Cauda Eriçada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
LARANJA
Membro
Registado: terça ago 06, 2002 3:46 pm

quinta jan 16, 2003 1:31 pm

Boa tarde a todos,

O meu gato agora anda sempre com a cauda eriçada...será normal :o andará mais assustadiço???
Por exemplo quando chegamos a casa, a porta da sala é em frente á da rua, e ee vê o nosso relfelo nos vidros e o rabo dele dupica logo de tamanho parece um texuguinho... :oops: ai até compreendo pode parecer que está a ver outras pessoas , mas ás vezes quando estamos a brincarcom ele e com um ratinho que ele adora e andamos na correria, ele sem mais nem menos fica com o rabo naquele estado e é só esmo o rabo o corpo fica normal...ele tem 9 meses...mas a cauda eriçada, ou melhor eles quando ficam eriçados não é sinal de medo??? :o

Não percebo o que o faz ficar assim

Isabel
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

quinta jan 16, 2003 2:06 pm

Olá,

O meu gatito mais novo (6 meses) também faz o mesmo muitas vezes quando brincamos com ele. Penso que é uma reacção involutária dos gatos. Quando se assustam ou quando se preparam para atacar a sua presa (no caso do meu a presa é geralmente o brinquedo com que estamos a brincar com ele ou então a minha outra gata) podem ficar com o pêlo eriçado e as costas arqueadas.
No caso do meu, chega a ficar arqueado e a andar de lado enquanto brinca connosco ou com a gata. ;) Mas depois passa-lhe. Não o faz para magoar ou morder ninguém. É extremamente meigo chegando ao ponto de começar a ronronar ainda antes de lhe tocarmos, lol. Mal vê uma mão na direcção da sua cabecita para lhe fazer uma festa começa logo a fazer ronron :D
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta jan 16, 2003 6:04 pm

A Mercy é a raínha das caudas eriçadas, como tem o pelo semi-longo parece um mini-espanador! Acho que é porque vive muito intensamente as coisas, sente muitas emoções com tudo. Por exemplo se alguém abrir uma porta a cauda fica eriçada, se alguém arrastar uma cadeira idem, já sem falar quando nós ou a Lindi brinca com ela. Acho que é uma reação normal não só de medo mas um bocado para prevenmir do género "não sei o que é isto mas, pelo sim pelo não, vou eriçar a cauda para parecer maior..."
Beijinhos
LARANJA
Membro
Registado: terça ago 06, 2002 3:46 pm

quinta jan 16, 2003 7:20 pm

:lol: é bem capaz de ser isso mesmo, uma demosração de nãos ei bem ,m as deixa cá mostrar a este rato(brinquedo) que quem é o mauzão sou eu... ;) ;) e tb faz esse coisa de arquear as costas mas como faz desde pequenino ou seja desde que veio para cá e o irmão tb faz o mesmo pensei qté que fosse uma espécie de pancada deles, mas já vejo que é geral, ainda bem pq não entendia pq razão havia ele de ter medo u de nós ou do brinquedo, mas são os instintos dele o que quer dizer que tudo vai bem, e isso é que me interessa, obrigado pelas vossas respostas

Isabel
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

sexta jan 17, 2003 9:48 am

Acho que é isto mesmo :-) o Hecep explicou bem

[quote=hecep]
"não sei o que é isto mas, pelo sim pelo não, vou eriçar a cauda para parecer maior..."
[/quote]
ana262
Membro Júnior
Registado: quarta nov 06, 2002 10:12 am

quarta jan 22, 2003 6:57 pm

A minha xana (3 meses) faz a mesma coisa. Acho tão engraçado vê-la a andar de lado, parece um cavalo a tourear ( não que ache alguma piada a isso...). E quando poe as orelhas para trás, como a dizer: "prepara-te, aí vou eu!!" Ela é o máximo!!! :lol:

Beijos ;)
ana262
Membro Júnior
Registado: quarta nov 06, 2002 10:12 am

quarta jan 22, 2003 6:59 pm

A minha xana (3 meses) faz a mesma coisa. Acho tão engraçado vê-la a andar de lado, parece um cavalo a tourear ( não que ache alguma piada a isso...). E quando poe as orelhas para trás, como a dizer: "prepara-te, aí vou eu!!" Ela é o máximo!!! :lol:

Beijos ;)
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

domingo jan 26, 2003 6:45 pm

Ora bem...tenho três potenciais caudas eriçadas cá me casa que só vemos quando andam na palhaçada uns com os outros... e a explicação é simples. Neste caso a brincadeira dos gatos é lutar entre si e correrem atrás uns dos outros para se agarrarem e ver quam ganha... é pura brincadeira, mas simula uma luta real...

No instinto dos animais o potencial vencedor e que mete medo aos outros é aquele que se apresentar maior e mais forte e o eriçar da cauda e arquear do lombo mais não são que uma tentativa de se fazer passar por MAIOR frente ao 'inimigo'. É sobretudo uma posição de ataque nos animais selvagens, nos domésticos acho que é uma forma de eles não se esquecerem que também são felinos... :lol:
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
Responder

Voltar para “Gatos”