bichon maltes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dmms
Membro Veterano
Registado: sábado fev 25, 2006 10:26 pm

terça mar 28, 2006 10:55 am

ola pessoal
eu adoptei um bichon maltes de oito meses ele e muito queridinho mas eu nao sei mesmo nada sobre esta raca nem mesmo sei se cresce muito nem se nao. alguem me pode dar informacoe e mandar fotos de algum agadecia muito.
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

terça mar 28, 2006 12:52 pm

http://www.dogtimes.com.br/maltes.htm

A origem do Maltês é bastante controversa, mas há consenso quanto à sua antigüidade. Alguns historiadores atribuem ao Maltês a inspiração para muitos desenhos e esculturas encontrados em escavações e documentos datados de 4 mil AC. Existem divergências também quanto ao país de origem do Maltês, sendo que uma corrente de historiadores defende que, na verdade, o Maltês seria um cão asiático, que teria sido levado pelos nômadas para a Europa.

A despeito da polêmica, é certo que o Maltês tem seus primeiros registros na Europa no século XV, provavelmente advindos da ilha de Malta, na Itália, onde eram utilizados como moeda pelos marinheiros. Sua existência no entanto, foi cercada por diversas lendas, entre elas a que atribuía a seu pelo propriedades curativas e anti-reumáticas.
Assim, não era difícil encontrar luvas ou xales feitos com o pêlo do Maltês.

De qualquer forma, independente de sua origem, sabe-se com certeza de que o Maltês foi desenvolvido com o único propósito de ser um cão de companhia e foi amplamente adotado pela realeza européia como cão de colo. A própria rainha Maria Stuart, da Escócia, possuía seus Malteses e na Inglaterra adquiriram enorme popularidade.

Personalidade

Por ter sido desenvolvido desde sempre para ser um cão de companhia, o Maltês é uma raça extremamente adaptável ao estilo de vida de seus donos. Apesar do tamanho, não costumam a ter uma vida sedentária e não gostam nem um pouco de ficar sozinhos. Normalmente passam
o dia inteiro atrás dos donos onde quer que eles estejam.

São cães bastante interativos e convivem bem tanto com outros animais quanto com pessoas estranhas. Com crianças podem se relacionar bem desde que elas não ajam com muita rudeza ou façam brincadeiras violentas.

É um cão bastante alerta e que pode ser utilizado como cão de alarme.

No entanto, a principal dica para ter um cão equilibrado e dócil é
jamais se deixar enganar por seu aspecto frágil e evitar mimos em excesso, porque do contrário, o doce Maltês pode se transformar num pequeno tirano.

Outro hábito que deve ser incorporado desde cedo à vida do Maltês é o da
escovação. Só uma escovação constante (diária) pode deixar o pelo do Maltês realmente lindo como o que normalmente aparece nas fotos. A pelagem do Maltês é formada por pelos finos e macios e a única forma de se evitar os nós é a prevenção. O banho tem de ser semanal, e a secagem perfeita, caso contrário a humidade retida causa alergia.

Para quem, no entanto, não se importar muito com o comprimento do pelo, a alternativa mais saudável é deixá-la mais curta, dando mais liberdade de movimentos para o cão e economizando no tempo da escovação.

(...)

TALHE: altura para as machos 21 a 25cm no cernelha. Para as fêmeas de 20 a 23cm. Peso - de 3 a 4 quilos.

(...)
Fany
Membro Júnior
Registado: sábado dez 29, 2001 10:50 pm
Localização: Três cães (Micha, Bolinhas e Roni) e uma rola e um canário.

terça mar 28, 2006 1:01 pm

O bichon é um cão muito meigo e brincalhão mas além de dar muito trabalho a nível do pêlo, pois necessita de ser escovado diariamente para a pelagem não criar nós, tem que ser bem educado porque com excessos de mimos torna-se um pequeno tirano. Em relação ao tamanho é um cão pequeno e o máximo que deve pesar 3kg a 4Kg além disso pertence ao grupo de cães de companhia.
Espero que tenha ficado com umas luzes sobre esta raça mas para saber mais existem sites brasileiros com mais informação.
Eu tenho um bichon maltes (Micha) com três anos que é uma delícia e que consegue ser o líder lá em casa, dominando um Yorkshire Terrier e um outro bichon que não é puro como o Micha.
dmms
Membro Veterano
Registado: sábado fev 25, 2006 10:26 pm

terça mar 28, 2006 1:24 pm

obrigado pelo esclarecimento agora ja fiquei a saber alguma coisa sobre o meu bicinho lindo o pelo dele teve de ser cortado pois tinha muitos nos e tomou baninho pois tinha pulgas e tava mesmo muito sujo.
mas a um problema ao pe da boca e dos olhos ficou com o pelo amarelocomo faco para tirar?
Fany
Membro Júnior
Registado: sábado dez 29, 2001 10:50 pm
Localização: Três cães (Micha, Bolinhas e Roni) e uma rola e um canário.

terça mar 28, 2006 4:43 pm

Em relação aos pêlos á volta dos olhos e boca dos bichons depende da acidez que ele possa ter a nível dos olhos, no caso do meu Micha limpo-lhe todos os dias os olhos com soro fisiológico e depois tenho um gel da marca Henry que se aplica com um algodão nas partes amarelas evitando que o pêlo fique muito queimado pelas lágrimas.
Responder

Voltar para “Cães”