o novo (e primeiro) cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta mar 29, 2006 8:33 am

Boas,

Primeiro vou parafrasear a forista marcia machado:
recomendo o livro "A Encantadora de Cães" de Jen Fennel, das Edições Europa-América, custa 15 euros.
Não tenho cães, mas pelo que tenho ouvido dizer o livro é bom...

Boa sorte
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta mar 29, 2006 8:36 am

Bom dia.

Fugir é o único objectivo dele, tudo é diferente, quer as pessoas quer o ambiente.O facto de ter mordido é exactamente por se ter visto confrontado com uma situação para ele traumatizante, quer no transporte quer no espaço que agora ocupa.

O que eu faria era impor-lhe a minha presença sempre que me fosse possivel, sentar-me ca fora onde me visse, falar com ele, e tentar com guloseimas que ele se aproximasse de mim. É preciso muita paciência e muita persistência, mas acredito que ao fim de algum tempo todo o seu esforço será recompensado.

Boa sorte

;)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

quarta mar 29, 2006 9:24 am

Acho que a atitude que o seu cão está a ter é normal. Está assustado porque se encontrar numa situação e num local novo. Dê-lhe tempo para se adaptar.
Quanto aos treinos e educação, mais uma vez venho recomendar o livro "A Encantadora de Cães", de Jen Fennel, Ed. Europa-América, custa apenas 15 euros.
Nunca tive contacto com a raça Husky, mas tenho uma cadela P. Alemão e parece-me que os "feitios" devem ser bem parecidos :) por isso recomendo que para evitar problemas futuros compre o livro e comece desde já a aplicar o que ele diz no relacionamento com o seu cão. Vai ver que o vai compreender melhor, e só gasta 15 euros :)
Se quiser trocar impressões sobre o mesmo contacte-me:
[email protected]
Boa sorte!
Márcia.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quarta mar 29, 2006 9:43 am

Não tenho muito mais a acrescentar aos bons conselhos que já lhe foram dados, no entanto reforço apenas a ideia da muita paciência que deve ter nesta primeira fase em que tudo é novo para o animal. Além da tendência natural que os Husky têm para fugir (mesmo quando são bem criados com um só dono desde cachorrinhos), é natural que o seu esteja neste momento com muito mais vontade de sair da sua casa. Era até provável que ele tentasse voltar a casa da antiga dona (mesmo que não tenha sido tratado da melhor forma). Aos poucos, é preciso fazê-lo sentir que a sua casa, é o seu novo espaço e que as novas pessoas não são uma ameaça. É importante agora cativar e conquistar a confiança do cão de todas as formas, mas sem grandes pressões. Sente-se no quintal por alguns momentos e leia um livro por exemplo. O animal vai ladrar mas se não fizer investidas agressivas contra si, ignore-o totalmente. Gradualmente (o que não será certamente logo ao fim de uma hora), o animal ficará mais calmo. Seria importante que todos os membros da família tirassem uns bocados do dia para fazerem o mesmo. Quando notarem algumas melhorias no animal, tentem cativá-lo para receber algumas festas, com a ajuda de uns "snacks", por exemplo. No dia-a-dia, mesmo nesta fase inicial é importante ir mostrando também quem lidera quem, mas de forma subtil. Por exemplo, depois de uma sessão de leitura no quintal em que o cão finalmente acalmou e acabou por deitar-se num canto, passados uns breves minutos dê-lhe a refeição. Tente conjugar estas coisas aos poucos e de forma a criar algumas rotinas.
De resto aconselho vivamente a leitura do livro "A Encantadora de Cães", mas acima de tudo o aconselhamento com um treinador profissional numa Escola.
Boa sorte e Parabéns pela sua aquisição! ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

quarta mar 29, 2006 9:44 am

Olá,

Pela experiência que tenho, o melhor a fazer é dar espaço ao animal. Não insistir com ele e deixar por ele, começar à procura de companhia.

Eu não o levava a passear nos primeiros 15 dias e mantinha a rotina normal, alimentação e limpezas, sempre lhe dando acesso a nós ou estando em alguns momentos ao pé dele. Mesmo que não fales com ele, sentas-te a falar com o teu pai ou mesmo a ler um livro ou fazer outra coisa qualquer.

Assim dás hipótesse de ele escolher aproximar-se ou não.

Vais vêr que nesses 15 dias ele vai habituar-se à nova familia e a que voçês são uma presença e fazem parte dessa vida. Todos os cães tém depois a tendencia de se aproximarem.

Quando vires que ele começa a aproximar então a pouco e pouco dá-lhes atenção e tentas falar com ele e até brincar.

