Dobermann

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

domingo mar 26, 2006 10:22 pm

texuga Escreveu: O que eu não sei fazer, nem sei como se faz porque nunca frequentei uma escola, é conseguir que ele olhe para nós enquanto andamos, soltar e ficar no sítio até ordem em contrário, e mais algumas coisas... Ou seja, sei dar o treino básico, mais nada, que até agora tem chegado, mas com o scot gostava de ir mais além, mas agora a coisa té pr€ta :roll: :roll:

Xuga
Eu estou a conseguir fazer isso com o Ruby :D :D :D
Estou cada vez mais orgulhosa dele!
Eu fiz assim:
Tem de ser depois do passeio, para ele não ter a tentação de ir passear. Como ele foge do quintal tem de estar preso com a trela de 10m com o peitoral. (isso sou eu, se o seu não foge pode estra solto) e ponho-lhe uma trela mt curta que tenho presa na semi-estranguladora (vi num site de uma escola e fiz uma) ordeno "senta" e "fica" (convém que ele já saiba a ordem fica e a ordem vem :p ) depois, aqui tenho de ir repetindo :p , afasto-me dele e dou meia volta e chamo-o "vem". com paciência vai lá :p
Já consigo estar a andar com ele junto, mandá-lo ficar e depois chamá-lo, em andamento, para vir ter comigo :D :D :D Na rua ainda estamos a treinar porque é mais difícil.

Ainda vou a um concurso de obediência com ele :o :lol: :lol: :lol:
Leo_bXb
Membro Veterano
Registado: quarta fev 15, 2006 10:44 am
Contacto:

segunda mar 27, 2006 12:30 am

naooo xipicaos é k naoooo!!!!!

mais vale biscoitos para caes... nao é obrigatorio ser d marca pedigree ou royal, etc...
no minipreço vende s uns parecidos k a minha cadela gostava muito e nao lhe fazia mal ;) e sao baratinhos
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

segunda mar 27, 2006 9:30 am

Cada vez que o vosso animal obedecer à ordem que lhe deram, dêm-lhe um biscoito. Vão ver que vão aprender muito mais rápido. Depois gradualmente vão diminuindo o nº de vezes que dão o biscoito, mas nunca deixam de dar. Este tipo de treino através de recompensa, é o defendido no livro "A Encantadora de Cães". Não sei se nas escolas de treino se aplica o mesmo tipo de treino.
Fiquei surpreendida no Natal passado quando fui ao Circo com o meu filho, ao ver que no número com os Tigres era utilizado o mesmo método de treino. Ou seja, o Tigre obedecia à ordem do treinador e este dava-lhe como recompensa um bocado de carne. Fiquei muito satisfeita, porque decididamente deixou de se ouvir o som do chicote, que parecia obrigar os animais através da força, a fazerem os seus números.
amore
Membro
Registado: terça mar 14, 2006 5:26 pm

segunda mar 27, 2006 10:14 am

Existem 2 tipos de xipicaos( uns de chocolate e outros de creme de baunilha). Os xipicaos que lhe dou são de baunilha e claro está que dou-lhe 1 ou 2 quando o Rei faz anos (quando se porta muito bem). Eu sei dos problemas que podem causar o chocolate no coração e organismo dos cães. Ainda este fim-de-semana comprei um queijo flamengo só para ele. Normalmente , o queijo é a principal recompensa do meu Wolf.

:D
amore
Membro

segunda mar 27, 2006 10:33 am

Comprei o livro na 6ª feira e já o li. É um livro muito bom Marcia e sem dúvida também aconselho a sua leitura. A autora (Jen Fennell) defende coisas muito interessantes sobre o relacionamento que nós humanos temos com os nossos animais. A ligação Amichien é o ponto de partida para tudo e se nós praticarmos essa ligação diária, com certeza iremos ter menos problemas de maus comportamentos com os nossos melhores amigos. Praticar esta ligação Amichien é importante para que o cão entenda quem é o líder da Alcateia dentro e fora de casa, aliás com a leitura deste livro cheguei á conclusão que aquilo que mais está em jogo diariamente durante a relação com os nossos cães é a nossa capacidade de lhes mostrar de forma racional a nossa liderança. se conseguirmos ser os líderes da Alcateia como o Par Alfa (elementos dominantes da Alcateia) então estamos no bom caminho. associado ao meu comportamento do meu animal estavam há muito tempo associados maus exemplos por mim transmitidos que hoje fazendo uma rerospectiva... estavam muito errados. Por isso posso afirmar que a partir de sábado o Wolf começou a sentir a minha nova forma de estar com ele, ou seja ele já começou a sentir através de procesos lentos mas racionais quem é o novo líder da casa... eu.
Mais uma vez afirmo que o livro é muito bom. e quem quiser compré-lo basta ir a uma livraria europa- américa.
:D
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda mar 27, 2006 10:33 am

