Gostava de saber como distinguir cobras

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
johnyramos
Registado: quinta mar 23, 2006 11:47 pm

sexta mar 24, 2006 12:23 am

Olá
Estou aqui para perguntar sobre cobras.

Pois eu tenho um medito por esse réptil, pois não conheço muita coisa sobre ele, e como é normal as pessoas sem conhecimento ficam com mais medo, por não saberem lidar com a situação, e gostava de saber como lidar com a situação se por ventura me encontrar com um, o que posso fazer para estar a vontade?.
Estou a procurar esta informação, porque passou-se algo estranho na minha despensa, um litro de leite foi furado e desapareceu sem deixar rasto.
Ora bem, eu tenho um quintal grande, a minha vizinha já disse uma vez à minha mãe, que tinha visto uma cobra no meu quintal no verão passado, e tinha mais de 1 metro.
Continuando com o desaparecimento inesperado do leite, pensamos aqui em casa: Um rato não era capaz de furar o pacote de leite e bebe-lo todo, se entornar um bom bocado, e como não estava quase nada entornado, a minha mãe até disse que as cobras gostam de leite, não sei.. ficamos logo a pensar na cobra.

Se por acaso for uma cobra, como posso saber se ela é ou não venenosa?

Se não for venenosa o que posso fazer, posso agarra-la para leva-la a ouro sítio ou arranjar alguém que a queira?

Qual o perigo de ter a cobra no meu terreno?

Alguém poderá ajudar-me com alguma informação?

Cumps.
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

sexta mar 24, 2006 9:25 am

Primeiro q tudo bem vinda ao forum... :D
Para começar gostaria de lhe dizer q em Portugal cobras venenosas q eu saiba existe apenas duas especies... a Vibora *** (Vípera latastei) que é um viperideo bastante pequeno até... q atinge no maximo do seu desenvolvimento cerca de 65/70cm, é um animal q tem uma certa tendencia ou melhor tem "toda" a tendencia para habitar zonas de montanha pedregosa sem grande influencia humana... e é um animal em vias de extinção no nosso pais.
A outra das duas especies venenosas em Portugal é a Vibora-de-Seoane, está tem uma distribuição tão localizada (parque natural Peneda-Gerês) q ver uma destas viboras é um previlégio pouco habitual... Com isto não quero dizer q não possa ocorrer outra especie venenosa... apesar de tudo estas são cobras com venenos pouco tóxicos q não levam á morte de um adulto saudável... para as identificar é simples... a sua cabeça tem uma especie de "bochechas" (glandulas produtoras de veneno) q tornão qualquer Viperideo inconfundivel...
Deixo aqui fotos das duas especies:

-Vibora ***
http://curlygirl2.no.sapo.pt/viboracornuda.jpg

-Vibora-de-Seoane
http://curlygirl2.no.sapo.pt/viboraseoane.jpg

Em relação ao leite... parce-me q o foclore Portugue tem mtas histórias de cobras com leite... historias estranhas até... mas não sei até q ponto seram mentira ou verdade... a cobra se tiver em estado de desidratação e tiver uma tijela com leito (pra um gato por exemplo) penso q não hesitará em saciar a sede... mas dai a procurar leite é uma grande distancia... em relação á cobra vista no seu quintal posso quase garantir com 99% de certeza q não será venenosa... e não deve ser mais q uma cobra rateira ou coisa do tipo... a não ser q tenho uma barragem ou estanque de agua com peixe o q podera levar a ser uma cobra de agua... nk mate uma cobra... pk são elas quem fazem em grande parte do "controlo" das populações de ratos q se poderam tornar numa epidemia bem mais problemática q uma simples cobra...

Cumprimentos e espero ter ajudado...

PS: se fosse a si punha tb esta duvida no forum dos exoticos... pk os roedores, e esses sim adoram leite...
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sexta mar 24, 2006 1:15 pm

Se pensar bem no assunto, sem os histerismos e foclores associados às cobras, verá que é muito mais provável qualquer outra coisa que não uma cobra.
Imagine que o pacote já vinha furado. No tempo que esteve na despensa podia ter vazado todo e evaporado. No caso de um roedor, este faria um furo grande o suficiente para o líquido passar a conta gotas e não mais do que isso. Agora para uma cobra furar um pacote de leite com os dentes, teria de ser uma cobra grandita se considerarmos a força necessária para furar um pacote de cartão, faria dois furos e não um já para não falar que é de todo estranho uma cobra morder um objecto inanimado. Depois seria fácil de dar com ela, seria o chouriço com olhos que encontrassem na despensa =)

Quanto à pergunta como agir, lembro que na esmagadora maioria das vezes, eles estão com mais medo que nós. Para evitar um desfecho trágico para a pobre cobra, recomendo que pegue numa toalha de banho e a atire para cima da cobra. Depois apanhe-a com muito cuidado para não a magoar e solte-a no exterior, de preferência bem longe de qualquer casa. Não fique com ela nem a dê a ninguém para esse efeito.

Como já foi dito é muito raro encontrar uma venenosa portanto o perigo de ter uma cobra no terreno é zero. São mais as vantagens considerando o que elas comem =)
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sábado mar 25, 2006 10:35 am

lol...
cheira-me a mito...
ao contrario das tarantulas as cobras nao sugam o alimento pelos dentes... Por isso os furos dos dentes de uma cobra nao eram o suficente para ela lá meter a cabeça dentro do pacote e beber...
o maximo que seria era te-lo derramado e ter bebido do chao, mas nesse caso iria encontrar muuuito leite no chao, porque uma cobra de um metro é kuase impossivel que beba 1 litro de leite...hehehe

Kuanto a cobras venenosas... bem, nao sao so essas as venenosas... Sao as unicas venenosas com as presas na parte da frente da boca, isso sim...
As cobras rateiras sao o exemplo mais comum de cobras venenosas existentes em Portugal e podem encontrar-se bem mais perto do que esperamos, até mesmo em grande cidades... A diferença é que estas tem as presas na parte de tras da boca e para injectarem o veneno tem de "mastigar" a vitima... Estas ultimas sas as maiores cobras existentes em Portugal e na Europa...

Voltanto ao tema do leite... minha santa, esqueça... isso é praticamente impossivel... É mais credível que fosse uma(s) grande(s) ratazana(s)... Mas mesmo assim... ca para mim foi algo do tipo do que o rbl disse...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”