Pit Bull detida em Oeiras
Moderador: mcerqueira
Chocante no máximo a noticia do Correio da manhã.
A pobre cadela que está presa no canil em Oeiras à guarda do Tribunal de Cascais, certamente acabará por ser abatida, tudo isto só porque foi treinada para atacar, por pessoas sem escrupulos.
É de lamentar que agora tenha virado modo utilizar cães para assaltos. Penso que algumas raças não deveriam por Lei ser comercializadas livremente em lojas etc, ou seja aquelas raças cuja caracteristica possa ser a propensão para a agressividade só deveriam poder ser adquiridas mediante termo de responsabilidade do proprietario e obrigadas a ensino de obediencia e socialização
A pobre cadela que está presa no canil em Oeiras à guarda do Tribunal de Cascais, certamente acabará por ser abatida, tudo isto só porque foi treinada para atacar, por pessoas sem escrupulos.
É de lamentar que agora tenha virado modo utilizar cães para assaltos. Penso que algumas raças não deveriam por Lei ser comercializadas livremente em lojas etc, ou seja aquelas raças cuja caracteristica possa ser a propensão para a agressividade só deveriam poder ser adquiridas mediante termo de responsabilidade do proprietario e obrigadas a ensino de obediencia e socialização
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Concordo plenamente contigo. A zona onde eles foram atacados, é a zonha onde está o bairro social onde moram os fulanos que roubaram a minha boxer, a Risquinhas. Eu consegui recuperar a minha menina porque fui à procura dela, e qdo encontrei, informei a policia (GNR) e eles ajudaram a recuperar...agora qtos cães e cadelas roubados ainda lá estão.....isto é uma VERGONHA!!! 

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm
É, de facto, lamentável que treinem esses cães para agirem com agressividade. De gente que pratica assaltos, violando a liberdade dos humanos, não se deve poder esperar grandes escrupulos também em relação aos animais.
Tal como a Pakika, também gostaria de saber o que levou à detenção da cadela.
Tal como a Pakika, também gostaria de saber o que levou à detenção da cadela.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
embora seja injusto, porque a cadela foi treinada para agressão, o facto que levou à dentenção da bichinha foi o de os 3 homens que foram assaltados terem ficado num estado de saúde lastimável, cheios de dentadas e rasgões....nós sabemos que quem é perigoso sao os donos e não os animais, mas a justiça ainda nao funciona assim. Para eles, a cadela é perigosa. Vai lá tentar explicar aos 3 desgraçados que a cadela não tem culpa....é mto complicado... 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Eu ainda gostava que alguém me dissesse, com base em dados científicos, o que são raças "propensas à agressividade" ou 'potencialmente perigosas'!! Alguém duvida por acaso que se possa treinar um Labrador para fazer estes assaltos? Alguém duvída que se possa utilizar um Rottweiler ou um Pit bull para acções sociais? ( Salvamentos, apoio a crianças ou a pessoas idosas, etc.) É que se alguém duvida, é porque não sabe do que está a falar e está a cair no mesmo erro daqueles que se deixam "levar" pelas notícias sensacionalistas dos media.aquelas raças cuja caracteristica possa ser a propensão para a agressividade só deveriam poder ser adquiridas mediante termo de responsabilidade do proprietario e obrigadas a ensino de obediencia e
socialização
Agora há que ver uma coisa: Não há Raças perigosas, mas há cães perigosos! E esta cadela, em função do treino que teve, é um animal perigoso e deve ser tratado como tal! O que acontece é que esta situação requeria uma atitude mais firme perante os donos ( bem mais do que com a coitada da cadela) para que não voltassem a fazer o mesmo! Seja com cães desta raça ( que está na moda agora), sejam de outra raça qualquer!
Eu, pessoalmente, se isso acabasse com este racismo e estas "fobias" em relação a certas raças caninas, até já nem me importava de ser alvo de discriminação e sujeitava-me às obrigações referidas ( Seguros, treino de obediência, sociabilização, etc..). O pior é que isso, infelizmente, não iria resolver nada! Sabe o que ia acontecer? Os 'meninos' que usam esses animais para fins ilícitos, iam continuar a usá-los ( ou acha que eles cumprem alguma das obrigações legais que já existem actualmente?). As pessoas cumpridoras iriam sujeitar-se a essas obrigações, mas alvo das acções desses 'meninos' e de outras pessoas irresponsáveis, os 'acidentes', os 'assaltos' e outras situações violentas, as pessoas responsáveis e os seus animais iam continuar a ser discriminadas!!!!! E ainda haveria outro factor.... é que os cães das outras raças 'não perigosas' e os respectivos donos iam continuar a passear livremente sem qualquer tipo de obrigação relativamente a treino, responsabilidade e sociabilização!!! Já pensou como será difícil manter um cão, por mais bem treinado e sociabilizado que esteja, sem qualquer tipo de reacção perante um 'ataque' de outro cão?! Eu sei como é difícil e injusto, porque já passei por isso algumas vezes!!!
