Nanico Escreveu:
Aragao,
A sua (tua? posso?) resposta colocou-me outra questao. Dizes que o teu cao te obedece quando lhe das o comando de sentar com os ombros direitos. Esse gesto de endireitar os ombros e um gesto que nos humanos transmite assertividade. Sera que o Acktan aprendeu a "ler" a assertividade na tua linguagem corporal e te responde melhor quando estas mais assertivo? Eu as vezes penso que certos caes nos leem os pensamentos, mas sera que "leem"a nossa linguagem corporal?
Nanico, "a tua" soa-me muito melhor que "a sua".
Eu retirei do comando a parte do mover dos ombros, pois não era essa a minha intenção. Eu pretendia que ele "tranca-se" a visão na minha mão.
Sobre a assertividade, não creio. Ele aprendeu foi é mais do que aquilo que eu ensinei (como todos os bons alunos

) e pensou que os ombros faziam parte do gesto.
Agora, ele naturalmente aprendeu a distinguir o meu tom de voz e certos gestos. Eu ponho as mãos nas ancas, quando estou zangado e ele aprendeu isso por ele.
Não creio que os cães leiam os nossos pensamentos, mas tenho a certeza que lêem a nossa linguagem corporal. Se eu entrar em casa furioso (por causa do work, por exemplo) o meu cão comporta-se logo de forma mais calma, algo no meu corpo lhe diz que estou nervoso.
É de relembrar que os cães caçam em matilha e esta têm de comunicar eficazmente uns com os outros, para a caçada ser um sucesso e não dá muito jeito que eles andem a ladrar perto da presa! Por isso eles percebem perfeitamente o mais pequeno gesto que se faça repetidamente.
PJOC:
Não sei bem se percebi qual o comando pretendido. Vou assumir que queres que o cão venha ter contigo.
A forma mais fácil é arranjares outra pessoa que te segura no cão, enquanto tu com uma recompensa chamas o cão.
Eu durante as primeiras semanas, apanhei o hábito de deixar bocados de recompensas espalhadas pela casa toda (fora do alcance do cão, claro!) assim volta e meia chamava o cão e quando ele vinha tinha logo a recompensa pronta a dar-lhe.
Alguns conselhos, anda sempre com recompensas no bolso e não repitas o chamamento. Ou seja chama o cão se ele vier recompensa, senão vai-te embora, não repitas vezes sem conta a ordem. Senão o cão aprende que é correcto ignorar a ordem quantas vezes ele quiser.