Comportamento canino - Alguém me explica?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dhoko
Membro Júnior
Registado: sexta mai 13, 2005 1:32 am

segunda mar 27, 2006 1:16 pm

Tenho um cão macho que nasceu do cruzamento de uma boxer maravilhosa com um outro cão que passou pela grade do antigo dono da cadela, por essa razão não sei dizer qual era o pai, apenas que era menor que ela, pois ela mesma jamais passaria pela grade, bom, ele nasceu 80% Boxer, seja no comportamento (pelo que vi ate hoje) ou pelo fisico. Bom, acontece que o meu amiguinho é um amor com quase todo mundo, ele está com 1 ano e 2 meses e fica alternando entre morar na minha casa e na casa da minha namorada. Com as pessoas da casa dela ele adora todos, desde que não sejam o pai ou o tio dela, não consigo entender o motivo, uma vez que eles nem mesmo chegam perto dele e nunca fizeram mal algum a ele, é uma intolerância absurda, chegando até a urinar de medo e é ai que entra minha dúvida, sempre que EU estou por perto isso se inverte completamente, parece que baixa a coragem no rapaz e aquele medo todo que ele sentia acaba virando raiva e ele chega até a rosnar e latir de maneira muito feroz para eles, é uma metamorse inexplicável para mim, pois um carinha tão meigo, brincalhão e amoroso, de repente vira uma fera! Tipo médico e o monstro! E não pára por aí, quando eu estou perto, parece que ligaram na tomada, fica elétrico e não dá a menor folga pra ninguém no ambiente, essa situação só muda quando estamos sozinhos ou andando na rua, ai ele fica mais calmo, sussegado, interessado num cem outros motivos pelo caminho...Meu maior medo é apenas quando passa uma pessoa de etnia negra, pois ele também se mostra meio intolerante com representantes da cor negra, embora nem eu nem ninguém que conviva com ele sejam racistas, o meu amiguinho é e chega a pular na direção da pessoa em alguns casos em que ele percebe que a guia dá espaço...

Bom, alguém poderia me explicar por que essas coisas acontecem e qual seria a melhor solução nestes casos? desde já eu agradeço muito.

Um Grande Abraço à Todos!!
Alessandro.
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

segunda mar 27, 2006 2:58 pm

tem a certeza de que o pai e o tio da sua namorada nunca fizeram NADA ao cão??? Uma palmada mais forte, um gesto ou som brusco enquanto cachorro... nada de nada? 8)

Quanto a estar consigo e virar fera, simples: tem as costas quentes ;) você é o líder? ele sente-se protegido. Repito: tem mesmo a certeza de que os homens não lhe fizeram nada? é que ele pode levar quando você não está e quando está eles "comportam-se" e o cão sabe disso. Talvez não seja muito boa ideia ele andar a passar de casa para casa, pois eles gostam de rotinas.

Ele estar activo leva-nos de novo para como é que ele é tratado na casa da sua namorada: se calhar quando era cachorro e corria levava lá e consigo não, ele apredneu que consigo pode correr e com eles não ;)

Sendo 80% Boxer,,como diz, precisa de correr e brincar, pois são os "eternos cachorros" e adoram o dono.

Isto sou eu a divagar, agora você tem de ver as condições do cão... se não tiver o treino básico, pode utilizar as sessões de treino para fortalecer laços com o cão e para controlá-lo quando ele quiser atacar as pessoas. Quanto às pessoas de cor, repito: nunca teve nenhuma situação traumática com pessoas de cor? o Ruby não gosta de um vizinho meu porque ele andava sempre de skate e isso enervava-o, então associou o rapaz ao skate e ao barulho ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mar 27, 2006 3:04 pm

Acontece muito os cães serem agressivos por medo.
Aliás é a forma de agressividade mais perigosa, pois não se imagina como o cão vai reagir em diversas situações.

