Leo,
Vi agora o k postou... uma pergunta, o tal exame do PKD (exame renal) só se transmite de pais p/ filhos ou pode transmitir-se na liteira?
Nem fazia ideia de tal doença pk a Xena nunca teve problemas renais e o Bongo, por td o k o antigo dono me falou, nada mencionou. E sei k ele me diria se algo se passasse. Ainda ontem, como sabia k o Bongo ia ser castrado, à noite ligou-me p/ saber como td tinha corrido. P/ além de não haver nada k ele tenha dito acerca do Bongo k eu possa dizer "hum, mentiu-me nisto". Até à data, não tenho kk motivo p/ seker duvidar e o vet tb o viu ontem e disse k estava td bem.
Agora, e apesar de não me preocupar com os bebes, fico preocupada pk nunca fiz tal exame e duvido k o Bongo tenha feito. Pelo k vi no boletim de saude dele... esse exame PKD é completamente novo p/ mim.
experts ajudem-me: será mesmo persa??
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
É transmitida só pelos genes
. Nunca pelo contacto
Não tem de ter receios...a menos que o animal fosse para procriar...né?
De qualquer forma se algum dia denotar alterações a nível renal, pode fazer o exame para assim determinar o tratamento médico..!
Aqui vai algo para se entreter a ler
http://geocities.yahoo.com.br/flyercats/PKD.htm
"O que é PKD?
Polycystic Kidney Desease (Doença do Rim Policístico) e uma doença progressiva e genética dos Rins.
Ela ocorre em humanos, gatos, cães e outros animais e é caracterizada pela presença de múltiplos
Cistos em cada um dos Rins (bilateral).
PKD é uma doença transmitida geneticamente, onde usamos P para o gen dominante e p para o gen rescessivo.
Os animais com gens PP ou Pp são considerados PKD positivos e pp são considerados PKD negativos.
Esta é uma doença que não tem cura e para elimina-la devemos tirar os animais PKD positivos dos programas de criação.
Dois animais PKD negativos não podem gerar um animal PKD positivo.
Pode ser diagnosticada através de um exame de ultrasonografia onde é verificada a existência de múltiplos Cistos
em ambos os Rins do animal.
Para um melhor diagnóstico este exame deve ser realizado em animais após os 10 meses de idade.
Você pode encontrar mais informações sobre esta doença nos sites:
http://www.erinet.com/lebordo
http://www.tica.org"
Leo

Não tem de ter receios...a menos que o animal fosse para procriar...né?

Aqui vai algo para se entreter a ler

http://geocities.yahoo.com.br/flyercats/PKD.htm
"O que é PKD?
Polycystic Kidney Desease (Doença do Rim Policístico) e uma doença progressiva e genética dos Rins.
Ela ocorre em humanos, gatos, cães e outros animais e é caracterizada pela presença de múltiplos
Cistos em cada um dos Rins (bilateral).
PKD é uma doença transmitida geneticamente, onde usamos P para o gen dominante e p para o gen rescessivo.
Os animais com gens PP ou Pp são considerados PKD positivos e pp são considerados PKD negativos.
Esta é uma doença que não tem cura e para elimina-la devemos tirar os animais PKD positivos dos programas de criação.
Dois animais PKD negativos não podem gerar um animal PKD positivo.
Pode ser diagnosticada através de um exame de ultrasonografia onde é verificada a existência de múltiplos Cistos
em ambos os Rins do animal.
Para um melhor diagnóstico este exame deve ser realizado em animais após os 10 meses de idade.
Você pode encontrar mais informações sobre esta doença nos sites:
http://www.erinet.com/lebordo
http://www.tica.org"
Leo

<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm
Obg Leo
vou ver o site.
Eu comprei um livro acerca das doenças de gatos, dei uma vista de olhos mt por alto pk assim k eu vejo algo k não me agrada e k não me parece nada bem, kero lá saber dos livros, até os posso consultar dp, mas na hora vão direitinhos ao vet. Ele k veja, analise e me diga o k fazer.
Perfiro fazer figura de tecla 3 do k meter agua.

Eu comprei um livro acerca das doenças de gatos, dei uma vista de olhos mt por alto pk assim k eu vejo algo k não me agrada e k não me parece nada bem, kero lá saber dos livros, até os posso consultar dp, mas na hora vão direitinhos ao vet. Ele k veja, analise e me diga o k fazer.
Perfiro fazer figura de tecla 3 do k meter agua.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Pois, Xena...
Por estas e por outras é que sou MUITÍSSIMO contra procriações mal estruturadas...!!!
Procriar é muito mais que chegar o macho à fêmea...
Leo
Por estas e por outras é que sou MUITÍSSIMO contra procriações mal estruturadas...!!!
Procriar é muito mais que chegar o macho à fêmea...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm
Isso é verdade Leo,
Por vezes o prazer de ter bebes em casa pode vir a revelar-se uma catastrofe.
Eu nunca fui a favor, não devido à saude, pk nesse ponto não percebo mt, mas pelo facto de esses gatinhos irem ocupar o lugar de outros de rua k tanto precisam de um lar, desnecessariamente.
Mas kem ker fazer criação deve realmente verificar a saude de ambos, tal como o fazemos a nós proprios na altura de ter filhos. Afinal, tratam-se de vidas.
Obg pela explicação
já estava a pensar k esse problema se podia transmitir como a infecção urinaria dos humanos.
Santa ignorancia a minha
Por vezes o prazer de ter bebes em casa pode vir a revelar-se uma catastrofe.
Eu nunca fui a favor, não devido à saude, pk nesse ponto não percebo mt, mas pelo facto de esses gatinhos irem ocupar o lugar de outros de rua k tanto precisam de um lar, desnecessariamente.
Mas kem ker fazer criação deve realmente verificar a saude de ambos, tal como o fazemos a nós proprios na altura de ter filhos. Afinal, tratam-se de vidas.
Obg pela explicação

Santa ignorancia a minha