pêlo de gata persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

pioca
Membro Júnior
Registado: terça mar 28, 2006 7:48 pm

terça mar 28, 2006 7:58 pm

ola a todos!!!
gostaria que me informassem como e possivel desensarilhar o pêlo do gato persa, que ganha uma especie de bolas de pêlo. e a minha gata nao gosta particularmente de ser escovada :oops:
conhecem alguma forma de melhor desfazer aquelas bolas de pêlo?
obrigada
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

terça mar 28, 2006 8:09 pm

Olá!

o meu é tosquiado todos os anos... acabei de o fazer no passado Domingo! Não fica muito sexy, mas até é engraçado. Fica com a cabeça e patas com pelo e um tufo na ponta da cauda como um leão!

Devo dizer que é um alivio para ele e para mim também! Ele fica todo contente... parece que fica mais leve e custa-lhe menos lavar-se. E como não é de exposição não faz mal absolutamente nenhum!

Além disso suja-se menos no WC e a comer!

A única coisa é que os profissionais do serviço querem-no anestesiado e eu prefiro fazer eu própria em casa com ele bem acordadinho (anestesias só mesmo em último caso) e até se porta muito bem!
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça mar 28, 2006 10:12 pm

Veja este tópico,.... penso que perceberá o que está a fazer mal,...

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=30134

anasabreu Escreveu:
A única coisa é que os profissionais do serviço querem-no anestesiado e eu prefiro fazer eu própria em casa com ele bem acordadinho (anestesias só mesmo em último caso) e até se porta muito bem!
Está aqui um exemplo,.... que os profissionais percebem tudo menos de como tratar os persas,.... que mentecaptos,....aquilo que não são capazes de fazer,... faz a dona, que em princípio é leiga,.... :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Tosquiar,... só no Verão,....e Ana a cauda , gola e patas não devem ser tosquiadas,.... já agora,... tem o persa porquê????? :D :lol: :lol:
Última edição por uaimori em terça mar 28, 2006 10:30 pm, editado 4 vezes no total.
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

terça mar 28, 2006 10:15 pm

Não tenho nenhum persa porque tenho consciencia do trabalho que eles exigem, na minha opinião a beleza do persa está no pelo.
Acho que tosquiar um persa por norma , a não ser em caso de extrema necessidade um "crime".
Como não tenho o tempo e a paciencia para dar todos os cuidados que um persa exige, não tenho, prefiro não ter a tosquiar o gato.
Cumps
anasabreu
Membro Veterano
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

terça mar 28, 2006 10:33 pm

Eu tenho um persa que adoptei com 1 ano e meio porque a sua dona queria engravidar :?
Depois de me ter informado bem sobre a raça e de ter conhecido o meu bichaninho percebi que afinal sempre podia ter um gato num apartamento. No entanto também eu engravidei, e depois de ter tomado todos os cuidados para não apanhar a tão afamada toxoplasmose, depois da minha filha nascer percebi que os pelos que eu perfeitamente tolerava por toda a casa, quando ela começasse a gatinhar, íam ser perigosos. Foi aí que depois de me ter informado por toda a WEB percebi que era perfeitamente normal tosquiar o meu querido amigo. Ele gostou e eu também.

Não o tenho para ser belo... pois para mim, é sempre o gato mai' lindo do mundo. Trata-se de ele não sofrer com pelos enrolados por baixo dos braços... poder sair a rua a vontade... fazer as suas necessidades sem vir com o dito cujo enrolado no pelo (e saliento o facto de os gatos serem animais que detestam estar sujos).
O meu gatinho não está comigo para eu o poder mostrar as minhas amiguinhas como trofeu! É o meu companheiro e quero que ele se sinta o melhor possível!

E digo mais... eu não estou a dizer mal dos profissionais do serviço em questão. Estou a dizer que por opção minha (tal como também escolho para mim - por exemplo não quis epidural para ter a minha filha) não o vou submeter a anestesias.
Compreendo perfeitmente que as pessoas que têm esse tipo de profissão não querem acabar o dia arranhados dos pés a cabeça! ;)
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
uaimori
Membro Veterano

terça mar 28, 2006 10:47 pm

anasabreu Escreveu: Eu tenho um persa que adoptei com 1 ano e meio porque a sua dona queria engravidar ?
Depois de me ter informado bem sobre a raça e de ter conhecido o meu bichaninho percebi que afinal sempre podia ter um gato num apartamento. No entanto também eu engravidei, e depois de ter tomado todos os cuidados para não apanhar a tão afamada toxoplasmose, depois da minha filha nascer percebi que os pelos que eu perfeitamente tolerava por toda a casa, quando ela começasse a gatinhar, íam ser perigosos. Foi aí que depois de me ter informado por toda a WEB percebi que era perfeitamente normal tosquiar o meu querido amigo. Ele gostou e eu também.

