Agora é que é!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Soulgirl
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 5:47 am
Localização: 3 Caniches (1 cão, 2 cadelas), 1 Hamster,Periquitos, Peixes Tropicais

quinta jan 16, 2003 5:32 am

Olá a todos. Tenho andado um pouco afastada do fórum, muito trabalho e o tempo não abundava. Mas estou de volta e com novidades! ;)
Já me decidi mesmo a comprar um casalinho de periquitos.
Fui a uma loja de animais que frequento há anos...e cujos donos confio plenamente. Este sábado vão receber umas ninhadas de periquitos...muitas cores e por isso fiquei logo ansiosa por lá ir.
A minha família já aumentou pois para além da minha caniche (agora com 5 mesitos de idade) :) , comprei há 2 dias um casalito de hamsters muito fofinhos... :D
Acho que fiz asneira porque só depois de os trazer pra casa, me informei sobre as criações deles...e já percebi que eles têm ninhadas umas atrás das outras!! :| Tudo mt bem não fosse eu já ter uma cadela totalmente a meu cargo, peixes, os periquitos que chegam sábado e agora os hamsters.
Mas enfim...já arranjei maneira de solucionar isso, pois o senhor da loja é meu amigo e disse que fica com um dos hamsters. Para mim é triste por ter de me separar dele mas ao mesmo tempo, sei que não ia ter capacidade para olhar pelas ninhadas deles e ter os devidos cuidados e ao mesmo tempo tratar da casa, ir trabalhar e tratar dos meus outros bichinhos! :?
Mas adiante, não foi isso que me trouxe cá. Queria que me ajudassem em relação aos passarinhos obviamente :)
Que marca de comida consideram a melhor para eles?
E vitaminas? Precisam?
Que cuidados especiais preciso ter com eles?

Espero que possam ajudar!! :lol: Eu mal os tenha tiro umas fotos dos meninos e ponho no álbum!
Thanks!! ;)
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quinta jan 16, 2003 11:09 am

Olá a todos. Tenho andado um pouco afastada do fórum, muito trabalho e o tempo não abundava. Mas estou de volta e com novidades!
Olá SoulGirl, então bem vinda e a ver se vais estando connosco :lol:

Olha os periquitos são passaros muitos giros e muito sociáveis, fizeste uma boa escolha.

Que marca de comida consideram a melhor para eles?
E vitaminas? Precisam?
Eu sei que estão por aqui pessoas que te podem aconselhar melhor em relação a marcas de comida, mas eu pessoalmente costumo usar a Avipar e também lhe costumo dar vitaminas todos os meses desta marca, o Avipar ComplexoB (acho q é isto :oops: ).

Que cuidados especiais preciso ter com eles?
Olha dá-lhe muita atenção e vais ver q eles são animais fantasticos e muito inteligentes. Para além disso, limpa-lhes a gaiola com frequência limpa as sementes e muda a agua diariamente. Vais ver q ñ custa nada e eles agradecem!! Hehehehe ;)

Cumprimentos
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jan 21, 2003 8:32 pm

Não há grande coisa a acrescentar,pois a Sac, disse tudo...
Eu sei que este tópico já tem uns tempinhos, mas só agora posso responder...

A comida que EU dou, tanto é AVIPAR (que considero muito boa) como é uma diferente, pois é bom variar...por isso embora a regra seja dar AVIPAR, de vez em quando vario e volto outra vez ao normal.

Quanto a vitaminas, dou-lhes um suplemento vitamínico contra, além de outras coisas, a "faca" que antigamente matava muitos pássaros...mas é também muito bom dar o complexo B (como a sac indicou)pois há uma doença muito perigosa devido à falta da vit. B.

Dou também uma papa todo o ano (também da AVIPAR), e mudo-a quando estou em época de criação (aí mudo para uma papa para crias)

Não sei se sabes mas é muito importante ter também um osso de choco, ou algum osso de cálcio para que eles roam, afiem o bico e ficarem com uns ossinhos bem fortes...