Penso que sair com ele só o deves fazer quando houver uma confiança mutua, pois pode ser demasiado para ele e ainda por cima ele não sabe que voçês fazem parte da vida dele.

A chave é sempre, calma, sossego, paciência e dar espaço para que ele entenda que ali são todos amigos e ninguem lhe quer mal.

Boa Sorte !
pnevesm
Membro Veterano
Registado: sexta dez 16, 2005 9:21 am

quarta mar 29, 2006 9:46 am

Boas! so agora vi este topico...

pois bem e que tal fazer-lhe uma canja? sim isso mesmo cozer meio franguinho so em agua e um poukinho de massinha daquela pequena mesmo pa sopa desfiar tudo e ir la para fora com o prato e sentar-se a um metro de distancia do prato?
ja fiz isso com um boxer e resultou, a minha prima passou pela mesma situacao e dei-lhe essa ideia.. e resultou mesmo!
depois de ele comer deixou que lhe desse festas e ficou ali a tarde toda com ele (teve mesmo muita paciencia) mesmo sem lhe mexer, leve um livro u uma revista e sente-se la no jardim ao pe dele so para ele saber que esta com ele e nao contra ele.. de vez em quando chame-o e tente cativa-lo va falando com ele. (agora nao lhe de e canja todos os dias.. e so mesmo para o cativar.. se vir que da resultado faca-lhe outra passado dois dias... (mas nao muito!)
digo-lhe ja que o boxer ficou um eterno companheiro dela e vao para todo o lado juntos! :D
tenha muita paciencia e tente ficar ao pe dele «a falar com ele sempre que possivel o maximo de tempo possivel!

boa sorte!

p.s- eu sei q estar a acnselhar canja parece mau e q devia so dar comida de cao mas ate a vet aconse-lha canja quando o cao esta assim meio adoentado por isso uma canjinha assim de franguinho so cozido num pouquinho de agua nao o mata e delicia-o.. o bichano precisa de s aperceber que esta melhor ali e q ate tem em quem confiar!
vcente
Membro Júnior
Registado: domingo mar 19, 2006 9:20 pm

quarta mar 29, 2006 10:16 am

bem. vou respondendo por partes, que é melhor.

kitten. ele está mesmo doido para fugir. Eu acho que faria o mesmo se fosse ele :). Não lhe mostrámos a trela porque não sabemos se o havemos de levar à rua ou não. Isto porque ele ontem mostrou muita resistência em entrar cá em casa (a minha mãe teve inclusivamente que lhe pegar ao colo para o trazer nas escadas, já que ele sozinho não as subia), por isso não sabemos se será melhor deixá-lo habituar-se primeiro ao espaço, mas é o que, na nossa ignorância, estamos a tentar fazer.

amus e marciamachado. de facto já tinha lido a referência a esse livro num outro tópico recente. passei ontem por uma livraria e esqueci-me de o procurar. hoje vai ser um dia complicado mas amanhã vou ver se consigo encontrá-lo. se o encontrar compro-o e devoro-o num ápice. :)
Agradeço a recomendação.

imarcelo. olha, muito obrigado. vou mesmo fazer isso. ir lá para fora, estar lá uns minutos. eu há pouco fui lá mas como ele se mostrou tão arisco achei melhor deixá-lo sozinho, mas se calhar fiz mal.
Espero bem que com a persistência o bicho melhore. Não sou por natureza um jovem muito persistente (na verdade tenho sérios problemas nessa matéria. O_o), pelo que poderá ser bom este episódio do Bobico. sinceramente hoje já me vi desanimar, pensei que fosse mais fácil, mas pronto. Vamos ver como corre. :)

jcachorro. o teu comentário foi muito importante. agradeço-te e vou tentar pôr em prática o que sugeres. Quando lá fui hoje dei-lhe um osso daqueles que se compram nos hipermercados. Ele foi cheirá-lo mas não lhe pegou. Voltou para trás e começou a ladrar. :|

mariabogas. Mui obrigado. Lentamente vou aprendendo estas coisas da !psicologia do cão". Confesso que já aprendi mais aqui que com os três livros que comprei. Vou fazer isso e é já hoje.

pnevesm. Essa apanhou-me de surpresa. Uma canja? Bem, se calhar talvez lhe demos uma canja, se diz que eles apreciam. Uma vez ou duas não lhe fará mal, até pelo que - pelo que vejo na sua fisionomia - o cão já não devia comer há uns meses. :| Vou fazer uma pesquisa de b'canja' pelo forum a ver se encontro mais pessoas a referi-la. Já agora, a canja deve ter muita ou pouca água (ou seja, qual a relação entre água e massa/carne).