Possívelmente o seu cão foi maltratado em bébé por homem(s).
Será ?
Você é que sabe - será que ele só é assim com homens ? ou com homens de um tipo físico (pex.barbudos, etc).

Também é frequente que o cão se sinta mais corajoso na presença do dono.
Fica, por assim dizer, com "as costas quentes"...

Também acontece com a minha cachorra - fica muito heróica comigo, porque sabe que eu não deixo que nada lhe aconteça...

O melhor para si e para o seu cão seria uma escola de treino.

Aí ele tem convívio com muita gente e outros cães e também aprende algumas ordens básicas que você depois usa para o controlar.
Mesmo furioso, se você disser deita, ele deita e passa o perigo de ele morder.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

segunda mar 27, 2006 3:37 pm

Mais uma vez para resolução e compreensão de questões comportamentais caninas, recomendo o livro "A Encantadora de Cães" de Jen Fennel, das Edições Europa-América, custa 15 euros. Encontrará lá as respostas que procura. Mas aconselho-o a comprar depressa, é que cães que ladram a pessoas da família e pessoas na rua é porque estão a precisar de educação com urgência. O seu cão anda convencido que é o líder da matilha, tem que lhe provar que esse lugar está ocupado por si e pela sua namorada. Compre o livro e veja como o fazer.
Até lá atenção, nunca bata no seu cão! (até rimou:))
Dhoko
Membro Júnior

segunda mar 27, 2006 8:20 pm

Olá Sportinguista, certeza eu não posso lhe dar, pois o deixo lá apenas nos dias em que estou viajando a trabalho e por essa razão, nunca estou perto nesses períodos, sobre o pai dela, a unica coisa que me vem à mente é um dia que eu achei que ele (o cão) ficou meio chateado e abatido, ele estava sozinho no quintal e tinha só 2,5 meses, então o pai dela amarrou um cordãozinho na coleira dele e o trouxe até perto da porta da sala e amarrou na grade para ele não entrar, como ele nunca tinha andado preso à uma guia na coleira, ele ficou abatido, meio com medo, pois acho que veio ao arrasto do fundo do quintal, só não vou lhe dizer como foi, porque eu estava na sala e não vi ele trazendo o filhote, é a única coisa que eu presenciei dessa natureza na casa deles, que eu calculo ter sido ruim, pelo modo como o Cérbero estava depois. Fico feliz com a hipotese de saber que ele sinta-se seguro comigo pelo fato de que ele é um cão muito independente, e ao mesmo tempo carente, faz de tudo para mostrar que brinca com tudo aquilo que eu dou pra ele, vem, mostra o brinquedo, sobe para ganhar carinho, dá abraço, mas basta aparecer alguma distração que ele fica nela até acabar rs...Confesso também que ele não tem adestramento, os unicos comandos que ele obedece é o VEM apenas quando eu digo, atende pelo nome, PSIU para ele parar de fazer algo errado e CASA, para ele se recolher...Situações com as pessoas de cor eu tb nunca tive nenhum inconveniente, mesmo porque ele sempre esteve perto de mim ao contato com essas pessoas, mesmo amigos meus, nunca ocorreu nada, simplesmente um dia ele pulou na mão de um sujeito que estava caminhando, a sorte foi que eu puxei a guia e ele não teve espaço.

Olá AISD, reparo que ele não gosta apenas de negros, os dois parentes de minha namorada (que são irmãos) e de pessoas bêbadas, mas ai dá pra entender, o cheiro é muito agressivo para nós, imagina pra eles rs...Após as respostas de hoje eu voltei à buscar um bom adestrador para o meu pequeno Cérbero, meu maior problema está sendo encontrar alguém competente, sou muito coração mole com ele e nao tenho coragem nem mesmo de usar os "colares" que embora comuns, na minha opinião são na verdade objetos de tortura, depois que eu li um artigo falando à respeito dos possíveis problemas cervicais que eles podem causar, eu fiquei apreensivo. Aqui em minha cidade são poucos os bons adestradores, fiquei sabendo de um que diziam ser ótimo, fui pesquisar um pouco e descobri que utilizava colar de eletrochoque para adestrar, outro eu fiquei sabendo que apertav os testiculos do cão e um até mesmo que chutava o mesmo local e dava aula com focinheira ao coitado, é fogo, hoje à tarde um amigo me recomendou um cara que mora nos limites da cidade, estou pensando em marcar uma conversa com ele no próximo domingo, vamos ver no que que dá... :)...