Se os quiseres soltar de vez em quando, aconselho-te a isso. Antes soltava os meus...e era uma festa...pousavam em cima de mim e tudo...um dia vim aqui para a arca com um na cabeça...Mas se decidires fazer isso, fala comigo ou com um de nós primeiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Espero ter ajudado!!!!

p.s. - não te digo bem-vinda, pois já te vi várias vezes no fórum de cães... ;) ;) ;) ;)
sac
Membro Veterano

quarta jan 22, 2003 1:16 pm

Se os quiseres soltar de vez em quando, aconselho-te a isso
Nem mais Lady_girl....

soulgirl, os meus passaros andam sempre á solta em casa e digo-te que é fantástico, porque eles têm comportamentos que ñ teriam se estivessem fechados numa gaiola. Os periquitos são animais muitos sociáveis e é possivel que com alguma paciência os consigas domesticar... apesar de eu te dizer que isso depende tb muito da personalidade do teu periquito ;)
É óbvio que isso requer alguns cuidades específicos, e como diz a Lady_girl fala connosco primeiro.
Entretanto ja referi alguns aspectos no tópico do marimottin "periquitos". Se quiseres dá lá um salto :o

Cumprimentos
Soulgirl
Membro
Localização: 3 Caniches (1 cão, 2 cadelas), 1 Hamster,Periquitos, Peixes Tropicais

quinta jan 23, 2003 2:30 am

Olá a todos mais uma vez e mt obrigada pelas respostas!
Os meus meninos já estão comigo. :D
Comprei um macho azul turquesa e branco e uma fêmea amarelinha mt bonita!!
São um casal de luxo, e dei-lhes também comida Avipar e papa fortificante numa gaiola grande chamada "pagode".
O macho comprei numa casa de animais em mem martins, "Pombalinho" e a fêmea na "Quatro Patas". Ou seja, isto não era publicidade...apenas não trouxe os dois do mesmo sítio, porque queria a fêmea amarela e na casa onde comprei o macho não havia nenhuma. :(
Levei o macho num dia, e no dia seguinte levei a fêmea.
Uma coisa que estranhei logo, foi o macho deixar mexer nele e ser mt calminho. Limita-se a olhar para nós e pouco se movimenta.
Já ela...nada a ver. É mt activa, salta de um poleiro para outro, farta-se de comer e pia bastante.
Ele nunca ouvi piar!!! :|
Estou preocupada...embora ele pareça saudável..e esteja a comer normalmente, mas sempre mt menos que ela, acho-o mt parado. E tenho receio que esteja doentinho. :(
Alguém me pode ajudar??? Isto será normal??
É que ela mal me aproximo da gaiola desata a "stressar", salta logo do poleiro e tenta fugir de mim. Mas é mt activa! Ele esconde-se, mas sempre mt calmo.
Acho-o lindo e tenho pavor que lhe possa acontecer alguma coisa ou que ele nunca se vá adaptar à nova vida. Ela comporta-se perfeitamente normal, arisca e mt atenta!
Nunca os vi a dar beijinhos também...será que não gostaram um do outro??? Desculpem a minha ignorância, mas de pássaros não sei grande coisa.
PS: Eles estão na minha casa onde ainda não estou a morar. Comprei casa nova, mas ainda estou em casa da minha mãe. Mas todos os dias vou lá, até porque ando a acabar de a mobilar. Poderá ser da agitação? Os homens dos móveis, eu a limpar, o estarem sozinhos de dia e eu aparecer de repente?
Desculpem o testamento, mas não sei o que se passa com o passarinho!!!

Digam alguma coisa.

Obrigada a todos!!
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

quinta jan 23, 2003 6:44 pm

cara soulgirl,
o comportamento da fêmea é normal em todas as fêmeas, já os machos são bem mais calmos.
o macho é maior que o normal, tem a cabeça maior e o bico mais metido para dentro? se for é um periquito padrão inglês. esses é que são mesmo calmos.
quanto ao não piar observe o comportamento dele e veja se ele apresenta algum sinal de doença.
espero resposta!
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jan 23, 2003 9:00 pm

correcção: ESPERAMOS resposta!!! ;) ;) ;) ;)
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

