caça ao cão - notícia em espanhol

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

quarta jan 15, 2003 11:47 pm

Bom, estou um pouco baralhado... eu que pensava que cães eram cães e acabou !
Afinal existem, para além de todas as raças caninas, cães "bons" e cães "maus". :? E o mais "chato" disto tudo é que podemos organizar batidas, para belo prazer do homem, aos cães "maus". :o
Não acredito que ainda há quem concorde com isto ! :evil:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta jan 16, 2003 12:00 am

varsenio Escreveu: Bom, estou um pouco baralhado... eu que pensava que cães eram cães e acabou !
Afinal existem, para além de todas as raças caninas, cães "bons" e cães "maus". :? E o mais "chato" disto tudo é que podemos organizar batidas, para belo prazer do homem, aos cães "maus". :o
Não acredito que ainda há quem concorde com isto ! :evil:
Voçe deve estar a brincar, não??

O que existem é pessoas MÁS que abandonam cães e depois temos estes problemas para resolver, politicamente pelo método mais drástico, infelizmente!

Ou é da opinião que se extingam outras espécies á conta de cães assilvestrados por inconsciencia humana??
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

quinta jan 16, 2003 12:12 am

fang Escreveu:
Ou é da opinião que se extingam outras espécies á conta de cães assilvestrados por inconsciencia humana??
Se o problema são os humanos porque é que não se organizam batidas a esses "humanos" ??? em vez de resolver o problema aliado ao prazer da caça ???

Desculpe mas não concordo com a sua opinião.
fang
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 16, 2003 12:30 am

varsenio Escreveu:
fang Escreveu:
Se o problema são os humanos porque é que não se organizam batidas a esses "humanos" ??? em vez de resolver o problema aliado ao prazer da caça ???

Desculpe mas não concordo com a sua opinião.
DEsculpe.... o que eu disse foi:
Mas sou realista! A classe politica não está sensibilizada em relação aos meios para atingir os objectivos. E entre assistir a catástrofes ecológicas e abates de cães a tiro, prefiro a ultima. Custa, mas custa menos... “O deixa andar é pior que o bicho da madeira”...
Ou seja, se não arranjam outra solução é preferível a não fazer nada. Infelismente por vezes é aliado ao prazer da caça porque as entidades não os têm no sitio para arranjar outros métodos que convençam os residentes rurais. Eu não acredito na sensibilidade da classe politica actual.

A minha posição ética seria a que transcrevi:
Ao contrário do que refere o Gary, existem outras soluções para eliminar esse problema, sem recorrer a batidas com caçadeira. As armadilhas do tipo gaiola de alçapão, por exemplo, são eficazes na captura de grande parte destes cães, as esperas com espingardas de ar comprimido com dardo anestésico, também . Eticamente seria o correcto.
Estes são métodos de captura dos animais vivos, já que eles não dão mão a ninguem. A partir dai seguiriam para canis de sociabilização e recuperação.

Para realizar "batidas" a esses humanos era necessário saber quem são!!
Já alguma vez viu um cão abandonado com a etiqueta do estupor que o abandonou???

SE tiver soluções mais eficazes ainda que o método da captura, eu agradeço, pois para mim a conservação da natureza e das espécies em perigo sobrepõe-se ao resto. E adoro cães. Muito mesmo, não duvide.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quinta jan 16, 2003 1:56 am

Ja´ aqui referi q sou contra o abate dos animais de rua! Pq? Porque acho q tem direito a existir!!! Deve e´ existir, tambem, uma maneira de recolhe-los, trata-los e dar-lhes um novo lar! Para mim, utopicamente, seria a melhor soluçao!

Ha´, perto de mim, uns caes q ja´ fizeram imensos estragos, inclusive´ mataram 40 e tal coelhos de uma propiedade e ja´ assustaram varias pessoas!!! Que tal? Segundo a opiniao de alguns, deveriam ser caçados, nao e´? Pois entao, surpreendam-se... eles tem dono q vivem numa linda vivenda, mas de vez em quando soltam-nos para os meninos brincarem!!!