Não o tenho para ser belo... pois para mim, é sempre o gato mai' lindo do mundo. Trata-se de ele não sofrer com pelos enrolados por baixo dos braços... poder sair a rua a vontade... fazer as suas necessidades sem vir com o dito cujo enrolado no pelo (e saliento o facto de os gatos serem animais que detestam estar sujos).
O meu gatinho não está comigo para eu o poder mostrar as minhas amiguinhas como trofeu! É o meu companheiro e quero que ele se sinta o melhor possível!

E digo mais... eu não estou a dizer mal dos profissionais do serviço em questão. Estou a dizer que por opção minha (tal como também escolho para mim - por exemplo não quis epidural para ter a minha filha) não o vou submeter a anestesias.
Compreendo perfeitmente que as pessoas que têm esse tipo de profissão não querem acabar o dia arranhados dos pés a cabeça! ;)
Ana das razões dos pêlos concordo e não comento,... a razão de ter o animal também,.... mas....

Ana um persa é para ter o pelo bem tratado,... não tem só a ver com beleza. Concordo que seja tosquiado no Verão, eu também tosquio os meus,.... estão mais confortaveis. Ninguém aqui falou em troféus,... mas sim em animais que necessitam de cuidados a nível do pêlo mais nada.

Quanto aos profissionais, a Ana não está a dizer mal, mas eu sim,... mas nem é preciso,... a atitude deles nem precisa,.... :roll: :roll: :roll: :roll:

Arranhar por amor de Deus,... com um profissional, nunca isso acontecerá,... ainda por cima por um persa,.... só prova duas coisas, para além de não saberem,... também não sabem dominá-los nem sequer percebê-los,... lá está não percebem pevas.

Mais uma vez digo as barbaridades que se fazem aí a nível de tratamento do pêlo dos persas, são barbaridades,... os vets que aconselham sobre os pêlos dos persas, tratam-nos como europeus, de tratamento do pêlo não percebem pevas. Sobre fungos que atingem o pêlo idem,... normalmente dão medicamentos tóxicos, sem protector hepático,... quando 3 ou 4 banhos resolvem o problema. portanto sobre o assunto é esta a minha opinião,... não é a primeira vez que recomponho o pêlo de um persa,... lamentavelmente tratados por estes "profissionais" de meia tijela,...
anasabreu
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 28, 2006 10:55 pm

Então se também tosquia os seus... não percebo qual é o problema em aconselhar a tosquia 1 vez por ano?

Claro que no restanto espaço de tempo o pelo cresce (e ainda bem pois passa o inverno mais quentinho) e é preciso cuidar dele... uma escovadela todos os dias... mas se a gatinha desta forista se habituar a ser escovada com o pelo curtinho, torna-se mais fácil quando já estiver grande!
<p>Ana Abreu</p>
<p>Sorrir sempre...</p>
uaimori
Membro Veterano

terça mar 28, 2006 11:04 pm

anasabreu Escreveu: Então se também tosquia os seus... não percebo qual é o problema em aconselhar a tosquia 1 vez por ano?
Mas eu por acaso desaconselhei a tosquia??????!!!!!!! leia lá,... agora não percebo é porque o pêlo tem nós,... :roll: :roll:~

O que eu não concordo é algumas das razões que apresenta,... eu tosquio os meus, para se sentirem mais fresquinhos no Verão,... nem por causa dos nós, nem por causa dos pêlos, nem para darem menos trabalho,.... capiche???

E não Ana com uma escovadela não vai lá,.... a ciência do persa ter um pêlo bem tratado é mesmo o banho no mínimo de 15 dias,.... se quiser saber o porquê, veja o tópico,...

Um pelo seboso, dói ao animl a pentear aí é que está a razão de eles ganharem ou não aversão ao pentear,... a dôr
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

quarta mar 29, 2006 8:52 am

Bom dia,

Quando decidi ter um gato, cheguei a pensar num persa, adorava aquele focinho, o temperamento calmo e afectuoso, mas tive muito medo de não dar conta do recado e por resolvi informar-me sobre raças temperamentos e acabei por descobrir o Persa exotico, ou persa de pêlo curto.

O exótico é em tudo muito parecido com o persa, mas é para quem não tem tempo, ou capacidade para lhe dar os cuidados que precisa.

Por isso eu deixo aqui, claro esta a minha opinião, quem gosta de persas e tem problemas com o pêlo.

Deixo tb dois links, a titulo de curiosidade;

http://www.uptopcats.web.pt/

(de uma criadora portuguesa, na Póvoa de Sta Iria),

e este que tem umas fotos excelentes

http://www.rampantecat.com/

;)
Cruela
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mar 29, 2006 10:28 am

anasabreu Escreveu: A única coisa é que os profissionais do serviço querem-no anestesiado
:o :roll:

Profissionais? Eu diria comerciantes...para não dizer mais... :roll:

O problema de "comerciantes" quererem anestesiar um gato para... em parte é culpa dos donos...só representa que não sabem distinguir um profissional do resto...e porque não acostumaram o bichano às escovadelas diárias e banhos amiudadas vezes, desde pequenos!!! Então, depois dos nós, partem para as tosquias, é bem mais fácil para eles (donos) e não para os gatos!