Há que agir nestes casos, punir severamente os donos. Infelizmente, na maioria das vezes, há que eliminar também estes animais que, merecê de um treino impróprio, tornaram-se um perigo para as pessoas, animais e bens!
Cumprimentos
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
- Contacto:
PauloC,
De facto eu concordo consigo. Não há raças consideradas perigosas. Mas (e perdoe-me a ignorancia), certamente que há raças que pelas qualidades genéticas que lhes estão associadas, podem ser mais conflituosas do que outras. Daí a dedução de que há raças perigosas. Não vale a pena começar com a lenga-lenga de que perigosos são os donos, etc. Mas, na minha opinião, é necessário ter mais cuidado com a educação de certo tipo de raças, do que com outras.
Sandra
De facto eu concordo consigo. Não há raças consideradas perigosas. Mas (e perdoe-me a ignorancia), certamente que há raças que pelas qualidades genéticas que lhes estão associadas, podem ser mais conflituosas do que outras. Daí a dedução de que há raças perigosas. Não vale a pena começar com a lenga-lenga de que perigosos são os donos, etc. Mas, na minha opinião, é necessário ter mais cuidado com a educação de certo tipo de raças, do que com outras.
Sandra
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am
Nem de propósito
Agora mesmo ao pé do sítio onde trabalho - Sacavém ( para quem não sabe fica ao pé da Expo), passou um desses donos perigosos ( estão a ver o género, não estão?) com um lindo Bull Terrier.
Não há dúvida que o cão estava bem tratado, mas a coleira, a trela, a postura e o aspecto do dono diziam tudo
Se calhar sou eu que já estou a ficar obcecada com estes donos ( eu disse donos ) perigosos.......

Agora mesmo ao pé do sítio onde trabalho - Sacavém ( para quem não sabe fica ao pé da Expo), passou um desses donos perigosos ( estão a ver o género, não estão?) com um lindo Bull Terrier.
Não há dúvida que o cão estava bem tratado, mas a coleira, a trela, a postura e o aspecto do dono diziam tudo

Se calhar sou eu que já estou a ficar obcecada com estes donos ( eu disse donos ) perigosos.......
-
- Membro
- Registado: segunda set 23, 2002 3:35 pm
Boa tarde a todos.
Eu sou novo neste forum...
Eu concordo inteiramente com o PAULOC, acho que este senhor tem razão naquilo que diz.
Por mais leis que hajam, estes meninos não cumprem as básicas qto mais as complicadas. Estes assuntos cães Vs racas perigosas é sempre um assunto "Quente"....
Vamos tentar a pouco e pouco mostrar que não existem cães nem raças perigosas....
Cumprimentos a todos
Rui Teixeira
Eu sou novo neste forum...
Eu concordo inteiramente com o PAULOC, acho que este senhor tem razão naquilo que diz.
Por mais leis que hajam, estes meninos não cumprem as básicas qto mais as complicadas. Estes assuntos cães Vs racas perigosas é sempre um assunto "Quente"....
Vamos tentar a pouco e pouco mostrar que não existem cães nem raças perigosas....
Cumprimentos a todos
Rui Teixeira

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Voltamos ao mesmo assunto do costume.
Eu, como dona de uma cadela Labrador e cito :
"True Labrador Retriever temperament is as much a hallmark of the breed as the "otter" tail. The ideal disposition is one of a kindly, outgoing, tractable nature; eager to please and non-aggressive towards man or animal.. ..Aggressiveness towards humans or other animals, or any evidence of shyness in an adult should be severely penalized. "
(retirado do estalão do Labrador do "Labrador Retriever Club" americano)
não me importo de ser penalizada se, por acaso, a única maneira de evitar leis idiotas (a meu ver) como a lei da eutanásia e interdição de reprodução dos pit-bull, fôr pôr a minha cadela com iguais limitações.
Digo isto porque a não ser que se arranje uma maneira de combater a posse/uso indevido destes animais, vamos, mais tarde ou mais cedo, ser confrontados com soluções radicais (comprovadamente idiotas, como todos sabemos).
As pessoas desatam a esbracejar e a bradar aos céus cada vez que se toca este tema.