Marciamachado, gostei de ler sua resposta, pois retornou um pouco ao meu estado anterior, me fazendo refletir um pouco mais sobre quem acha que manda, agora com base no que os amigos também disseram :), estou procurando o livro, mas creio que será difícil de achar por aqui, já pesquisei agora pouco nas livrarias que sou fichado e nenhuma dispõe do mesmo, creio que vou ter um bom trabalho para achar, mas não vou desistir não, vou ver se acho em São Paulo, visto que minha cidade é no interior do Estado...E não se preocupe, eu jamais agrediria ele, mesmo que o que ele fizesse fosse muito grave, nem abandonaria, entendo que os cães não tem a mesma maldade que nós e não fazem as coisas de maneira premeditada e sim estintivamente, pela sua natureza... Não podemos culpá-los, acredito que sem motivo (físico ou psicológico) eles não cometeriam o mesmo ato...

Fico muito agradecido à todos que me ajudaram até agora e se mais alguém tiver coisas à acrescentar, esteja à vontade, tenha certeza de que será de grande valia para mim :)

MUITO OBRIGADO!!!
Alessandro.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça mar 28, 2006 10:12 am

Não há qualquer necessidade de usar violência no treino de um cachorro.

Tal como para as crianças, o melhor método e ensino é com base no prémio, não na punição.
Esta só se usa para situações extremas, depois de vermos que nada mais funciona.
Pex, a minha cadela levou por roubar comida de cima da mesa - que ela sabia nem poder pôr as patas em cima - e por insistir em ir brincar para a estrada (muito arriscado para a vida dela).

Os meus parabéns pelo seu cuidado em escolher um treinador que não use esses métodos.
Devemos sempre procurar um treinador que faça o ensino conosco presentes (não só com o cão).
Assim podemos controlar os métodos usados e, igualmente importante, também aprendemos como ensinar, já que vamos ter de repetir na nossa casa o que aprendemos na escola...

Se não encontrar um treinador capaz, pode tentar usar os métodos ensinados no capítulo adestramento no 'site'

http://www.amigodorottweiler.com/

Os processos são semelhantes para todos os cães e não só para os rotts.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Dhoko
Membro Júnior

domingo abr 02, 2006 5:10 am

Olá, peço desculpas pela demora nesta mensagem, mas pc é fogo qdo dá problema, me desculpe.

Concordo plenamente com você sobre o modo de se usar a violência no adestramento, também acredito que essa coisa só deva tomar lugar em casos muito extremos, como nestes citados por você.

Agradeço pelos parabéns, mas creio que esta seja a minha maior obrigação para com ele, ou seja, sua segurança, pois o estou colocando nas mãos de um desconhecido, e mesmo que ele venha a gostar deste desconhecido a preservação de sua segurança sempre deverá estar em primeiro lugar, é o mínimo que eu posso fazer pelo meu pequeno Cérbero, afinal de contas, ele não tem como me dizer o que acontece durante o período que passam juntos, então quero cuidar para que ele não tenha motivo algum para se queixar, isso deve fazer bem para ele e não ser traumático...eu penso assim...

Te agradeço também pela indicação do site, imprimindo o conteúdo como referência, realmente é muito bom! Muito Obrigado!!!

Um Grande Abraço,
Alessandro.
Responder

Voltar para “Cães”