amus. Naturalmente não sou muito paciente, de facto, mas isto até se torna quase um desafio, um totalmente novo por sinal (nunca pensei vir a ter um cão, até porque tenho alguns problemas de confiança com eles. por muito estúpido que pareça), pelo que acho que não vai ser fácil desistir.
E também não poderia desistir não é? Que faria. Abandonar o cão? Não me parece. Não aprecio esse tipo de coisas. Comprometemo-nos a ficar com ele pelo que teremos que ultrapassar estas dificuldades iniciais, por muito pouco fáceis que sejam.
Bem, eu espero que em menos de 15 dias consiga ganhar pelo menos alguma da sua confiança. Como disse, ele hoje está muito arisco e não deixou ninguém mexer-lhe (na verdade não tentámos para não o assustar, mas ele não se chegou perto, de qualquer forma), pelo que desta forma não o vou obrigar a ir à rua atrelado. Por isso espero. Não vou estabelecer um prazo, mas penso que mal ele tenha confiança suficiente para nos deixar mexer-lhe poderemos ir passear com ele.
mariabogas. Entendo perfeitamente o que diz mas é muito difícil deixá-lo vir para dentro de casa porque tenho um pai que não aprecia nada o conceito 'animais dentro de casa'. Sei que é só enquanto não se habituar ao cão, porque é erto que vai começar a gostar dele e a não se importar que o cão venha para dentro de casa, mas por enquanto ele não vai ceder.
Hoje, como disse, ninguém lhe tentou mexer. Há pouco fui para o quintal e estive sentado, a brincar com o telemóvel, durante uma meia hora/quarenta minutos, olhando para ele só de vez em quando. No início ele ladrava mas acabou por se ir deitar longe de mim, quietinho e calado. Tenho que repetir mais vezes para ele se habituar à presença humana.
Como também já disse, cometi o erro de deixar a comida durante a noite toda no quintal. Hoje de manhã já tinha comido tudo e puemos-lhe mais um pouco. Quando me apercebi do erro fui retirar-lhe. Agora dou-lhe a meio da tarde e depois à noite, a 'canja'.

Ainda não tenho a caderneta das vacinas, a antiga dona do cão tinha-se esquecido. A ver se amanhã ma dá. Terá que ir a um veterinário, naturalmente, mas não sei se é melhor ir rapidamente ou apenas quando ele tiver mais confiança em nós.
Eu entendo-o perfeitamente. Todos nós cá em casa entendemos a sua situação. Por isso estamos a tentar fazer o melhor possível para uma boa inserção na família.

novamente, agradeço as mensagens.