o novo (e primeiro) cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
vcente
Membro Júnior
Registado: domingo mar 19, 2006 9:20 pm

terça mar 28, 2006 7:46 pm

Ora bem, boa tarde. Hoje veio cá para casa um cão de uma conhecida que, por ter cães a mais que os permitidos por lei, teve que dar alguns.
É um husky muito bonito, com a maior parte do pelo preto, à excepção do focinho e patas - que são brancos - e de algumas manchas castanhas pelo corpo.
O Bobico (é esse o nome dele) chegou hoje e já deu um trabalhão. Logo que o retirámos da carrinha onde o trouxemos para a nossa casa tentou morder. Depois fomos comprar ração e quando chegámos o Bobico não estava no quintal. Estava na rua. Felizmente (tivemos sorte) não se afastou e como vivemos num bairro um pouco fechado lá conseguimos apanhá-lo. Como ele não queria ser apanhado, naturalmente, fugia, e quando o meu pai o agarrou mordeu-o nas mãos e nos braços. Lá acalmou e colocámos-lhe uma trela.
Fui passear o Bobico para se acalmar. Agora colocámo-lo no quintal traseiro (de onde não poderá fugir de certeza) e lá está ele. Já comeu e bebeu água. Agora está para lá a ladrar que nem um doido. Deve sentir-se sozinho, vivia noutra casa, tinha outros donos, vivia com mais nove ou dez cães, e de repente viu-se numa nova realidade. Compreendo.
A questão é. Eu sei que este comportamento é normal, mas desconfio que o Bobico é um cão muito tímido. Não me parece que na sua outra casa socializasse muito com pessoas. É o primeiro cão que tenho e não sei bem como fazer para o ajudar a adaptar-se convenientemente à sua nova vida e aos seus novos donos. Estava preparado para uma natural estranheza mas não pensei que no primeiro dia tentasse morder duas vezes (uma delas conseguindo, e bem).
Este tópico é para me darem umas dicas relativas ao melhor que podemos fazer para ele se sentir e se adaptar bem a nós.
Bem sei que este tipo de questões já surgiram no forum mas preferi personalizar a minha questão.
Já agora, não sei exactamente a idade do Bobico (a senhora ainda não nos entregou os papéis do bicho, ainda) mas segundo o que ela disse não tem mais que um ano. Ele está extremamente magro (nunca vi um husky tão magro, devo dizê-lo) e ainda não me parece plenamente desenvolvido, porque ainda está pequenito para os padrões de um Husky.
Bem, lamento o discurso. Agradeço respostas.
Cumps
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça mar 28, 2006 8:15 pm

Caro vcente,

Se tiver possibilidade de o levar a uma escola, era o ideal ;) Como esse é o seu 1º cão, pode ser um trabalho complicado, em casos extremos de agressão o tratamento passa pelo passar fome até aceitar comida da mão do dono, mas isso só deve ser feito depois de uma análise cuidada da situação e por alguém com conhecimentos e sob a supervisão de alguém experiente, que não é o seu caso... Mas também se diz que ele está magro, essa opção não deverá ser a melhor... :?

Vá a uma escola, é o melhor que pode fazer para si e para ele ;)

Boa sorte!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

terça mar 28, 2006 8:22 pm

até lá, ele precisa de muito carinho e atenção! O máximo que se possa dar... umas goloseimas DE CÃO para o conquistar e muita brincadeira, porque o husky é uma eterna criança (quer muito mimo e palhaçada). Detesta estar só! É, mais do que qualquer outra raça, um cão de matilha, nem que essa matilha seja composta por humanos e ele. Dá-lhe muitos brinquedos enquanto ele tem que estar fechado sozinho!