Enfim... :roll:

Gostei da sugestão da Cruela, o Persa exótico ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta mar 29, 2006 12:02 pm

Tosquie a gata onde lhe derem confiança ou faça você mesma se consegue... crie o hábito do banho pelo menos mensal, lembre-se que tem um presa e não um europeu... escovagem, e limpezas diárias, mais uma vez tem um persa, não um europeu...

Devia ter pensado em tudo isso antes de ter o animal...
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

quarta mar 29, 2006 12:53 pm

Olá leo,

Eu estou fascinada com o meu, nunca pensei ter um animal tão meigo. :lol:

Amus,

Eu não conheço a Pioca ou o seu persa, nem se será efectivamnete um persa, e digo isto porque o ultimo gato que tivemos era branco, manchas amarelas, pelo curto.
Tornou-se numa bola de pelo tão grande que era uma dor de cabeça para nós. Isto por dizer que muito possivelmente se soubessemos isso de antemão teriamos adoptado um dos irmãos, mas na altura nem sonhavamos com isso, nem colocámos essa possibilidade.

O nosso tinha memso que ser tosquiado pq ele só se deixava escovar pelo meu padrasto que tinha imensa dificuldade pois tem uma deficÌência e com o tempo teve mesmo de desistir de o fazer, mas o veterinário fazia-o na perfeição, e era a unica solução.

Um dia e como ele estava sempre na marquise a olhar para a rua, uma senhora veio ter connosco a dizer que amava aquela raça e que se algum dia nos quisessemos desfazer dele por qq razão que o aceitaria pq sempre sonhou ter um Van turco... e nós ficamos um quê!?!?!?
Fui confirmar e realmente era um... ou aparentava ser pelo menos...
E no entanto ele era um gatinho e aspecto comum e pelo curto.

Poderá isso ter acontecido a esta forista, quer dizer, eu sei lá... mas ocorreu-me isto....

é que com isto de "procurar" gatos e ler tópicos como o da uaimori, fiquei a entender um pouco o que é realmente um persa e é vulgar vermos pessoas a dizerem que têm persas só pq são gatos de pêlo longo.

até mais
Cruela
anasabreu
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 29, 2006 1:55 pm

O meu gato está habituado quer aos banhos quer à escova quer à tosquia. É um paz de alma! Mas há duas partes no seu corpinho que não posso tocar para escovar, por baixo das suas pernas e braços ("axilas" e "virilhas") que acabam sempre por fazer nós.
Para escovar ele deita-se de lado e delicia-se!

Quanto a tosquiar, já referi a necessidade que tive em faze-lo... e pela saúde da minha filha parece-me uma razão mais do que suficiente para o fazer.

Se calhar tinha sido mais fácil arranjar-lhe um 3º dono do que tudo o que tenho feito... não é?

Eu dei a sugestão à forista porque ela já tem a gatinha com ela... se foi um erro ou não ficar com uma persa quem tem que o dizer é ela. Mas agora que a tem e se vê com o problema de não conseguir esovar-lhe o pelo como deve de ser (por qualquer que seja a razão) tem de procurar uma solução... e foi o que a senhora veio fazer ao forum.[/quote]
<p>Ana Abreu</p>
<p>Sorrir sempre...</p>
uaimori
Membro Veterano

quarta mar 29, 2006 2:44 pm

anasabreu Escreveu:
Eu dei a sugestão à forista porque ela já tem a gatinha com ela... se foi um erro ou não ficar com uma persa quem tem que o dizer é ela. Mas agora que a tem e se vê com o problema de não conseguir esovar-lhe o pelo como deve de ser (por qualquer que seja a razão) tem de procurar uma solução... e foi o que a senhora veio fazer ao forum.

A melhor solução é aprender a tratá-los e não recorrer sistematicamente á tosquia.

Nenhum gato gosta de ser escovado onde refere,.... mas deve-se escovar e não é dificíl,.... afinal nós é que mandamos,.... ou é o gato??? ai deles que me tentem arranhar,.... é quem nem sequer têm hipótese,.... lá está tem que se aprender a manusear o gato é por isso que o banho, o hábito também é importante para o dono.

Ana ainda não percebeu o que as pessoas querem dizer,.... a sua hipotese é uma safa,.... não a solução,.... é um remedeio não como se deve tratar,... e ninguém a está a tratar mal, o que se refere é que não é a solução para os persas mas sim aprender a tratá-los ou ainda não entendeu???????!!!! :roll: :roll: :roll: :roll:

Agora não acha que é mais correcto para além da solução provisória, ensinar a forista para que não torne a encontrar-se com o mesmo problema???? Não é melhor ensiná-la a pescar do que dar-lhe o peixe,.... chiça,.... :roll: :roll: :? :|
Última edição por uaimori em quarta mar 29, 2006 4:33 pm, editado 1 vez no total.
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta mar 29, 2006 3:27 pm

Cada vez me convenço mais que as pessoas sabem ler, mas não sabem interpretar :roll:

Gabo-te a paciência uaimori...
Responder

Voltar para “Gatos”