Ainda este fim-de-semana comprei um queijo flamengo só para ele. Normalmente , o queijo é a principal recompensa do meu Wolf
amore,

Convença-se de uma coisa, há guloseimas específicas para cães, não lhe dê nunca alimentos nossos... :roll: :roll:

O queijo é muito gordo para eles...
Alimentos contra-indicados mas dados muito moderadamente e apenas como guloseima: queijo, fiambre. (Tanto um como o outro são muito gordos e muito salgados, principalmente o queijo).

in: http://whippetp.no.sapo.pt/Alimentacao.htm
Dê uma olhada nessa página ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Leo_bXb
Membro Veterano
Registado: quarta fev 15, 2006 10:44 am
Contacto:

segunda mar 27, 2006 10:36 am

Pois amore axo k tem d conveser s disso... é mto melhor e mais saudavel para um cao biscoitos especificos para eles do k dar outra gloseimas e brindes nossos... pois s o cao habituar disso arrisca s d ter uma doença no futuro...
cumps
amore
Membro

segunda mar 27, 2006 11:11 am

Sim é verdade o queijo não é o melhor alimento do Mundo para um cão, no entanto assim como tudo na vida tudo o que é feito em excesso prejudica o equilibrio de qualquer um. Por exemplo, por dia eu dou ao meu cão o equivalente a 10 cubos de queijo equivalente a uma unha do nosso dedo mindinho cada pedaço. Se pelo contrário der uma mão cheia de biscoitos que muitos deles digam lá o que disserem são de qualidade duvidosa, então onde está o equilibrio que vocês sublinham tão nobre e dedicadamente para o vosso animal. Os Vossos reparos embora simpáticos fazem-me lembrar um primo meu que no outro dia estava muito incomodado com o fumo do tabaco de todos os fumadores que estavam na altura a fumar. Eu fumo, mas detesto dar ou levar com o fumo dos outros. O meu primo sentia-se incomodado e eu dava-lhe razão até ao momento em que ele começou a maltratar todos os fumadores divulgando o nojo que nutria pelo Tabaco e fumadores. a sua acção era legitima não fosse ele uma pessoa extremamente obesa que sim senhora não fuma, mas em contrapartida rebenta com o coração todo com a quantidade de fritos e guloseimas que ingere. Se uma pessoa fuma e está a incomodar a pessoa que não fuma então a 1ª deve sair do espaço ou raio de acção da 2ª pessoa, agora sem extremismos. Há que existir equilibrio para tudo. Com o queijo, com os Biscoitos ou com os Xipicaos.
Todos nós estamos cansados de saber de cães ou mesmo pessoas que enquanto vivos eram muito certinhos até que um dia...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 27, 2006 11:13 am

amore Escreveu: Há que existir equilibrio para tudo. Com o queijo, com os Biscoitos ou com os Xipicaos.
Claro! Aqui o equilibrio é: Não dar alimentos que podem a médio/longo prazo prejudicar sériamente a saúde do nosso animal. Se não quer dar atenção aos conselhos dados aí já é outra coisa. Mas acredite, não há meio termo.
Chipicao ao cão, tenha dó.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
marciamachado
Membro Veterano
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

segunda mar 27, 2006 3:02 pm

Amore, peço-lhe que depois troque impresões comigo ou até com todos os foristas sobre as aplicações práticas no seu cão dos métodos descritos n´A Encantadora.
Quanto às guloseimas, não aconselho açúcar para os cães, pois tive um cão que morreu com um problema de fígado, por causa da minha avó lhe dar bocados de bolacha Maria como forma de o convencer a ir para o quintal.
amore
Membro

