Alguns conselhos para uma gatinha bébé

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Domaris
Membro
Registado: domingo fev 26, 2006 3:30 pm

domingo mar 19, 2006 2:19 pm

Afinal tenho a minha gatinha um pouco mais cedo que previa, ela devia ter sido entregue com 2 mesitos, mas a mãe rejeitou os filhotes mais cedo. Apesar disso ela já come ração seca e vai ao w/c.

As minhas dúvidas são as seguintes:

Ração: comprei a ração da Royal Canin Kitten 34 - 1 aos 4 meses, queria saber se esta ração é aconselhável, na loja de animais havia tantas ...
Como achei que ela deixou de mamar muito cedo comprei também o leitinho para gatinhos da Whiskas. Queria saber se posso dar as duas coisas ou se distribuo pelas refeições?
Estou a dar-lhe de comer 4 vezes por dia: manhã, almoço, lanche e jantar. Será suficiente?

w/c: para habituá-la ao local do w/c, o que faço é quando acaba de comer punho-a junto ao areão, mas nem em todas as refeições ela faz o xixi e cócó. Habitualmente qual é a média de idas?

Ela mia quando está a comer, será normal?

Desculpem estas minhas questões básicas, mas prefiro perguntar a pessoas experientes do que começar a inventar.

Ah, já sei que me vão aconselhar a ir ao vet, já está programada a viagem, mas por motivos profissionais não vou puder ir com ela até 6ª feira e até lá gostaria saber um pouquinho mais. Tanto que como estou cheia de trabalho, é a minha mãe que mora comigo que vai tomar conta da minha bichaninha durante o dia e também preciso de lhe dar umas dicas. Com estas novidades na vida da gatinha nem pensar em deixá-la sozinha.
Domaris / Ana
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mar 19, 2006 2:40 pm

Boa tarde Domaris.

1º que nada e antes que me esqueça, NÃO DAR LEITE da Whiskas, pré peparado. Repare no rótulo, nas letrinhas bem pequeninas em que diz que é para a partir das 6 semanas.
Esse leite não tem os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento bem como pode fazer graves alterações gástricas à gatinha como diarreias, gastroenterites, etc...!
Compre leite em pó, de substituição, da Royal Canin ou o Mixol que até se vende nas farmácias!

Não sei a idade da gatinha mas se tem menos de 4 semanas ou até mesmo em cima das 4 e se ela não conseguir comer a ração seca, deve dar-lhe a ração demolhada em água morna (pouca) para amolecer antes dela a comer. Isto porque a maioria dos bebés ainda não completaram a dentição e custa-lhes imenso mastigar/triturar a ração. Só que se lha der demolhada, tem de ter a certeza de que é feita a dose certa para cada refeição para que não hajam sobras pois a ração demolhada tem tendência a azedar/deteriorar com o passar das horas... contudo tenha sempre uma tina com ração seca para ela se ir acostumando a trincar... ;)

Água sempre fresca noutro recipiente bem como o leitinho noutro ;)

Quando são amamentados à mão normalmente defeca, após cada refeição. Como essa já deve ser mais autónoma e já se deve mexer mais... pode uma refeição por outra acumular... e só depois fazer. Contudo vá é observando se ela não defeca por não ter comido o suficiente? Ou quiçá por estar a iniciar uma obstipação pelo desmame repentino... ;) é que chegam a fazer alterações... ;)

Se começar a verificar que ela não se alimenta bem, moa a ração seca na varinha mágica até reduzir a pó e junte-lhe o leitinho até fazer uma papa não muito espessa (mais para o líquida pois ela engrossa facilmente) e dê-lhe numa tacinha. Se ela tiver dificuldade em começar a ingeri-la, vá empurrando, da tacinha, com o seu dedo indicador para a boca dela ;)

Aqui lhe deixo um artigo meu em que pode encontrar respostas para mais algumas dúvidas.
http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... egoryid=62
"Como tratar de gatinhos orfãos recém nascidos"

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Domaris
Membro

domingo mar 19, 2006 2:51 pm

Obrigada Leo, está sempre a ajudar-me ;)

A gatinha já tem 6 semanas feitas na semana passada.