O q eu quero dizer e´: Qual o criterio utilizado para fazer as tal "caçadas"? como acabei de demostrar os animais ditos domestico muitas vezes sao mauzinhos e ate´ piores do q os de rua!!! Logo, o problema esta´ nas pessoas e nao os animais!!! Que tal uma batida aos donos potencialmente perigosos??? Eu acho tao redutor cortar o mal pela raiz... Pq nao fazer como o Presidente Bush pretendia: Para acabar com os incendios, acaba-se com as florestas!!! Pq nao fazer uma batida aos toxicodependentes, mendigos e outros q sao um "perigo para a saude publica"? Pela logica...

Estou a imaginar um bando de pessoas pela matina a encontrrem-se e a divertirem-se na "caça ao rato"! "Que bom"! - pensam eles - "Estamos a fazer um bem `a humanidade, uma boa acçao"!!! E aliviam o stress e e´ um encontro salutar, faz-se um petiscada depois (infelizmente a carne de cao e de gato) nao e´ muito apreciada por estas bandas...), convida-se a malta conhecida e combina-se a proxima "caçada heroica"!
Entretanto, esta´ em casa, a dona do "Tareco" q fugiu de noite e nao mais apareceu, e o "Snoopy" q esta´ perdido `a tres dias mas cujos donos estavam na sua pista... Ah, mas e´ claro, tambem la´ estavam caes assilvestrados, mas nao estavam la´ os caes do Dr. q qdo chega a casa nao tem paciencia para os levar `a rua pq veio cansado do trabalho e abre-lhes os portoes da sua vivenda e la´ vao eles atras da cadela com o cio, ou morder a sra q vai a passar ou ainda satisfazer os seus instintos primarios e abocanhar dezenas de coelhos de uma vez!!!

Espero q entendam este meu discurso como uma ilustraçao muito sumaria daquilo q pode acontecer se seguirmos os nossos amigos Espanhois! Sou completamente contra esta ideia terrifica e se e´ verdade, por um lado, q existem animais em bando selvagens, entao, tambem e´ verdade, q tem de ser controlados por autoridades competentes ou, no melhor dos casos, por associaçoes com esse direito, analisados, tratados e considerada a melhor soluçao caso a caso!

Porque e´ q quem sofre sempre sao os animais? Sugiro, entao, q se formem milicias de cidadaos para patrulhar zonas e apanhar as pessoas q deixam o seu caozinho no jardim sozinho e fogem no carro a 200 `a hora! Organizar batidas a esse tipo de gente e´q devia ser posto em consideraçao!!! Ora, considerem isto!

Bem, alonguei-me um pouco, principalmente porque nao gosto nada desta ideia e bater-me-ei sempre contra ela!

E´ a minha opiniao e espero partilha-la com a maioria dos participantes neste Forum...

p.s.- ainda nao conseguio colocar os acentos como deve de ser...(virus) e por isso tem q fazer um esforço para ler tal como esta´... fiz o melhor para tornar a minha escrita compreensivel...
fang
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 16, 2003 8:27 am

Espero q entendam este meu discurso como uma ilustraçao muito sumaria daquilo q pode acontecer se seguirmos os nossos amigos Espanhois! Sou completamente contra esta ideia terrifica e se e´ verdade, por um lado, q existem animais em bando selvagens, entao, tambem e´ verdade, q tem de ser controlados por autoridades competentes ou, no melhor dos casos, por associaçoes com esse direito, analisados, tratados e considerada a melhor soluçao caso a caso!
Pois é... deveria ser assim, mas infelizmente não é!
Pelo menos em Espanha, mau ou bom, ainda existe alguma organização.
Aqui, temos grupos de gajos sem autorização de ninguem aos tiros aos cães que aparecem nas serras. E quantos caçarretas não atiram sobre cães que encontram fora das povoações sem se certificarem se têm ou não dono??

