Reflexão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta jan 17, 2003 10:43 am

Olá a todos

É impressão minha, ou um tópico lançado ontem pelo JAntunes desapareceu daqui do fórum?
Quando dei por ele já ia na segunda página, respondi, fui dar uma volta e quando voltei... nicles. Evaporou-se...

Bom, como referi nessa resposta, era minha intenção levantar este tema não exactamente como fez o JAntunes, mas sobre o mesmo assunto: a debandada mais ou menos acentuada do “núcleo duro” do fórum. Não vou aqui mencionar esses elementos porque isso é sempre muito injusto e redutor.

Há um aspecto que não foi referido nas longas intervenções desse tópico e que, a meu ver, justifica uma certa passividade de muitos elementos conceituados do fórum: a falta de assunto. Os temas de fundo esgotaram-se. Estão arquivados nas páginas passadas do fórum. E se um novo membro levanta um tema já tratado, alguém lhe dirá: esse tema já aqui foi tratado, consulte as mensagens anteriores.

Nesse tópico houve muito saudosismo: “antigamente é que o fórum era bom”,
chegando a ser aflorada a ideia de se formar um novo fórum com gente seleccionada.
Será que os elementos desse “núcleo duro” iriam repetir e comentar os temas tratados no passado neste fórum, só pelo facto de se tratar de um fórum “renovado”? Penso que não, aliás, tenho a certeza absoluta que não.

O que incentiva a participação das pessoas deve-se muito à espontaneidade e criatividade das intervenções, o que proporciona um certo gozo, de tal modo que, tal como já aqui foi referido, se transforma num vício. É uma espécie de jogo onde uns ensinam, outros aprendem, outros se afirmam ideologicamente, outros confidenciam e outros ainda desabafam. É um jogo, mas tem que ser vivo, tem que ser dinâmico e espontâneo. Para isso é absolutamente necessário que exista matéria prima: temas novos e não temas requentados.

Há temas sazonais que hão-de surgir sempre, sejam as pulgas na época quente ou as saudações no Natal; temas ocasionais como o cão abandonado ou outro acontecimento de circunstância também vão surgindo, mas os temas de fundo, realmente, por muito que a imaginação se espevite, eles lá estão muito bem arquivadinhos no passado.
Se repararem bem, os elementos citados do “núcleo duro” (pelos quais tenho uma enorme consideração, isso aliás está fora de causa), têm feito intervenções normalmente em resposta a questões levantadas por outros elementos. Têm esses forenses conceituados lançado tópicos novos? Claro que não, exceptuando o VascoV. E isso deve-se à fraca qualidade dos novos membros? Claro que não também.
O núcleo duro está a ser vítima do défice de temas novos, que eles já não conseguem inventar e que os novos elementos também não como é natural.
Assim, é necessário arranjar um bode espiatório: como os novos membros levantam questões de chácha, os elementos mais válidos voltam as costas. Puro engano, meus caros amigos.
Há um ditado popular que diz mais ou menos isto: “ Em casa onde não há pão, toda a gente ralha e ninguém tem razão”. Aqui também não há pão (assunto). E quando surge um como este ontem, é logo caso para encher duas páginas numa tarde.

Desculpem-me este relambório, mas ando com isto atravessado há muito. Vou já acabar.
Vamos ver as coisas de forma mais optimista. Para mim este fórum, que não conheci nos tempos de glória, tem sido óptimo e eu nem sou propriamente um conformado, até me consideram exigente. Tenho aprendido muito e isso devo-o a todos, mais a uns do que a outros como é natural. E conto vir a aprender muito mais.

Há um aspecto que o Nokio referiu e que também julgo fundamental, que tem a ver com a facilidade de contacto entre os forenses através de outros meios alternativos ao fórum. Eu próprio, pontualmente, já fiz isso seja por PM ou e-mail. Isso de certa forma enfraquece as participações. Mas é assim, paciência...

