o novo (e primeiro) cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
vcente
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: domingo mar 19, 2006 9:20 pm
Localização: Husky (o bobico)

quarta mar 29, 2006 1:37 pm

jcachorro. Deixei o osso. Tinha deixado lá a comida durante a noite mas já vi que fiz mal. Retirei-lha há uns minutos. Logo coloco lá mais comida durante uns minutos.

amus. Naturalmente não sou muito paciente, de facto, mas isto até se torna quase um desafio, um totalmente novo por sinal (nunca pensei vir a ter um cão, até porque tenho alguns problemas de confiança com eles. por muito estúpido que pareça), pelo que acho que não vai ser fácil desistir.
E também não poderia desistir não é? Que faria. Abandonar o cão? Não me parece. Não aprecio esse tipo de coisas. Comprometemo-nos a ficar com ele pelo que teremos que ultrapassar estas dificuldades iniciais, por muito pouco fáceis que sejam.
Bem, eu espero que em menos de 15 dias consiga ganhar pelo menos alguma da sua confiança. Como disse, ele hoje está muito arisco e não deixou ninguém mexer-lhe (na verdade não tentámos para não o assustar, mas ele não se chegou perto, de qualquer forma), pelo que desta forma não o vou obrigar a ir à rua atrelado. Por isso espero. Não vou estabelecer um prazo, mas penso que mal ele tenha confiança suficiente para nos deixar mexer-lhe poderemos ir passear com ele.

mariabogas. Entendo perfeitamente o que diz mas é muito difícil deixá-lo vir para dentro de casa porque tenho um pai que não aprecia nada o conceito 'animais dentro de casa'. Sei que é só enquanto não se habituar ao cão, porque é erto que vai começar a gostar dele e a não se importar que o cão venha para dentro de casa, mas por enquanto ele não vai ceder.
Hoje, como disse, ninguém lhe tentou mexer. Há pouco fui para o quintal e estive sentado, a brincar com o telemóvel, durante uma meia hora/quarenta minutos, olhando para ele só de vez em quando. No início ele ladrava mas acabou por se ir deitar longe de mim, quietinho e calado. Tenho que repetir mais vezes para ele se habituar à presença humana.
Como também já disse, cometi o erro de deixar a comida durante a noite toda no quintal. Hoje de manhã já tinha comido tudo e puemos-lhe mais um pouco. Quando me apercebi do erro fui retirar-lhe. Agora dou-lhe a meio da tarde e depois à noite, a 'canja'. :)
Ainda não tenho a caderneta das vacinas, a antiga dona do cão tinha-se esquecido. A ver se amanhã ma dá. Terá que ir a um veterinário, naturalmente, mas não sei se é melhor ir rapidamente ou apenas quando ele tiver mais confiança em nós.
Eu entendo-o perfeitamente. Todos nós cá em casa entendemos a sua situação. Por isso estamos a tentar fazer o melhor possível para uma boa inserção na família. :D

novamente, agradeço as mensagens.
mariabogas
Membro Veterano
Mensagens: 218
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

quarta mar 29, 2006 2:17 pm

Existem pessoas que realmente não aceitam animais dentro de casa e há que respeitar. Pessoalmente sempre os tive e para mim uma casa sem animais é uma casa vazia !

Mas de resto parece-me que estão a agir correctamente e portanto não tenho nada a vos dizer.

Continuem com o bom trabalho ! ;)

Lembrem-se, calma, paciência e sossego, os 3 elementos chave para conquistar qualquer ser vivo.
jcachorro
Membro Veterano
Mensagens: 2184
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Localização: 1 Cão, 2 Periquitos, Peixes Tropicais e 1 Cágado
Contacto:

quarta mar 29, 2006 6:34 pm

vcente Escreveu: Há pouco fui para o quintal e estive sentado, a brincar com o telemóvel, durante uma meia hora/quarenta minutos, olhando para ele só de vez em quando. No início ele ladrava mas acabou por se ir deitar longe de mim, quietinho e calado. Tenho que repetir mais vezes para ele se habituar à presença humana.
Está no bom caminho, vcente. ;)
Continuação de bom trabalho com o Bobito!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta mar 29, 2006 6:44 pm

Bem, eu espero que em menos de 15 dias consiga ganhar pelo menos alguma da sua confiança
oxalá consiga. a dorinha está em casa há uns 4 meses e não deixa que ninguém lhe toque. comigo é diferente. mas dorme comigo, quase enroscada no pecoço :oops: :lol:
anjjazul
vcente
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: domingo mar 19, 2006 9:20 pm
Localização: Husky (o bobico)

quarta mar 29, 2006 8:01 pm

Bem, ainda bem que os amigos da arcadonoe estão cá para ajudar. Sem vós acho que teria sido mais difícil.