Trata-se de um problema grave! Mas parece que as entidades ainda não meditaram sobre o assunto... e a coisa vai-se resolvendo a tiro.
<p>Francisco Barros</p>
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quinta jan 16, 2003 10:07 am

estou aqui para dar a minha opinião, pois acho que este ponto de vista também é importante. concordo com o fang quando reclama em relação ao caçar os cães pelo puro prazer de matar tudo o que mexa, mas por outro lado, concordo com o gary, pois esta é uma das únicas maneiras de manter (nalguns casos) o nosso património vegetal e noutros a segurança de várias espécies. quando o fang diz que se pode recorrer ao método das gaiolas, posso dizer que não esta secalhar a ver bem a questão, pois pensando que depois de capturados, os animais terão de ser abatidos, pode ter a certeza que muitos deles sofrerão mais. um cão quando é "posto a dormir" recebe uma quantidade excessiva de anestesia para que seja tóxica, mas como a quantidade necessária depende de muitas coisas, grande parte das vezes o animal sofre muito para "dormir". neste caso, como é um grande número de animais, costumam ser levados para linhas de abate nos matadouros, não sei se já estiveram em algum matadouro (eu fui obrigada no curso antrior que ficou a meio), é a coisa mais horrível que se possa imaginar. os animais com os choques eléctricos, muitas vezes não morrem logo à primeira e sofrem muito, sem contar com os que são espezinhados na linha de abate e com os que morrem de falha cardíaca com a desorientação e o medo. com isto tudo quero dizer que muitas vezes as outras formas de lidar com a situação são muito mais violentas mas estão "disfarçadas", enquanto que um tiro acaba por ser mais "caridoso", se é que lhe posso chamar isto...uma pessoa (ou um animal) quando leva um tiro ou tem um acidente grave, quando recupera a consciência não se lembra da dor, o sistema neurológico "desliga", neste caso, embora este seja um assunto muito polémico, acaba por ser, como diz o gary, uma das soluções possíveis e por vezes a única solução. bem haja.
PJOC
Membro
Registado: quinta jul 18, 2002 4:13 pm

quinta jan 16, 2003 10:54 am

Boas!
Em 1 lugar, os ditos cães só são selvagens porque foram abandonados!
Logo a responsabilidade deve ser do proprio homem.
Em 2 lugar, não acredito que um caçador que se entenda como tal, saia para uma caçada a cães. Pode ser ingenuidade minha mas pelos caçadores que conheço, nenhum, repito nenhum, teria a coragem de praticar tal barbaridade. Ou então não pode ser caçador! Existem normas e uma conduta que se deve respeitar.
Se não vejam, existem muitas pessoas que não se adaptam a vida em sociedade, logo estão á margem dessa mesma sociedade e podemos dizer (com um bocado de exagero) que se podem considerar selvagens, no sentido em que vivem sem normas e não se regem pelos comportamentos dos outros. Que fazer? Abrir uma epoca de caça?
Por amor de deus! Esses ditos cães selvagem, certamente que preferiam ter um dono.
É tipico do ser Humano ter a presunção e a arrogância de se sentir superior em relação a todas as especies existentes no mundo e porquê?
Somos dotados de inteligência, inteligência essa que só serve para destruir, poluir e acabar com a natureza.
Já repararam que a natureza sem intervenção do homem é perfeita?
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

quinta jan 16, 2003 11:05 am

A natureza sem intervenção do home não é perfeita. Existem as chamadas pragas, por exemplo...

QUanto aos caçadores serem essses modeles de civiliidade que refere nem comento... falamos daas mesmas pessoas que abandonam animais presos às arbores e que os abatem a tiro quando estão doentes? [quote=PJOC]
Boas!
Em 2 lugar, não acredito que um caçador que se entenda como tal, saia para uma caçada a cães. Pode ser ingenuidade minha mas pelos caçadores que conheço, nenhum, repito nenhum, teria a coragem de praticar tal barbaridade. Ou então não pode ser caçador! Existem normas e uma conduta que se deve respeitar.
Se não vejam, existem muitas pessoas que não se adaptam a vida em sociedade, logo estão á margem dessa mesma sociedade e podemos dizer (com um bocado de exagero) que se podem considerar selvagens, no sentido em que vivem sem normas e não se regem pelos comportamentos dos outros. Que fazer? Abrir uma epoca de caça?
Por amor de deus! Esses ditos cães selvagem, certamente que preferiam ter um dono.
É tipico do ser Humano ter a presunção e a arrogância de se sentir superior em relação a todas as especies existentes no mundo e porquê?
Somos dotados de inteligência, inteligência essa que só serve para destruir, poluir e acabar com a natureza.
Já repararam que a natureza sem intervenção do homem é perfeita?
[/quote]
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta jan 16, 2003 1:20 pm

PJOC Escreveu: Boas!
E quais são essas normas :?:

Qual é a diferença de um coelho , um javali ou de uma raposa de um cão ? as lebres os pombos os tordos e , etc, também são seres vivos , corre-lhes sangue, reproduzem-se, etc . Qual a diferença.