Outro aspecto que não posso deixar de referir tem a ver com os atritos que às vezes se geram entre algumas pesoas. É certo que alguns forenses do tal núcleo duro por vezes perdem a paciência em relação a algumas situações. Deixem lá, isso realmente é o menos importante. O que é pena é gastar-se muita tinta com essas questiúnculas e perder-se de vista o essencial.

Vamos lutar TODOS por um fórum mais participativo.
E vós, do núcleo duro, vamos lá participar mais, se não quem vos despede somos nós os do núcleo mole (salvo seja):lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Clowdia
Membro Veterano
Mensagens: 480
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm
Localização: Hera, Frost e Tumias. Bosques da Noruega

sexta jan 17, 2003 10:55 am

Sim, o tópico foi retirado dado o seu 'interesse' para o forum dos cães e penso, dado o seu carácter segregatório.

Não vai continuar aqui pois não?

De qualquer forma lembrai-vos que os assuntos não são inesgotáveis e se quando se levantam assuntos que já foram debatidos as pessoas são recambiadas para 6/7 páginas atrás 'estudar' o que já foi dito é natural que não apareçam tópicos novos....afinal já quase tudo foi debatido neste forum ...

Talvez o forum esteja a sofrer a regeneração normal das coisas... nascer, crescer, ensinar o que sabemos aos outros, passar o testemunho, morrer... renascer de novo nos olhos dos nossos 'filhos' ... lei natural da vida...
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
PJOC
Membro
Mensagens: 140
Registado: quinta jul 18, 2002 4:13 pm
Localização: 1 Cão (Springer Spaniel Inglês) Chamado Nick

sexta jan 17, 2003 10:58 am

Caro nel!

Concordo plenamente com a sua msg.
Vamos participar todos, os veteranos com quem muito se aprende e os novatos, que é o meu caso.
O que realmente importa é a transmissão de conhecimentos.
É nesse sentido que eu todos os dias venho aqui, para ver se aprendo algo de novo e digo-lhe tenho mesmo muito a aprender nesta materia.

Abraço
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sexta jan 17, 2003 11:07 am

Também eu fiquei perplexa com o desaparecimento do tal tópico.
Realmente não percebo porquê.
Toda a gente tem o direito de entrar ou sair daqui quando quiser.

Alguns temas são tão essenciais (se quiserem tão básicos) que, se calhar era bom que houvesse um indíce com o nome do tópico, o assunto (há tópicos cujo nome nada diz sobre o conteúdo) e o "adress" , de forma a serem acedidos directamente pelos foristas novos ou por qualquer um de nós que tivesse necessidade de se relembrar do assunto.

Assim uma pessoa que chegasse aqui com dúvidas sobre rações, trelas, treino básico, etc. poderia ir directamente à página em causa.(temos que compreender, ninguém vai ver as centenas de tópicos em dezenas de páginas - mesmo a pesquisa nem sempre dá o que se espera).

Depois, se fosse preciso, poderiam então pôr dúvidas e até observações sobre esses assuntos.

Não sei se isto é possivel, mas acho que era interessante.
Nanico
Membro Veterano
Mensagens: 1159
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm
Localização: 3 caes

sexta jan 17, 2003 11:12 am

Tambem reparei que o topico tinha desaparecido. Ainda nao compreendi porque. Alguem me sabe explicar?
Acho que o que aconteceu ontem so revelou o valor dos foristas novos e veteranos. Sou so eu que reparei ou outros tambem notaram que as "peixeiradas" pararam imediatamente e que membros veteranos recomecaram a intervir no forum ontem a tarde? Nao creio que seja coincidencia. Se for, o erro de julgamento e so meu. Mas acho que todos fizemos uma evaluacao da situacao e decidimos intervir de maneira positiva.
De qualquer maneira fico muito feliz pelo desenvolvimento positivo deste forum e do valor que TODOS os foristas revelaram ontem como pessoas. :D :D :D :D
Pakika
Membro Veterano
Mensagens: 1193
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am
Localização: Dogues Alemães, Arara,Ring Neck, Peixes