Lê o máximo que puderes acerca da raça, compreende-o para o poderes ajudar melhor.

espero ter ajudado... e mantem a calma! Encara o desafio e faz dele o teu melhor amigo!
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
vcente
Membro Júnior

terça mar 28, 2006 8:31 pm

Obrigados pela resposta relâmpago. Não sei de escolas na minha área, na verdade nem conheço bem o conceito de 'escola para cães', mas é óbvio que tratarei de me informar.
O problema é se for muito caro. Não sei se estará em conta, mas se ele continuar a dar problemas do género e essa for a única opção lá terá que ser. Agradeço o conselho, vou começar já a procurar informações sobre isso.
.
Agora uma coisa que eu não disse. Eu não acho que o cão seja do género agressivo-dominante. Ele está visivelmente perturbado mas deixa-nos dar-lhe festinhas e palmaditas leves no lombo à vontade. Até já se enroscou nas minhas pernas e da minha mãe como que a pedir festas (penso eu.). Os dois momentos em que ele tentou morder foram momentos muito específicos.
1. Quando abrimos a carrinha (de notar que estava totalmente escuro na carrinha porque era daquelas carrinhas fechadas (e não há que temer pela saúde do cão porque foi uma viagem pequenina logo não sufocou certamente, digo isto porque já vi que neste sítio é normal pegar-se sempre neste tipo de coisas em resposta aos tópicos). De repente abriu-se a porta e ele viu dois 'desconhecidos' a tentarem agarrar-lhe para lhe pôrem uma trela.
2. Quando fugiu. Encurralámo-lo junto a um carro e ele tentou meter-se por baixo dele. Aí tivemos obrigatoriamente que lhe pôr a mão para evitar que ele se metesse debaixo do carro (muito provavelmente não conseguiria sair e aleijar-se-ia seriamente), o meu pai teve que puxá-lo pelas patas e foi aí que se mandou a ele. No entanto rapidamente acalmou e, sempre assustado, lá o encaminhei para casa novamente (embora antes de o ter trazido para cá fui passear um pouco com ele para se acalmar).
.
Se calhar devia ter referido as circunstâncias em que as duas tentativas sucederam. Foi por isso que as referi agora.
Anyway, texuga, mui obrigado pela resposta.
vcente
Membro Júnior

terça mar 28, 2006 8:37 pm

anasabreu. Peço desculpa. Quando comecei a escrever o outro post não tinha ainda visto a tua mensagem.
Bem. Agradeço os teus conselhos. Eu já lhe tentei dar uns biscoitos daqueles que têm carne por dentro, cilíndricos, mas ele não comeu.
Brinquedos só tenho cá uma bola de borracha (daquelas que não são bem bolas. são esferas mas não têm nada por dentro) que comprei e um osso para roer. será bom? se não, que brinquedos me aconselhas(m)?
Já li imenso sobre a raça. Desde que soube que o cão vinha para cá (há uma semana atrás) li imenso. Comprei três livros e li muitos tópicos neste forum e noutros. Mas a teoria é sempre mais fácil quie a prática não é?
Tentarei, então, manter a calma. O meu pai é que ficou surpreendentemente calmo depois de ser mordido.
Acho que estamos todos preparados (e com vontade) para fazer dele um bom companheiro e vice-versa.
Agradeço a resposta.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça mar 28, 2006 8:45 pm

Cá para mim a reacção do cão foi absolutamente normal. Foi tirado do seu ambiente para junto de pessoas que não conhecia, metido num carro onde nunca tinha entrado. Tentou fugir o que é normal também, quando foi agarrado à força (atenção que não é critica, já tive que agarrar cães assim também) defendeu-se como podia e sabia, mordendo.

Se eu estivesse na vossa situação daria tempo ao tempo, dar-lhe espaço, deixá-lo habituar-se à casa e a quem lá manda. Vão ver que com o tempo vão ter um belo companheiro.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça mar 28, 2006 8:48 pm

De nada vcente ;)

Nesse caso em particular, e dadas as circunstâncias, pode ser que seja apenas uma questão de lhe dar atenção, educação e exercicio físico, os huskys são cães que necessitam de algum exercício, e a falta dele causa stress...
Se ele estava nas circunstancias que referiu, então talvez seja "normal" a atitude do cão, não está habituado a estar com pessoas, aí o trabalho de sociabilização vai ser longo!!!

