Tenho uma cadela Serra da Estrela com quase 2 anos que desde pequenita sempre foi muito nervosa. Qualquer som inesperado é capaz de a assustar.
Há uns dias quando cheguei a casa encontrei-a deitada, a tremer e sem se querer levantar. Penso que terá sido alguém que ao passar pelo quintal tenha feito alguma coisa para a assustar.
Há algum tempo, em conversa com um criador (de outra raça), ele disse-me que tinha uma cadela que também era assim mas que depois de arranjar um macho ela mudou o seu comportamento.
Será esta a solução para a minha cadela? Ela tem dois amigos gatinhos. E será esta uma boa idade para arranjar um cachorro para lhe fazer companhia??
Obrigado pela atenção
Carla
A minha cadela é nervosa
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
É um problema comportamental genético ou por qualquer razão adquirido . Os pais dela , em especial a mãe , como é em termos de comportamento ?
O facto de adquirir um macho não modifica o temperamento dela . POde aparentemente ela parecer mais confiante pela presença de um macho que se assuma como o dominante mas isso só por si não altera o temperamente intrínseco dela.
Existem cães medrosos por factores genéticos . Normalmente são cães pouco fiáveis pois é preferível um cão agressivo por dominância que um medroso dado que é mais prevesível as reacções do dominante que do medroso.
Em todo o caso o dono pode ter um papel muito importante em melhorar o comportamento do cão medroso aumentando-lhe a confiança . Porém sendo genético o problema é uma questão inerente ao próprio cão .
Saudações
O facto de adquirir um macho não modifica o temperamento dela . POde aparentemente ela parecer mais confiante pela presença de um macho que se assuma como o dominante mas isso só por si não altera o temperamente intrínseco dela.
Existem cães medrosos por factores genéticos . Normalmente são cães pouco fiáveis pois é preferível um cão agressivo por dominância que um medroso dado que é mais prevesível as reacções do dominante que do medroso.
Em todo o caso o dono pode ter um papel muito importante em melhorar o comportamento do cão medroso aumentando-lhe a confiança . Porém sendo genético o problema é uma questão inerente ao próprio cão .
Saudações
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta jul 08, 2004 3:17 pm
- Localização: Camila (Serra da Estrela); Piolha, Floquinho (gatos)
Agradeço a sua atenção, Boerboelfan.
Em relação ao comportamento ser genético ou não, posso-lhe dizer que penso que a mãe dela é um pouco nervosa, mas não como ela.
A minha Camila, quando está no seu território intimida bastante, pois ladra muito, mas assim que a pessoa a quem ela ladrou entra em casa ela afasta-se imediatamente. Nunca teve nenhum tipo de comportamento agressivo.
O que posso fazer para aumentar a sua confiança??
Acha mesmo que a entrada de um macho na família não irá trazer benefícios??
Outro facto curioso, que me estou a lembrar agora, é que ela sempre foi muito desconfiada em relação aos homens; sempre foi mais dificil ganharem a sua confiança. (note-se que nunca foi agressiva nestas situações)
Em relação ao comportamento ser genético ou não, posso-lhe dizer que penso que a mãe dela é um pouco nervosa, mas não como ela.
A minha Camila, quando está no seu território intimida bastante, pois ladra muito, mas assim que a pessoa a quem ela ladrou entra em casa ela afasta-se imediatamente. Nunca teve nenhum tipo de comportamento agressivo.
Acha mesmo que a entrada de um macho na família não irá trazer benefícios??
Outro facto curioso, que me estou a lembrar agora, é que ela sempre foi muito desconfiada em relação aos homens; sempre foi mais dificil ganharem a sua confiança. (note-se que nunca foi agressiva nestas situações)
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Parece-me ser então um problema hereditário . Provávelmente ela ladra muito por medo . Provávelmente tem nervos fracos .outhere Escreveu: Agradeço a sua atenção, Boerboelfan.
Para aumentar a confiança terá que demonstrar a ela nas situações em que ela demonstra medo não haver razões para tal . Calmamente aproximando-se do objecto que lhe provoca essa reacção com calma e mexendo-lhe para ela ver que não há motivos para ter medo . Chame-a calmamente para ao pé de si estando você junto do objecto que lhe provoca medo. Se ela não vier não force tem que ser tudo feito muito com muita naturalidade. Se ela vier vai vir com o rabo entre as pernas mas não ligue aja sempre naturalmente como se não lhe ligasse. Atenção se forem pessoas convém ser de confiança e que não façam gestos bruscos para não provocar reacção nela se se aproximar. Da mesma forma convém estar de olho nela para prevenir qualquer reacção menos desejável.
É uma questão de paciência pois os resultados não se conseguem da noite para o dia .
Saudações