Ora bem, venho dar notícias do Bobico. Hoje continuou a ladrar muito. Continua a não deixar-nos mexer-lhe. Durante a tarde, logo que cheguei a casa, fui para o quintal para junto dele. Sentei-me num banco a folhear uma revista fingindo ignorá-lo. Durante esse tempo todo ele continuava a ladrar, intervalando com períodos de sossego. Aproximou-se para me cheirar por duas vezes, o que me pareceu ser um bom sinal, mas eu feito estúpido tentei dar-lhe uma festa da segunda vez, ao que ele respondeu fugindo.

Estive uns 50 minutos no jardim. Fui jantar e após o jantar levámos-lhe a "canja" que alguns de vós mencionaram. Não sabíamos se havia de a comer fria ou quente. Comeu-a fria porque a minha mãe disse achar melhor.

Levamos-lha mesmo agora e comeu quase tudo. Contrariamente ao que aconteceu durante a tarde, comeu conosco bem perto dele.

De resto devo dizer que durante o tempo em que estive 'de plantão' no jardim houve um momento em que ele foi para uma parte com terra, onde está a hortelã, e não percebi o que estava a fazer, se a tentar caçar alguma coisa ou a tentar comer a hortelã. Acham provável que ele tente comer a hortelã? e se sim, far-lhe-á mal?

Agradeço pela ajuda que têm dado.

(anjjazul. espero que o Bobico se dê bem com todos nós. Estou a obrigar a minha mãe a participar comigo na 'socialização', embora seja difícil porque ela enquanto está com o cão não se cala a chamá-lo e a falar com ele. O pior é o pai que está pouco tempo em casa, mas vamos ter que arranjar uma maneira.)
vcente
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: domingo mar 19, 2006 9:20 pm
Localização: Husky (o bobico)

quarta mar 29, 2006 9:41 pm

ok. o bobico não se cala e temo que venham a haver reclamações. é que já a noite anterior foi assim. não sabemos que fazer para ele parar. aiai eu consigo aguentar, não sei é dos vizinhos... :|
anasabreu
Membro Veterano
Mensagens: 462
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

quinta mar 30, 2006 7:15 am

Olá! Olha, se ele ainda não se calou o melhor é estarem todos realmente preparados para reclamações. E preparem-se para aceita-las (se não forem exageradas) e explicar o caso! Que adoptaram um animal adulto qeu está a passar algumas dificuldades em se adaptar, pedir a compreensão das pessoas... etc. Os vizinhos também têm o direito ao sossego nas suas casas, é compreensivel. Mas se for conversado resolve-se!

Como passou o Bobico a noite?

De resto... continua o bom trabalho! E não te esqueças que tens de lhe demonstrar calma, ele sabe muito bem o que sentes! Volta a fazer o que tens feito...

E os snacks? Já encontraste aqueles apetitosos? Já viste (pela canja) que ele até é guloso... tem é que ser a tentação certa. Tenta por exemplo deixar a guloseima ao pé de ti, para que seja ele a vir buscar. Não vás ter com ele!

Continua! Parece-me que estás a ter resultados! ;)
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
pnevesm
Membro Veterano
Mensagens: 869
Registado: sexta dez 16, 2005 9:21 am
Localização: A Xuca; O Mischa e o Leonardo :D

quinta mar 30, 2006 7:31 am

Boas!

pelos vistos a canja resultou ;) , quanto a hortela acho que nao ha nenhum problema ele a comer ja que muitos caes comem relva para a digestao.. e ate existem pessoas (ja ouvi mas nunca fiz..) que dizem que meter 1 ou 2 folhinhas de hortela na "canja " q se da aos bicharocos ate lhes faz bem.. :?
nunca se sabe...
don't worry
a noite como correu??

nao se esquecam calma acima de tudo!
mariabogas
Membro Veterano
Mensagens: 218
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

quinta mar 30, 2006 9:18 am

Boas noticias ! ;)

Realmente as coisas estão a correr bem ! Tens é de convencer a tua mãe a ir para ao pé dele e ignorá-lo, pois não serve de nada ela andar a chamá-lo e a falar com ele, só está a confundir o pequeno e isso piora tudo.

