Tolerância tem duas vias... A ignorância bloqueia-a muito...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta abr 11, 2002 7:12 pm

Fala-se aqui ciclicamente que este forum é agressivo para com quem vem aqui pedir cães de raça de graça, tratamentos via net e mandar veneno contra alguém que não estando presente não se pode defender...

Curiosamente se alguém defende os veterinários que são atacados sem se ouvir o seu lado da historia, as associações protectoras que são criticadas por não receberem TODOS os animais que lhes põem à porta, ou tem o descaramento de chamar pelo nome quem quer dar um animal por não ter tempo de o pentear é chamado de intolerante e agressivo e mesmo insultado por as mesmas pessoas que defendem os individuos do parágrafo anterior.

Existem dois pesos e duas medidas?

Será que as pessoas que chamam muitos do foristas habituais de agressivos sabem que eles já tentaram modificar as pessoas a bem e não conseguiram?

Sabem dos animais que são atirados estropiados por cima de redes e muros de protectoras e veterinários?

Dos animais abandonados por "falta de tempo", férias, sujar o chão, bébé na familia, mudança de casa, novo animal mais in na familia?

Dos cães e gatos abatidos a tiro, paulada,afogados,envenenado,electrocutados,enforcados por seus donos ?

Dos animais mortos por incúria,desleixo,preguiça,maldade de quem o devia proteger ?

Das noites que os veterinários PRIVADOS passam a tratar sem remuneração de animais sem dono( algum médico humano faz isso?)

Dos fins de semana que os VOLUNTARIOS de associações passam sem a familia a apanhar animais sem dono chamdos por pessoas que acham que uma boa acção é chamar algue´m e dizer adeus?

Finalmente sabem que a maior parte das pessoas acha que ajudar um animal abandonado é pegar nele e levar ou telefonar para que uma associação ou hospital o vá buscar e nunca têm possibilidade de ajudar ficando com ele porque:
Suja muito, não há espaço, não tenho tempo, tenho um periquito,tenho unha encravada, sou alérgico,sou do PCTP/ MRPP ( há respostas hilariantes)

NÂO. NÃO ME PARECE QUE ESSES CRITICOS SAIBAM ALGUMA COISA DISTO.
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

quinta abr 11, 2002 7:23 pm

Ola Vasco.
Fiquei mesmo impressionado com o que disse e é pura realidade!!
Eu nao sou pessoa que sabe muito disto mas pelo menos dou a minha opinião que ate foi concluido nos Gregos e Troianos que deviamos deixar sem duvidas que a maioria da nossa população TRATA MAL OS ANIMAIS: Bebados chegarem a casa e espancar os cães, pessoas que vao a um jogo de futebol e a sua equipa perdem, chegam a casa o cão faz uma festa e eles batem nos caes como descarregar a furia.De certeza que estes e os casos que o vasco referiu sao completamente verdadeiros.
Desculpe Vasco nao percebi a pergunta que fez:
"Existem dois pesos e duas medidas?"
dianataveira
Membro Júnior
Registado: sábado fev 16, 2002 9:26 am

quinta abr 11, 2002 7:46 pm

olá vasco sou a diana e só tenho a dizer: obrigado.. sim obrigado..
é mto confortante saber que há pessoas que pensão, sentem, defendem aquilo que passo os meus dias a lutar... por aqueles que n sabem pedir ajuda, que são maltratados, explorados, rejeitados, abandonados e ás vezes basta um olhar e uma festa para que um animal de rua se sinta protegido... eu já vivi mtas experiências assim.. tenho 2 cadelas e uma gata, todas abandonadas. as cadelas: bruna( tamanho médio) veio com 8 meses cheia de carraças, c micose na pele, esfomeada.. a Bomboka( tamanho pequeno) já é adulta fiquei com ela em setembro passado foi abandonada num bar de praia aki em espinho- viram quem a abandonou um rapaz trazia dentro de uma mochila..a gata veio bébé completamente desorientada... são as 3 lindas e a minha maior riqueza. (podes ve-las no album da arca 141). Mas ja tive 2 situações c 2 cadelas de rua 1 maltratada, outra abandonada e doente... elas adoptaram-me apartir de 1º olhar... e é tão boa a sensação de saber que por aqueles momentos que estava com elas... sentiam-se felizes...
beijokinhas
dianataveira
Membro Júnior
Registado: sábado fev 16, 2002 9:26 am