Muito obrigado a todos. Agradeço e o Bobico também haverá de agradecer. Esperemos.
pnevesm
Membro Veterano
Registado: sexta dez 16, 2005 9:21 am

quarta mar 29, 2006 10:37 am

Boas é uma "canja" entra aspas... lol

coza meio frango com um bocadinho dessa massinha em bastante agua, como se fosse para cozer batatas (lol)
depois escorra a agua.. depois de desfiar o frango misture com a massa se achar que ta muito seco poe um bocadito de agua so para ficar humido , nao e sopa e mais frango cozido com massa cozida na agua do frango... deixe humido.. lol

boa sorte
vcente
Membro Júnior

quarta mar 29, 2006 10:42 am

pois, eu imaginei que fossem sem sal e knorres e coisas do género, a dúvida era a quantidade de líquido. Mas sendo assim já percebi bem e se calhar à noite vai ser o jantar do Bobico. Obrigados.
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

quarta mar 29, 2006 10:43 am

vcente Escreveu: Isto porque ele ontem mostrou muita resistência em entrar cá em casa (a minha mãe teve inclusivamente que lhe pegar ao colo para o trazer nas escadas, já que ele sozinho não as subia), por isso não sabemos se será melhor deixá-lo habituar-se primeiro ao espaço, mas é o que, na nossa ignorância, estamos a tentar fazer.
Olá vcente

No dia 31-12-2005 adoptei um São Bernardo com um ano meio, no inicio quando o vinha passear ele não voltava a entrar dentro de casa, nem oferecendo comida. Só mesmo fazendo muita força para ele entrar. No terraço era igual, descer as escadas para ir para o sitio dele era sempre um problema.

Hoje em dia não, vamos passear passa pela porta de casa e entra logo, sempre que lhe digo para entrar. Chega à varanda do terraço digo-lhe "para o sitio Kimba" e ele desce normalmente sem problema. À minha cadela basta apontar o dedo para as escadas que ela já sabe e ele já começa a entender o gesto também.

Tem calma e paciência são os nossos maiores aliados nestas situações ;)
Boa sorte.
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 29, 2006 10:46 am

vcente Escreveu:

jcachorro. o teu comentário foi muito importante. agradeço-te e vou tentar pôr em prática o que sugeres. Quando lá fui hoje dei-lhe um osso daqueles que se compram nos hipermercados. Ele foi cheirá-lo mas não lhe pegou. Voltou para trás e começou a ladrar. :|
É natural vcente.
O Bobico ainda não sentiu confiança nos novos donos (perfeitamente natural ainda) e como tal, reagiu com curiosidade ao osso mas não o aceitou. Pode ter sido por não gostar muito, mas também pode ser devido à desconfiança que ele ainda sente.

Não o suborne....Pessoalmente acho cedo e acho que tem de ser o cão a submeter-se. Não se esqueça que numa matilha não é o líder que tenta persuadir os restantes cães do grupo mas sim o contrário. Com as tais sessões de indiferença no quintal, o cão vai aprender a tolerar a vossa presença mas acima de tudo vai perceber que não é por estar a ladrar que vocês vão sair dali com medo ou vão começar a dar-lhe recompensas (ossos, brinquedos, etc).
Acima de tudo encare isto como um desafio (porque o é realmente) e que se fôr bem acompanhado dará os seus frutos, mas vá com calma. Um dia de cada vez.

E volto a frisar a importância do livro " A Encantadora de Cães", pois assim que o ler vai ficar mais esclarecido relativamente a pequeninos erros que às vezes cometemos sem nos apercebermos disso.
A parte curiosa e gratificante de um treino é que no fundo o processo é muito linear, nós Humanos, é que perdemos esta capacidade e de vez em quando complicamos. Mas com o tempo vai lá! ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
vcente
Membro Júnior

quarta mar 29, 2006 10:53 am

ailsa. O teu comentário é conveniente porque acho que neste momento o que preciso é força para não perder a paciência e as esperanças. Como ainda é o segundo dia ainda estou com todas aquelas incertezas parvas. Será que o cão vai conseguir adaptar-se? Será que vai ficar assim para sempre? Será que não vai conseguir adaptar-se e morrer de tristeza? Lol enfim. Há que manter a calma. Obrigados.

jcachorro. De facto eu dei-lhe o osso porque tive remorsos de não lhe deixar nada com que pudesse brincar durante a noite. Só tenho a bola de que já falei mas como é muito pequena tenho medo que engula. Então hoje fui dar-lhe o osso. Ele não quis e deixei-o ficar lá. Acha que deverei trazê-lo (ao osso, claro) para dentro?
Farei essas sessões de indiferença. Só espero que não me morda, que ontem fiquei um pouco impressionado (nunca tinha visto um cão a morder a sério.). D
Farei tudo isso. Eu tenho tido muito cuidado para não entrar no quintal quando ele está a ladrar. Já fiz passar a mensagem ao resto da família. Só entrarmos quando ele está calado. Não quero que se habitue a que nós lhe demos atenção quando ladra.
Obrigados, outra vez (sou como os ingleses... )).