A canja dá-se fria, ou se quiseres morna.

Vai a uma livraria ao pé de ti e encomenda o livro que te concelharam, assim a tua mãe pode ler e verificar o que estamos a dizer-te. Por vezes as pessoas precisam de lêr de um especialista para acreditarem que assim é.

Quanto ao barulho, bem, efectivamente só te posso concelhar fechá-lo à noite, sugere novamente ao teu pai, nem que para isso tenhas de passar umas noites ao pé dele para te certificares que não faz asneiras. Se tal não é possivel, então prepararem-se para pedirem desculpas aos vizinhas e claro a sua compreensão.

É que não vejo outra solução ! :(

Gritar com o animal piora, nunca o devem fazer, ignorem o mais possivel e tenham paciência com ele.

Lembrem-se, a refeição é apenas 3x dia e logo que recupere o peso, reduzam para 2x.

Biscoitos e guloseimas devem ser dadas apenas como recompensa de algo bom. Por exemplo, na 2ª vez que ele veio ter contigo, podes ter uma goluseima ao pé de ti e o tentares. Assim ele associa ir ter contigo, com algo positivo !

Continuação de um bom trabalho ! :D
vcente
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: domingo mar 19, 2006 9:20 pm
Localização: Husky (o bobico)

quinta mar 30, 2006 11:02 am

Bom dia.
Eu tenho sorte porque só tenho um vizinho ao lado (temos duas moradias uma ao lado da outra), e ele sabe da nossa situação e também tem um cão, pelo que espero que compreendam. Mas é engraçado porque eu, quando o cão deles não se cala durante muito tempo, fico irritado. Não consigo ler ou concentrar-me. E agora é o meu que não se cala. Não sei se se ouvem os latidos nas outras casas vizinhas, que estão um pouco afastadas da nossa, mas se se ouvirem que venham cá reclamar que nós explicamos a situação calmamente.

Só espero que ele não passe a vida toda a ladrar que nem um louco.
Nós demos-lhe a canja entre o morna e o fria. Eu provei-a mas enquanto estava quente. :D Ele gostou, parece-me. Mas não se pode abusar. Foi um presente de boas-vindas.

Nós estamos a fazer isso, a dar refeições três vezes ao dia. Já expliquei que a tigela não pode ficar lá e acho que isso já foi compreendido. Também já refilei seriamente com a minha mãe em relação ao estar sempre a chamá-lo e a procurar contacto. Há pouco quando acordei ouvi a porta do jardim abrir-se mas ninguém falava. Depois fui lá ver e estava a minha mãe sentada, silenciosa, a ignorar o Bobico. Já aprendeu a lição!
A boa notícia que me deu foi que o Bobico não a largou, chegou a deixar-lhe dar-lhe festas e até lhe lambeu a cara, embora sempre a ladrar.

Quanto à hortelã eu espero que ele não tivesse a comer, mas... não posso ter a certeza. Quanto aos snacks não fui ainda à procura porque não tive tempo ontem. Vamos ver se dá hoje.

Muito obrigado pelos comentários, anhasabreu, pnevesm, mariabogas.
vcente
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: domingo mar 19, 2006 9:20 pm
Localização: Husky (o bobico)

quinta mar 30, 2006 11:50 am

Bem, logo a seguir ao meu post fui ter com ele. Estive lá meia hora e consegui umas lambidelas nas mãos (e levaria na cara também, mas não deixei porque não me sinto preparado para ser lambido na cara por um cão. :D) e dar-lhe festas nas orelhas, no focinho e no lombo. Parece que está a correr bem.

