Como acalmar uma gatita com (mto) cio

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Purrfect
Membro Júnior
Registado: terça ago 30, 2005 3:49 pm

domingo mar 26, 2006 5:06 am

Olá a todos!
Estou à beira da loucura...
A minha gatita tem a operação marcada para quinta feita, para ser esterelizada. Não queriamos operá-la, pois tem o virús da PIF, e queriamos minimizar os riscos da doença desenvolver, mas há uma semanas apareceu-lhe novamente o cio e tem sido um festival de miados e roçadelas, quem além de não nos deixar dormir já provocou alguns comentários desagradáveis por partes de alguns vizinhos. Após alguns dias de descanso, a minha Foggy voltou a ficar com o cio. A veterenária não a quis operar há umas semanas pq ela estava com o cio, por isso estou com receio que na quinta tenha de adiar a operação (ela está com o cio dd quarta passada).
Não dormimos à várias noites, não só com os miados dela mas também com as tentativas de a acalmar. Tentativas quase sp frustadas...
Será que alguém sabe algumas dicas que nos possam ajudar a tranquilizar a nossa bichinha até à operação?
São 6 da manhã , por isso desculpem se o meu discurso não faz sentido :)
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

domingo mar 26, 2006 5:27 pm

Posso dizer-lhe o que faço à minha... existem uns comprimidos para humanos de nome viternum, é um medicamento para abrir o apetite, mas dá sono. Meio comprmido por dia, dado de noite pode fazer milagres.

Boa sorte
Guida
Purrfect
Membro Júnior

domingo mar 26, 2006 10:08 pm

Muito obrigado pela sua sugestão.
No entanto, gostaria de saber se não existe problemas em dar medicamentos para humanos aos gatos? Estou a perguntar por pura ignorância... Será que não existem medicamentos com o mesmo efeito para animais?
Entretanto já se avizinha outra noite sem dormir...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mar 26, 2006 10:26 pm

Purrfect,

O vet não quer operar a gatinha quando está com o cio porque torna-se uma cirurgia a ser feita com muito mais minuciosidade... isto porque há um maior fluxo de sangue... uma maior irrigação... portanto mais riscos…!
Há casos em que se for numa urgência a ter de ser efectuada a dita cirurgia, é efectuada na mesma!
Quanto a prescrições que lhe dêem na net, tenha em atenção que o que pode ser eficaz num determinado caso não quer dizer que seja no caso da sua gata... cada caso é um caso...cada gato é um gato... e nunca se sabe quem está a prescrever..se um vet, se um leigo ou se alguém que tenta ajudar mas que pode estar a "desajudar" se é que me faço entender... ;) ?!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Purrfect
Membro Júnior

domingo mar 26, 2006 10:39 pm

Muito obrigada pela sua explicação, fiquei a entender a razão pela qual ela não pode ser operada durante o cio ;)
Já é a 4ª gatinha que tenho, e não me lembro de passar um mau bocado tão grande com os cios como com esta. É como me diz, cada gato é um gato. Além de miar mesmo muito, parece interminável! Faz 6 dias que está assim e não vejo melhoras, pelo contrário... As minhas outras gatas ficavam com o cio no maximo 4/5 dias! Não me apercebo de nenhuns sinais que a coisa melhore em breve...
GiseleCalderari
Membro Veterano
Registado: domingo mar 05, 2006 4:54 pm
Contacto:

domingo mar 26, 2006 10:50 pm

Olá purrfect, imagino a sua agonia pois tive também problemas com a minha gatinha que já está operada há um ano e vai muito bem.
Estava lendo seu tópico no qual você menciona que não queria operar sua gata pois ela tem o vírus da PIF, desculpe perguntar, mas o que é esse vírus? Nunca ouvi falar, por isso estou a te perguntar.
Os conselhos da leonildes são bem válidos, cuidado com o que administra em sua gata pois pode ser perigoso. Com certeza a membro igualdade teve a melhor das intenções possíveis mas cada caso é um caso e o melhor é sempre consultar o vet ok?
Boa sorte e por favor se você ou alguém puder me explicar o que é o vírus da PIF eu agradeço.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mar 26, 2006 11:34 pm

Olá GiseleCalderari.