Mas não é por muito esbracejar que se impede a lei que sabemos (já não falo da discriminação cães de que estes são objecto).
Proponho que donos de cães com mais de x quilos (pf, não me venham com o argumento de que os pequeninos atacam mais - pois atacam, mas não fazem o mesmo mal) tenham ficha na polícia como se de possuidores de uma arma se tratassem.
Eu sei que continuarão a existir ilegais, mas se forem apanhados, ai deles !
É apenas uma proposta, aberta a todas as críticas.Por favor, façam-nas.
Eu, como dona de uma cadela Labrador e cito :
"True Labrador Retriever temperament is as much a hallmark of the breed as the "otter" tail. The ideal disposition is one of a kindly, outgoing, tractable nature; eager to please and non-aggressive towards man or animal.. ..Aggressiveness towards humans or other animals, or any evidence of shyness in an adult should be severely penalized. "
(retirado do estalão do Labrador do "Labrador Retriever Club" americano)
não me importo de ser penalizada se, por acaso, a única maneira de evitar leis idiotas (a meu ver) como a lei da eutanásia e interdição de reprodução dos pit-bull, fôr pôr a minha cadela com iguais limitações.
Digo isto porque a não ser que se arranje uma maneira de combater a posse/uso indevido destes animais, vamos, mais tarde ou mais cedo, ser confrontados com soluções radicais (comprovadamente idiotas, como todos sabemos).
As pessoas desatam a esbracejar e a bradar aos céus cada vez que se toca este tema.
Mas não é por muito esbracejar que se impede a lei que sabemos (já não falo da discriminação cães de que estes são objecto).
Proponho que donos de cães com mais de x quilos (pf, não me venham com o argumento de que os pequeninos atacam mais - pois atacam, mas não fazem o mesmo mal) tenham ficha na polícia como se de possuidores de uma arma se tratassem.
Eu sei que continuarão a existir ilegais, mas se forem apanhados, ai deles !
É apenas uma proposta, aberta a todas as críticas.Por favor, façam-nas.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Absolutamente de acordo com o Paulo C.
Saudações
Saudações
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá,
Eu não me importo de sujeitar-me às obrigações aqui referidas, até porque já as cumpro actualmente em boa parte! Não quero é que hajam distinções entre raças! São todos obrigados ao mesmo e mais nada! Senão é como eu referi. Eu treino o meu cão, sociabilizo-o, ando com ele à trela, tenho um seguro, etc... mas depois vou descansado na rua cumprindo todas estas obrigações e chega um Dalmata e atira-se a morder ao meu cão (isto aconteceu mesmo)! Que justiça há aqui?
Quanto a falarem que os cães pequenos representam menos perigo, isso é limitar a nossa visão do perigo às "mordidelas"! Será que um cão só representa perigo quando morde? O Joaquim Agostinho morreu por causa de um cão ( pequeno porte) e, como sabem, não foi por causa de uma mordidela! Foi porque cães soltos e sem supervisão dos donos são TODOS potencialmente perigosos, seja de que raça ou tamanho forem!
Quanto ao estalão, convido-a a ir ler o estalão do Rottweiler e a ver que não se refere lá em lado nenhum que são cães assassinos ou que atacam pessoas. Pelo contrário, os cães que revelem agressividade estão fora do estalão e não devem ser usados para reprodução.
Agora a realidade, que todos conhecemos, é que muitos cães de raça que aí andam,, fruto da criação de vão de escada, são tudo menos calmos! ( refiro-me a Rottweilers, mas também a labradores, cockers e a muitas outras raças).
Enquanto as pessoas fomentarem a ideia que o Rottweiler ( desculpem falar sempre na mesma raça!) é uma raça agressiva, quem irá procurar cães desta raça e com que finalidade? É obvio que muita gente estúpida que quer precisamente um cão com essas características, e é um cão com essas características que vai procurar, e é um cão com essas características que vai utilizar para reprodução!!
Felizmente, existem muitos amantes desta raça ( e de outras consideradas 'perigosas') que conhecem as verdadeira qualidades genéticas da raça ( sim, porque um Rottweiler agressivo está fora do estalão) e fomentam a criação e a compra de exemplares estáveis e de bom comportamento, assegurando-lhes complementarmente um bom treino e sociabilização.
Infelizmente, mesmo que estes sejam milhares, haverá sempre aqueles que adquirem Rottweilers pelas razões erradas..... e basta um caso de mau comportamento para estragar todo o trabalho e imagem dos restantes!
Cumprimentos
Paulo C.
