Boa Noite!!
Hum... tenho um problemazinho que ainda não resolvi por falta de tempo, mas queria ver se para a semana não escapa a ida ao veterinario.
Moro num 2º andar e não há elevador para ninguém. A minha cadela tem problemas de rotulas, já foi operada a uma rotula, mas á outra ainda não foi porque a vida pregou-nos uma partida e não tenho muito dinheiro para a operar, sei que existem facilidades só que a minha mae só de pensar nos 500€ que gastou na primeira operação, nem gosta muito de relembrar que tem de ser operada outra vez... Mas o caso é que, quando a cadela ia a subir as escadas e vai sempre á nossa frente, mas claro, um lance de escadas sempre á frente, ela tropecou nos degraus, á uns 2 dias atrás. Desde aí, ela desce as escadas todas para ir á rua, anda na boa e isso... Mas quando é para subir, tá quieto! Ela não sobe as escadas por nada deste mundo...E eu ao empurra-la pa ver se subia, reparei que ela tem as unhas um bocado grandes e penso que não tenha aderencia ao chão... Não sei, digo eu! É que ela anda bem... e por ter tropeçado (acho que ganiu e tudo, eu não estava quando isso aconteceu) e ficou com medo de as subir... Mas já percebi que há ali qualquer coisa com as unhas, porque ela abre os dedos todos e fica com as unhas de fora, claro que não vai conseguir subir, não sei, digo eu!!
Agora, quero saber se normalmente nos vets dão sedativos SÓ para se poder cortar as unhas!
É que ela quando era mais nova, uma vez ao cortar as unhas no vet, ela mexia-se tanto que estava a ser complicado e aconteceu que a vet cortou mais que aquilo que devia e começou a deitar sangue, apartir daí ela nunca deixa ninguém mexer nas patas. A mim deixa-me mas quando agarro num dedo só para ver a reacção dela, vem pronta pra me morder... Já percebi que a memoria dela não é curta... Mas realmente gostava de saber se se costuma dar sedativos. É que com este medo dela, quando tenta subir, começa a escorregar, e eu tenho que pegar em 45Kg (+/-) e subir até ao segundo andar... os meus cotovelos não aguentam com muito peso e estão super doridos....
Só outra questão...
Ela á pouco estava sentada e derepente começou assim a ganir, mas foi porque recentemente compramos daquelas cercas que se mete nas portas para ela não ir para a sala, ou para a cozinha, ou para não subir nem descer escadas á maluca, e então na hora do jantar, ela ficou atras dessa cerca... começou a ganir, depois de eu jantar fui pa leva-la á rua e ela ás vezes gania e lambia-me as maos. Reparei que ela tinha o rabo como quando as cadelas estão com o cio, uma parte direita e a outra para baixo. Pensei logo que tivesse partido a cauda, mas apalpei e ela nada...
A minha mãe já anda um pouco passada, e disse que mais valia abater a cadela porque tá sempre com problemas... Obvio que eu não quero que isso aconteça. Ela tem dois anos, já passou por algumas coisas, mas ela também é destrambulhada e de vez em quando magoa-se...Só que o dinheiro agora nem chega para tudo... Ainda para mais não tenho uma casa (com elevador ou terraço) para a deixar depois de uma operação, onde ela não deve fazer o minimo de esforço, só ir á rua!!
Isto é ela na 1ª operação á rotula (com 11 meses):

A cicatriz:

Já com o pêlo a crescer:

Já nem sei bem o que fazer!!
Bjos
Não digam já que tenho que ir ao vet, que eu não posso, não tenho meios para ir. Cortar as unhas, vou ver se consigo ir para a semana, só que gostava de saber se o problema é das unhas, de não subir as escadas como deve de ser, visto que anda super bem na rua e em casa e desce bem as escadas... E o rabo...eu já apalpei se doe-se gania, claro que isto me preocupa, e fico mais aflita quando estas coisas acontecem...