sexta jan 17, 2003 11:16 am

Nel,

Subscrevo ;)
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

sexta jan 17, 2003 12:39 pm

Também reparei ontem á noite que o tópico em questão tinha desaparecido do Forum e também não faço ideia porquê. Independentemente de poder ter havido algum excesso em alguma resposta acho que o assunto se impunha pois parece-me , das respostas que li , que houve um clarificar de ideias e uma salutar exposição de sentimentos.Apesar do tema central do Forum ser os nossos fiéis amigos não há dúvida de que quem constitui o Forum e o alimenta são os forenses e estes como pessoas que são têm posicionamentos diferentes face ao seu relacionamento dentro do próprio Forum.E é salutar que sempre que seja necessário exista um debate sobre este assunto dado que, me parece ,que o Forum só terá a ganhar com isso rejuvenescendo.

Saudações

Jaime
cadworx
Membro
Mensagens: 122
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm
Localização: um husky e uma boxer

sexta jan 17, 2003 12:50 pm

O tópico desapareceu graças ao lápis azul do moderador. Após as sucessivas questões ao seu papel, e as críticas de nada fazer para organizar esta bandalhada resolveu mostrar serviço e justificar o ordenado.

É o chamado moderador castrador.
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta jan 17, 2003 12:54 pm

Olá Cardworx

O que me preocupa é tratar-se eventualmente de censura do tipo salazarista.
Será que se assustaram com o fantasma de um fórum concorrente? Sabe-se lá...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Mensagens: 3111
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sexta jan 17, 2003 12:59 pm

Mas qual era o Post?

Juro que não me lembro, podiam dar-me umas luzinhas???
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
rlscardoso
Membro
Mensagens: 152
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm
Localização: Labrador (Zorba)

sexta jan 17, 2003 1:05 pm

Só agora reparei que esse tópico tinha desaparecido.

Concordo plenamente com o Nel mas tb concordo plenamente com a aisd. Neste momento existem 70 e tal páginas de assuntos. se houvesse um indice de assuntos seria de muito mais fácil consulta, uma vez que muitos titulos de tópicos não referem o assunto que está a ser tratado. Eu própria já me deparei com essa situação.

É natural que não haja mais tópicos interessantes, pois cada vez que alguém lança um, os veteranos mandam ler o que está para trás. Ora eu pergunto isto:

Cada dia existem mais membros novos (felizmente, sangue novo), com as duvidas normais de quem tem um cão pela primeira vez. E como tal gostava com certeza de n só aprender mas tb ouvir (ler) as opiniões de outros foristas sobre o problema que o trouxe ao forum...

Falo por mim... já inseri tópicos sobre adestramento, sobre epilepsia, etc. Por acaso n houve, que me lembre, ninguém que me mandasse pesquisar tópicos anteriores... até me deram muitas sugestões que já agradeci e volto a agradecer. E estes tópicos já tinham sido tratados. Devo dizer que se me mandassem simplesmente ir ver tópicos anteriores, provávelmente até aprendia na mesma mas de certeza que não ficava com tão boas impressões do forum como fiquei desde então. Provavelmente não participava ( mesmo o pouco que participo ) simplesmente. Ou participava da mesma maneira. " Vão ver os tópicos anteriores".

Eu gosto de ler as duvidas dos novos forenses, gosto de ler as respostas que dão os novos e os antigos...mesmo que sejam assuntos repetidos... existem sempre mais forenses com mais opiniões...

Porquê mandar ler tópico as anteriores e n voltar a debater o assunto? Dá muito trabalho????

É por isso que acham que os novatos não prestam... nem sequer colocam duvidas novas, nem têm oportunidade de debater questões antigas...

Bolas... não é justo... tenho dito...


Beijinhos da novata

Rita
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta jan 17, 2003 1:17 pm

Olá Joana

O post em questão foi colocado ontem da parte de tarde (não sei a que horas). Quando abri a arca, cerca das 17h fiquei admirado, porque já tinha mensagens que enchiam duas páginas, o que se compreende porque eram em número considerável e extensas. O tema foi levantado pelo JAntunes e tinha a ver fundamentalmente com o desinteresse demonstrado pelos membros veteranos mais conceituados do fórum no que se refere à sua participação.
Entretanto este tópico foi totalmente apagado do fórum o que, a propósito, considero absolutamente detestável e muito pouco digno.
Não vou alongar-me mais porque corro o risco de não estar a reportar convenientemente o sucedido.