quinta abr 11, 2002 7:47 pm

olá vasco sou a diana e só tenho a dizer: obrigado.. sim obrigado..
é mto confortante saber que há pessoas que pensão, sentem, defendem aquilo que passo os meus dias a lutar... por aqueles que n sabem pedir ajuda, que são maltratados, explorados, rejeitados, abandonados e ás vezes basta um olhar e uma festa para que um animal de rua se sinta protegido... eu já vivi mtas experiências assim.. tenho 2 cadelas e uma gata, todas abandonadas. as cadelas: bruna( tamanho médio) veio com 8 meses cheia de carraças, c micose na pele, esfomeada.. a Bomboka( tamanho pequeno) já é adulta fiquei com ela em setembro passado foi abandonada num bar de praia aki em espinho- viram quem a abandonou um rapaz trazia dentro de uma mochila..a gata veio bébé completamente desorientada... são as 3 lindas e a minha maior riqueza. (podes ve-las no album da arca 141). Mas ja tive 2 situações c 2 cadelas de rua 1 maltratada, outra abandonada e doente... elas adoptaram-me apartir de 1º olhar... e é tão boa a sensação de saber que por aqueles momentos que estava com elas... sentiam-se felizes...
beijokinhas
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 11, 2002 7:47 pm

wreckless Escreveu:
Desculpe Vasco nao percebi a pergunta que fez:
"Existem dois pesos e duas medidas?"
Não será uma pergunta mas uma constatação. Há aqui casos flagrantes de pessoas que não gostam de animais e que ao longo do tempo perguntaram como tratar animais ou dizer que os iam deixar por qualquer razão fútil ( quando se dignam a explicar e não são telegráficos)

O que se passa é que uma pessoa que chama essas criaturas pelo nome é atacada e por vezes insultada abertamente, ou seja tem que se ser calmo e moderado porque assim essas pessoas vão ver a luz ( desculpem mas isso para mim é acreditar no Pai Natal)

E quem faz esses ataques muitas vezes nem se manifesta quando os individuos que maltratam o animal deixaram a mensagem que origina a polémica.

Dá que pensar mas o essencial está na minha mensagem inicial do topico
Anmltrnr
Membro Júnior
Registado: quinta fev 28, 2002 10:05 am

quinta abr 11, 2002 10:18 pm

Olá, Vasco e todos os que frequentam este fórum, regularmente ou não!
(Uau, grande cumprimento!)

Bom, só queria dar a minha opinião sem querer, de modo algum, criar confusões.

Eu trabalho com inúmeras espécies de animais, e já fiz de tudo um pouco, já lá vão quase 10 anos.

Tenho uma cadela, que me certifiquei que só teria quando tivesse condições para a ter, e como tal, vivo numa casinha de 50 anos para poder ter um quintal. Ela tem atenção e é quase tão importante para mim como o meu bébé.

Peço desculpa o pequeno discurso, mas ele tem um propósito. Acontece que eu, sempre que posso, tento arranjar casa para cães abandonados. De todas as vezes ponho a questão se eu mesma posso ficar com eles ou não. Se a resposta fosse sim, o meu quintal pareceria, literalmente, um galinheiro. Quando vim ao fórum tentar arranjar casa para alguns, acreditem, a reacção não podia ter sido pior. Parecia que eu tinha batido nos cães ou os estava a abandonar, ou qualquer coisa assim. Quase chorei e me senti culpada por algo que sempre me tinha feito sentir bem.

Eu também já vi muita coisa má, e ainda me falta ver muita outra, infelizmente.

A questão é que, antes de criticar seja quem fôr que vem a este fórum tentar arranjar casa para um animal, talvez não fosse má ideia pensar no seguinte:

A pessoa está a tentar arranjar casa ao animal em vez de o atirar pelo carro fora, numa estrada abandonada, sem sequer parar a viatura, ou matá-lo à paulada ou tiro, etc.

Quando alguém adopta um cão, fá-lo porque gosta de animais. O que acontece depois, deve-se à falta de conhecimento e experiência.

O que eu estou a tentar dizer é que antes de "entrar a matar", convém tentar descobrir o que se passa.

Eu compreendo o que vocês sentem, acreditem. E não vou ser uma falsa moralista e dizer o que se deve ou não fazer.

Só peço que, por muita raiva que possam sentir, tentem elucidar as pessoas da melhor maneira possivel, porque, se elas entram na arcadenoe, não é porque gostam de carros ou football. E de certeza que não querem que elas saiam daqui a pensar que não vale a pena gostar de animais.

Ah, e já agora, gostaria de expressar que me faz impressão ver alguém escrever "amigo" e depois dar uma cibersova a esse "amigo" logo a seguir.

Não se aborreçam tanto e juntem-se para ajudar os que puderem. Não queiram salvar todos os animais ao mesmo tempo, porque podem ficar muito frustrados.