Ah, e quanto ao livro, vou mesmo comprá-lo. Não há dúvidas em relação a isso. : )
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 29, 2006 11:01 am

vcente Escreveu:

jcachorro. De facto eu dei-lhe o osso porque tive remorsos de não lhe deixar nada com que pudesse brincar durante a noite. Só tenho a bola de que já falei mas como é muito pequena tenho medo que engula. Então hoje fui dar-lhe o osso. Ele não quis e deixei-o ficar lá. Acha que deverei trazê-lo (ao osso, claro) para dentro?
Farei essas sessões de indiferença. Só espero que não me morda, que ontem fiquei um pouco impressionado (nunca tinha visto um cão a morder a sério.). D
Farei tudo isso. Eu tenho tido muito cuidado para não entrar no quintal quando ele está a ladrar. Já fiz passar a mensagem ao resto da família. Só entrarmos quando ele está calado. Não quero que se habitue a que nós lhe demos atenção quando ladra.
Obrigados, outra vez (sou como os ingleses... )).

Ah, e quanto ao livro, vou mesmo comprá-lo. Não há dúvidas em relação a isso. )
Uma vez que pode servir de distração, e como já o deu, deixe ficar o osso. Com as futuras recompensas é que tenha em atenção os momentos mais oportunos para lhos dar.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta mar 29, 2006 11:18 am

Espero bem que com a persistência o bicho melhore. Não sou por natureza um jovem muito persistente (na verdade tenho sérios problemas nessa matéria. O_o),
Mas vai ter de ser para conquistar esse cão... e tornar-se o seu alfa, pelo que percebo de nórdicos esta é a parte mais dificil (eu acho que entre os nórdicos e os gatos existem gds semelhanças), mas o Absolut tem de certeza mais a dizer sobre esta parte...

Só não fiquei muito convencido com a parte de ficar sem passeios durante 15 dias, eu de forma alguma o faria, desde cedo que lhe incutia os hábitos e as rotinas, nomeadamente o passeio... mas como disse não tenho cães e não percebo muito da sua psicologia...
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

quarta mar 29, 2006 11:22 am

Não serve nada irem à rua quando o cão ladra ... provavelmente o faz de medo e por estar assustado com isto tudo de novo.

Se fosse eu, tentava que ele viesse para dentro de casa, nem que ficasse na cozinha a um canto. Para vêr se pelo menos evitava que ele fizesse tanto barulho.

Mas se à aproximação ele tenta fugir, o melhor é mesmo deixá-lo em paz no canto dele.

Ele não estará sempre assim, portanto não se preocupe. Certos animais levam mais tempo do que outros a aceitarem a nova casa e que as pessoas não lhes querem mal.

Não forçe, apenas esteja lá. Calmamente faça a rotina sem olhar para ele ou sequer forçar um contacto, quer verbal, quer fisico.

Estejam lá, para ele saber que existem mais membros e que estes vão passar a ser constantes.

Também é melhor evitar visitas de muitas pessoas a adicionar mais confusão.

Quanto a alimentação. Realmente quando tenho um cão doente ou fraco, faço também arroz de frango. A receita é a mesma, mas eu junto arroz em vez de massa. Cozer um frango, desfiá-lo, cuidado com os ossos das pernas e das asas, e juntar arroz/massa.

Crie horários de refeições, nesta fase 3 x dia, onde coloca a tigela espera 5 min, e retira até à refeição seguinte. Nunca deixe comida à disposição, pois só criará mais confusão.

Quanto ao vet ! O melhor seria uma visita ao dimicilio, senão der, procure na caderneta de vacinas se ele foi desparasitado, pois parasitas pode explicar a magreza. Convinha mesmo uma visita ao vet, mesmo que isso signifique algum retrocesso na vossa relação, pois pode estar doente e precisar de tratamento

Uma boa continuação ! Lembre-se que se tivesse no lugar dele também estaria aterrorizado !
Responder

Voltar para “Cães”