Nota curiosa: O meu Furst (Rottweiler) NUNCA foi atacado por um Rottweiler ou por um Pit Bull !! Mas já foi atacado várias vezes, e as raças envolvidas (em ataques relevantes, não me refiro às resmunguices) foram: Labradores (Vários), Goldens ( um), Dalmatas (dois), Pastores Alemães ( um), Serra da Estrela ( uma cadela). Se calhar sou um caso isolado, mas perante a minha experiência pessoal, a haver discriminação, fico com uma certa ideia sobre o trabalho de prevenção e controlo bem diferente da maioria das pessoas!!
Eu não me importo de sujeitar-me às obrigações aqui referidas, até porque já as cumpro actualmente em boa parte! Não quero é que hajam distinções entre raças! São todos obrigados ao mesmo e mais nada! Senão é como eu referi. Eu treino o meu cão, sociabilizo-o, ando com ele à trela, tenho um seguro, etc... mas depois vou descansado na rua cumprindo todas estas obrigações e chega um Dalmata e atira-se a morder ao meu cão (isto aconteceu mesmo)! Que justiça há aqui?
Quanto a falarem que os cães pequenos representam menos perigo, isso é limitar a nossa visão do perigo às "mordidelas"! Será que um cão só representa perigo quando morde? O Joaquim Agostinho morreu por causa de um cão ( pequeno porte) e, como sabem, não foi por causa de uma mordidela! Foi porque cães soltos e sem supervisão dos donos são TODOS potencialmente perigosos, seja de que raça ou tamanho forem!
Quanto ao estalão, convido-a a ir ler o estalão do Rottweiler e a ver que não se refere lá em lado nenhum que são cães assassinos ou que atacam pessoas. Pelo contrário, os cães que revelem agressividade estão fora do estalão e não devem ser usados para reprodução.
Agora a realidade, que todos conhecemos, é que muitos cães de raça que aí andam,, fruto da criação de vão de escada, são tudo menos calmos! ( refiro-me a Rottweilers, mas também a labradores, cockers e a muitas outras raças).
Enquanto as pessoas fomentarem a ideia que o Rottweiler ( desculpem falar sempre na mesma raça!) é uma raça agressiva, quem irá procurar cães desta raça e com que finalidade? É obvio que muita gente estúpida que quer precisamente um cão com essas características, e é um cão com essas características que vai procurar, e é um cão com essas características que vai utilizar para reprodução!!
Felizmente, existem muitos amantes desta raça ( e de outras consideradas 'perigosas') que conhecem as verdadeira qualidades genéticas da raça ( sim, porque um Rottweiler agressivo está fora do estalão) e fomentam a criação e a compra de exemplares estáveis e de bom comportamento, assegurando-lhes complementarmente um bom treino e sociabilização.
Infelizmente, mesmo que estes sejam milhares, haverá sempre aqueles que adquirem Rottweilers pelas razões erradas..... e basta um caso de mau comportamento para estragar todo o trabalho e imagem dos restantes!
Cumprimentos
Paulo C.
Nota curiosa: O meu Furst (Rottweiler) NUNCA foi atacado por um Rottweiler ou por um Pit Bull !! Mas já foi atacado várias vezes, e as raças envolvidas (em ataques relevantes, não me refiro às resmunguices) foram: Labradores (Vários), Goldens ( um), Dalmatas (dois), Pastores Alemães ( um), Serra da Estrela ( uma cadela). Se calhar sou um caso isolado, mas perante a minha experiência pessoal, a haver discriminação, fico com uma certa ideia sobre o trabalho de prevenção e controlo bem diferente da maioria das pessoas!!
Última edição por PauloC em quinta jan 16, 2003 5:53 pm, editado 1 vez no total.
Ou seja, também se aplicaria aos Cães São Bernardo ?Proponho que donos de cães com mais de x quilos (pf, não me venham com o argumento de que os pequeninos atacam mais - pois atacam, mas não fazem o mesmo mal) tenham ficha na polícia como se de possuidores de uma arma se tratassem.

-
- Membro
- Registado: segunda set 23, 2002 3:35 pm
PQ??? Não acha que esta raça, não tem que ser abranjida pela lei como todas as outras?!!!Nuria Escreveu:Ou seja, também se aplicaria aos Cães São Bernardo ?Proponho que donos de cães com mais de x quilos (pf, não me venham com o argumento de que os pequeninos atacam mais - pois atacam, mas não fazem o mesmo mal) tenham ficha na polícia como se de possuidores de uma arma se tratassem.
![]()
Eu tenho um Labrador, e também tem que obedecer à lei....
Cumprimentos