Quanto às escolas de cães, o vcente é de que zona do país? Quanto ao facto do preço, eu penso que são acessíveis, nunca precisei de ir a nennhuma, mas sei que não são muito caras ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

terça mar 28, 2006 8:57 pm

Não tens que agradecer! Estamos todos aqui para pedir ajuda e ajudar no que conseguimos...

Brinquedos... a bola que falas, não estou bem a ver, mas todos os brinquedos são benvindos desde que (como para uma criança mas mais ainda porque é mais fácil conseguir destruir) não consiga engolir parte ou todo (tipo peluches com olhos - é frequente dar-se peluches velhos aos cães, depois há acidentes - ou bolas pequenas, ou botões), não seja facilmente destrutivel, pode magoar-se! Enfim... existem imensos brinquedos optimos para eles no mercado... uma bola que ele não consiga morder vai faze-lo correr atrás dela imenso tempo até a encurralar (bom exercicio)

E realmente, muito exercicio é óptimo! Os Huskys são incansáveis! Sempre que possível: Praia! Campo! Vai de bicicleta se puderes... ele vai adorar correr ao teu lado...

Agora tens que lhe ganhar confiança primeiro, para ele vir a ti quando o chamares!

Os biscoitos... se ele não gostou desses, tenta outros mais apetitosos! Pensa como se fosse ele e escolhe o melhor! Não te esqueças de andar sempre com uns no bolso para o recompensares sempre que mereça!
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
texuga
Membro Veterano

terça mar 28, 2006 9:04 pm

Em relação aos biscoitos, o que eles costumam adorar incondicionalmente, são os "Schmackos" da Pedigree, passo a publicidade, são umas tiras de "carne" que nunca conheci cão nenhum que não gostasse!!! Ah, vendem-se no supermercado ;)

Outra das recompensas que eles mais adoram, são os ossos de presunto, vendem-se nas lojas de animais, são ossos mesmo de presunto, rapados e embalados em vácuo ;) Os meus cães só páram quando já não há osso :o :D E são baratos, eu comprei-os a 1,50€ ;)

Os brinquedos, normalmente eles gostam de bolas de ténis :? Mas não sou boa conselheira nisso, os meus não gostam de nada, só mesmo as bolas de ténis :? ...

Xuga
AbsoltuBruno
Membro Veterano
Registado: domingo mar 05, 2006 5:39 pm

terça mar 28, 2006 9:21 pm

Bem, este post vem mesmo a calhar, principalmente porque estão a falar da minha raça preferida e que me acompanha à 9 anos! O grande problema do Bobico é a falta de socialização e disciplina! O husky é um cão nórdico com um temperamento muito especial, que requer conquista!!! Ao que parece, a anterior dona não soube educar e respeitar as necessidades deste siberian, logo o comportamento dele perante pessoas é algo problemático e o dia a dia em casa algo desastroso. O siberian husky não é um cão para qualquer um! O que lhe recomendo é que o vá conquistando, nunca use a força ou metodos extremos e agressivos para conseguir que lhe obedeça! O essencial é que o cão o veja como líder, que lhe obedeça por respeito e não por medo! Estes cães não suportam a solidão, adoram a companhia das pessoas, mas não são cães melgas, gostam dos donos e são obedientes, não o demonstram 24 horas por dia como outras raças mais fáceis!
Não há nada mais bonito que a cumplicidade entre um cão e o seu dono. Se tiver possibilidade de o levar a uma escola de cães, decerto que um treinador profissional saberá diagnosticar este caso, para que no futuro a sua convivência com este cão seja a melhor possivel. Leva tempo, não é um processo imediato, requer muita paciência e conquista! além de alguma aprendizagem básica numa escola canina, leve-o a passear, a ver pessoas, cenários diferentes para que ele vá, gradualmente, perdendo a timidez, aliás, esse é o método que uso para cães de exposição quando esses são timidos! Cada cão é um cão!! Desejo-lhe as maiores felicidades e qualquer coisa, é só me perguntar! javascript:emoticon(':)')
vcente
Membro Júnior

terça mar 28, 2006 9:50 pm

Pois eu também acho a reacção do cão normal. A questão maior do post era 'como posso fazer para ele se adaptar da melhor forma possível?', mas aproveitei e contei as aventuras de hoje, para contextualizar. :)