segunda mar 27, 2006 3:30 pm

Marcia
Posso afirmar-te desde já que depois de ter lido o livro fiquei com outra bagagem para lidar com o meu cão, e digo-te já que no sábado tentei desde logo cumprir com 3 aspectos da ligação Amichien. A 1ª é dos 5 minutos após a nossa chegada a casa, mostrar indiferência perante o chamamento de atenção do Wolf. após esses 5 minutos chamei e mandei-o sentar dei-lhe uma recompensa e fiz-lhe uma festa no pescoço e na cabeça que é a zona onde a Jen Fennell diz que se deve acariciar porque é a zona + vulnerável de um cão. Aprendi que os 5 minutos iniciais são determinantes para o nosso cão não colocar em causa a nossa liderança.
2º Quanto ao comer, quando lhe dou finjo sempre que estou a comer do tacho dele 1º que ele, só depois sim lhe dou o tacho. 3º Quando vou á rua (que para o cão é uma metáfora de ira á caça) sou sempre o 1º a ir a sair para ver e mostrar-lhe que o líder vai sempre á sua frente para ver se está tudo bem. quando começa a puxar a trela paro e só ando quando ele deixa de puxar.
Não vou dizer que tem sido fácil e que já resolvi todos os problemas com o meu cão, agora uma coisa posso afirmar, ele está muito mais calmo com esta minha nova atitude, está a aperceber-se que está a meio de um golpe de liderança e isso está a aliviá-lo em vez de chateá-lo.
Seja como for ainda é muito cedo para falar até porque esta ligação Amichien é um processo continuo e tem que ser praticado diariamente. se falho um dia o cão pode achar que tomou a liderança novamente.
:)
Imagem

Ich bin Wolf. Ich möchte gern Xipicaos
marciamachado
Membro Veterano

segunda mar 27, 2006 4:03 pm

A minha situação era bastante mais complicada, pois tinha duas cadelas em luta constante, o que fiz foi treinar várias vezes por dia quase seguidas a regra dos 5 min. Tratava também com indiferença as minhas cadelas. Claro que agora já não prciso de fazer treinos tão intensivos.
Cada caso é um caso e temos que adequar as regras descritas ao animal e à situação que temos, mas por experiência própria lhe digo que um cão que tem "tendência" para a liderança, tem que ter um dono que não pode nem um dia dar parte de "fraco".
Outro dia estive a lembrar-me de uma situação muito interessante que ocorreu e apesar de já ter passado bastante tempo sobre ela, agora é que a consegui interpretar, penso que bem.
A minha cadela P.A. a tal "trabalhosa":) foi operada na altura em as lutas entre as duas cadelas já tinham passado, mas há relativamente pouco tempo. Claro que quando veio para casa estava sob o efeito da anestesia e pouco ainda se mexia. No entanto mal se conseguiu mexer um pouco quis logo ir para o quintal, local onde costumam estar as duas. Na altura a única coisa que achei estranha foi a minha outra cadela começar a ladrar, ela nunca ladra. Ou seja, a minha outra cadela começou a ladrar porque o outro membro da hierarquia que estava acima dela estava debilitado e ela teve que automaticamente assumir o seu lugar de protecção da matilha, ladrando ao detectar sinais de perigo. Ao fazer isto a cadela debilitada viu o seu lugar em "xeque" e por isso arrastou-se até ao seu posto no quintal para não perder o seu lugar na hierarquia.
Não compreendi na altura o que se tinha passado, mas depois de ler o segundo livro da Jen Fennell, em que é descrita uma situação semelhante, fez-se luz na minha cabeça.
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

segunda mar 27, 2006 6:19 pm

Amore, acho piada à sua assinatura (frase em alemão).
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
amore
Membro

terça mar 28, 2006 9:36 am

Pois é, Joana

Inicialmente algumas pessoas disseram-me para falar com o Wolf em Alemão, pois ele iria entender. Ensinei-lhe algumas coisas como sentar é sitz e vem cá é Kommt sie Ihr- Só que ele embora entenda só faz aquilo que mais lhe agrada. Por exemplo, eu digo-lhe para ficar quieto e ele fica de trombas, mas se digo anda, então é a felicidade em 4 patas, seja em português ou alemão.

Ontem estava a lembrar-me em como ele é inteligente mas só para aquilo que quer e lembrei-me de neste Inverno p.e ele dormiu dentro de casa por causa do frio. A meio da noite e com as portas interiores da casa todas fechadas ele com as patas da frente abria a porta do meu quarto com uma facilidade incrivél. Os puxadores das portas são daquelas de alavanca e ele apenas deixava-se cair sobre elas. a meio da noite entrava-me um intruso no quarto... apenas porque estava com saudades minhas.
Responder

Voltar para “Cães”