da água???

Podes tentar colocar menos água para ver como ela reage por exemplo.

Como é que sabes a que temperatura está a água?? Tens termómetro??
É que a resistência pode indicar uma coisa e na realidade pode ser outra ;)

Não sei onde a tens mas cuidado com as correntes de ar e as diferenças de temperatura. Principalmente se ela está mais fora doque dentro de água.
As lâmpadas UVB e UVA davam mesmo um jeitam para a tartaruga ;) pelo menos uma. E não são tão caras quanto isso!!!

Como disseste um veterinário ( que perceba de exôticos melhor) é sempre o mais indicado.
Para trasportá-la deves fazê-lo dentro de uma caixa ( até papelão serve) a tartaruga bem sequinha, com um saquinho de água quente por baixo( não a ferver) e sobre o saco um pano ou jornais, pelo menos é assim que eu faço. Ainda mais que o tempo está frio. Tb há uns sacos de sementes que se aquecem no micro-ondas que tb dá.
No caminho mantem a caixa fechada, só com um buraquinho suficiente para entrar o ar.

Alguém tem mais sugestões???
Titatugu
Membro Júnior

domingo mar 19, 2006 7:06 pm

Olá.

Tenho termometro k indica a temperatura de 20ºC, estando o termostacto a 25ºC (coloquei o termometro na ponta oposta ao termostato), tem +/- 15cm de água, não ha correntes de ar, ela esta no quarto, perto da janela, mas esta está sempre fechada e ainda não lhe estou a dar vitaminas pk não sei quais comprar... Qto á lampada, p improvisar, pus-lh uma a 20cm d distancia e é dakelas de luz solar que se usam em casa, mas mal receba a mesada, vou-lhe comprar uma UVA\B.

Obrigada
Titatugu
Membro Júnior

domingo mar 19, 2006 7:09 pm

é verdade, sim, ela não deixa cair a cabeça, e ja veio assim da loja, mas lá ela era a mais activa do aquaterrario...

Beijinho
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 19, 2006 7:32 pm

Quando na tua 1ª msg escreveste que ela não comia, não se mexia, não fazia nada até me assustas-te :p

Afinal ela está a comer???

Para as vitaminas aconselha-te numa boa loja ou num vet, é que existem mtas marcas.

Se notares que ela está mesmo esquesita o melhor é sempre o vet.
(Esquesita = a: não comer nada, não se mexer nem quando lhe tocas, olhos fechados ou enevoados, quando lhe pegas ficar de cabeça e patas caídas, apática, mole, estar fria, fazer diarreia, na água ficar sempre a boiar, etc, etc )

Mas tou a desconfiar que isto é tudo preocupação de "dona-galinha" :D ;)
Titatugu
Membro Júnior

domingo mar 19, 2006 7:42 pm

Ela só se mexe s eu lhe pegar e so vai p a água se a colocar la... Só ker estar na sua pedrinha...

Dou-lhe comida de gatinho bébé, os camarões secos (gammus??), sticks pqnos p tartaruga (cinzentos), carne crua picada, fruta, uma comida p tartarugas da friskies (k tem uns flocos tipo o dos peixes)... Mas a marota não come nada de nada... A comida fica sp na água... Tb ja tentei dar-lhe na pedra, mas nada... Ponho pouca quantidade de cada x, mas ela não come... Parece estar em greve de fome...

E qdo lhe puser as vit, ponho-as onde? Na água? Directamente na boca? Se for este o caso, como lhe abro a boca??
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 19, 2006 8:22 pm

Pois é um problema quando tartarugas bébés deixam de comer porque enfraquecem rápido.

Ela tá há mtos dias sem comer???

Dizia-te para aumentares um pouco a temperatura da água de modo a estimular-lhe o metabolismo mas ela não vai para lá :? e depois quanto mais quente estiver a água maior é a diferença com a temperatura exterior, o que não é mto bom.
Faz-te mesmo falta as lâmpadas. A UVA por exemplo como simula os raios do sol, torna-as mais mexidas, com mais apetite, endurece a carapaça, diria que elas ficam "alegres" 8)

Agora enquanto estava a escrever lembrei-me, e a carapaça dela como está???
Quando precionas (ao de leve) com os teus dedos ela cede? notas firmeza ou está algo mole???

As vitaminas podem ser dadas na água ou na comida, as indicações das quantidades devem vir na caixa.

Se puderes, para ficares descansada é levá-la ao vet, só ele pode dizer com certeza o que ela tem. Aqui só trocamos experiências uns com os outros e há pequenas coisas em que até nos ajudamos mas nada substítui o veterinário ;)
Titatugu
Membro Júnior

domingo mar 19, 2006 8:41 pm

A carapaça está normal, está dura.

Ela está sem comer desde k veio p minha casa, ou seja, desde 25/2/2006. É grave??

Mal receba a mesada a 1ª coisa k vou fazer é comprar a lampada. Qto ás vit vou amanha á loja ver o k há e á tarde vou c ela á vet. Espero k sej mm so preocupaçao de dona galinha... Mas eu qdo tenho um animal entrego-me de corpo e alma...

Obrigadissima e desculpa ser tão chata
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 19, 2006 8:47 pm

Mas eu qdo tenho um animal entrego-me de corpo e alma...

E é assim que deve ser. Tás de parabéns por te preocupares assim com a tua nova amiga. Por vezes as pessoas esquecem-se que uma tartaruga pode (e deve) viver mtos e acompanhar-nos por um grande período da nossa vida. Merecem a nossa dedicação, aliás como todos os animais.
Obrigadissima e desculpa ser tão chata
Não tens nada que pedir desculpa. Depois dá notícias, vais ver que vai tudo correr bem.

Beijinhos e as melhoras para a Bocas :D
klk0
Membro

segunda mar 20, 2006 8:04 pm

estou a pensar em peneumonia!!!

Vai com ela ao vet o mais rapido que puderes!

Boa sorte!!
klk0
Membro

segunda mar 20, 2006 8:15 pm

bolhas na garganta e nariz
nadar desageitado
respiração ruidosa
apatia
astenia

quais destes sitomas é que ela possui???

espero que a minha suspeita esteja errada...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”