Sinceros cumprimentos a todos de uma espectadora atenta às vossas preocupações "animalescas",

Vanda
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 11, 2002 11:04 pm

Olá

compreendo sim.

O que quero dizer é que a comunicação tem duas vias e as pessoas que defendem aqueles que referi acima parecem só entender um lado, ou seja, cometem o mesmo erro de que acusam os outros

Abraço

Vasco
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta abr 12, 2002 9:15 am

Olá Vasco e restantes

É sempre muito complicado alguém opinar sobre assuntos ligados a pessoas que não se conhecem. Eu felizmente tive a sorte de ter sido compreendida neste fórum , mas no inicio também tive alguns dissabores. A internet é preciosissima, mas é um mundo onde qualquer pessoa pode ser quem quiser e dizer o que quiser.

Eu compreendo perfeitamente o Vasco e não me digam p/favor que digo isto por ser amiga dele , pois só o conheço pessoalmente há um mês mas compreendi todas as mensagens dele. Só quem vive de perto da miséria animal pode sentir a raiva que o Vasco e eu (p.ex) sentimos quando se ouvem desculpas tão esfarrapadas, quando se ouvem histórias de torturas. Isto nas primeiras vezes não nos embrutece muito, mas com o passar dos meses as coisas vão-se modificando.

Eu quando "me iniciei" nos canis até era tolerante e compreendia porque é que alguém deixava um animal num canil, hoje em dia eu nem sequer gosto de ver uma pessoa caminhar na minha direcção com cara de caso e com um animal á trela, pois começo logo a barafustar com cara de poucos amigos.

As pessoas NÃO PODEM, NÃO DEVEM, levar um animal por capricho, porque não tem mais nada para fazer, porque lhe apetece. ESTÁ ERRADO, um animal para mim é como um filho e portanto está fora de questão eu desfazer-me de um "filho", por muitas voltas que a nossa vida dê, por muitas contrariedades que nos surjam, um animal DEVE ser tratado com respeito e NÃO DEVE ser jogado á sua triste sorte só porque vai nascer um bébé, ou porque vão mudar de casa, ou porque pura e simplesmente mudaram a cor dos cortinados.

Em matéria de animais eu já fui bem mais educada do que sou, agora perdi a paciência para histórias tipo "carochinha", é claro que das poucas vezes que digo NÃO POSSO FAZER NADA, vou para casa e não durmo e no dia seguinte dou p/ mim a tentar resolver o problema. Eu não peço muito, só peço que as pessoas gostem tanto dos animais como eles gostam e precisam de nós.

Muitas vezes apetece-me inclusive partir para a ignorânvcia, o exemplo é recente : esta semana andava á procura de uma cadela de porte pequeno, abandonada e grávida, mas perdi-me e parei o carro perto de uma cachorra perdigueira com meses. Estava a admirar a parvoice adorável de cahorro, quando apareceu o dono. Peguei nela ao colo e vi que a cauda dela estava cortada e mal cortada, a ferida estava aberta e tinha terra e outras porcarias. Perguntei ao dono porque é que ela tinha a cauda assim , ao que ele (ignorante, estúpido, analfabruto, saloio, etc) respondeu "eu fui ao veterinário mas ele recusou cortar a cauda pq a cachorra tinha já 4 meses, então eu cheguei a casa e corteia-a com a tesoura da jardinagem" . Digam-me o que é que este gajo merecia, além de uma morte lenta e com sofrimento??? Eu fiquei sem palavras, apeteceu-me pegar num barrote e partir-lho em cima.

É isto que me embrutece, é isto que nos vai tornando mais frios e brutos, porque a GRANDE MAIORIA TRATA EFECTIVAMENTE MAL OS ANIMAIS, e os que gostam e tratam bem são sempre os sacrificados porque são rapidamente descobertos.

Vasco, espero p/ ti no canil no Domingo.