Aqui lhe deixo um link muito completo sobre a PIF ;)

http://www.dr-addie.com/Portuguese/what ... t.html#PIF%

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

segunda mar 27, 2006 8:50 am

Bom dia,

Sempre a aprender ;) Tb não sabia o k era o virus PIF ;)
Purrfect
Membro Júnior

segunda mar 27, 2006 9:30 am

Mto obrigada leonildecarvalho, pelo link.
Eu tb não sabia o que era, provavelmente até hoje teria ficado sem saber se não fosse o facto dos irmãozinhos da minha gatinha terem falecido todos o ano passado com essa doença :( Ao saber disso fui imediatamente com a minha Foggy ao vet e após análises recebemos a triste notícia que ela tb tinha o virus. Mas parece que ainda não se manifestou, o que tanto pode acontecer como não. Como imaginam, estamos sp alerta para os sintomas, com medo de alguma coisa acontecer. A vet disse-nos para evitar qualquer intervenção que lhe podesse debilitar, pois assim a probabilidade do virus ficar activo aumentava. Por isso tentámos evitar a operação, mas depois disto, dp de falarmos com a vet e visto já ter passado mais de ano que os maninhos dela faleceram e ela ainda estar tão bem, vamos arriscar... esperemos que corra tudo bem...
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

segunda mar 27, 2006 10:55 am

Boa sorte p/ a Foggy.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda mar 27, 2006 12:49 pm

Existe uma versão de calmantes para cães e gatos, não sei se é vetranquil ou uma coisa assim...
saracunha
Membro Júnior
Registado: quinta out 28, 2004 11:41 am

segunda mar 27, 2006 7:53 pm

Oi...
Tb estou a passar um mau bocado c as minhas gatas, é q ainda por cima sao irmas...ou seja, estao c o cio ao mm tempo! A unica diferença é q estas ainda n tiveram a ideia de miar durante a noite...

Espero q corra tudo bem c a sua gatinha!

Eu, a Teka e a Blackie, estamos a torcer pela Foggy!!

jocas e lambidelas
Purrfect
Membro Júnior

segunda mar 27, 2006 8:32 pm

Olá de novo!
Muito obrigada pelo vosso apoio!
Acabo de vir do veterenário, e excluimos os calmantes. A vet receitou-lhe uma pilula para ver se o cio acaba de vez para a operar assim que poder. Esta noite ainda não vai ser de sossego, mas prefiro assim do q estar a "tranquilizá-la"... Esperemos que amanhã já esteja melhor, para ver se conseguimos operá-la quinta como estava marcado.
No meio deste desespero começo a encontrar uma luz ao fundo do túnel. Pequena, mas é já uma luz :)
Vou dando notícias!!!!
GiseleCalderari
Membro Veterano
Registado: domingo mar 05, 2006 4:54 pm
Contacto:

segunda mar 27, 2006 10:40 pm

Obrigada Léo vou dar uma olhada no site com certeza!
:)
Purrfect
Membro Júnior

quarta mar 29, 2006 10:34 am

Olá a todos!!
Felizmente a minha gatinha já está melhor, esta noite portou-se lindamente, não miou nem nada! Parecia q não tinha acontecido nada, só queria brincadeira, e voltou a dormir aninhada connosco na cama, coisa q não fazia dd q estava com o cio!
Hoje vamos levá-la ao vet para a operação de amanhã. Ela tem de passar lá a noite, e isso custa-me tanto como a operação! Ela costuma sp dormir connosco e agr vai estar sózinha... Mas é para bem dela, por isso tem de ser!
Já agora, alguém pode dizer-me qual o período de recuperação após a operação, e quais os cuidados especiais a ter com ela? Logo já pergunto à vet, mas assim ajudavam-me a diminuir um pouco a ansiedade...
Muito obrigada!
Responder

Voltar para “Gatos”