Ela come bem, tanto a ração seca como o leite (como ela já tem 6 semanas, eu dei-lhe :oops: )

Quando fez as necessidades ontem, 2 vezes, não teve diarreia, o cócó era de uma cor castanho avelã. (desculpe a conversa...)

Mas ela mia quando come, eu já pensei que fosse porque na casa onde estava, havia muitos gatos uns 7 adultos, os 3 irmãos e uns bébés novos, e talvez existisse alguma confusão na hora da comidinha, uns a não deixarem comer os outros.

Ela só mia nessa altura e depois quando quer atenção, mas um miar muito pequenino, nem me parece de aflição, parece só de aviso, tipo não me masses que estou a comer e isto é tudo meu.

Sobre a marca da ração, é a melhor?
Domaris / Ana
Domaris
Membro

domingo mar 19, 2006 2:58 pm

Sobre os dentinhos, não sei se ela já tem a dentição completa, mas que tem alguns dentinhos, aí isso tem, a minha mão e os meus dedos que o digam :lol:

Antes de adormecer, gosta bastante de me dar umas dentadinhas, e de se agarrar à minha mão a mordiscar, tenho que lhe tirar esse vicio antes que seja tarde.

Mas nessa altura começo a pensar que o que não lhe faltam são dentes e afiadinhoooooossssssss....

;)
Domaris / Ana
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

domingo mar 19, 2006 3:02 pm

Ola,
Eu também dei aos meus dois essa ração, sempre se deram bastante bem com ela. Se a sua gatita a esta a comer e as fezes estao normais não me parece necessario mudar;-)
O meu Pepe quando veio ca para casa também dava uns miados enquanto comia, mas como comia bem sempre associei isso a miados de consolado por estar a encher a barriguinha ;)
Com a idade deixou de o fazer.
Cumps e felicidades.
Domaris
Membro

domingo mar 19, 2006 3:16 pm

Obrigada Bita32!!!
:lol:
Domaris / Ana
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo mar 19, 2006 3:21 pm

Os miados são normais a serem miados do "não me incomodes..." como explicou... ;)
A ração é óptima :D . O leite é que por favor substitua-o para o Mixol ou Royal Canin... ;) :D e se quer uma gatinha desenvolta, robusta, comece a dar-lhe um suplemento vitamínico ;) . O Felovit é um bom suplemento em pasta/gel que normalmente eles adoram.
Desparasite a gatinha assim que possa ;) . Não sei até que ponto se poderá associar os miados, quando come, a parasitas... é que normalmente dão/provocam dor assim que começa a ingestão de alimento...

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Domaris
Membro

domingo mar 19, 2006 3:39 pm

Muito obrigada, Leo.

Já escrevi num post-it as marcas que me aconselhou do leite e do suplemento, amanhã vou comprá-los.

Sobre a desparatização, como vou ao vet no final da semana, vou tratar disso. Era já uma das coisas que eu queria pedir ao vet, além do plano de vacinação e de saber quando posso esterilizá-la. Eu sei que é ainda muito cedo, além dela ser ainda muito pequena, ainda está passar por uma situação traumática. Saiu duma casa com muitos gatos e foi agora para uma com uma cadelita que ainda só viu de relance uma vez.

Por acaso, sobre esse assunto, até acho que para 1º encontro não correu mal, a minha cadelinha veio vê-la quando ela estava a dormir, cheirou-a e foi-se embora, ou seja não lhe passou cartão (também ela já está a perder os sentidos, vê mal, coisas de velhice :cry: ), depois um pouco mais tarde a gatinha acordou e olhou para a cadelinha e só bufou e depois já não ligou. Depois disso, separei-as para ir fazendo uma reunião gradual, pois não tenho problemas com a Fanny (a cadelinha) mas tenho receio da Nina a magoar no focinho com as unhitas, principlamente nos olhos que já tem os seus problemas.

Já me estou alongar bastante e não quero ser chata.

Obrigada pelas vossas respostas.
:lol:
Domaris / Ana
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo mar 19, 2006 6:33 pm

Domaris,

Uma vez que tem a cadelinha, por favor corte as unhitas da gatinha. Basta mesmo só a pontinha de cada unha ;) .

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”