O presente tópico (reflexão) corresponde sensivelmente ao texto que ontem enviei e que, tal como as outras imagens, foi igualmente anulada.

Em relação à proposta da aisd, concordo plenamente, mas deverá engendrar-se uma forma de isso vir a funcionar de futuro. De facto eu já fui confrontado com essa dificuldade quando andei a fazer pesquisas nas mensagens antigas. Colocar o tema no motor de busca é tempo perdido, porque na maior parte dos casos o título refere alhos e nas mensagens fala-se de bugalhos.
Resumindo, em relação ao que está feito não há volta a dar-lhe e de facto é mesmo uma maldadezinha mandar os caloiros consultar centenas de mensagens para muitas vezes só encontrar coisas sem interesse pelo caminho.
De futuro, provavelmente, o tópico deveria conter de forma inequívoca a palavra chave que viesse facilitar a busca. Fica aqui a sugestão.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Clowdia
Membro Veterano
Mensagens: 480
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm
Localização: Hera, Frost e Tumias. Bosques da Noruega

sexta jan 17, 2003 1:31 pm

JoanaGoncalves Escreveu: Mas qual era o Post?

Juro que não me lembro, podiam dar-me umas luzinhas???
Olá Joana

Além daquilo que o Nel refere o outro tópico lançado pelo Jantunes e que tinha como nome qualquer coisa como 'sangria progressiva e sangue novo muito fraco' referia que estavamos a perder os membros do chamado núcleo duro e que isso seria muito nefasto para o forum em termos de papel didático.

Dizia também que das novas aquisições do forum (novos membros) apenas o Nel se aproveitava e os outros eram tias e tios sem interesse que vinham para aqui fazer perguntas de xaxa e dizer 'que lindo o teu cachorrinho'... 'não...o teu é que é.. '

Sugeria no fim de tudo a criação de uma mailing list apenas para quem 'realmente gostasse de animais e estivesse disposto a aprender' (o que quer que isto queira dizer....mas não seremos todos assim?!?) ...

Do meu ponto de vista este tópico sugeria uma segregação de membros e como tal acho bem que tenha sido apagado porque considero a ideia infeliz e muito pouco positiva.

Passava também uma outra ideia, essa sim positiva, mas escondida debaixo da primeira que referia a necessidade de reanimar este tópico que tem vindo a perder dinamismo e qualidade ao longo do tempo.

O Nel, de forma correcta, aproveitou a boa ideia do outro tópico para debater aqui o assunto da necessidade de um reanimação destes foruns.
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
Aragao
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sexta jan 17, 2003 2:18 pm

Nel, creio que tens razão em sobre os temas novos. No meu caso, por exemplo, eu tenho usado outros forums, nos quais eu sei que alguns membros deste fórum também participam, para ver algumas questões respondidas.

Creio que muitos outros fazem o mesmo. Mas creio que tens razão, o fórum fica mais pobre por causa disso. Vou tentar mudar isso e colocar aqui, de vez em quando, algumas questões.
cadworx
Membro
Mensagens: 122
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm
Localização: um husky e uma boxer

sexta jan 17, 2003 2:28 pm

Do meu ponto de vista este tópico sugeria uma segregação de membros e como tal acho bem que tenha sido apagado porque considero a ideia infeliz e muito pouco positiva.
O apagar do tópico também é uma segregação. Segregação das ideias para ser mais preciso.
E só porque a sra. considera uma ideia infeliz apoia a sua segregação?
Sim senhora, bela noção de democracia.

Não me pareceu ter havido nenhum tipo de segregação. Talvez se notasse algum elitismo mas segregação não.
Bloqueado

Voltar para “Cães”