Há uma coisa que me preocupa, no entanto. É que ele não defecou ainda. Não era suposto os cães fazerem-no todos os dias? Também não vejo lá resquícios de urina... Só se ele urinou na terra.
pnevesm
Membro Veterano
Mensagens: 869
Registado: sexta dez 16, 2005 9:21 am
Localização: A Xuca; O Mischa e o Leonardo :D

quinta mar 30, 2006 12:08 pm

boas ,
tem a certeza?? e que se nao fez sequer um cocozito em dois dias e melhor ir ao vet.. a minha cadela uma vez ficou 3 dias sem fazer nada, ao 3º dia comecou a vomitra muito murchinha... fui apalpar-lhe a barriga e tinha uma especie de no!!

fui a correr ao vet gracas a deus nao era mesmo um no mas mais 1 ou 2 dias e podia passar a ser... estava simplesmente com as fezes tao duras que nao conseguia fazer.. puseram-lhe uma sondazinha pelo rabiosque e pronto resolveram.. mas ela bem que sofreu... e ainda teve que andar a tomar um xarope laxante durante 3 dias...
nunca mais ficou assim porque se mudou logo a racao .. nao se estava a dar bem com aquela, mas que a comia comia....

olha serviu para eu aprender mais que dois dias sem fazer nada e ja lhe ando a apalpar a barriga feita doida a ver se sinto qualquer coisa....mas ela tambem era novita.. nunca mais teve outra dessas.... lol

Imagem
marciamachado
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

quinta mar 30, 2006 2:11 pm

Pode estar inibido por estar num local novo :)
amus
Membro Veterano
Mensagens: 2796
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm
Localização: gatos

quinta mar 30, 2006 2:21 pm

marciamachado Escreveu: Pode estar inibido por estar num local novo )
Concordo c a marcia... mas se tem acesso a terra pode ter enterrado... acho eu :oops: existem cães que fazem isso...
mariabogas
Membro Veterano
Mensagens: 218
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

quinta mar 30, 2006 2:30 pm

Bem, voçês está a dizer que tem um pedaço de terra ? com jardim ? se assim é, normal que não consiga vêr nada, pois realmente preferem fazer na terra.

De qualquer forma, tem de ir com ele ao vet. Extrema magreza pode significar parasitas ou o cão estar doente. Tem de ser tratado ! Pode também ter diarreia e na terra não se vê ... Já verificaram a caderneta de vacinas ?

Eu sei que custa assustá-lo mais para o levar ao veterinários, mas tem de ser ...

http://www.dogtimes.com.br/husky.htm

Algumas informações sobre a raça:


Huskies são cães que adoram pessoas, o que faz com que não seja indicados para as funções de guarda. Extremamente bonitos, chamam a atenção de todos por seus olhos claros, pêlo exuberante e farto. São cães cheios de energia e vitalidade, o que pode transformá-los em cães travessos quando não têm espaço para gastar toda sua vitalidade. Uma das mais freqüentes atitudes que apresentam quando estão entediados é
cavar jardins, roer móveis e empreender grandes perseguições a gatos ou mesmo dar uma escapada pelos muros e portões. Por essa razão, os criadores sérios recomendam muita reflexão aos futuros proprietários da raça, que precisa de espaço para exercitar-se.

Além da incansável energia, o Husky é um cão muito dócil e independente, característica muito facilmente entendida por teimosia. É um cão que precisa seguir um líder (humano) que tenha bastante paciência e pulso firme, sem jamais apelar para a violência. É um cão
extremamente leal e companheiro, procurando agradar o dono sempre, fator que deve ser aproveitado no período de adestramento como principal motivação do cão.

Apesar de possuir uma bela e farta pelagem o Husky não demanda cuidados especais para manter seu aspecto bonito. Instintivamente
limpo, o Huski tem por hábito lamber-se para fazer sua toalete e tem
pouquíssimo cheiro, dispensando assim os banhos freqüentes.

Durante o período da muda (quando o cão troca o pêlo o que ocorre no máximo duas vezes ao ano), o pêlo cai muito e precisa ser escovado diariamente até para facilitar a limpeza da casa, removendo
diretamente os pelos mortos.

Desde muito cedo percebe-se a tremenda energia dos Huskies e para evitar problemas, deve-se investir algum tempo na sua educação, sendo bastante recomendado que freqüentem aulas de adestramento básico tão logo terminem as vacinas.

Apesar de sua boa índole com as pessoas, não é comum que o Husky se dê bem com outros animais, mesmo com outros cães.


Continuação de um bom trabalho ... ;)
Responder

Voltar para “Cães”