Bjs
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta abr 12, 2002 9:53 am

Olá a todos,
Já ando por aqui há algum tempo, e por outros foruns também! Não deixa de ser curioso ver como tantos dos que chegam de novo e acusam os outros de agressividade e falta de paciência mudam ao fim de um certo tempo de ficarem por cá! De facto, muitos dos que não se assustaram e ficaram por cá, mesmo achando que o forum é agressivo (ou pessoas do forum), ficam eles próprios menos 'tolerantes'! A verdade, é que ao fim de uns tempos a ver 'paraquedistas' a cairem aqui com pedidos de adopção de cães de raça, vendas de ninhadas criadas na garagem ou cães para dar por 'falta de tempo para penteá-los'... começa-se a achar que estas pessoas ( na maioria) não são desgraçados nenhuns a pedir desesperadamente ajuda, mas sim 'Mais UM' entre muitos a querer 'despachar' cães ou a negociar 'mercearias'. É lógico que não incluo no grupo dos que querem despachar cães, aqueles que desesperadamente procuram lares para cães abandonados nas ruas ou nos canis!
Aos que ainda permanecem chocados ou traumatizados por algumas das recepções que viram aqui, lanço apenas uma sugestão: deixem-se ficar por aqui uns tempos......!
hospvet
Membro Veterano
Registado: domingo jan 06, 2002 3:23 pm

sábado abr 13, 2002 12:12 am

++
Última edição por hospvet em sábado abr 13, 2002 8:30 am, editado 1 vez no total.
sambal55
Membro Júnior
Registado: domingo mar 31, 2002 7:08 pm

sábado abr 13, 2002 2:55 am

OK
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado abr 13, 2002 3:35 pm

olá
acho que têem razão todos os que se expressaram aqui. ainda falta acrescentar que há quem troque de câo/gato como de carro ou camisa. e tb. não é preciso ir à rua para ver isso. basta consultar as páginas da net. o problema, entre outro, é que há excesso de animais. portanto, tornam-se descartáveis. quando nos aborrecemos e despachamos um, há logo n para o substituírem. hoje, qualquer cão ou gato é "criador". é o que está a dar. e tb. não é preciso ir à rua, para ver. basta consultar de novo a net. mas experimentem enviar uma mensagem a aconselhar esterelizar gata/cadela, pelo menos daqueles que têm animais para dar. logo vêem a reacção.
no entanto, e como disse no início, todos têm razão. mas não sei se todos, saberão distinguir o trigo do joio.
anjaazul
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado abr 13, 2002 4:02 pm

olá
ainda há outra questão que me parece importante colocar. tem a ver com as pessoas que pedem ajuda para "despachar" um animal. à partida, esse sera um animal em risco. se bem que não seja fácil dar resposta a todos os casos, quando se nega ajuda a uma pessoa dessas, não se estará a condenar o animal?
anjaazul
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado abr 13, 2002 6:45 pm

Passa a ser um animal em risco a partir do momento em que o dono pensa em o deixar.

Entendo perfeitamente o seu ponto de vista e concordo parcialmente com ele, mas veja que aqui ninguém foge a ajudar o animal. A questão que se coloca também será- não se deve mostrar a essas pessoas o erro de sua atitude? Vejamos que se se arranja o dono para o cão e não se diz nada está-se a permitir que daqui a algum tempo a pessoa se chateie de outro cão e toca a empandeirá-lo pois não aprendeu nada.
Claro que há individuos completamente insensiveis mas no meu entender um raspanete ao irresponsável tem efeito. Agora vão dizer: Ah! se calhar da proxima vez limita-se a abandonar o cão. Pode ser mas pensem que na maior parte das vezes se eles não conseguem no prazo que estabelecem arranjar dono, o cão vai sem duvida para a rua.

Não existem formas de actuação perfeitas mas a indiferença e pactuação,são sem dúvida as piores.

Há pouco tempo uma forense que adquiriu uma labradora andava desesperada para se livrar de sua gata de 5 anos. O seu perfil tinha todos os animais listados menos, precisamente -a gata- Só isso já demonstra o que aí viria. E a sra ficou furiosa connosco por termos o atrevimento de dizer que é inadmissivel dar uma gata dessa idade e que não tinha amor ao bicho... Se fossemos a ver a gata tem prioridade pois antes do Labrador, ela já lá andava. Seria mais fácil ela dizer que não gostava de gatos.

O que terá sido dessa gata? Quem sabe. A sra não merecia a repreensão? Vamos a ver se daqui a um ano não se cansa do cão e o animal in do momento é uma iguana e ai teremos aqui um mail a pedir deseperadamente quem fica co o cão de 1 anitos pois ele não se dá com a iguanazinha.

Talvez valha a pena ter isto em conta

Abraço

Vasco
anjaazul Escreveu: olá
ainda há outra questão que me parece importante colocar. tem a ver com as pessoas que pedem ajuda para "despachar" um animal. à partida, esse sera um animal em risco. se bem que não seja fácil dar resposta a todos os casos, quando se nega ajuda a uma pessoa dessas, não se estará a condenar o animal?
anjaazul
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

sábado abr 13, 2002 7:52 pm

Obrigado vasco pelo esclarecimento anterior :)
Responder

Voltar para “Cães”