quinta jan 23, 2003 9:37 pm

pois, esperamos resposta! ;) ;) ;)
Soulgirl
Membro

sexta jan 24, 2003 1:27 am

Olá a todos!
Obrigada pelas rápidas respostas.
O macho não creio que seja inglês, porque conheço essa variante e não me parece minimamente que seja. Ele é um periquito normal...apenas se distingue dos outros na côr. Tem um azul turquesa que nunca tinha visto em nenhum. Mas o corpo é tamanho normal...a cabeça pequenina e o bico não é metido para dentro. Ele parece até um pouco mais pequeno que ela...talvez seja mais novinho. Tem ainda aqueles olhinhos de bébé. Muito pretos e redondinhos.
Hoje estive a observá-los durante algum tempo, e ela continua bastante mais activa, mas reparei que ela hoje estava menos participativa do que estava. Poderá ser o comportamento dele que a está a influenciar???
Ele fica no baloiço parado a observar tudo, mas pouco se manifesta. Embora possa parecer doente para vocês, ele não tem ar disso. Ou seja, é mt paradito mas de resto não noto nada que me indique doença. Continuo bastante preocupada!! :(
Please HELP! :|
sac
Membro Veterano

sexta jan 24, 2003 1:58 pm

Olá novamente Sandra,

Olha se ñ notas nada de anormal no teu periquito, então penso que ñ há motivos para te preocupares... eu tb tive um periquito muito lindo que era meio paradito, mas era mesmo assim!!! De vez em quando passava-se quando começa a gritar ehehehe :lol: quase que ficavamos surdos.

Ele também pode estar a estranhar o ambiente, já que é uma casa nova para ele!! Espera mais um tempo e continua a observa-lo com mt atenção (se come, se bebe e vê as fezes, q ás vezes nota-se logo por aí qd estão doentes, mas não me parece q seja este o caso)

Cumprimentos
Soulgirl
Membro

sexta jan 24, 2003 7:07 pm

Olá mais uma vez!
Queria agradecer a todos a pronta resposta.
Estou bem mais animada com o meu casalinho. :)
Hoje estive mais uma vez a observá-los e realmente deve ter sido a ambientação à nova casa. O macho já está bem mais mexido e muito bem disposto. Vejam só que hoje quando andava a aspirar a lixarada deles, ele se pôs a piar muito alto, e ela a fazer uma barulheira também.
Pelos vistos ambos gostam de barulho. heheheh :D
Estão a comer muito bem os dois, e parecem felizes.
Vou continuar sempre atenta claro, mas estou mais descansada.

Muito obrigada a todos!!

Bicadinhas dos periquitos, lambidelas dos hamsters e da caniche!! ;)
sac
Membro Veterano

sábado jan 25, 2003 2:46 am

Sandra,

Ora ainda bem :lol: fico muito contente pela notícia!!! Mas vai continunado a observa-los aliás isso devia de ser sp feito... mas mt gente infelizmente não liga nada a passarinhos :o :o :o

Sonia
Soulgirl
Membro

sábado jan 25, 2003 2:57 am

Olá sac!
Realmente eles estão bem mais animadinhos.
Mas claro que se tem de manter o olho em cima deles, mas como já faço isso habitualmente com todos os meus bichinhos, não me custa nada. Muito pelo contrário, é até um prazer!!! :lol:

Comprei uma banheira pra eles, e penso usá-la quando o tempo ficar mais quente claro. Alguém me sabe dizer como se faz para eles irem tomar o seu banhinho?? Confesso que nesse campo...n percebo mm nada!!!!! :oops:
Digam qq coisa!!

Obrigada! :)
sac
Membro Veterano

sábado jan 25, 2003 3:04 am

Sandra,

Bem, periquitos a tomarem banho, sei não :o :o :o

Os meus nunca gostaram lá mt de banhos (aliás eles detestavam ser molhados) .. agora os canários simplesmente adoram.

Eu tb tenho uma banheira e se vires as minhas fotos tenho uma do meu canário a tomar o seu banho :lol: :lol: :lol:

Olha podes sempre experimentar a por a banheira dentro da gaiola para ver a reacção deles... Os meus como andam á solta tomam sp cá fora!!

Sónia
Soulgirl
Membro

sábado jan 25, 2003 3:20 am

Olá!
Pois, eu ainda não fiz a experiência porque tenho o casalinho comigo à apenas 2 semanas! Ainda estão em adaptação a mim e à casinha nova deles. Mas, gostava de experimentar soltá-los, mas...tenho medo!!
:oops:
E acho que a minha caniche os ia achar um mimo... :o
Just kidding... :p

Tens mais animais? Ou é só os passarinhos?

Bjs
Responder

Voltar para “Aves”