Só porque voçe gosta de cães, mais de que os outros, claro, acha que não se deve tomar medidas para precaver os inúmeros estragos que matilhas de cães fazem por esses montes . Os coelhos , cabras, ovelhas o homem, etc, acha que não devem ser protegidos de animais sem controlo , passa-lhe pela cabeça, os estragos que estes animais causam na flora e na vida selvagem :?:
E essas dos animais serem abandonados pelo homem é só meia verdade , nomeadamente nas zonas rurais, parte dessas matilhas já nascem em liberdade . É um ciclo , os animais saõ abandonados outros alimentam-nos, eles establecem território . crescem . mútiplicam-se
e o problema é que eles têm que se alimentar e competem directamente com as espécies selvagens e essas temos o dever de protejer a todo o custo.

Depois já deu para perceber que percebe de caça e que conhce muitos caçadores.

Quando se fala numa batida , pressupõe que a mesma seja feita e organizada pelos serviços competentes e eventualmente com recurso a caçadores das áreas a bater , mas sempre sob controlo dos serviços . Logo este tipo de acção não deve ser vista como caçada mas sim como uma medida drástica de preservação da natureza .

Pensar é um bom exercício, e é à borla.
Um abra&ccedil;o
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta jan 16, 2003 1:32 pm

fang Escreveu: Ao contrário do que refere o Gary, existem outras soluções para eliminar esse problema, sem recorrer a batidas com caçadeira. As armadilhas do tipo gaiola de alçapão, por exemplo, são eficazes na captura de grande parte destes cães, as esperas com espingardas de ar comprimido com dardo anestésico, também . Eticamente seria o correcto.
Também penso assim .
Mas sou realista! A classe politica não está sensibilizada em relação aos meios para atingir os objectivos. E entre assistir a catástrofes ecológicas e abates de cães a tiro, prefiro a ultima. Custa, mas custa menos... “O deixa andar é pior que o bicho da madeira”...
Pois Fang, também eu .

E... se falasse-mos dos gatos vadios em áreas rurais, então isso daria pano para mangas. A sua actividade predatória sobre espécies selvagens ( muitas delas raras e protegidas por lei) é deveras aterrador (muito pior que nos cães). Mas isso fica para outro tópico... Não quero que o pessoal do forum dos gatos fique impressionado....
Só nos EUA estão calculados em 300 000 os animais protegidos, que são caçados pelo gato doméstico

Um abraço
Um abra&ccedil;o
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jan 16, 2003 2:07 pm

Concordo com o Fang e o Gary.

É necessário defender a vida selvagem.
O equilíbrio ecológico do nosso planeta ( e como tal, eventualmente a nossa sobrevivência) depende da capacidade que tivermos para proteger essa vida selvagem , posta em perigo pela nossa ganância.

É lamentável que certas medidas tenham de ser tomadas mas às vezes é necessário.

Infelizmente por cá tudo se resolve (...) parindo leis que, depois, ninguém cumpre porque não há meios nem condições para as fazer cumprir.
Os políticos (que raça mais inútil) ficam todos contentes porque podem acenar com elas em Bruxelas e nós ficamos na mesma ou pior ainda (à medida que se instala a ideia de que a lei não é para se cumprir).

Não sei o que será melhor tendo em conta a nossa realidade.
Abrir uma excepção (matar cães em caçadas organizadas) que, tendo em conta a esmagadora maioria de caçarretas vai concerteza resultar em cães domésticos assassinados (e se calhar, alguns donos) ou deixar piorar a situação até que todos os cães estejam em perigo ou que espécies selvagens estejam à beira da extinção ?

A minha proposta é que se entregue estas 'caçadas' a um único organismo (talvez algum organismo responsável pelo meio ambiente) e que apenas este esteja autorizado a efectuar ou organizar semelhantes 'caçadas' de forma esporádica.

Sinceramente não vejo outra maneira.
Responder

Voltar para “Cães”