Jo,
Ironias à parte... dou razão a quem diz que TODOS os gatos são exploradores. São-no com toda a certeza, independentemente da raça. Cabe é ao dono saber entretê-lo e saciá-lo nessa exploração dentro do seu ambiente, o lar.
Sei de gatos nascidos e criados nas ruas que posteriormente foram adoptados para residirem em apartamentos que com o tempo acabaram por se habituar à "clausura".
Claro que gostam de liberdade como todo o ser vivo, racional e irracional e quem puder ter um espaço exterior em que o seu felino se possa espojar, apanhar banhos de sol, purgar-se, etc... acaba por estar a dar ao gato vivências muito mais intensas a todos os aspectos, até no dos perigos que disso possam advir

e contra mim falo que apesar das minhas gatas estarem ensinadas a obedecerem para virem para dentro de casa ao chamamento, apesar de não irem para a rua, só o quintal, eu tenho a noção de que um dia pode ser fatal..muita coisa pode acontecer nas suas explorações pelos dois quintais contíguos...! Mas, foi decisão minha dar-lhes uma liberdade condicionada... e não por imposição delas... ainda o fazem, especialmente a mais velha, a Nina, que nos dias cinzentos, os que adivinham chuva, eu não as deixo sair e essa continua a fazer os miados da ordem para sair, mas como cá em casa quem manda são os donos, elas não saem e ponto final!
Quanto a abrirem frestas das janelas... cuidado que há gatos que sabem muito bem e até têm força para a fazer correr mais um pouco... a menos que sejam janelas muito pesadas... digo isto porque as há de alumínio bem leves... ! Nada como colocar um "travão" na janela, um pauzito, barra de metal ou algo assim, que se coloca na parte da calha onde a dita possa correr para abrir mais. Assim como nesse espaço livre está um "travão", o gato não consegue abrir mais do que a fresta que o dono permitiu.
Os animais são o que os donos lhes permitam que sejam
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>