Quanto à Zona, Texuga, vivemos na Amadora, mais concretamente no Casal de São Brás. Vou-me informar disso, até porque tenho que o levar ao veterinário rapidamente para ter a certeza de estar bonzinho de saúde e para receber uns conselhos.

quanto à bola que falo, tentei procurar na net imagens mas não consegui encontrar. se encontrar mostro. eu não lhe dei pk é pequena e tenho medo que a engula ou algo do género. é da marca friskies. Comprei num hipermercado. Tenho que me informar melhor dos vários tipos de brinquedos para poder escolher mais um ou dois (já li que muitos não é aconselhado.).

Vou anotar esses tais biscoitos. Os que comprei também eram da Pedigree. Procurarei os Schmackos e os ossos de presunto. Pode ser que resulte. Só quero o bem do Bobico (que nome tão triste lhe foram dar)
Se não gostar de nenhum tentarei a bola de ténis :).

Bruno. Eu não quero falar mal da senhora, até porque não a conheço nem tenho bases nenhumas para referir com certeza a sua relação com os cães, mas de facto foi essa a impressão que eu tive. Quando ele nos viu, quando o fomos buscar, ele estava muito tímido. A olhar para baixo, sem se mexer. E está extraordinariamente magro. Não sei porque será.
Vou tentar seguir os conselhos todos e ver no que dá. Se tiver algum problema específico pode crer que lhe mandarei uma pm. (e já agora, porque não há fotos dos seus cães no seu álbum?)

Entretanto se mais alguém quiser botar os seus, agradeço imenso.

O cão está lá fora a ladrar neste momento. Enfim, a partir de amanhã começo a socialização, que hoje estou muito cansado. Que isto de andar a correr atrás de um cão cansa bastante. :)

P.S- Podem (e devem) tratar-me por tu. Certamente sou mais novo que todos (ou quase todos) vocês.

cumps e obrigados pelas respostas.
texuga
Membro Veterano

terça mar 28, 2006 10:11 pm

vcente,

Sendo assim, vou mandar-TE 8) uma pm para te indicar uma escola que, avaliando pela opinião de muitos foristas pelos quais eu tenho um grande respeito e consideração, é muitíssimo boa ;)

Xuga
AbsoltuBruno
Membro Veterano
Registado: domingo mar 05, 2006 5:39 pm

terça mar 28, 2006 11:01 pm

Sim de facto não posso falar da antiga proprietária nem da forma como esta tratava o cão. Mediante a discrição, apenas fiz suposições!
Quanto ao peso, o siberian não é um cão gordo, é um cão atlético, talvez uma boa ração de manutenção seja o suficiente para ele ir aumentado gradualmente o peso! Os snacks são bem vindos mas não em excesso para não o habituar mal!
Quanto às fotos, sou um membro recente, mas assim que puder, coloco algumas!!!! :)
vcente
Membro Júnior

quarta mar 29, 2006 8:09 am

xuga, agradeço a pm.
bruno, não quis dizer isso. nem me referia de forma alguma às tuas palavras. também vou ver se tiro hoje umas fotos ao moço, mas ele hoje está ainda menos sociável que ontem.

Hoje já fui ver o Bobico ao quintal, ladrou toda a noite e continua ainda a ladrar. Fui lá fora e continuou a ladrar enquanto olhava fixamente para mim, não sei se como desafio ou como protesto.
Já se viu que o que ele quer é alcançar a porta do jardim (a única saída). Quando entramos lá dentro ele aproxima-se da porta, nem quer saber de mais nada. Só quer sair dali.
Não sei bem o que fazer. Se ir lá para fora para perto dele ou se o deixo ladrar. Ele hoje nem deixa mexer-lhe. E eu que estava com esperança de o conseguir escovar ainda hoje. Bem, a ber bamos como corre o dia.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta mar 29, 2006 8:18 am

Atenção que os huskies adoram fugir, e esse, estando desenraizado o mais normal é tentar faze-lo.

E à vista da trela ele não reage?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”